Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a planetas
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Planeta do ArchLinux

11 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Sérgio Berlotto - Site Pessoal : Themas no XFCE…

8 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Não sei se é pq eu primeiro “limpei” meu ambiente, retirando tudo que achei que era do Gnome ( que andava demorando muito para executar ), e, somente depois disto eu instalei o XFCE, mas eu não consigo colocar um thema decente no meu xfce… praticamente todos que tendo ficam feios, mal configurados, como se fossem mal instalados, faltando muitas coisas…

A questão é: alguem já fez esta de limpar o gnome completamente do seu ambiente, zerar todas as configurações e inicar num xfce ? Apesar de os temas padrões do Xfce seram bonitos, eu gostaria de mais facilmente poder trocar o tema do meu ambiente.

Agora, uma coisa que descobri foi que para alterar as bordas das janelas no XFCE, basta executar no terminal “xfwm-settings”, que não sei pq cargas d´agua não tem no menu de configurações… heheheh ( ou eu sou muito cego ! )



Hugo Dória - hdoria : Convertendo um repositório git para mercurial

5 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hoje eu precisei migrar um projeto do git para o mercurial. Achei que ia dar um trabalho enorme, mas , felizmente, o processo é bem simples. Segue um passo-a-passo rápido:

Para fazer a migração é preciso da extensão "convert" do mercurial, mas ela vem desabilitada por padrão. Para reverter isso adicione as seguintes linhas ao arquivo ~/.hgrc :

[extensions]
hgext.convert=

Agora para importar seu código faça:

$ hg convert seu-repositório-git

Exemplo:

$ hg convert ~/projetos/meu-git

Isso vai criar um novo diretório, chamado "meu-git-hg". Se preferir, você pode definir o diretório para onde o código será convertido. Para fazer isso basta rodar o comando dessa forma:

$ hg convert seu-repositório-git meu-novo-repositório-mercurial

Exemplo:

$ hg convert ~/projetos/meu-git ~/projetos/meu-hg

Ao tentar listar o conteúdo deste diretório você verá que ele está vazio. Para que seus arquivos originais apareçam neste é preciso fazer o seguinte:

$ cd meu-git-hg

$ hg checkout

Pronto! Seus arquivos aparecerão novamente e já estarão sob o mercurial. :-)

Maiores informações: http://mercurial.selenic.com/wiki/ConvertExtension



Rael Max : Os donos da SUA liberdade

22 de Janeiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A ideologia e as vantagens da utilização de softwares livres vem chamando a atenção de cada vez mais pessoas. Grandes corporações tem focado áreas específicas na criação e suporte de soluções livres. O problema é que, como em todo lugar, tem sempre os “empolgadinhos”, conhecidos na internet como “xiitas”.

Os tais xiitas confundem bastante o conceito de liberdade que tanto pregam. Querem que o usuário tenha acesso ao código fonte dos softwares mas reclamam e criam confusão pelo simples fato do usuário preferir uma solução “não-livre”. Talvez o maior exemplo de xiita seja o criador da FSF(Free Software Foundation), Richard Stallman. Esse simpático cidadão de cabelos grisalhos, muitas vezes já ultrapassou a linha entre a razão e os interesses próprios, interesses esses que ele faz questão de fazer parecer ser o de toda a comunidade. O que não é verdade, nem de longe.

E como já é de se esperar, como criador da FSF, Richard Stallman é um homem bastante influente dentro da comunidade, ele praticamente reescreve a “cartilha anti-software proprietário” cada vez que muda de opinião. Essa influência de Stallman, faz lotar fóruns, listas de discussão e logs de canais IRC de todo o mundo, com reclamações e severas críticas aos usuários com mais de 2 neurônios. “Queimem os hereges que utilizam a rede MSN!”.

E a pior atitude, que talvez seja a maior mancha para o movimento software livre, seja o FUD praticado contra grandes corporações, tendo como principal alvo, a Microsoft. Acho que não há nenhuma explicação plausível para tanto FUD. Uma atitude que além de desleal é totalmente inaceitável quando se quer seguir os mínimos princípios éticos. Atitude de perdedor, que se preocupa mais em reclamar do concorrente do que com as suas qualidades.

O softwares livre tem como ideologia preservar o conhecimento comunitário, onde a liberação do código-fonte do software é um meio e não uma finalidade. Conhecimento esse, que não precisa ser passado para a comunidade em forma de código-fonte, mas também como uma boa documentação a respeito do assunto, o que para a maioria, vale bem mais do que meia dúzia de linhas de código mal comentadas.

Sinceramente, não gosto muito de envolver o termo “liberdade” com “software livre”. Acho que liberdade não tem muito a ver com isso. Liberdade tem mais a ver com escolher o que melhor se adequa a sua necessidade, e não o que melhor se adequa a sua necessidade “desde que seja livre”. Não gosto desse tipo de restrição. Parece algo do tipo qualquer cor desde que seja branco. Analisando bem, dá para encontrar até um fundo de hipocrisia nessa história toda.

Os xiitas tem que entender que nem todo mundo que opta por uma solução livre está interessada em ver o código-fonte, ou saber como funciona debaixo dos panos, na maioria das vezes essa pessoa só quer  usar o programa, apenas isso. E para isso pouco importa se o software é livre ou não. Essa é a visão do usuário.

E você, o que acha dessa liberdade? Comente. :-)

[publicado originalmente em: Ctrl Alt Del]




Clécio Oliveira : Feliz Ano Novo – 2010

31 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Venho através deste post agradecer a caminhada que iniciamos este ano, mais precisamente em 16 de março de 2009, sem essa parceria o sucesso em ambas as partes seria impossível…

Agradeço as valiosas amizades que através deste blog pude encontrar virtuais ou não, espero que perdurem por muito tempo.

Desejo a você caro leitor e parceiro um Feliz Ano Novo.

Que este Novo Ano que se inicia seja Mágico, e que todos os nossos sonhos se realizem em 2010.

Sucesso sempre!

AFK



Clécio Oliveira : Feliz Ano Novo – 2010

31 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Venho através deste post agradecer a caminhada que iniciamos este ano, mais precisamente em 16 de março de 2009, sem essa parceria o sucesso em ambas as partes seria impossível…

Agradeço as valiosas amizades que através deste blog pude encontrar virtuais ou não, espero que perdurem por muito tempo.

Desejo a você caro leitor e parceiro um Feliz Ano Novo.

Que este Novo Ano que se inicia seja Mágico, e que todos os nossos sonhos se realizem em 2010.

Sucesso sempre!

AFK



Rael Max : Eu, tu, ele e os padrões web

27 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A cada nova especificação do html5, a cada feature do css3 e a cada resposta dos browsers a esses recursos a web dá um enorme passo para se consolidar como grande plataforma de desenvolvimento de aplicações.

Nos últimos anos a internet caminhou a passos largos, e isso se deve ao fato da Microsoft ter lançado duas novas versões do seu navegador, o IE7 e agora por último o IE8, tentando acabar com o legado de inconsistências com os padrões da w3c que cercam o IE6.

Quando se discute esse tipo de coisa, sempre vemos os mesmos argumentos. Alguns dizem que o usuário comum(você mesmo, fazendeiro da colheita feliz) não tem nada a ver com os tais padrões, e que não perdem em nada em utilizar um navegador arcaico que não os suportem(aka IE6).  Concordo em partes. A preocupação com os padrões não deve ser do usuário, e sim da desenvolvedora do browser, o problema é que focam demais em soluções para problemas que não existem(vide abas coloridas no ie8) e acabam esquecendo de atualizar seu browser com as novas especificações das linguagens base da internet.

Esse tipo de coisa faz parecer que o browser quer aparecer mais que a própria internet. Talvez com essa nova guerra de navegadores as empresas tenham esquecido a utilidade principal de um navegador, que é a mesma de um sistema operacional. Servir de plataforma pros aplicativos web e desktop, ficando cada vez mais transparente para o usuário.

Falando em plataforma, essa desconformidade dos navegadores com os padrões é o que faz, no meu ver, com que a web demore a emplacar como principal plataforma de desenvolvimento de aplicativos, a tal nuvem. Talvez ficando até atrás dos problemas de conexão com a internet que tanto citam quando falam desse assunto.

Resta a nós, desenvolvedores, continuarmos lutando por essa causa, senão, continuaremos utilizando imagens para termos bordas arredondadas e necessitando de plugins para ter áudio e vídeo nos sites que desenvolvemos.

Para concluir o meu pensamento gostaria de utilizar algumas palavras de Tim Berners-Lee.

“It’s been said today that, yes, this is a markup language for a Web page. But it’s a computing platform, too. The really big shift happening here is the shift to being a client-side computing platform,”




Rael Max : Control-z no google! Seja rápido!

21 de Março de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Situação:

Você pega fotos nada convencionais da sua vizinha gostosona, e quer compatilhar com um amigo! Logo você anexa todas as fotos em um email e envia para o amigo, ao clicar no botão enviar, você percebe que enviou para o corno, opss, para o marido da dona, e agora bial!?

Bom o Google liberou uma ótima feature para o gmail, agora ao enviar um email, aparece um botão “undo(desfazer)”, o seu email fica congelado por 5 segundos antes do google enviar para o destinatário, nesse tempo você pode cancelar o envio da mensagem, e o corno, digo, o marido da dona, não ficaria sabendo das fotos.

É isso aí, mais uma coisa pra você colocar na sua lista de “Eu tinha que ter pensado nisso”.

Para ter o recurso você deve habilitar a opção no “settings”, tenho uma leve impressão que só está liberado para o Gmail em inglês, pois vem do Google Labs.

Té mais, e desculpa por ter demorado tanto pra postar! :)

De: http://gmailblog.blogspot.com/2009/03/new-in-labs-undo-send.html




Rael Max : Não… eu não morri.

15 de Dezembro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá povo!

Sei que quase ninguem notou minha ausência nos úlltimos 15 dias, mas o lance é esse, eu fiquei ausente! (óbvio? ¬¬)

Tivemos uns problemas financeiros aqui em casa, e ficamos sem internet por esse tempo! Hoje recebi o meu salário e pude pagar a conta atrasada, resultado:

[root@underground maxi]# pacman -Syu
:: Sincronizando a base de dados de pacotes…
core                      31,4K   14,2K/s 00:00:02 [#####################] 100%
extra                    414,0K   13,5K/s 00:00:31 [#####################] 100%
community                348,6K   10,7K/s 00:00:33 [#####################] 100%
kdemod-core               45,5K   12,5K/s 00:00:04 [#####################] 100%
archlinuxfr               24,9K   18,1K/s 00:00:01 [#####################] 100%
:: Iniciando atualização do sistema…
:: Substituir esd por extra/esound? [S/n]
resolvendo dependências…
atenção: dependência cíclica detectada:
atenção: glibc será instalado antes de sua dependência bash
procurando por conflitos internos…

Remover (1): esd-0.2.40-1

Tamanho total dos pacotes a serem removidos:   0,33 MB

Alvos (141): esound-0.2.41-1  apache-2.2.11-1  kernel-headers-2.6.27.6-2
glibc-2.9-2  bash-3.2.048-1  automake-1.10.2-1  binutils-2.19-1
heimdal-1.2.1-2  glib2-2.18.3-1  libsoup-2.24.2.1-1
evolution-data-server-2.24.2-2  gnome-menus-2.24.2-1
bug-buddy-2.24.2-1  xcb-util-0.3.1-1  cairo-1.8.4-1
dbus-core-1.2.4-1  dbus-1.2.4-1  gcc-libs-4.3.2-2  mesa-7.2-1
compiz-core-0.7.8-1  libcompizconfig-0.7.8-1  python-2.6.1-1
compizconfig-python-0.7.8-1  ccsm-0.7.8-2  cdrkit-1.1.9-1
compiz-bcop-0.7.8-1  libjpeg-6b-6
compiz-fusion-plugins-main-0.7.8-2
compiz-fusion-plugins-extra-0.7.8-1  policykit-0.9-7
consolekit-0.3.0-3  libcups-1.3.9-2  cups-1.3.9-3  deluge-1.0.6-2
gnome-desktop-2.24.2-1  libgweather-2.24.2-1  libxi-1.1.4-1
pango-1.22.3-2  gtk2-2.14.5-2  libwnck-2.24.2-1
gnome-panel-2.24.2-2  gnome-python-desktop-2.24.0-3
deskbar-applet-2.24.2-1  dosfstools-3.0.1-1  eog-2.24.2-1
libnotify-0.4.5-1  epiphany-2.24.2.1-1  ghostscript-8.63-4
libspectre-0.2.2-2  poppler-0.10.1-1  poppler-glib-0.10.1-1
evince-2.24.2-2  evolution-exchange-2.24.2-1  fftw-3.2-1
file-roller-2.24.2-2  gcalctool-5.24.2-1  gcc-4.3.2-2
gedit-2.24.2-1  gftp-2.0.19-1  git-1.6.0.5-1  gucharmap-2.24.2-1
gnome-applets-2.24.2-1  gnome-settings-daemon-2.24.1-1
gnome-control-center-2.24.0.1-4  gnome-power-manager-2.24.2-1
gnome-screensaver-2.24.1-1  gnome-session-2.24.2-1
gnome-terminal-2.24.2-1  tdb-3.2.5-1  smbclient-3.2.5-2
gnome-vfs-2.24.0-2  gparted-0.4.1-1  gpgme-1.1.7-2
gstreamer0.10-bad-0.10.9-1  neon-0.28.3-2  xvidcore-1.2.1-1
gstreamer0.10-bad-plugins-0.10.9-2  gstreamer0.10-ffmpeg-0.10.6-1
gstreamer0.10-good-0.10.11-1  wavpack-4.50.1-1  libv4l-0.5.7-1
gstreamer0.10-good-plugins-0.10.11-1
gstreamer0.10-ugly-0.10.10-1
gstreamer0.10-ugly-plugins-0.10.10-1  gtkhtml-3.24.2-1
gvfs-1.0.3-2  hamster-applet-2.24.2-1  hplip-2.8.10-2
hunspell-1.2.8-1  pciutils-3.0.3-1  hwd-5.4-1
imagemagick-6.4.7.8-1  imlib2-1.4.2-2  inkscape-0.46-9
iwlwifi-4965-ucode-228.57.2.23-1  jre-6u11-1  libidn-1.11-1
kdelibs3-3.5.10-2  kernel26-2.6.27.8-1  libdrm-2.3.1-2
libgnomecups-0.2.3-4  libgnomeprint-2.18.3-4  libpcap-1.0.0-1
libx86-1.1-2  xkeyboard-config-1.4-1  libxklavier-3.8-1
libxmu-1.0.4-2  man-pages-3.15-1  mousetweaks-2.24.2-1
ttf-dejavu-2.27-1  mplayer-1.0rc2-9  mutagen-1.15-1
nautilus-2.24.2-1  ntfs-3g-1.5130-1  openoffice-base-3.0.0-4
openssh-5.1p1-2  orca-2.24.2-1  php-5.2.7-2  phpmyadmin-3.1.1-1
pm-utils-1.2.3-3  ppp-2.4.4-7  preload-0.6.3-3  sqlite3-3.6.6.2-1
qt-4.4.3-3  totem-plparser-2.24.2-2  rhythmbox-0.11.6-4
subversion-1.5.4-2  system-tools-backends-2.6.0-3  vi-7.2.65-1
vim-7.2.65-1.1  vinagre-2.24.2-1  wpa_supplicant-0.5.11-1
wicd-1.5.6-1  wine-1.1.10-2  xf86-video-vesa-2.0.0-2
xfprint-4.4.3-2  xine-lib-1.1.15-4  libpciaccess-0.10.5-1
xf86-input-evdev-2.0.7-1  xorg-server-1.5.3-3  xproto-7.0.14-1

Tamanho total do Download:   580,55 MB
Tamanho Total da Instalação:   1775,41 MB

Continuar a instalação? [S/n]

Bom é isso, só quis mostrar pros 0 leitores do meu blog, que eu não morri! E putz, ficou legal esse novo WordPress hein! :P




Rael Max : Download de torrents, usando ssh + screen

22 de Novembro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

No fim de semana costumo fazer download de alguns arquivos na internet, mas a minha conexão não me permite download de arquivos muito grandes, então faço esses downloads na empresa onde trabalho. O problema é que muitas vezes esqueço de deixar baixando algo antes de vir para casa no fim de semana, e para resolver isso, me conecto remotamente e inicio o download, nesse post vou explicar como faço. É isso, como já estou me enrolando com as palavras, vamos ao que realmente interessa!

Primeiro procurei na internet o torrent de algum arquivo que me interessasse, escolhi o jogo Gran Turismo4. Os procedimentos são:

Envie o arquivo .torrent para o servidor:

scp arquivoescolhido.torrent usuario@servidor.xxx.xx: (não esqueça do : no final do endereço)

Agora conecte-se ao servidor usando ssh:

ssh usuario@servidor.xxx.xx

Em seguida digite para criar uma sessão virtual do terminal:

$ screen

Com a sessão criada, agora execute o comando:

$ transmissioncli seuarquivo.torrent

Pronto, o download do seu torrent está sendo feito, para voltar para o terminal aperte as teclas:

<ctrl> + a + d

Tudo certo!? Agora você pode deslogar do ssh apertando as teclas:

<ctrl> + d

Se quiser conferir o andamento de seu download, basta digitar:

$ screen -R

Usando o screen, você pode deslogar do servidor remoto, e o seu download vai continuar sendo executado.

O screen tem várias utilidades, essa é só uma delas. (postei essa não porque achei a mais interessante, mas porque foi a única que lembrei.)
Então, fica a dica pro pessoal! :)




Rael Max : Viaje pela linha do tempo do Google

27 de Setembro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Visitando o Google, encontrei uns links legais sobre a históra da empresa, o que ocorreu nesses 10 anos, e o que esperar sobre os próximos 10!

10 anos da gigante de buscas!

10 anos da gigante de buscas!

Linha do tempo - http://www.google.com.br/tenthbirthday/

Os próximos 10 anos – http://www.google.com.br/tenthbirthday/ten-years-out.html

Até mais! :)




Tags deste artigo: archlinux planet planeta