Nas saga Star Wars um parlamentar corrupto (Palpatine/Darth Sidious/Imperador), utilizando-se do lado obscuro da força, se une com quem aparentava ser bonzinho (Anakin Skywalker/Darth Vader) engana um colega (Jar Jar Binks) e a Rainha Padmé Amidala, sem que o todo poderoso do bem (Yoda) e seu partido (Conselho Jedi) percebessem, e com o apoio dos clones (Clone Troopers/Stormtroopers) assume o poder da Galáctica e a transforma de uma República Democrática em um Império, com a defesa sendo feita pela Estrela da Morte. Os rebeldes, com o uso da força, com Luke Skywalker, o espírito de Obi-Wan Kenobi, Han Solo, princesa Leia, Chewbacca, R2-D2, C3PO e Ewoks vão lutar contra essa tirania.
Se o Eduardo Cunha ou o Renan Calheiros são o Palpatine, utilizando-se do lado obscuro da força (grande capital, neoliberalismo e reacionarismo) e dos clones (deputados do baixo-clero ou militares) e da Estrela da Morte (imprensa golpista), o Lula é o Yoda e o PT é o Conselho Jedi, a Dilma é a Padmé, seria algum deputado ou dirigente do PT o Jar Jar Binks? E espero que o vice-presidente Michel Temer não seja o Anakin Skywalker! A força é a Constituição de 1988. Nesse caso os rebeldes seriam os blogueiros progressistas e o Obi-Wan o Barão de Itararé.
Pergunta que não querem calar: na saga “Guerra nas Estrelas” não havia Poder Judiciário. No Brasil há um Poder Judiciário justo e independente?
Arquivado em:Política Tagged: Star Wars
0sem comentários ainda