PROGRAMA DE CIBERCULTURA DA CÁSPER LÍBERO
17 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCIBERCULTURA E COMUNICAÇÃO EM REDE
Prof. Sérgio Amadeu da Silveira 2 sem. 2009
EMENTA
Cultura digital, Cibercultura e Cultura das Redes. Impactos da interatividade nas mídias tradicionais. Cultura recombinante, remixagem e a obra inacabada. O que realmente muda na revolução informacional. A cultura da convergência e a digitalização intensa dos bens simbólicos. Interfaces emergentes nas redes P2P, práticas colaborativas e diversidade digital. TV Digital, sobre IP e distribuída. Open jornalism, qualidade e credibilidade diante da cultura remix e da blogosfera. Realidades alternativas, simulações e múltiplas identidades. Os mitos da cibercultura. Contradições do capitalismo cognitivo diante da cultura digital: a crise da autoria e da propriedade intelectual. Os enfrentamentos na rede promovidos pela indústria dos conteúdos: cultura da permissão versus cultura livre. Economia da atenção e do relacionamento diante das comunidades virtuais, multitudes inteligentes e novas possibilidades de comunicação.
AULAS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 CIBERCULTURA E REVOLUÇÃO INFORMACIONAL
LEMOS, André. O imaginário da cibercultura: entre neo-luddismo, tecno-utopia, tecnorealismo e tecnosurrealismo. Disponível: www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/imaginario.htm Acesso em 02/08/2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. (Capítulos VIII – O som da cibercultura e IX- A arte da cibercultura).
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (Capítulo 1: Lições da história da Internet; Capítulo 2: A Cultura da Internet.)
WINNER, Langdon. A Informação como Mito. Disponível: http://members.fortunecity.com/cibercultura/vol4/infmito.html Acesso 03/08/2006.
2 IMPACTOS DA CONVERGÊNCIA DIGITAL
SILVEIRA, Sergio Amadeu. Convergência digital, diversidade cultural e esfera pública. In: Além das redes de colaboração / Sergio Amadeu e Nelson Pretto (organizadores). Salvador: UFBA, 2008. Disponível: http://www.scribd.com/doc/5456956/Alem-Das-Redes-de-Colaboracao-Sergio-Amadeu-e-Nelson-de-Luca
3 REDES SOCIAIS NA INTERNET: COMO SE FORMAM E COMO FUNCIONAM.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Disponível: www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-redes-sociais-na-internet.pdf
UGARTE, David. El poder de las redes. Disponível: http://www.deugarte.com/gomi/el_poder_de_las_redes.pdf
4 MANOVICH E O SOFTWARE COMO MÍDIA
MANOVICH, Lev. Software takes command. 2008. Disponível: http://softwarestudies.com/softbook/manovich_softbook_11_20_2008.pdf
5 GALLOWAY E OS PROTOCOLOS NA COMUNICAÇÃO EM REDE
GALLOWAY, Alexarder. Protocol: how control exists after decentralization. New York, London: MIT Press, 2004. (Introdução e Cap. 1)
6 ECONOMIA DO IMATERIAL E O CAPITALISMO COGNITIVO
BARLOW, John Perry. Economia de idéias. Disponível também nos sites: http://tinyurl.com/6gdscl e http://tinyurl.com/6krdge. Acesso 08/04/2008.
SILVEIRA, Sergio Amadeu. O conceito de commons na cibercultura. Líbero. - Ano XI - no 21 - Jun 2008. Disponível: www.facasper.com.br/pos/libero/.../04%20Sergio%20Amadeu.pdf
7 CULTURA LIVRE X CULTURA DA PERMISSÃO: O QUE ESTÁ EM JOGO NA PROPRIEDADE INTELECTUAL
LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama 2005. (Capítulos 1 ao 8)
8 MÚSICA DIGITAL, INDÚSTRIA DA INTERMEDIAÇÃO E PLATAFORMAS DE DISTRIBUIÇÃO
PERPÉTUO, Irineu; SILVEIRA, Sergio Amadeu. O Futuro da música depois da morte do CD. 2009. Disponível: www.futurodamusica.com.br/
9 CELEBRIDADE E REPUTAÇÃO NO CIBERESPAÇO
PRIMO, Alex. Existem celebridades da e na blogosfera? reputação e renome em blogs. COMPÓS 2009: http://www.compos.org.br/data/trabalhos_arquivo_coXJHx58Jwpgo.pdf
10 ECOSSISTEMA P2P E TECNOLOGIAS DA COLABORAÇÃO
BAUWENS. Michel. A Economia Política da Produção entre Pares. Disponível: http://p2pfoundation.net/A_Economia_Pol%C3%ADtica_da_Produ%C3%A7%C3%A3o_entre_Pares
11 ESTÉTICA DOS GAMES PARA ALÉM DO ENTRETENIMENTO
Vídeo GAMER BR, Pirex.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. (Introdução, Capítulos: Games e ambientes compartilhados; O paradoxismo da auto-referencialidade nos games)
DARLEY, Andrew. Jogos e aventuras: surfando a imagem. Disponível no site: http://members.fortunecity.com/cibercultura/vol12/vol12_andrewdarley.htm . Acesso 10/07/2007.
12 JORNALISMO OPEN SOURCE, BLOGS, NANOBLOGS E PRÁTICAS COLABORATIVAS
BREIER, Lucilene. Slashdot e os filtros no Open Source Journalism. Disponível no site: http://www.bocc.ubi.pt/pag/breier-lucilene-slashdot.html
BRAMBILLA, Ana Maria. Jornalismo online em OhmyNews. Paper da mestranda em comunicação e informação da UFRGS. Disponível em PDF.
13 O MUNDO DA MOBILIDADE E AS MÍDIAS LOCATIVAS
LEMOS, André. Arte e mídia locativa no brasil. COMPÓS 2009: http://www.compos.org.br/data/trabalhos_arquivo_coVA3u1ryFPx6.pdf
14 OPEN SPECTRUM E O FUTURO DA TV DIGITAL
SILVEIRA, Sergio Amadeu. Comunicação digital, redes virais e espectro aberto. LÍBERO - Ano X - no 19 - Jun 2007. Disponível: www.facasper.com.br/pos/libero/libero%2019/Sergio.php.pdf
LEITURA SOBRE WEB SEMÂNTICA:
SOUZA, Renato Rocha; ALVARENGA, Lídia. A Web Semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652004000100016&script=sci_abstract&tlng=pt
DZIEKANIAK, Gisele; KIRINUS, Josiane. Web Semântica. Disponível: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewArticle/155
AVALIAÇÃO
Construção de um blog relacionando os temas discutidos no curso com fatos e fenômenos da Internet. Os critérios de avaliação serão discutidos em sala.