Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a Planeta do G...
Tela cheia Sugerir um artigo

Jorge Pereira: - Introdução aos Linux Device Drivers (ILDD)

19 de Junho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 200 vezes

Olá,

Este com certeza e um dos melhores matérias sobre ‘Linux Device Drivers’. Vale a pena conferir caso você tenha curiosidade ou necessidade de conhecer sobre o assunto.

Introdução aos Linux Device Drivers (ILDD) é um curso que tem por objectivo apresentar os princípios básicos do desenvolvimento de device drivers no Linux kernel. Pretende-se com este curso, que o leitor tenha contacto com várias ferramentas e sub-sistemas existentes no kernel, adquirindo assim as bases que lhe irão permitir desenvolver o suporte para a grande maioria dos dispositivos. Alguns dos temas introduzidos são: estrutura básica de um device drivercomunicação com o userspacememória dinâmicaeventos assíncronosprimitivas de sincronizaçãocomunicação com o hardware.

Este curso aborda o tema de uma perspectiva pedagógica, através da sistematização dos conceitos em conjunto com uma forte componente prática, na qual se convida o leitor à implementação gradual de um device driver que dará suporte a um dispositivo especificamente concebido para o efeito. O leitor poderá ainda consultar a literatura de referência, de onde se destacam os excelentes títulos: Linux Device DriversUnderstanding the Linux KernelLinux Kernel in a Nutshell.

O autor, com a ajuda dos seus revisores, investiu mais de um ano de trabalho na elaboração e preparação deste curso, no sentido de oferecer à comunidade, não só um manual de aprendizagem abrangente, mas também uma importante referência futura. Caso encontre alguns erros ou tenha sugestões que visam melhorar ou complementar este trabalho, não hesite em contactar o autor.

Download aqui



Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/JorgePereira/~3/pQUjePP_DCY/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.