Novo visual, velho som
15 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaComo as coisas são...
O Ubuntu terá uma identidade totalmente nova na sua pŕoxima versão. Entretanto, essa identidade continuará tocando os mesmos tambores africanos que nos acostumamos a ouvir na inicialização do GNOME. E foi sem querer.
Em resposta a um comentário em seu blog, que perguntava quando teríamos um esquema de som atualizado, Mark disse que "esqueceu por completo disso". E ainda perguntou se o autor do comentário não poderia organizar a comunidade a escolher um esquema de som direcionado à luz.
As discussões sobre um esquema de som "Luz" estão tomando lugar nesta thread em ubuntuforums.org, e um bug para um novo esquema de som foi criado no Launchpad.net. Aconselho a todos quantos puderem e quiserem um novo esquema de som para o Ubuntu Lucid Lynx que marquem This bug affects me. Quanto mais pessoas marcarem este bug, mais os desenvolvedores ficarão pressionados a "corrigi-lo".
Fonte: http://www.omgubuntu.co.uk/2010/03/no-new-system-sound-theme-for-ubuntu.html
Problemas após atualizar o ubuntu 9.10 instalado pelo Wubi
15 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaHoje um colega de trabalho pediu ajuda com o grub do ubuntu do notebook dele que parou de funcionar logo após a atualização de kernel.
O grub ficava apenas no prompt, tentei levantar o sistema mas não conseguia achar sistema pelo grub, então rodei um live cd e vi que não tinha partição do ubuntu. Ele havia instalado pelo Wubi!
Procurando no launchpad encontrei a solução, basta fazer o download do wubildr com o patch, e substituir o arquivo abaixo:
C:\wubildr
Chamada de Trabalhos FLISOL 2010 – Salvador/BA
15 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaNós da comunidade de Software Livre Bahia convidamos a todos para enviarem suas propostas de palestras para o FLISOL 2010, as propostas devem ser encaminhadas até o dia 03 de abril de 2010 para flisol2010@gmail.com com as seguintes informações:
* Título da palestra:* Nome do palestrante:
* Público Alvo:
* Resumo:
* Mini-Currículo:
Maiores Informações:
See also:
Alterando a Tela de Inicio (splash) do Gimp.
15 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOlá a todos.
Fiquei um "tempinho" sem internet devido a mudança de residência.
Mas com tempo eu pego o "jeito da coisa" hehehe...
Bem... Eu estava uns dias atrás lendo em um tutorial como fazer os splashs (telas de inicio) do Gimp. Comecei a fazer umas e tudo mas, porém, eu me perguntei: "ué, eu aprendi a fazer, mas como mudar?". Daí veio a ideia de criar um tutorial para mudar e colocar qualquer imagens que vocês gostem no início do seu Gimp.
Vamos ao que interessa.
Vamos começar primeiramente escolhendo uma imagem para por. Escolha a imagem de sua preferência.
Estou usando a imagem abaixo. Pois peguei o papel de parede da área de trabalho para criar a minha tela de início para combinar com meu tema.
Baixo vejam o antes e depois de como ficou a tela de início do Gimp depois que fiz a mudança.
Lembre-se que não pode ser imagem muito grande, recomendo imagens pequenas.
Abra o terminal e digite os comandos abaixo
cd ~/.gimp-2.6/
mkdir splashes
No meu caso minha imagem estava no diretório Imagens. Então fiz:
mv /home/oliviofarias/Imagens/gimpsplash.png /home/oliviofarias/.gimp-2.6/splashes/
Claro que isso tudo fiz pelo terminal, mas como estamos falando de Ubuntu, e ele te da uma facilidade ainda maior, e faz com que não precise usar sempre o terminal.
Basta abrir clicar em Locais e depois Pasta Pessoal, apertar Ctrl+H para ver todos arquivos ocultos.
Procurar e abrir a pasta .gimp-2.6, em seguida clicar com botão direito e criar pasta. Nomear a mesma para o nome splashes.
Copiar ou recortar a imagem que você escolheu para ser e tela de início e colar dentro da pasta splashes.
Feito isso tudo agora você pode abrir normalmente seu Gimp e conferir a mudança no visual.
Abraços e fiquem com Deus.
Editado: valeu a dica André Gondim.
Novo visual
14 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaAproveitando que o Ubuntu está mudando sua identidade visual, este blog entra na onda do púrpura e promove uma repaginada geral em si.
Espero que nossos leitores aprovem. E nos façam saber, comentando sobre o novo visual!
Novo bootsplash do Ubuntu 10.04
14 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOlhem como está ficando o novo bootsplash no Ubuntu 10.04.
Está cada vez mais agradável aos olhos usar Ubuntu.
Como alterar o hostname de seu Ubuntu Linux
14 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOntem passei o dia todo tentando descobrir uma forma de fazer a Lucid reconhecer meu controlador de vídeo SiS 671/771, mas sem sucesso. O driver que me tem servido por duas versões da distro, infelizmente, não servirá para a Lucid por causa da versão do Xorg que vem empacotado nela, a 1.7x, e os workarounds pela Internet ainda citam a versão anterior. Dessa forma, meu vídeo alcança apenas 800x600 na Lucid, usando o driver VESA.
Há um bug sobre o driver SiS não funcionar corretamente reportado no Launchpad desde novembro de 2008 e na Wishlist desde julho de 2009 (e, se seguisse a mesma quantidade de tempo que levou para entrar na Wishlist, aogra em março deveria estar resolvido). Como a SiS é má e eu não gosto de uma resolução desproporcional ao meu monitor 14", tive que fazer downgrade.
No Encontro Livre, muitos palestrantes tinham hostnames nerds em suas máquinas. Nomes como nightstalker, por exemplo. Decidi dar um nome nerd para o meu laptop, também, já que o estava formatando. Mas por desatenção (e sono), acabei aceitando a sugestão padrão do instalador do Ubuntu (joao-laptop). Somente hoje percebi a besteira e corri para corrigi-la.
Muitas páginas na Internet diziam que eu tinha de ser root para mudar o hostname, usando echo novonomedehost > /proc/sys/kernel/hostname ou hostname novonomedehost. Ora, o Ubuntu desabilita o root por um motivo -- segurança. Criar uma senha de root apenas para trocar o hostname não me parece ser uma atitude segura, por isso nem considerei essas abordagens.
Lendo a página de manual do hostname, li que ele usa o arquivo /etc/hostname para manter permanentemente o nome de host, passando esse nome para o kernel na inicialização. Pois bem; se eu altero o conteúdo desse arquivo, usando gksu gedit /etc/hostname, depois de uma reinicialização o Ubuntu mostra o novo nome de host que escolhi:
Redesenhado e “arroxeado” mais novidades no visual do Ubuntu 10.04 Ubuntu Lucid Lynx
14 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEm mais uma atualização pude ver que alguns ícones foram arroxeados e seguem abaixo duas capturas de telas bem interessantes do novo visual, perceba abaixo em Locais essa mudança:
Veja que no lugar do canto esquerdo em baixo, onde mostra/esconde todos os programas ativos, também está roxo, e veja abaixo como estão alguns ícones da opção Preferências:
Meu twitter: @AndreGondim
Abraços e boa sorte!!
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe
Firefox 3.6 e o plugin sun-java em Ubuntu Perfeito 64bits.
13 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO Ubuntu Perfeito tem os dois kits java instalados : sun-java e o openjdk.
Por default, o sun-java é o padrão e também seu plugin para a internet.
Mas algo de errado acontece com o uso desse plugin sun-java no Firefox 3.6, ele simplesmente não funciona. E eu não sei exatamente o porquê.
Sei que o problema é com o Firefox, pois o Google Chrome funciona 100% sem nenhuma intervenção. Vasculhando a internet, notei que esse problema acontece também com outras distros, mas usuários do Ubuntu são os que mais reclamam.
De qualquer forma, deveria ter testado isso antes de colocar o Ubuntu Perfeito no ar.
Enfim, se você está usando a remasterização do Ubuntu Perfeito, acesse essa página :
http://www.javatester.org/version.html
Se notar que seu navegador não exibe a versão de Java ou diz que o plugin java não está instalado então eureka, realmente temos um problema.
Teste no Google Chrome, note que neste navegador não há problema algum.
Este problema não afeta apenas meu remix, mas outras distribuições também, de qualquer forma é lamentável que eu não tenha visto esse problema antes.
Vamos iniciar a resolução do problema, para aqueles que usam o Ubuntu Perfeito 64bits, apenas execute no terminal :
mkdir ~/.mozilla/plugins
Localize o arquivo ‘libnpjp2.so’ com o comando :
locate libnpjp2.so
Aparecerá algo como :
/usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.15/jre/lib/amd64/libnpjp2.so
Vê o arquivo acima, pois então você vai “linkar” o arquivo acima na pasta ‘~/.mozilla/plugins/’ com o comando :
ln -s /usr/lib64/jvm/java-6-sun/jre/lib/amd64/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/libnpjp2.so
Eu não sei se versão 32bits é afetada pelo mesmo problema, mas já testei e garanto que a versão 64bits é afetada pelo problema e a execução dos comandos acima resolve-no.
[]’s a todos.