Tenho esta placa a algum tempo, e vinha utilizando a mesma, em meu antigo computador. Passaram-se dois anos, e por algum motivo bobo, me perguntava: “- Onde foi parar o CD de drivers?” – Windows? .. tô fora!
Resolvi, a algum momento deste ano, tentar vê-lá funcionando novamente no Linux, mas, não sei se por preguiça de Googlar ou por falta de tempo de me dedicar a isto, deixei-a espetada em meu pc, até que um dia, a televisão queimou!!!
Um clarão nos céus?!?
Sim, resolvi ver o poder da PixelView TVPro Ultra no Linux mais uma vez! E entender que nem tudo funciona por mágica ou combustão espontânea: (Gostou dessa neh Paulo!? xD)
- Primeiramente, é bom lembrar que o kernel já possui os módulos desta placa desde a versão 2.6.13, e, como existem muitos fabricantes, além de ser preciso saber qual o modelo exato, também é necessário saber o modelo do receptor/tuner utilizado na mesma.
- Em segundo lugar, estes dados não são carregados automaticamente pelo HAL, nem udev nem nada… é preciso realmente saber qual o fabricante, hardware … e blá blá blá, para posteriormente setar estas informações em um arquivo de configuração.
Por sorte e coincidência do destino, duas coisas me levaram a uma segunda tentativa depois de meses:
1 – Um howto contendo um link muito bom no fórum do archlinux;
2 – Encontrei a caixa com as informações que eu precisava em uma arrumação não tão esperada de minhas bagunças;
Sem mais, como visto, minha placa é uma PixelView Play TVPro Ultra com rádio FM, entrada para cabo coaxial para Televisão, S-Video, Video, entrada e saída de audio e conector para captura de sinal de um controle remoto que acompanha a mesma.
Queria mesmo, era assistir TV no PC e eliminar um pequeno trambolho de 14″ da SEMP Toshiba que só usava para assistir futebol as quartas-feiras e em alguns domingos… afinal de contas, acredito que já estava passando da hora desta relíquia se aposentar, pois já são 15 anos de uso intenso desde que minha esposa a comprou em 1995, quando eu ainda nem a conhecia. Alguém quer comprar uma TV? :-D – Maxcolor, em boas condições (após conserto)…
Fiz, simplesmente achar minha placa nesta página, seguir este HowTo e voilá.. depois, só configurei o TvTime para CATV (“TV A Cabo, pois utilizo parabólica”):
- Menu de Controle – Configuração de Entrada – Norma de Televisão: PAL-M ;
- Menu de Controle – Configuração de Entrada – Controle de Volume: Total ;
- Menu de Controle – Configuração de Entrada – Modo de Audio: Estéreo ;
Existem diversas outras opções de configurações, tais como Gama, brilho, cor, entrelaçamento, busca automática de canais, sendo cada caso, um caso.
As configurações dos módulos que são carregados para esta placa, são feitas com os seguintes parâmetros como root:
# modprobe cx88xx card=27 tuner=38 i2c_scan=1 radio=69 # modprobe -v tuner # modprobe -v cx8800 # modprobe -v cx88_alsa
Criei o arquivo de carregamento destes módulos na inicialização, conforme explica o howto… batizei-o de tv.conf, e seu caminho é /etc/modprobe.d/tv.conf… seu conteúdo:
alias char-major-81 videodev options i2c-algo-bit bit_test=1 alias char-major-81-0 cx8800 alias char-major-81-1 off alias char-major-81-2 off alias char-major-81-3 off options cx8800 video_nr=0 radio_nr=0 options cx88xx card=27 tuner=38 i2c_scan=1 radio=69
Praticamente um control+c, control+v do howto linkado aqui, e com ajuda de uma pesquisa no Viva o Linux na seção de “perguntas e respostas” (“radio=69“)… créditos ao jreinaldo.
Se vocês querem colocar sua placa “PCTV” prá funcionar em seu linux, nada melhor que uma boa procurada neste site:
Outro link no mesmo domínio, que poderá ajudar, é:
http://mstr.ueuo.com/achar/index.php
Caso tenha a mesma placa que eu:
http://mstr.ueuo.com/cx88/instalar.php?id=cx88xx&c=27&i=a
E para finalizar, se for colocar o rádio prá funcionar, visitem o Blog do Maurício Teixeira, pois, será de grande valia:
0sem comentários ainda