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PROGRAMA DE CIBERCULTURA DA CÁSPER LÍBERO

17 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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CIBERCULTURA E COMUNICAÇÃO EM REDE 
Prof. Sérgio Amadeu da Silveira                                                                                           2 sem. 2009 
 
EMENTA 
 
Cultura digital, Cibercultura e Cultura das Redes. Impactos da interatividade nas mídias tradicionais. Cultura recombinante, remixagem e a obra inacabada. O que realmente muda na revolução informacional. A cultura da convergência e a digitalização intensa dos bens simbólicos. Interfaces emergentes nas redes P2P, práticas colaborativas e diversidade digital. TV Digital, sobre IP e distribuída. Open jornalism, qualidade e credibilidade diante da cultura remix e da blogosfera. Realidades alternativas, simulações e múltiplas identidades. Os mitos da cibercultura. Contradições do capitalismo cognitivo diante da cultura digital: a crise da autoria e da propriedade intelectual. Os enfrentamentos na rede promovidos pela indústria dos conteúdos: cultura da permissão versus cultura livre. Economia da atenção e do relacionamento diante das comunidades virtuais, multitudes inteligentes e novas possibilidades de comunicação. 
 
AULAS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
 
1 CIBERCULTURA E REVOLUÇÃO INFORMACIONAL  
LEMOS, André. O imaginário da cibercultura: entre neo-luddismo, tecno-utopia, tecnorealismo e tecnosurrealismo. Disponível:
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/imaginario.htm Acesso em 02/08/2006. 
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. (Capítulos VIII – O som da cibercultura e IX- A arte da cibercultura). 
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (Capítulo 1: Lições da história da Internet; Capítulo 2: A Cultura da Internet.) 
WINNER, Langdon. A Informação como Mito. Disponível:
http://members.fortunecity.com/cibercultura/vol4/infmito.html Acesso 03/08/2006. 
 
2 IMPACTOS DA CONVERGÊNCIA DIGITAL 
SILVEIRA, Sergio Amadeu. Convergência digital, diversidade cultural e esfera pública. In: Além das redes de colaboração / Sergio Amadeu e Nelson Pretto (organizadores). Salvador: UFBA, 2008. Disponível:
http://www.scribd.com/doc/5456956/Alem-Das-Redes-de-Colaboracao-Sergio-Amadeu-e-Nelson-de-Luca 
 
3 REDES SOCIAIS NA INTERNET: COMO SE FORMAM E COMO FUNCIONAM. 
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Disponível:
www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-redes-sociais-na-internet.pdf  
UGARTE, David. El poder de las redes. Disponível:
http://www.deugarte.com/gomi/el_poder_de_las_redes.pdf 
 
4 MANOVICH E O SOFTWARE COMO MÍDIA 
MANOVICH, Lev. Software takes command. 2008. Disponível:
http://softwarestudies.com/softbook/manovich_softbook_11_20_2008.pdf 
 
5 GALLOWAY E OS PROTOCOLOS NA COMUNICAÇÃO EM REDE 
GALLOWAY, Alexarder. Protocol: how control exists after decentralization. New York, London: MIT Press, 2004. (Introdução e Cap. 1) 
 
6 ECONOMIA DO IMATERIAL E O CAPITALISMO COGNITIVO 
BARLOW, John Perry. Economia de idéias. Disponível também nos sites:
http://tinyurl.com/6gdscl e http://tinyurl.com/6krdge. Acesso 08/04/2008. 
SILVEIRA, Sergio Amadeu. O conceito de commons na cibercultura. Líbero. - Ano XI - no 21 - Jun 2008. Disponível:
www.facasper.com.br/pos/libero/.../04%20Sergio%20Amadeu.pdf 

 
7 CULTURA LIVRE X CULTURA DA PERMISSÃO: O QUE ESTÁ  EM JOGO NA PROPRIEDADE INTELECTUAL 
LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama 2005. (Capítulos 1 ao 8) 
 
8 MÚSICA DIGITAL, INDÚSTRIA DA INTERMEDIAÇÃO E PLATAFORMAS DE DISTRIBUIÇÃO 
PERPÉTUO, Irineu; SILVEIRA, Sergio Amadeu. O Futuro da música depois da morte do CD. 2009. Disponível:
www.futurodamusica.com.br/ 
 
9  CELEBRIDADE E REPUTAÇÃO NO CIBERESPAÇO 
PRIMO, Alex. Existem celebridades da e na blogosfera? reputação e renome em blogs. COMPÓS 2009:
http://www.compos.org.br/data/trabalhos_arquivo_coXJHx58Jwpgo.pdf 
 
10 ECOSSISTEMA P2P E TECNOLOGIAS DA COLABORAÇÃO 
BAUWENS. Michel. A Economia Política da Produção entre Pares. Disponível:
http://p2pfoundation.net/A_Economia_Pol%C3%ADtica_da_Produ%C3%A7%C3%A3o_entre_Pares 
 
11 ESTÉTICA DOS GAMES PARA ALÉM DO ENTRETENIMENTO 
Vídeo GAMER BR, Pirex. 
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. (Introdução, Capítulos: Games e ambientes compartilhados; O paradoxismo da auto-referencialidade nos games) 
DARLEY, Andrew. Jogos e aventuras: surfando a imagem. Disponível no site:
http://members.fortunecity.com/cibercultura/vol12/vol12_andrewdarley.htm . Acesso 10/07/2007. 
 
 
12 JORNALISMO OPEN SOURCE, BLOGS, NANOBLOGS E PRÁTICAS COLABORATIVAS   
BREIER, Lucilene. Slashdot e os filtros no Open Source Journalism. Disponível no site:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/breier-lucilene-slashdot.html 
BRAMBILLA, Ana Maria. Jornalismo online em OhmyNews. Paper da mestranda em comunicação e informação da UFRGS. Disponível em PDF. 
 
 
13 O MUNDO DA MOBILIDADE E AS MÍDIAS LOCATIVAS 
LEMOS, André. Arte e mídia locativa no brasil. COMPÓS 2009:
http://www.compos.org.br/data/trabalhos_arquivo_coVA3u1ryFPx6.pdf 
 
 
14 OPEN SPECTRUM E O FUTURO DA TV DIGITAL 
SILVEIRA, Sergio Amadeu. Comunicação digital, redes virais e espectro aberto. LÍBERO - Ano X - no 19 - Jun 2007. Disponível:
www.facasper.com.br/pos/libero/libero%2019/Sergio.php.pdf 
 
 
LEITURA SOBRE WEB SEMÂNTICA: 
SOUZA, Renato Rocha; ALVARENGA, Lídia. A Web Semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Disponível:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652004000100016&script=sci_abstract&tlng=pt 
DZIEKANIAK, Gisele; KIRINUS, Josiane. Web Semântica. Disponível:
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewArticle/155 
 
 
AVALIAÇÃO 
Construção de um blog relacionando os temas discutidos no curso com fatos e fenômenos da Internet. Os critérios de avaliação serão discutidos em sala.

 


Tags deste artigo: cibercultura curso pós-graduação

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