Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a Planeta do G...
Tela cheia Sugerir um artigo

Gustavo Noronha (kov): C-A-B e Magic SysRq

3 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 120 vezes

Isso era pra ser comentário de um post no blog do Eriberto, mas como ele exige login para fazer comentários e reiniciar a senha que eu obviamente esqueci demorou muito, vai um post mesmo.

O post dele trata da ida embora da combinação Control-Alt-Backspace, que matava o X. Essa combinação ir embora é uma coisa boa, na minha opinião por vários motivos, o principal deles sendo que eu já derrubei meu X várias vezes sem querer fazendo um comando no Emacs ou no Bash ;D. Se uma combinação desse tipo era tão importante e precisava ser intuitiva é melhor a gente parar de zoar a Microsoft fazendo camisas com C-A-del e começar a zoar a nós mesmos =P.

Depois ele diz que “Novidade: agora é AltGR PrintScreen K.”. Não é bem assim. Essa combinação existe desde sempre e é um dos comandos do chamado Magic SysRq do Linux. Essa combinação específica serve para matar todos os processos do virtual terminal atual, que acaba por ser o suficiente para conseguir algo semelhante ao C-A-B. Outras combinações são AltGr+SysRq+e, que manda um SIGTERM pra todo mundo, AltGr+SysRq+i, que manda um SIGKILL pra moçada, AltGr+SysRq+s que faz um sync de emergência (manda pro disco tudo que tá em memória esperando pra ir pro disco), AltGr+SysRq+u, que remonta os sistemas de arquivo em modo leitura, e AltGr+SysRq+b que dá reboot.

As combinações mágicas precisam estar habilitadas no Linux (estão na maioria das distribuições, por padrão) e podem te ajudar a sair de um “travamento”, mesmo que seja reiniciando o sistema de forma limpa, sem risco de perder dados.


Fonte: http://blog.kov.eti.br/?p=104

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.