O post anterior gerou algumas discussões sobre as capacidades do Flash, meus conhecimentos em relação à ferramenta e o padrão HTML 5. Infelizmente ainda não estudei HTML 5 ao ponto de listar todos os recursos que facilitarão nossas vidas. Já em relação ao Flash posso dizer que quando usava Windows ele era meu programa favorito (comecei na versão 5), e a coisa mais avançada que consegui fazer com ele foi esse jogo, há cinco anos, além de algumas animações bobas.
Quando estava no período de migração Win -> Lin, dual boot e tal, conheci o MTASC, um compilador livre para Actionscript 2, e descobri que havia todo um mundo de aplicações e bibliotecas dedicadas à causa do Flash open source. Houve tentativas de criar uma aplicação semelhante ao Flash da Adobe (na época da Macromedia) que funcionasse no Linux, mas nenhuma deu certo, até onde acompanhei. Existem, porém, outros aplicativos de animação disponíveis atualmente, como o Ktoon e o Synfig, mas não cheguei a me aprofundar em nenhum dos dois.
Concluindo, todos erramos, é normal. Eu também fiz sites em Flash. Mas se ainda existe alguma dúvida sobre a capacidade do trio HTML + CSS + Javascript de produzir sites com efeitos modernosos e estilosos, recomendo fortemente aos senhores e senhoritas conhecer a biblioteca Processing.js. E fica como lição final: “pesquisar antes de acusar”, A.K.A. “pensar antes de falar”.
Abs!
0sem comentários ainda