Estamos nos aproximando do lançamento do GNOME 2.30, programado para o fim de março. Agora que o GNOME 2.30 está bastante adiantado nas traduções, precisamos verificar in loco se o nosso trabalho está realmente bem feito.
Para isso, existe o GNOME Developer Kit, que é uma distribuição Foresight Linux sincronizada com o que há de mais recente no ambiente GNOME. O chinês Zhang Sen é um dos mantenedores do GNOME Developer Kit e me foi apresentado recentemente por Og Maciel no #foresight.
Eu e Zhang Sen (também conhecido como Jesse) conversamos ao longo da última semana sobre algumas possíveis modificações no GDK para reduzir a imagem ao tamanho de um CD e tornar o sistema mais fiel ao GNOME.
A imagem de DVD do GDK tem atualmente 1,4GB, mas certamente terá menos que 700MB no próximo lançamento. Como tradutor, pedi ao mantenedor que removesse todas as ferramentas de tradução presentes no antigo GDK, pois os tradutores não costumam traduzir dentro das versões em desenvolvimento. Além disso, nossas ferramentas são facilmente instaláveis. Codecs, plug-ins e vários pacotes que não são partes essenciais do GNOME também foram retirados. Sugeri também que o Firefox desse lugar ao Epiphany, navegador oficial do GNOME.
Quem quiser rodar a próxima versão do GNOME apenas por curiosidade, também pode executar o GDK em máquina virtual. O gerenciador de pacotes do Foresight é o poderoso conary, que permite recuar as atualizações a versões anteriores.
Os testes estão indo muito bem e, em breve, eu ou Og Maciel anunciaremos o lançamento das novas imagens do GDK. Até lá, estará disponível a de 1,4GB.
Arquivado como:Fedora, Mandriva, Ubuntu
0sem comentários ainda