Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Área de Software Livre da Campus Party BrasilCampus Party Brasil

Edições anterioress

 Voltar a Blog da Área...
Tela cheia Sugerir um artigo

Área Software Livre oferece oficinas e palestras no primeiro dia de CPBR

7 de Fevereiro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 482 vezes

O primeiro dia de Software Livre na Campus Party Brasil 2012 teve agenda cheia para os campuseiros. Nesta terça-feira (7), após a solenidade de abertura da área, às 10 horas, oficinas, palestras e painel internacional atraíram o público até às 23 horas. O time organizador da área apresentou as novidades deste ano e chamou atenção para a programação especial.

Para o curador da área, Pablo Lorenzzoni, o primeiro dia foi muito produtivo. "Preparamos palestras e oficinas e ficamos surpresos com a presença de um bom público, mesmo em palestras bastante técnicas. Também preparamos uma seleção de atividades para um público mais amplo, iniciantes em software livre", explica.

A primeira oficina da área foi "Expressões Regulares" com o professor universitário Julio Cezar Neves. Muitos campuseiros participaram do mini curso que explicou o uso de ferramentas poderosas que auxiliam na hora de programar. No palco, acontecia o painel internacional "Governo e Software Livre" trouxe representantes do governo mexicano, espanhol e brasileiro, que compararam como as instituições de educação e empresas estão utilizando os sistemas.

O oficineiro e administrador de redes, Paulo Oliveira Kretcheu, ensinou como capturar vídeo, editar, converter e publicar usando exclusivamente softwares livres. A oficina "Vídeo Blog com Software Livre" aconteceu na parte da tarde, no Espaço Oficinas Inovação. Abrindo as apresentações na parte da tarde, o monitor de cursos de Educação a Distância (EaD) de GNU/Linux, Carlos Valim, fez palestra de "Como conseguir sua LPIC-1", a certificação para o Instituto Profissional Linux.

Seguindo a agenda, o Palco Software Livre recebeu o técnico em eletrônica, Lucas Teske, com a palestra "Open Cores: Projeto Open 'Hardware' com FPGA", que atraiu o diretor executivo da Linux International, Jon "Maddog" Hall. "É uma honra ter o Maddog na plateia. Em minha palestra, tentei explicar como fazer uma atualização de máquina (hardware) por um sistema (circuito eletrônico) que é instalado antes do processador. O que pode trazer economia em atualizações, no futuro. Isso também representará uma redução no lixo de circuitos eletrônicos produzidos no mundo todo", revela. 

Durante duas horas, os campuseiros aprenderam sobre o sistema de gerenciamento de conteúdos Drupal, com o desenvolvedor Pedro Canadas. 

No final da tarde, o consultor em tecnologia de reconhecimento facial, Alessandro de Oliveira Faria (Cabelo), palestrou sobre "Realidade Aumentada" e brincou com o público que lotou a Área do palco Software Livre para ver o uso de câmera e desenho tridimensional para interagir com o usuário.
À noite, uma oficina e duas palestras: "Como desenvolver extensões para o Firefox", com o oficineiro e contribuidor da Mozilla, Clauber Stipkovic (20h30 às 21h30). 
Na sequencia, a palestra "OpenKinect, o Kinect para todos", do analista e desenvolvedor de sistemas, Gustavo Jordan. "Tudo começou com uma pesquisa sobre realidade virtual, durante a iniciação científica. Quero mostrar um novo tipo de interface para interação e imersão com a realidade virtual. Com o Kinect, além da possibilidade de conseguir captura de imagens, também conseguimos captura de profundidade; assim, conseguimos manipulação por gestos entre o usuário e softwares. Com a comunidade de software livre, temos acesso ao dispositivo e, através disso, conseguimos desenvolver nossas aplicações", diz.
E na última apresentação do dia, fechando a programação, a palestra "Estudo de caso do site Vida de Programador", com o desenvolvedor web André Noel.
Na área, os campuseiros podem contar com uma equipe de instaladores para experimentarem o uso do software livre no computador. Distribuições Linux diversas estão disponíveis.
E a quarta-feira (8) promete. Confira a agenda completa da Campus Party, aba Software Livre no site:http://agendacpbr.surgimento.com.br.

 


Tags deste artigo: cpbr5 campus party

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Siga: @SLCampusParty

500 Internal Server Error