Carlos Eduardo - cecampos : Mudanças…
9 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaBom pessoal, como vocês podem perceber meu blog está abandonado praticamente desde as minhas últimas férias. Escrevo hoje para informar que mudei de emprego e voltei a atuar diretamente na área técnica o que me leva a crer que terei mais tópicos interessantes a escrever, só me resta saber se terei tempo
Marcelo Cavalcante - kalib : Lixo eletrônico? Não sabe o que fazer? O FLISOL sabe!
9 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaSaudações pessoal, todos dispostos a ajudar?
Algumas semanas atrás uma amiga me perguntou algumas coisas sobre reciclagem ou reaproveitamento de e-lixo ou lixo eletrônico para os menos íntimos. A mesma não informou estes termos mas a intenção foi parecida. Me perguntou sobre como se descartar corretamente mídias (cds, dvds) ou velhas peças de computador. E como estamos nos aproximando do FLISOL, aproveitei para divulgar uma iniciativa que teremos aqui em Fortaleza no dia 24 de Abril durante o FLISOL – Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre.
Mas, o que é esse tal e-lixo? Vivo recebendo esses SPAMs em minha caixa de email. Posso reciclar isso? o.O
Na verdade e-lixo não tem nada a ver com SPAM, apesar de algumas pessoas acharem que sim.
Quando citamos e-lixo, estamos falando de seus aparelhos eletrônicos que, por algum motivo, foram descartados por você. Televisores, aparelhos de DVD, computadores, impressoras, calculadoras, etc, são exemplos de lixo eletrônico que, uma vez que não sejam descartados da forma correta, acabarão em aterros comuns cujo único destino será se tornar um agente poluidor para o solo, água e porque não o ar.
Existem várias formas de “dar um fim”, literalmente, a este “bens”. Utilizei a expressão dar um fim, pois é literalmente o que o FLISOL Fortaleza pretende fazer. O objetivo é dar um novo fim a estes objetos.
Existem vários projetos que trabalham diretamente com estas “peças” que descartamos. O que para nós não tem mais utilidade, para eles terá um fim que pode surpreender até mesmo o mais criativo artista. Trabalhos como o de meta-reciclagem demonstram a cada dia que este tipo de material pode sim ser utilizado para a criação de novos produtos, sejam eles eletrônicos, partindo dos componentes ainda em funcionamento, ou mesmo utensílios domésticos, enfeites, etc.
No FLISOL Fortaleza deste ano teremos um ponto de coleta deste material durante todo o dia do evento.
Pentes de memória RAM, HDs, placas de vídeo, placas mãe ou qualquer coisa que o valha estará sendo coletado.
Nos vemos lá.
Abraços!
Hugo Dória - hdoria : HnTool 0.1 liberado
9 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaSeguindo o principio do "release early, release often", estamos orgulhosos de liberar a primeira versão do HnTool, uma ferramenta cujo objetivo é fazer uma análise simples do servidor e dizer quais as falhas de segurança que existem.
Nesta primeira versão você terá:
- Suporte ao Arch Linux, CentOS, Debian, Fedora, Gentoo e Ubuntu.
- Testes para Apache, PHP, Portas, PostgreSQL, SSH e outros.
- Relatório em HTML ou terminal.
- Estrutura interna modular e fácil de contribuir.
Temos muitas ideias para as próximas versões do HnTool, entre elas:
- Módulos para MySQL, FTP, DNS, Squid, Iptables, Samba, DHCP, cups
- Um report mais detalhado, mostrando como corrigir a falha encontrada
- Opção para atualizar os módulos pela própria ferramenta
- Analisador web, através de upload de arquivos de configuração
- Suporte a traduções
Baixando e instalando
Para instalar o HnTool pelo fonte, baixe-o desde endereço e faça:
$ tar xvf hntool-0.1.tar.gz
$ cd hntool-0.1
# python setup.py install --prefix /usr/ --root /
Se você usa Arch Linux você pode instalar o HnTool através do pacote criado:
$ wget http://hntool.googlecode.com/files/hntool-0.1-1-i686.pkg.tar.xz
# pacman -U http://hntool.googlecode.com/files/hntool-0.1-1-i686.pkg.tar.xz
NOTA: Por enquanto só há pacote para o Arch Linux. Se você usa alguma distribuição baseada em rpm ou deb e sabe criar pacote, por favor, não se acanhe. Crie um e adicione em um bug report. Se precisar de um guia, pode usar o PKGBUILD que fiz para criar o pacote do Arch Linux.
Usando
Para rodar o HnTool basta executar o seguinte comando:
# hntool
Isso irá gerar um relatório no terminal:
Se preferir, você pode gerar um relatório em HTML com o comando:
# hntool -t html > index.html
Para maiores informações rode:
# hntool -h
Reportando Bugs
O HnTool está em um estado tão inicial e com tanto código sendo adicionado frequentemente que, com certeza, você vai encontrar vários bugs. Por favor, não deixe de relatá-los em http://code.google.com/p/hntool/issues/list.
Contribuindo
Contribuir com o projeto é fácil. Você pode dar sugestões, reportar bugs e pedir novas funcionalidades. Além disso, você pode contribuir criando módulos. Veja como é fácil:
Todos os módulos seguem a seguinte estrutura:
Como falei, resolvi criar o hntool de forma modular. A estrutura de um modulo é, mais ou menos, assim:
import os class rule: def short_name(self): return "ssh" def long_name(self): return "Checks security problems on sshd config file" def __init__(self, options): pass def analyze(self, options): check_results = {'ok': [], 'low': [], 'medium': [], 'high': [], 'info': []} ssh_conf_file = ['/etc/ssh/sshd_config', '/etc/sshd_config'] for sshd_conf in ssh_conf_file: if os.path.isfile(sshd_conf): try: fp = open(sshd_conf,'r') except IOError, (errno, strerror): check_results['info'].append('Could not open %s: %s' % (sshd_conf, strerror)) continue lines = [x.strip('\n') for x in fp.readlines()] # Checking if SSH is using the default port if 'Port 22' in lines or '#Port 22' in lines: check_results['low'].append('SSH is using the default port') else: check_results['ok'].append('SSH is not using the default port') # Closing the sshd_config file fp.close() return check_results def type(self): return "files"
Explicando melhor:
- short_name(self): Uma string contendo o nome curto do modulo. Ele será usado, por exemplo, na hora de listar todos os módulos existentes (hntool -l).
- long_name(self) : Aqui é a descrição do módulo. Também será mostrada na listagem dos módulos.
- analyze(self): É aqui que fica o código de verdade. O resultado desse método deve ser sempre uma lista com 5 elementos, que correspondem aos níveis de segurança encontrados - ok, info, low, medium e high, respectivamente.
- type(self): Cada módulo será de um tipo. "files" para módulos que lidam com arquivos de texto simples(/etc/passwd, por exemplo) ou de configuração. "services" para módulos que lidam com serviços.
Autores
Muita gente foi importante para este release, contribuindo com sugestões, bugs reports, código e, claro, apoio. Muito obrigado, Alexandro Silva, Aurélio Heckert, Candido Vieira, Elton Pereira, Italo Valcy, Késsia Pinheiro, Rafael Gomes, Rafael Gonçalves Martins, picoloto, Sebastian SWC. :-)
Bem, é isso. Aguardem novidades na versão 0.2.
Sérgio Berlotto - Site Pessoal : Personas – Tema do Inter-RS para o Firefox
8 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPessoal nevagando pelos temas do personas para o Firefox, eu encontrei dois do Internacional de POA, seguem os links abaixo:
Albino Biasutti Neto :: Blog : Relato do evento DFD 2010
6 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaSaudações! Demorei um pouco para postar sobre o primeiro evento da Comunidade de Software Livre do Espirito Santo – Tux-ES. Mas estou aqui para relatar. ;-] Foi um excelente evento, compareceu mais do que esperado. Tinham alunos do IFES, da própria Faesa, e de outras faculdades, e também pessoas que trabalham e não trabalham na área de [...]
Marcelo Cavalcante - kalib : BBB – Crônica de Luis Fernando Veríssimo sobre o BBB
6 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPor quantas vezes não me peguei discutindo com amigos/familiares que me consideram extremamente radical ao lhes chamar de estúpidos por darem IBOPE à programas como o BBB e ainda gostarem do que assistem ao ponto de ficarem cegos a todo o resto que lhes cerca durante aqueles minutos de “programação”. Fico abismado ao ver, inclusive em minha família, pessoas ditas “alfabetizadas” perdendo seu tempo em frente à uma televisão assistindo ao dito programa de entretenimento (?) BBB.
Pelo visto não sou o único. Podem me chamar de estúpido, ignorante, ou mesmo preconceituoso. Mas, fico feliz em ver que pessoas como o tão renomado Luis Fernando Veríssimo estão seguindo a mesma linha.
Ainda não sou pai, portanto não posso tomar medidas mais radicais do que simplesmente criticar. Mas com toda a certeza eu, enquanto pai, proibiria qualquer filho(a) de assistir este tipo de coisa.
Segue uma crônica que recebi hoje e faço questão de divulgar por ter enorme respeito ao mesmo bem como às suas contribuições literárias.
############################
“A Vergonha” – crônica de Luis Fernando Veríssimo sobre o BBB
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros… todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE.
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados..
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).
Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores )
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ir ao cinema…, estudar… , ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… , telefonar para um amigo… , visitar os avós… , pescar…, brincar com as crianças… , namorar… ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.
Abraços!
Arch Linux Brasil : Tradução da Arch Linux Magazine de Abril
5 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaAqui: http://www.archlinux-br.org/alm/2010/ALM-2010-Apr.html Boa leitura!
Albino Biasutti Neto :: Blog : Arch Linux no Dell Inspiron 1440 14″
5 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaSaudações! Um notebook Dell Inspiron 14″, para durar por muitos anos. Pagando ele em 12 prestanções (não tenho dinheiro para comprar a vista). Um excelente computador, configurei ele na comprar ao meu gosto, uma pena que vem com o ntfs, nada que o ext4 melhore. ;-] Linux arch 2.6.32-ARCH #1 SMP PREEMPT Mon Mar 15 20:44:03 CET [...]
Hugo Dória - hdoria : A melhor coisa da páscoa
5 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA páscoa é aquela velha história: temos que agradecer a aquele que lutou, morreu e ressuscitou por nós. Goku, claro.
Além disso, temos que comer muito chocolate (oba!), o que não deixa de ser muito bom. Mas, sem dúvida, a melhor coisa da páscoa é isso aqui:
Não tem preço.
Arch Linux Brasil : Bug Day: Sábado, 10 de Abril
4 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEstamos nesta novamente - alguns de nós o dia inteiro, outros durante todo o fim de semana.
Todas as contribuições, grandes e pequenas, são importantes. Junte-se a nós no canal de IRC #archlinux-bugs na rede freenode!