Novo sistema de fórum
28 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaAgora o site conta com um novo sistema de fórum: O Mingle. O Mingle foi adotado, porque estávamos com problemas de encaixar o fórum antigo no tema.
O Mingle foi automaticamente ajustado ao tema e ainda apresenta a vantagem de ser mais simples de criar e gerenciar os fóruns.
A estruturas e as categorias forma mantidas. Esperamos a participação dos usuários !!
"Patrocinador" da LGM 2011, e você?
23 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEstou fazendo uma pequena doação para ajudar na realização do LGM 2011, e gostaria que todos meus amigos e amigas que utilizam ou acreditam nas Ferramentas Gráficas Llivres, também contribui-se nem que seja com R$ 2,00 reais ($ 1 dolar);
Através dessa doação você ajuda os desenvolvedores das diferentes aplicações gráficas a se reunir presencialmente para discutir novas melhorias e funcionalidades.
Então se você gosta ou utiliza o GIMP, Inkscape, Scribus, Blender, Synfig, Krita, Pencil e muitos outros... Esta esperando o que?
http://pledgie.com/campaigns/14610
Para doar é super fácil, você não precisa ter cartão de crédito internacional...
Quando aparecer a tela de pagamento/doação do PayPal, não precisa fazer o cadastro; escolha a opção abaixo e depois "Brasil". Preencha cuidadosamente os dados necessário, e pronto!
O LGM (Libre Graphics Meeting) 2011 <http://www.libregraphicsmeeting.org/2011/> é um encontro anual para os usuários e desenvolvedores de software livre e open source de softwares gráficos. O evento oferece aos desenvolvedores de software, artistas, designers e outros profissionais gráficos a oportunidade de colaborar e aprender uns com os outros.
Vídeos sobre LGM:
Gravações da edição do ano passado:
Curta: "Reclaim your tools", por Jake
Entrevistas: Perguntas e Respostas sobre o LGM
Nova animação feita no Synig
18 de Janeiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEfeito Borboleta from Ricardo Graça on Vimeo.
Efeito Borboleta. Os arquivos fontes podem ser baixados aqui:
http://www.4shared.com/file/QWhche06/Arq_Inkscapetar.html
http://www.4shared.com/file/oA5fEaLa/Copy_of_Arq_synfigtar.html
Projeto Spider – Extendendo o Synfig
30 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaVisando extender as funcionalidades do Synfig está sendo desenvolvido o projeto Spider – Synfig PHP Improve and Extender.
Temo como base o PHP-GTK, o projeto tem o objetivo inicial de oferecer possibilidades adicionais para complementar o Synfig.
No momento está sendo desenvolvido um script para geração de lista, que futuramete terá opção de importar a lista gerada em uma cena do Synfig.
Outras idéias de script são um renderizador em lote e um exportador para web.
O Spider possivelmente se beneficiará do frameworks Fabula, desenvolvido por um brasileiro, que tem o objetivo de simplificar bastante o processo de construção de interface usando o GTK.
Compreendendo o motor do Synfig – Parte1
27 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaParte 1 – Ferramentas de desenho e transformação
No Synfig Studio qualquer desenho, exceto um circulo é um conjunto de pontos. Operações de manipulação como mover e rotacionar agem em pontos e não em objetos. Por exemplo,
Um retângulo não se comporta como um objeto que pode ser selecionado simplesmente clicando em cima dele. Para fazermos isso no Synfig Studio devemos selecionar com a ferramenta Normal Tool os dois pontos que o define. Esses pontos são opostos por uma diagonal. A posição destes dois pontos determina o tamanho e formato do retângulo.
Este conceito também se aplica as demais ferramentas de transformação do Synfig Studio, rotação e escalonamento.
Uma imagem bitmap importada no programa se comporta da mesma forma que um retângulo, com os dois pontos de manipulação opostos diagonalmente.
Para redimensionar livremente um retângulo ou uma imagem podemos selecionar um dos seus pontos e arrasta-los para alguma posição. Fazemos isso estamos alterando o tamanho do elemento de forma não-proporcional. No caso da imagem o resultado sera uma distorção.
Para redimensionar o elemento proporcionalmente, devemos selecionar seus dois pontos e com a ferramenta de redimensionamento efetuar a transformação. Isso fara com que os os pontos se afastem, porem na mesma direção.
Resumindo, Para qualquer operação de transformação (posição, escala e rotação), devemos selecionar antes todos os pontos que compõem o elemento.
Você provavelmente deve estar se perguntando porque e assim, qual a vantagem disso. Veremos mais adiante quando falarmos de animação e os conceitos de waypoint e keyframe.
Agora vamos ver como isso funciona com o circulo. Um circulo possui dois de controles, um no centro e outro na extremidade. Esses dois pontos definem o raio do circulo e portanto, seu tamanho.
Para mover o circulo podemos apenas selecionar seu ponto central com a ferramenta de seleção e arrasta-lo para alguma posição. Para alterar o tamanho do circulo, selecionamos o ponto do extremo e arrastamos.