Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Software Livre na Educação

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

14 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.


A PLACA É A MÃE MAS QUEM COMANDA SOMOS NÓS - MiMoSA Grio no Radar/TVE

30 de Maio de 2014, 8:51, por Alissa Gottfried



Programação do FLISOL 2014 em Luziânia

25 de Abril de 2014, 10:18, por Wendell Bento Geraldes



Dia da Liberdade na Educação - Education Freedom Day

6 de Dezembro de 2013, 11:27, por Wendell Bento Geraldes



Software Freedom Day

23 de Agosto de 2013, 11:15, por Wendell Bento Geraldes
21 de Setembro de 2013, 0:00 http://www.softwarefreedomday.org Rua São Bartolomeu, s/n, Vila Esperança. CEP: 72811-580. Luziânia - GO

Neste ano comemoramos novamente o Dia da Liberdade de Software através do evento mundial Software Freedom Day. Todos os anos este evento ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo divulgando e incentivando o uso de software livre e neste ano ocorrerá no Sábado, 21 de Setembro.



FLISOL 2012 em Anápolis

21 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Pela 3.ª vez o Festival Latino-americano de Instalação de SOftware Livre será realizado na cidade de Anápolis-GO.

Venha e participe da maior festa de Software Livre da América Latina.

Mais informações em http://flisolgo.org.br/ana

 



8º Fórum Goiano de Software Livre

12 de Novembro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
de 18 até 19 de Novembro de 2011 http://fgsl.aslgo.org.br Av. Independência, Nº 1.002 - St. Leste Vila Nova Goiânia-GO
O 8º FGSL – Fórum Goiano de Software Livre  - aborda neste ano de 2011 o tema "Socialmente JUSTO, economicamente VIÁVEL, tecnologicamente SUSTENTÁVEL", discutindo as questões que permeiam o uso, a produção e a difusão do Software Livre (SL) em todo o Estado de Goiás.

O evento ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, na Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás (próximo a Praça da Bíblia),  palco escolhido para o intercâmbio do conhecimento tecnológico e colaborativo entre os membros das diversas comunidades de Goiás.

O FGSL tem como principais objetivos:

  • Divulgar e reforçar os conceitos de software livre, estimulando o seu uso como base para programas de inclusão digital e para negócios nas áreas de Tecnologia da Informação;
  • Dar visibilidade, capacitar e atender profissionais e interessados de todos os níveis de conhecimento em software livre;
  • Mostrar e demonstrar que é possível fazer uso do SL sem grandes dificuldades;
  • Promover o intercâmbio do conhecimento e a aproximação entre pesquisadores das diversas áreas da tecnologia e produção da informação inovadoras;
  • Estimular o uso e o desenvolvimento do software livre e dos códigos abertos;
  • Investir na produção e na qualificação do conhecimento, a partir de um paradigma de desenvolvimento sustentado e de uma postura que prima pela inclusão social e pela igualdade de acesso aos avanços tecnológicos.

 

Público alvo: Professores, pesquisadores, estudantes e  os interessados das diversas áreas de TI.


5.º Prêmio Ação Coletiva

17 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O prêmio Ação Coletiva é organizado pela Associação de Tecnologias Abertas e patrocinado pela empresa INTEL. Este ano fui indicado para receber o prêmio pela minha colaboração com a comunidade Pandorga GNU/Linux.

O Pandorga é um sistema operacional para computadores especialmente voltado para a educação básica e conta com vários programas e jogos educacionais.

Venho colaborando com a comunidade desde 2008, divulgando o Pandorga no estado de Goiás. Segue abaixo as fotos de alguns eventos dos quais participei divulgando o Pandorga GNU/Linux entre professores e comunidade em geral.

1.º FreeComp - PUC - GO - 2008 

Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - SENAI - GO - 2009

Fórum Goiano de Software Livre - SENAC - GO - 2009 

Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - Secretaria de Cultura - Anápolis - GO - 2010

Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - UniEvangelica - Anápolis - GO 

Circuito Goiano de Software Livre - UEG - Itaberai - GO 

Entrevista a revista Profissão Mestre 

Quem quiser conhecer e também colaborar com a comunidade Pandorga GNU/Linux pode obter informações no site e comunidade.

Para escolher o ganhador do prêmio Ação Coletiva clique aqui. É preciso estar registrado para votar.



Realidade Diminuída

24 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Projeto de arte crítica e educação popular/ambiental:

Realidade Diminuída

clique na imagem abaixo:

Realidade Diminuída é um processo artístico educativo que foi iniciado em setembro de 2010

por Alissa Gottfried  em parceria com Editora Educadora Ecoaecoa (Felipe Nunes e Elisa Gottfried), Pontão da Eco (Tainá Vital e coletivo i-Motirô (Adriano Belisário),

no maior Lixão da América Latina localizado na comunidade Esqueleto do bairro Jardim Gramacho na cidade Duque de Caxias/RJ,

 

como primeira residência artística do projeto de curadoria de Silvia Leal: EME >> Estúdio Móvel Experimental

contemplado no edital Conexões Artes Visuais 2010 - FUNARTE/Petrobrás.

E está sendo mapeado na imagem acima (clique para ver) no site fronteirasimaginarias.org do projeto FIC – Fronteiras Imaginárias Culturais que é um projeto do Edital TUXAUA aprovado pelo Coletivo i-Motirô

Este processo criativo que foi realizado com 15 crianças filhos/filhas de recicladores do Lixão Gramacho envolve propostas artísticas de produção literária e alfabetização criativa (baseada no método Paulo Freire) com dois jogos:

Dada Outra Poesia e RPG Comunativo

desenvovidos por Alissa Gottfried e Felipe Nunes.

Essas produções levam a um tagueamento do lugar, feito pelas crianças que ocasionam um termo gerador problemático ligado ao seu ambiente: FUMAÇA

essa palavra é escrita com fita isolante, uma PIPA METAREC feita com metais de guarda-chuva como estrutura e rabiola de resto de bandeirinhas que enfeitaram as ruas do Rio de Janeiro durante a COPA 2010. Empinamos a Pipa e ela passou a representar uma pergunta no AR transmitida pela:

RÁDIO PIPA.

Essa Rádio é uma intervenção urbana onde o áudio do diálogo gerado pela palavra escrita na pipa é gravado e editado mixando a fala das crianças envolvidas na atividade com as falas da comunidade alcançada pela intervenção + colegens de referências ligadas ao contexto no caso aqui falas da ESTAMIRA. Essa edição feita com a colaboração de Adriano Belisário (coletivo i-Motirô) e Tainá Vital (Pontão de Cultura da ECO/UFRJ), gera um programa de RÁDIO ARTE que é oferecido e transmitido na rádio comunitária mais próxima do local interferido.

Essa transmissão foi feita pela Rádio Educativa Kaxinawá da UERJ em Duque de Caxias.

Na sequência fizemos uma letra de música com as palavras recicladas no jogo Dada Outra Poesia, que foi musicada na oficina METAFUNK DO GRAMACHO com o educador Felipe Nunes do COLETIVO ECOAECOA.

E para concluir a sequência de atividades com as crianças do Gramacho, ao terminarmos de montar a MAQUETE/TABULEIRO do jogo, RPG COMUNATIVO, usando materiais reciclados e foi feito mais um áudio com a história criada durante esse jogo.

Esta história é baseada na realidade vivida por essas crianças no Jardim Gramacho e tem como trama a idealização de sua vida comunitária onde projetam um futuro em que elas PODEM e TRANSFORMAM essa "REALIDADE" COLETIVAMENTE com alternativas criativas, políticas, colaborativas e empreendedoras.

Você pode ler essa história que foi publicada pela EDITORA EDUCADORA ECOAECOA como primeiro livro da SÉRIE RPG COMUNATIVO no link:

Livro RÁDIO PIPA

 

Depois disso, após duas semana de duração desse processo no Lixão, o coletivo Ecoaecoa produziu um mapa feito com as ilustrações dessa história que as crianças fizeram durante o jogo de RPG, que mapeia as produções multimídia desse trabalho, como essa foto aqui.

A edição dos conteúdos desse mapa do Projeto REALIDADE DIMINUÍDA foram produzidas com os aplicativos e softwares livres: GIMP, AUDACITY, BROFFICE e UBUNTU.

Tres meses depois lançamos o Livro RÁDIO PIPA durante a FESTA AUTO-GESTIONADA

na Comunidade Autônoma UTOPIA E LUTA em Porto Alegre.

 

Essa proposta de rádio arte, assim como os jogos de produções literárias e publicações independentes e copy left citados nesse trabalho são de autoria de Alissa Gottfried e Felipe Nunes, tem licença Arte Livre e continuam/continuarão sendo realizandos em periferias e comunidades carentes do Brasil pelo Coletivo Ecoaecoa para não perdermos a ternura enquanto o Coração e a Terra endurecem.

 

contato:

ecoaecoa@gmail.com

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

Para saber mais sobre o projeto EME >> Estúdio Móvel Experimental

Assita aqui o vídeo documentário EME >> 2010



Formatos de arquivos: por que se preocupar?

29 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Palestra constante do evento

Dia da Liberdade dos Documentos (Document Freedom Day 2011)

Data: 30/03/2011 Horário: 8,30 – 12,00 hs Local: Auditório do SERPRO – Regional Belém Av. Perimetral da Ciência, 2.010 – Belém – PA – Telefone: (91) 3342 – 1777

Programação: http://www.broffice.org/gubro-pa/planejamento _________

Formatos de arquivos: por que se preocupar?

Formatos de arquivos em documentação

Nas últimas décadas foi criada uma grande quantidade de formatos de arquivos incompatíveis entre si. Armazenar documentos por períodos longos torna-se um problema.

10 anos, 20 anos, 30 anos para o uso de um software é muito tempo. O que é esse tempo para a documentação? Por exemplo, considere: - identidades dos cidadãos de um país. - registros de propriedade de bens, - registros históricos

Se foi usada uma versão antiga do MS Word (exemplo: anterior ao Office 95), uma versão mais atual, como a do Office 2007 não consegue ler documentos do próprio Word.

Formatos de arquivos proprietários e fechados são causa de problemas, pois não permitem a interoperabilidade.

Documentos de mesmo tipo (por exemplo: doc ) criados em versões diferentes do Word ou do WordPerfect, podem ser Ilegíveis em novas versões.

Exemplos de problemas: – equipes de socorro pós Tsunami (2004) – Eventos após a MS introduzir docx, xlsx, ppsx..

Padrão aberto de formatos – características - não pode impor restrições de licenciamento – não pode estar definido em formato binário, para não aprisionar o usuário a um certo programa ou a um sistema operacional, - deve ser gravado de modo compactado - deve ter ampla aceitação por indústria e mercado.

Formato Open Document ODF = Open Document Format (Formato aberto de documento) É um conjunto de regras bem descritas para a criação de diversos tipos de arquivos, publicado pelo grupo OASIS ("Organization for the Advancement of Structured Information Standards") É usado por LibreOffice / Br-Office, OpenOffice, StarOffice, KOffice e IBM WorkPlace

Formatos ODF Tipos de documentos odt: documentos de texto (text) ott: documentos de texto modelo (template text) ods: planilhas eletrônicas (spreadsheets) ots: planilhas eletrônicas – modelo (template spreadsheets) odp: apresentações (presentations) otp: apresentações – modelo (template presentations) odg: desenhos vetoriais (draw) otg: desenhos vetoriais – modelo (template draw) odf: equações (formulae) odb: banco de dados (database) odm: documentos mestre (document master)

Mais informações Padrões abertos e documentação – ODF http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/oo-odf1.htm

Fátima Conti fconti at gmail.com – @faconti (identi.ca, Twitter, FaceBook)


Arquivo odp: http://softwarelivre.org/fa/odf-2011.odp

Arquivo pdf: http://softwarelivre.org/fa/odf-2011.pdf

Apresentação baseada em:

Padrões abertos e documentação – ODF http://cultura.ufpa.br/dicas/open/oo-odf1.htm



FLISOL 2011 em Anápolis

13 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Flisol_moin_banner

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre terá a sua segunda edição realizada em Anápolis. Para maiores informações acesse o site http://flisol.net/FLISOL2011/Brasil/Anapolis.

Quem quiser colaborar com a organização do evento é só enviar um email para wendellbg@gmail.com



Tags deste artigo: educação educacional