Nas versões mais antigas do GNOME Shell, a extensão de Alternative Status Menu oferecia a opção de Hibernar, além de ampliar as opções neste menu. Atualmente existe a extensão Hibernate Status Button, que instalada sozinha não funciona. Então vamos lá para a receitinha de bolo para fazer tudo funcionar perfeitamente.
Primeiramente, vamos instalar o pacote pm-utils. Abra o seu terminal e execute:
sudo apt-get install pm-utils
Em seguida, realize um teste para ver se a função Hibernar realmente funciona no seu sistema. Ainda no terminal, execute:
sudo pm-hibernate
Depois de desligado, ligue o seu laptop ou PC novamente. Os seus aplicativos abertos reabriram? Beleza! Se a função hibernar não funcionar, verifique se a sua partição swap é no mínimo maior que a sua memória RAM disponível.
Habilitando a hibernação
O indicador de sessão foi configurado para utilizar o logind ao invés de upower. Hibernar está desabilitado por padrão em ambos. Para reativar esta opção, execute o comando abaixo para editar o arquivo de configuração:
sudo gedit /var/lib/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.enable-hibernate.pkla
Copie e cole as linhas abaixo no arquivo e salve.
[Re-enable hibernate by default in upower] Identity=unix-user:* Action=org.freedesktop.upower.hibernate ResultActive=yes [Re-enable hibernate by default in logind] Identity=unix-user:* Action=org.freedesktop.login1.hibernate ResultActive=yes
O arquivo deverá ficar como na imagem abaixo:
Até aqui, funciona perfeitamente no Ubuntu, mas para aparecer no seu GNOME Shell, instale a extensão Hibernate Status Button e um novo ícone irá aparecer no seu menu (vide imagem abaixo):
Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser
0sem comentários ainda