Blog de divulgação das notícias gerais do KDE e dos trabalhos do Live Blue (KDE Bahia)
KDevelop 4.0 finalmente lançado
3 de Maio de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPor: Andreas Pakulat
Os desenvolvedores do KDevelop anunciam a imediata disponibilidade do KDevelop 4.0, lançado em conjunto com a primeira versão do plugins PHP que fazem do KDevelop uma opção interessante para os desenvolvedores PHP.
Funcionalidades
KDevelop 4.0 já disponibiliza uma série de funcionalidades, mesmo embora algumas delas ainda não estejam prontas se comparado à versão 3.5, em função do tempo disponível. Em particular, nós nos preocupamos em construir uma excelente IDE para C++ ao invés de tentar integrar diversas linguagens de maneira incompleta. É claro que ainda é possível adicionar suporte a mais linguagens no KDevelop e estamos confiantes que isso é realmente mais fácil que antes: a melhor prova disso são os plugins PHP lançados em conjunto com o KDevelop 4.0.
Navegação de código, verificação de sintaxe e muito mais
As principais características de suporte ao C++ incluem navegação de código, que permite ir diretamente para declaração e highlighting semântico. Juntos eles tornam mais fácil a compreensão de novos códigos e a navegação em projetos maiores. O suporte à verificação de sintaxe e correção semi-automática com assistentes também está disponível, bem como code completion com suporte a classes, funções, templates, variáveis e include‘s. Para os desenvolvedores Qt existe um suporte completo para o mecanismo de sinais e slots. Você pode usar code completion para operações de conexão entre sinais e slots, com a listagem de itens baseada nos tipos dos argumentos da função ou assinaturas de sinais e slots.
Gerenciamento de projeto e navegação de código
Para gerenciamento de projeto nós atualmente temos suporte a CMake como plugin principal de buildsystem, possibilitando a construção de projetos a partir de makefiles customizados ou gerados automaticamente. O suporte ao CMake também possui algumas das funcionalidades acima descritas, de modo que você pode utilizar code completion, highlighting semântico e navegação de código também em arquivos CMake. A integração entre o C++ e CMake permite que novas classes sejam acrescentadas em projetos de forma semi-automática. Para facilitar a correção de erros o KDevelop permite ir direto aos erros no código. Além disso, você usar a ferramenta QuickOpen para navegar rapidamente para qualquer arquivo, classe ou função dos projetos abertos ou dentro do arquivo atualmente aberto.
Integração com o GDB
O suporte integrado ao GDB torna possível descobrir erros de runtime presentes no seu código. Você pode utilizar as funcionalidades básicas de breakpoint, passo a passo, pausa e visualização do call stack. Adicionalmente, com o uso do suporte a exibição do GDB, podemos apresentar vários tipos do Qt, KDE e STL em uma forma compreensível para os desenvolvedores. Dessa forma, uma QString irá exibir seu conteúdo real, uma QList apresentará um conjunto expansível de itens-filho, etc.
Documentação
Uma grande funcionalidade do KDevelop que estamos trabalhando é a integração de documentação. KDevelop exibe documentação de API do CMake e Qt como tooltips sobre as classes e funções, além de permitir você navegar para a documentação completa através de uma toolview.
Plugins PHP
O primeiro lançamento dos plugins para suporte ao PHP já vem com uma riqueza de recursos que facilitam parte do trabalho de um desenvolvedor web: erros de sintaxe são reportados à medida que você digita e os fontes do projeto são analisados semanticamente, incluindo comentários PHP Doc para dicas de tipos de parâmetros e valores de retorno. Além disso, os plugins disponibilizam code completion com sólido suporte a programação orientada a objetos. Nós também suportamos a navegação por contexto e highlighting semântico descritos acima, bem como integração de documentação PHP.net online e integração com a ferramenta QuickOpen e Class Browser.
Descubra Mais
Existem muitas coisas adicionais a descobrir no KDevelop e plugins PHP, tais como integração com o SVN com anotações inline do editor, busca em arquivos, suporte a sessão e formatação de código-fonte. Funcionalidades demais para um artigo curto como este aqui, então nós criamos um post dedicado à apresentação dessas funcionalidades.
Experimente o KDevelop !
Convidamos a todos a obter uma cópia do código-fonte nos mirrors KDE ou instalar os pacotes da sua distribuição. Desejamos a todos horas felizes de programação . Se você encontrar problemas ou tiver perguntas não hesite com contactar-nos in canal #kdevelop do freenode, via bugs.kde.org ou em nossa lista de discussão.
Log do FLISOL 2010 Teresina
3 de Maio de 2010, 0:00 - sem comentários aindaNo dia 28 aconteceu o FLISOL 2010 Teresina. O evento foi organizado por mim e pelo Francisco Fernandes (Chicão) e com o apoio do pessoal da SACiC (Semana Acadêmica de Ciência da Computação). Ele ocorreu fora da data oficial, que era dia 24, por que vimos na SACiC uma boa oportunidade para atingir um público maior, já que ele é um evento de grande porte e que engloba os estudantes de computação (mas não só) das principais faculdades de Teresina. Sem contar que a divulgação do evento ainda foi muito boa. Conseguimos uma entrevista com um canal de TV local durante o install fest, uma entrevista para o site da UFPI e uma entrevista para um jornal impresso, também local. Além, é claro, da divulgação feita na blogosfera. Enfim, conseguimos atrair muito mais pessoas do que se tivéssemos feito o evento no sábado.
O Chicão ministrou um mini-curso sobre Qt e, ao que tudo indica, teremos em breve novos membros contribuindo com código para o KDE.
Mini-curso de Qt
Além do mini-curso do Chicão na parte da tarde, houve também, à noite, a minha palestra sobre o KDE. Minha primeira palestra falando sobre o azulzinho. Falei sobre o nascimento do projeto, suas características, sua comunidade e sobre como fazer parte dela e contribuir com o KDE.
Palestra sobre KDE
Essa foi a segunda vez que aconteceu um evento que falava sobre KDE aqui em Teresina. Creio que o público ficou ainda mais interessado em conhecer sobre o projeto. Algumas pessoas tiveram o primeiro contato com o KDE durante o install fest, que ocorreu pela manhã. Teve muito Mandriva com KDE instalado por lá.
Palestra sobre KDE
As nossas expectativas são muito boas, com certeza depois desse evento conseguiremos aglutinar mais forças para compor o recém-criado KDE-Pi. Até agora estamos com dois novos prováveis progamadores e um artwork para o KDE.
Aaron Seigo fala sobre o futuro do KDE
28 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEntrevista com Aaron Seigo realizada por Bruce Byfield durante o Calgary Open Source Systems Festival (COSSFest).
Ninguém é mais qualificado para falar sobre o estado atual do KDE que Aaron Seigo. Membro veterano do KDE e.V, organização alemã sem fins lucrativos que supervisiona o projeto, Seigo é o desenvolvedor líder do ambiente desktop do KDE. Semana passada, eu o entrevistei durante o Calgary Open Source Systems Festival (COSSFest), com uma platéia presente, sobre onde o KDE está hoje e para onde ele está caminhando.
De acordo com Seigo, as mudanças de grande escala que começaram dois anos atrás com o lançamento do KDE 4.0 estão praticamente terminadas. “Nós alcançamos este estágio com o lançamento do KDE 4.4, em janeiro, onde nós disponibilizamos um conjunto de novas funcionalidades para o desktop, algumas novas aplicações e melhorias substanciais no look-and-feel. Este é o ponto em que estamos. Mas para onde estamos indo ? Esta é sempre uma pergunta difícil. Uma vez que você chegou em um lugar, para onde você deseja ir ?
A resposta do Seigo à sua própria questão é que o KDE está atualmente se movendo em três direções: adição de funcionalidades ao desktop (tanto pequenas features quanto em aplicações específicas), extensão do conceito de social desktop e a adequação do KDE para execução em toda plataforma de hardware possível. Cada uma dessas direções merece uma pequena história.
Ajustes finais do desktop KDE
Em contraste a algumas versões anteriores do KDE4, Seigo diz, “agora nós temos as funcionalidades que as pessoas esperavam e nós demos a elas muitas novas possibilidades”. O próximo passo, ele diz, é “dar ênfase à forma e ao acabamento, melhorar o desempenho e aplicar todos os nossos esforços na estabilidade”.
Algo nesta direção já pode ser percebido na versão atual (4.4), com a adição de novas funcionalidades tais como a capacidade de agrupar diversas janelas em uma só. Entretanto, janelas agrupadas são somente o início, Seigo fala.
Ele lembra que versões futuras irão disponibilizar uma barra de tarefas que conhece as janelas agrupadas e permitirá que usuários as salve para uso em sessões futuras. De forma similar, ele vê as funcionalidades para geo-localização adicionadas recentemente como um primeiro passo em direção a uma versão do KDE que irá mudar automaticamente o conteúdo do desktop de acordo com a localização onde você está – por exemplo, utilizando um conjunto de ícones e arquivos quando você liga o computador no seu escritório e outro conjunto quando você está na sua casa.
Adicionalmente, muitas mudanças estão também acontecendo em aplicações específicas do KDE. Por exemplo, o KOffice recebeu patrocínio da NOKIA para desenvolver um visualizador de documentos para a plataforma móvel Maemo5. “NOKIA”, Aaron diz, “está investindo muito, o visualizador não é só rápido, mas também pode importar e exportar arquivos nos formatos Open Documento and Microsoft Office, então se você criou um documento no OpenOffice.org ele funcionará perfeitamente no seu telefone móvel”.
Outro exemplo são os novos planos para o Krita, programa para gráficos rasterizados (matriciais) do KOffice. Por um longo tempo, Aaron diz, a equipe do Krita não sabiam se eles estavam desenvolvendo uma aplicação para desenho, para finalização de fotos digitais, ou seja lá o que for.
Em um sprint recente do KDE, o Krite recrutou o perito em design Peter Sikking, que tem também trabalhado no GIMP, para ajudar o projeto a encontrar uma direção.
“Ao final da experiência, eles decidiram que o que eles realmente queriam era um software para suportar processos naturais de desenho”, Seigo fala – ou seja, uma aplicação que simula com a maior fidelidade possível aspectos tais como pinceladas e mistura de cores. “Outras coisas tais como finalização de fotos digitais são implementadas por plugins, funcionalidades que você pode adicionar posteriormente”.
“Outra área interessante de desenvolvimento atualmente é o suporte a negócios”, Aaron fala. “Em áreas tais como groupware, o KDE está criando um programa chamado OpenChange, uma completa reimplementação do Microsoft Exchange. Na verdade a equipe esteve na conferência do Samba este ano e eu sempre pensei nisso com o Samba para Exchange. O KDE está sendo portado para o novo framework Akonadi (gerenciamento de informações pessoais) então, em um futuro não tão distante, você será capaz de escolher o seu servidor, incluindo o Exchange. Isso é realmente bacana para nós”.
O KDE e o Social Desktop
A segunda direção é o uso crescente do desktop social. De acordo com Seigo, esta tendência começou com a chegada do Nepomuk, o desktop social semântico que mantém um banco de dados de arquivos e suas tags. Nepomuk é originalmente um projeto acadêmico, mas graças ao patrocínio da Mandriva, o KDE foi um dos primeiros a implementá-lo no desktop.
“Isto nos levou a um estágio onde você pode adicionar tags aos seus arquivos, anotá-los, realizar buscas por eles e criar um timeline, no gerenciador de arquivos, para visualizar a ordem na qual você utilizou suas coisas”, Aaron fala. “Isso é bacana, mas é somente a ponta do iceberg. A meta final é conectar todos esses meta-dados com as pessoas e com a forma com a qual as pessoas trabalham”.
O KDE já inclui widgets para seguir pessoas via OpenDesktop.org e para acessar a Base de Conhecimento do KDE, mas nos projetos futuros poderemos ver ferramentas para manter contato com amigos e contribuidores KDE, ou até mesmo procurar por respostas a problemas de hardware enviadas por pessoas que possuem o mesmo equipamento.
Seigo chama essa tendência de “livrar a web do navegador”, adicionando que “é uma vergonha que a web permaneça presa ao navegador”. Em contraste direto ao ChromeOS do Google, que substitui o desktop por um navegador, a meta do KDE é distribuir o acesso aos recursos web por todo o desktop já existente.
“Isso significa utilizar tecnologias web no nosso desktop“, Seigo explica. “É realmente eliminar as fronteiras entre o que é local o que não é local, e ainda mais importante, seguindo o espírito do software livre, colocando o controle e a escolha nas mãos do usuário”.
Novas plataformas de hardware e suas influências
A maior direção atual do KDE é a sua extensão a novas plataformas. O KDE já anunciou o Plasma Netbook, uma interface específica para netbooks que Seigo afirma que possui “cerca de 99% do mesmo codebase do desktop tradicional”.
Agora o KDE está se expandindo para outras plataformas de hardware também. “Acabamos de iniciar o desenvolvimento de um desktop para plataformas móveis”, Aaron inclui. “Estamos trabalhando em uma interface móvel voltada para telefones e PDA’s. Nossa plataforma alvo é o MeeGo mas estamos também trabalhando com o Jax10 que é baseados nas tecnologias Intel. Estamos também trabalhando em um media center. Então, ao final, nós teremos essa coleção de ambientes para uso em computadores desktop, netbooks, tables e plataformas móveis.
Um resultado dessa integração de hardwares que já está surtindo efeito é a influência dos netbooks e dispositivos móveis nos ambientes desktop tradicionais. Tamanho de tela, memória RAM disponível e tamanho do disco rígido sempre impõem limites no projeto da interface, mesmo embora as diferenças de hardware entre dispositivos portáteis e estações de trabalham venham diminuindo com o tempo.
Ainda assim, as diferenças ainda existem. Como um exemplo, Seigo lembra que um mouse é uma ferramenta precisa demais para um dispositivo móvel.
“Isso leva a coisas tais como ter um conjunto de widgets clicáveis”, Seigo fala. “de modo que, se eu tenho uma lista de coisas, eu devo ser capaz de clicar com meu próprio dedo. E pelo fato de utilizarmos as mesmas tecnologias da nossa interface de usuário primária, nós já temos widgets clicáveis no desktop também. Nós provavelmente nunca teríamos investido tempo implementando widgets clicáveis se nós estivéssemos focando somente no desktop“.
Outras mudanças e lições aprendidas
Outras mudanças que estão acontecendo são externas ao software. Ao perceber que KDE não mais se refere somente ao desktop, mas a uma comunidade comprometida em construir tecnologias relacionadas, o projeto anunciou um rebranding no último outono com o objetivo de refletir o que realmente o projeto é.
Em um futuro próximo nós também veremos uma migração do SVN para o Git. Seigo antecipa que a maior acessibilidade do Git irá diminuir as barreiras dos contribuidores.
Alguns projetos do KDE como Amarok já migraram para o Git e, de acordo com Seigo, “estão caminhando a um passo incrível e a principal razão é que o número de contribuidores aumentou”. Seigo prevê “uma semana onde todos os projetos estarão migrando. Que diabos estou fazendo ? O KDE possui mais de cinco milhões de linhas de código e 58 Gb de arquivos para transferir. Mas certamente, quando todos tiverem migrado, o desenvolvimento do KDE será ainda mais rápido”.
Mas, quaisquer que sejam as mudanças planejadas para o KDE, Seigo afirma que elas acontecerão com um mínimo de problemas. Em particular, Seigo fala que, pelo fato de o KDE4 ter sido projetado para ser mais facilmente modificado que as suas versões anteriores, uma explosão de código é um problema menos provável porque soluções deselegantes para superar limitações hard-coded serão dificilmente necessárias.
Além disso, “em casos de sobrecarga, nós desabilitamos a funcionalidade em run-time se a bateria possui pouca carga ou se o computador é muito lento. Você perde algumas features bacanas mas continua tendo um sistema totalmente funcional”.
Seigo expressa alguma preocupação sobre outra revolta dos usuários como a que aconteceu com o KDE 4.0. Entretanto, ele atribui a revolta em parte pelo interesse das distros em serem a primeira a oferecer o novo ambiente e, em outra parte, por uma inevitabilidade.
“Nós temos um hábito ruim no software livre em geral que, sempre que um desenvolvimento necessário acontece (algo que tinha de ser feito), nós não somos bons em criar novos produtos baseados no que foi feito. Nós simplesmente dizemos: aqui está. O tornamos disponível e verificamos como ele se comporta. As distros realmente precisam melhorar a forma como eles lidam com tais coisas porque o desenvolvimento não pode parar. Nós precisamos fazer isso todos os anos e as distros têm de aprender a lidar com isso. Não é um problema exclusivo do KDE, nós vimos a mesma coisa com o PulseAudio.
E quando o KDE5 estará disponível ? Seigo afirma que o número da versão poderia mudar para mante-la sincronizada com o Qt mas atualmente isso é pouco provável.
“Nós estamos talvez na metade do caminho do que pensamos alcançar no KDE4. Os frameworks do KDE não estão ainda sendo totalmente utilizados. Nós não estamos olhando pras coisas e dizendo: eu gostaria que tivéssemos algo pra fazer. Nós realmente fizemos isso no KDE3 mas não temos nada disso nos nossos planos agora. Nós somos como uma criancinha cuja mãe comprou uma camisa três vezes maior e disse a ele que ele ainda iria crescer muito – nós ainda temos muito espaço para crescer.”
Em poucos anos, o KDE5 provavelmente acontecerá, mas Seigo prevê seria muito mais como a que aconteceu entre o KDE2 e o KDE3, mas certamente não tão radical como a que houve entre o KDE3 e o KDE4. “Eu acho que nós provavelmente tivemos uma boa década de desenvolvimento do framework que temos agora”, Seigo fala.
Qt rodando na Web ? Sim ...
28 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaQuer dizer, mais ou menos O Wt é uma biblioteca escrita em C++ para o desenvolvimento de aplicações web interativas. Fortemente influenciado pelo Qt, sem entretanto utilizá-lo como backend, o Wt possui como principais pontos fortes o alto desempenho, extenso conjunto de widgets e portabilidade.
A API é widget-centric e inspirado nas API’s para desktop, fornecendo para o desenvolvedor uma completa abstração dos detalhes específicos de aplicações web detalhes, incluindo manipulação de eventos, suporte a gráficos e URLs amigáveis. Ele vem com um servidor de aplicação que atua como um servidor web stand-alone, mas funciona também utilizando FastCGI integrado a outros servidores web.
Uma aplicação web desenvolvida com Wt é escrita em apenas uma linguagem compilada (C++), a partir da qual são automaticamente gerados o HTML/XHTML, Javascript, CGI, SVG/VML/ Canvas e código AJAX necessários. A responsabilidade de escrever aplicações web seguras e em conformidade com os navegadores é assumida pelo Wt.
Não deixe de visitar a página de exemplos para ter um preview de tudo que o Wt pode oferecer pra você
KDE no Google Summer of Code 2010
28 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO Google anunciou na última segunda-feira os alunos selecionados para o Google Summer of Code 2010: o grande programa de incentivo à participação de novos desenvolvedores em mais 150 instituições que desenvolvem software livre. O KDE é claro não poderia ficar de fora dessa. Este ano foram 50 alunos selecionados, um número recorde desde a nossa primeira participação no projeto. Dentre os projetos selecionados destacam-se aqueles dedicados ao lançamento do Quanta+ para o KDE4, suporte a múltiplos monitores, reconhecimento de faces no Digikam, modo de navegação no Marble, Plasma Media Center, transcoding on-the-fly no Amarok, plugins para community integration no KDevelop (aguardem o release da primeira versão agora no dia 1o de maio ), frontend adicional para o KDM baseado no Plasma, efeitos de animação no KPresenter, system tray específico para mobiles, Gluon player plasmoid, dentre outros.
Parabéns aos brasileiros Wagner Reck (aluno) e Tomaz Canabrava (mentor) que participarão do projeto que adicionará suporte a múltiplos formatos de grafos no Rocs e ao Paulo Rômulo que irá trabalhar com integração UPnP no KDE através do Solid. Podem esperar o KDE muito mais bacana e moderno a partir de agosto
Logo do KDE Lovelace
26 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaGente, mandamos fazer uma logo especial pro KDE Lovelace, um desenho que desse um toque feminino à tão conhecida marca do KDE, a engrenagem com o K no meio. Daí tivemos a ideia de fazer no lugar da engrenagem uma flor. Confiram! E tem de todas as cores, uma pra cada ocasião diferente. O artista responsável por essas belezuras é o André Filipe, do KDE-MG.
KDE Lovelace: grupo feminino brasileiro de usuárias e contribuidoras do KDE
25 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO KDE Lovelace é um grupo feminino brasileiro de usuárias e contribuidoras do projeto KDE, que nasceu no intuito de defender a ideia de que lugar de mulher também é na TI. Este espaço serve como um lugar de acolhimento às mulheres que se interessam pelo universo da TI livre, em especial pelo KDE, e que desejam produzir e compartilhar trabalhos, projetos e ideias sobre o assunto …
Mais informações no site do grupo.
E o Flisol Foi-se
24 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários ainda( Prometi ao Sandro manter um nível de sanidade aqui, então nada de piadas )
Como hoje foi o flisol, tirei o dia para ajudar pessoas. Comecei ajudando a mim mesmo, a levantar da cama. peguei o laptop, a mochila e desci para a esquina de casa onde a Marlei e o Guax me pegaram e rumamos para o IFSC, antigo Cefet-SC. o SC significa Santa Catarina. Descobri isso hoje.
Chegando lá Conheci a @melissawm , um amor de pessoa, e assustadoramente é doutora em matemática. Meu pai sempre me falou para não confiar em pessoas que entendiam o conceito de infinito, por sorte, ela também não entendia.
Ficamos lá, Henrique, Marlei, Guax, Eu, Melissa e uns gatos pingados que eu não lembro o nome, até mais ou menos uma e meia, quando começaram a chegar nossas primeiras vitimas. Tinham 100 inscritos, mas estava chovendo. como o padrão de eventos com entrada gratuita é irem apenas a metade dos inscritos, esperamos por menos ainda. foram 40 pessoas aproximadamente.
As palestras transcorreram tranquilas, a minha vocês podem pegar aqui, uma pena não terem gravado, foi muito boa, falei que nem um pequeno tomaz alegre durante quase 50 min, e ameacei ficar olhando para as pessoas até deixa-las desconfortaveis caso não fizessem perguntas. fizeram várias, ai @heliocastro entrou e roubou a cena.
ainda não respondo as perguntas com a certeza que ele tem quando fala, então apenas me calei e fui ouvindo e aprendendo pra aplicar nas próximas palestras.
Evento muito bom indeed. =)
Flisol no Brasil, e KDE no mundo.
23 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaContinuando nossa tentativa de melhorar o mundo através de disseminação de conhecimento, e contanto com a ajuda do Flisol, um evento de instalação e de passagem de conhecimento para os que querem ingressar em uso, contribuição e desenvolvimento ( técnico, artistico ou abstrato) estaremos participando como uma grande familia em diversos estados Brasil, em seus respectivos flisóis.
- Belo Horizonte – MG : o pessoal do kde-mg como a Amanda e o Felipe, que atualmente coordenam o grupo de promoção do kde por aqui, estarão com palestras sobre tradução e interação.
- Piaui: a Aracele Torres e o Chicão estarão presente no flisol local tirando duvidas e palestrando,
- Florianopolis – SC: Euzinho em pessoa estarei dando uma palestra sobre educação e software livre.
- Campina Grande- PB: o Paulo Rômulo estará apresentando uma palestra de kde4 para iniciantes
- Porto Alegre – RS: a Camila Ayres estará presente, sem palestras, mas sempre solicita a duvidas e ajudar o povo em geral.
Esse já é a maior participação de Flisóis do grupo do KDE – BR, e que seja boa, e venha o próximo ano o/
Lançado primeiro alpha da nova máquina de jogos do KDE4 (Gluon)
23 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaFinalmente, após longos meses de trabalho árduo, a equipe do Gluon anuncia o primeiro lançamento alpha dos seus pacotes: bibliotecas, Gluon Creator e alguns exemplos iniciais. Sacha (DrIDK) preparou um screencast inicial. O som está um pouco esquisito graças ao GtkRecordMyDesktop
Agradecimentos a Eugene (it-s) pelo artwork acima, que está sendo utilizado no site GamingFreedom.org.
Para aqueles que não querem se preocupar compilando o Gluon basta ir direto para a página de download, obter uma cópia e começar a brincar
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas aqui.
Nova distro KDE especializada para netbooks
23 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCom o sucesso que o Chakra já faz hoje, não duvido que o Chakra Micro seja um grande sucesso
O projeto Chakra iniciou uma nova edição para netbooks e dispositivos menores chamada Chakra-Micro. Desenvolvida por Manuel Tortosa, é uma versão especializada, feita para netbooks e que utiliza o Plasma Netbook como ambiente padrão de usuário. A distro cabe perfeitamente em um pen drive de 1 GB.
Características desta versão:
- Go-Openoffice
- digiKam
- Uma ampla seleção de softwares do KDE
- Kernel 2.6.33
- Xorg Server 1.7.6
- Catalyst-10.4
- NVidia-195 e NVidia série legancy
- Detecção de hardware atualizado
A imagem podem ser obtida na página Sourceforge do projeto.
Akademy-BR 2010
20 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOlá a todos, aconteceu nos últimos dias 09, 10 e 11 de abril, na Praia do Forte (Bahia), a primeira edição do Akademy-BR: encontro dos desenvolvedores, tradutores, divulgadores e artistas ligados à comunidade KDE Brasil. Foram três dias de discussões, desenvolvimento e, é claro, alguma diversão, ao encontrar os antigos e novos participantes deste grande projeto que é o KDE.
Segue então um resumo das atividades realizadas durante o evento .
1o dia
Quase todo mundo aqui esperando a chuva passar e tomando café da manhã quando finalmente pudemos começar as atividades do Akademy-BR 2010 por volta das 9:30. Após uma breve sessão de abertura para apresentação dos participantes, orientações gerais sobre o sprint e discussão dos resultados esperados, os grupos foram formados e as hacking sessions começaram em duas salas de reunião que organizamos no albergue.
Os interesses das pessoas vão desde o desenvolvimento de aplicações para o KDE-Games, Rocs, KEduca, Plasma, até ações de promoção do KDE e artwork. As meninas (Amanda, Camila, Taiane, Jordana, Yasmin, e Aracele) estão basicamente focadas na definição de um Plano de Promoção KDE Brasil para 2010, mas também em atividades de desenvolvimento (Plasma) e tradução.
Em resumo, o que temos planejado para o Akademy-BR:
- Submissões para o Summer of Code 2010: conseguimos enviar seis propostas para o GSoC 2010, onde cinco delas estão relacionados ao KDE. Luiz Romário submeteu uma proposta para a adição de suporte a OpenGL no KStars, Alexandre Raymond quer desenvolver um novo front-end para Git, incluindo uma KPart flexível, Reck Wagner submeteu uma proposta para melhorar as funcionalidades do Rocs para suportar autômatos, Taiane quer trabalhar em um ambiente Plasma educacional e Vitor Boschi apresentou uma proposta para um servidor HTTP genérico para o KDE. Arthur Nascimento enviou uma proposta relacionada com gcc;
- Sprint do KDE-Games: Tomaz está conduzindo um sprint do KDE-Games dedicado ao desenvolvimento de jogos de cartas e a ajudar os novatos no desenvolvimento do KDE em geral;
- Rocs: a execução de scripts agora é executada em uma thread secundária e o suporte para plugins foi melhorado;
- KDE Observatory: uma refatoração está sendo feita para melhorar o desempenho através de um novo banco de dados consolidado de commits ao invés de adquirir informações diretamente dos archives da lista kde-commits. Além disso, uma data engine está sendo criada para centralizar os dados para várias instâncias do KDE Observatory;
- Reunião da equipe de promo: foi realizada uma sessão de brainstorming para definir as prioridades de ações promocionais do KDE para 2010 no Brasil e os pontos focados foram: material de promoção compartilhado entre os grupos regionais KDE (palestras, material para mini-cursos, vídeos, etc), criação do canal KDE Brasil no YouTube para armazenar palestras sobre o KDE, entrevistas, experiências, etc, divulgação do KDE em áreas não-técnicas, visitando escolas, planejamento da participação do KDE Brasil no FISL e no Latinoware e a reativação do KDE Women;
- Chord Melody generator: Alexandre Amorim está trabalhando em um novo aplicativo para gerar arranjos de chord melody para violão e guitarra a partir de melodias e sequências harmônicas fornecidas como entrada;
- KEduca: a equipe do Metasys começou a dialogar com as outras pessoas do KDE sobre a melhor maneira de portar o KEduca para o KDE 4. Durante esta conversa, decidiu-se reescrever a aplicação com uma estrutura mais flexível e com uma melhor interface de usuário;
- Artwork: Anderson Viana dividiu o seu tempo desenvolvendo o logotipo oficial do KDE Brasil, ícones para o Rocs e material de promoção do KDE no FISL e Latinoware.
Após a hacking session saímos para jantar, tomar uma cervejinha e/ou cachaça para alguns e aqueles mais animados esticaram a noite em um barzinho com música ao vivo !
2o dia
Como se deve esperar de uma primeira edição do Akademy-BR as atividades envolvem desde novatos se acostumando ao processo de desenvolvimento para o KDE, equipe de promoção compreendendo melhor a comunidade KDE e suas demandas, até o pessoal de artwork com seus primeiros resultados e alguns veteranos melhorando suas aplicações.
O pessoal do Metasys com o apoio de Mauricio Piacentini começaram a aplicar os primeiros passos na transição do KEduca. Ao final do trabalho, espera-se ter um software capaz de realizar a criação, edição e correção de testes, suportar o formato QTI e a utilização de bases de testes remotas. Eu passei algum tempo apresentando as orientações básicas do Oxygen (equipe de artwork do KDE) e o material de artwork do techbase para Anderson Viana e trabalhando para implementar as melhorias no KDE Observatory. Uma versão inicial da data engine já está fornecendo as funcionalidades básicas e certamente vai torná-lo muito mais rápido e confiável.
Os participantes do sprint do KDE-Games trabalharam em dois novos jogos de cartas: Crokinole e Bohnanza . A implementação do jogador no Bohnanza foi feita por Vitor e Taiane, enquando Chicão e Camila trabalharam na implementação das funcionalidades do baralho. Embora todos nós saibamos que melhorias e correções de bugs já existentes é algo muito útil para todos, o Akademy-BR foi planejado como um meio para transpor as barreiras iniciais que os novos colaboradores brasileiros têm enfrentado ao tentar contribuir para o KDE. Então, se acostumando com um codebase específico, mesmo sendo mais fácil em pequenos projetos, poderia assustar um pouco aqueles programadores mais novos.
Wagner Reck fez um ótimo trabalho ao melhorar as funcionalidades do Rocs e torná-lo estável para o KDE 4.5. Isso sem contar, sua submissão de proposta para o GSoC com o objetivo de suportar outros formatos de grafos no Rocs, correção de alguns bugs na criação do menu de plugins e implementação da execução de plugins em uma thread secundária.
Filipe Saraiva e Aracele melhoraram o Kmplot, permitindo ao usuário definir novos rótulos para os eixos utilizados nos gráficos e Luiz Romário implementou o modo de demo no jogo Kiriki, além de ter enviado sua proposta para o GSoC com o objetivo de adicionar suporte a OpenGL no KStars. Amanda e os outros da equipe de promo fizeram a formatação do plano promocional do KDE Brasil para 2010 e refinaram as ações previstas para o FISL e Latinoware 2010. Estar envolvido na organização do evento e no apoio aos novos desenvolvedores,divulgadores e artistas não me deixou tanto tempo livre quanto eu gostaria para realmente hackear o Plasmate e Gluon, mas certamente semeamos o espírito do KDE nos novos participantes e podemos esperar novas contribuições brasileiras a partir de agora.
KDHelio trabalhando
Pessoal do sprint do KDE-Games
Alex Raymond e Celso experimentando física para jogos
Vitor e Taiane trabalhando no Bohnanza e Aracele e Filipe hackeando o Kmplot
3o dia (último)
Sim, o Akademy-BR 2010 chega a seu último dia e algumas pessoas começam a sair de manhã cedo, enquanto outros ainda estão blogando sobre os resultados, novos amigos, expectativas para 2010, etc. A chuva não nos deu um descanso, mas felizmente nada comparado à tempestade do primeiro dia. As pessoas não puderam tomar sol nem explorar as outras amenidades da Praia do Forte mas, por outro lado, isso pode ter ajudado a manter o foco nas discussões e hacking sessions .
Aparentemente, Tomaz se apaixonou por todas as meninas do KDE Brasil ! e, não sendo suficiente a sua charmosa homenagem musical, pediu a Morgana (a propósito, uma talentosa artista – esta menina deveria estar nos nossos próximos eventos !) para fazer algo especial para o Akademy-BR . O resultado ? Aqui está:
Excelente artwork feito por Morgana. Da esquerda para a direita: Amanda, Camila, Jordana, Taiane, Aracele.
Foto real
Então, é isso pessoal. O Akademy-BR 2010 foi realmente um evento muito agradável (e trabalhoso ) e eu gostaria de agradecer a todos que estavam lá para dar o seu suor pelo KDE, para estreitar as amizades dentro do KDE Brasil, para melhorar algumas aplicações e renovar nossas esperanças de um grande ano para o KDE. Software Livre involve pessoas acima de tudo e certamente alguns novos amigos surgiram neste evento !
Até o Akademy BR-2011?
Foto do grupo
Foto do grupo
Live Blue news ...
19 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOlá a todos,
Estamos iniciando um canal de comunicação do KDE Brasil (em especial o Live Blue / KDE Bahia) com toda a comunidade brasileira de usuários e entusiastas de software livre e KDE em particular. A idéia é manter posts constantes e atualizados sobre as tendências e direções que o KDE vem tomando atualmente e sobre os trabalhos sendo realizados aqui no Brasil, eventos planejados e pessoas envolvidas.
Então, se você está interessado em acompanhar nossos trabalhos basta incluir nosso RSS no seu reader favorito
http://en.wordpress.com/tag/liveblue-news/feed/
Abraços,
Sandro Andrade