Estamos no primeiro dia do II Encontro Livre de Pernambuco, um evento que propõe discutir temas da cultura livre, hacktivismo e software livre.
Infelizmente, não pude estar presente antes das 19h00, mas ainda deu para pegar três ótimas palestras.
A primeira foi com o Fred Ulisses Maranhão, que dividindo sua história como pai-facilitador na palestra Crianças e Software Livre apresentou diversos programas pedagógicos, educativos e de distração que ele recomenda para o uso em casa, curtindo com os filhos. Nota para a dupla de professoras que contribuíram com a palestra, com elogios ao kgeography e ao celestia.
A segunda foi com o Felipe Machado, que preferiu uma conversa a uma palestra, sentado, de igual para igual, apresentando suas ideias para o público sobre a necessidade do homem de consumir o conteúdo que ele mesmo produz -- um assunto que envolve, é claro, a discussão moral sobre pirataria e livre acesso à informação. Ponto alto de sua conversa foi ter terminado sua apologia à cópia de séries e filmes com a seguinte pergunta: "Vai usar 10 mega pra quê?", sendo aplaudido por alguns.
A terceira e última palestra foi proferida pelo Marcelo Ramos, do Serpro, que discursou sobre Software Livre -- uma visão de futuro. Ele apresentou algumas formas de licenciamento de software, discorreu sobre a forma de licenciamento do Windows 2000 (cópia original que ele possui e mostrou no auditório), realmente tolhedora da liberdade de uso do software (i.e., bloco de notas, caluladora e paciência).
O Marcelo é uma figura; Ri por dentro quando ele "encenou" algumas histórias vivenciadas por ele. Ainda conversamos algumas coisas sobre implantação de SL de determinados departamentos da empresa onde trabalho.
O primeiro dia foi muito bom, pelo menos assistindo três palestras interessantíssimas.
Amanhã tem mais!
II Encontro Livre: memórias do 1º dia
11 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 187 vezes
0sem comentários ainda