Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 integrantes

Nenhum(a)

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

A Tecnologia que te Liberta

22 de Junho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 586 vezes

A cada dia a disputa das Operadoras de telefonia por clientes se torna mais atrativa para os próprios clientes. A concorrência fez com que as tarifas despencassem, as opções aumentassem e a facilidade de migrar de uma Operadora para outra fragilizou a fidelidade que antes era um fator de segurança para elas.

Mas os benefícios obtidos a partir destes fatores só podem ser aproveitados se nossas Empresas estiverem preparadas para lidar com o trabalho e dispersão que esta “infidelidade” nos gera. São diversas dificuldades que acabam deixando os fornecedores mas confortáveis e ao mesmo tempo nos “fidelizam” pela difícil gestão destes transtornos.

A chegada da Telefonia IP está mudando este cenário e ajudando as Empresas a se libertarem e manterem o controle sobre suas necessidades e estrutura. Mas como?

A resposta é simples: infra-estrutura e gestão da comunicação. Quando você tem uma unidade e algumas linhas telefônicas ou alguns troncos E1, você tem alguns problemas para gerenciar estas contas, que não se resumem apenas em receber e pagar, mas analisar o que está sendo cobrado, quem está falando demais, quem está falando de menos, onde ainda é possível reduzir custos e por aí vamos adiante.

Agora, quando você tem algumas unidades, como Matriz e filiais por exemplo, então você já tem uma porção de contas e contratos, uma porção de pessoas e sua dificuldade de gerenciamento fica ainda maior, e obviamente você tem uma porção de problemas.

Aí entra a infra-estrutura da comunicação. Esta infra-estrutura pode lhe ajudar a criar independência da terminação de suas ligações, pode dar maior agilidade e redução de custos na integração e controle de todo o seu ambiente de comunicação.

Para conseguirmos integrar nossos ambientes, precisamos ter a capacidade de gerenciar esta infra-estrutura de forma que o custo não seja maior do que pagar o preço pela fidelidade. Neste caso se tivermos a capacidade de Gestão da Comunicação então teremos os dois elementos necessários para a liberdade, redução de custos e flexibilidade sonhados. Imagine o cenário resultado disto, várias unidades (filiais, parceiros, escritórios, home office's, clientes e etc) com seus PABXs integrados e interagindo entre si como um único grande PABX com braços espalhados em qualquer lugar.

Neste cenário você poderia, além se comunicar entre todas as unidades sem custo, encaminhar, transferir, rotear ligações entre uma Central e outra, de tal maneira que ligações feitas para uma cidade onde existam unidades suas , estas ligações seriam levadas via Intra-rede que a Central na cidade de destino e lá finalizada com tarifa de ligação Local, transformando um custo de ligação DDD para um Custo de ligação Local. O mesmo acontece com ligações para celulares, onde esta redução tem ainda mais peso.

Com o conceito de gestão centralizada todo este tráfego é registrado em Centro de Custos de forma que a distribuição de despesas possa também ser rateado de forma correta. Existem soluções prontas no mercado para criar estes ambientes, e que apresentam um custo benefício e retorno de investimento atraentes. Soluções livres inclusive, tais como o SNEP Livre (www.sneplivre.com.br). Isto habilita Empresas de todos os portes a criarem infra-estruturas parecidas com o que as próprias Operadoras fazem, e a partir daí passam a ser donas de seu próprio destino.

 

Por Douglas Conrad

CEO da OpenS Tencnologia, empresa desenvolvedora e patrocinadora do SNEP Livre PBX IP.

 


Tags deste artigo: snep telefonia asterisk comunicação

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.