Governo do Estado do Rio de Janeiro sanciona lei ODF
22 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEvento realizado na manhã de hoje, 21 de novembro, no Rio de Janeiro, celebrou a lei nº 5978/2011, de maio deste ano, que determinou a utilização de arquivos de padrão aberto em todos os órgãos de administração do governo estadual.
No último dia 24 de maio, o governador do Rio de Janeiro sancionou a lei nº 5978/2011, que traz em seu artigo 1º, o seguinte texto: “Os Órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio de Janeiro, bem como os Órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos”.
O decreto acima, conhecido por lei ODF, é um projeto do deputado estadual do PT/RJ, Robson Leite, que participou da cerimônia de lançamento da lei, realizada na manhã de hoje. “Para os cofres públicos do Estado, a economia será de 15 milhões anuais”, afirmou. “A Índia já passou por este momento quando adotou o software livre e o desenvolvimento da sua indústria de TI acelerou. Esperamos que isto aconteça no Rio de Janeiro também. A lei veio na hora em que o Rio vive um momento ímpar, com novos investimentos, após 16 anos de fuga de grandes empresas do setor”, comemorou o deputado.
Longevidade para as informações
Para o coordenador do comitê de Software Livre do Serpro, Júlio Neves, também presente à solenidade, utilizar a política de padrões abertos garante longevidade aos documentos. “Na justiça, existem alguns processos que estão salvos no formato do Carta Aberta, um software que há muitos anos sumiu do mercado. Até hoje, existem algumas máquinas que só servem para ler estes processos”, contou, antes de deixar um aviso aos presentes. “Quem tem arquivos .doc, abra o olho, pois estão mudando para .docx e você não vai conseguir abrir os seus arquivos daqui a alguns poucos anos”, afirmou.
Paulo Coelho, presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), relembrou o protocolo Brasília, que foi assinado no Consegi de 2008. “Naquela ocasião, eu estava assumindo o Proderj e cuidei pessoalmente da migração das máquinas da empresa e dos nossos telecentros para software livre”, disse. “Se eu pagasse licença para as máquinas dos nossos telecentros, não teríamos nem metade dos que nós temos hoje”, explicou.
Ricardo Salomão, da Universidade Petrobras, local onde a cerimônia foi realizada, destacou dois aspectos importantes do ODF. “O primeiro é que ele é inclusivo, pois coloca no mesmo patamar quem pode comprar e quem não pode comprar um software. E o segundo é que insere o usuário na legalidade”, explicou, estendendo sua observação a todos os softwares de código aberto.
A cerimônia de lançamento da lei foi uma inciativa da Associação Libre de Tecnologias Abertas (ALTA), que é uma associação civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é fomentar e disseminar o uso de padrões abertos.
Veja a publicação da lei: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm
Ubuntu 12.04 LTS terá suporte por 5 anos.
27 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA Canonical anunciou em seu site no dia 21 de outubro, que a partir das novas versões LTS (Long Term Support), terá seu suporte estendido por 5 (cinco) anos.
veja o gráfico abaixo:
fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/timeline/835f7787d5a0075638d66261d83ca06a.png
A próxima versão será Ubuntu 12.04 LTS com o codinome Precise Pangolin, que está com o lançamento previsto para 26 de abril de 2012. A versão 10.04 LTS do Ubuntu terá seu suporte até abril de 2013.
Link oficial: http://www.canonical.com/content/ubuntu-1204-feature-extended-support-period-desktop-users
Quer conhecer mais sobre a história da mais popular distribuição GNU/Linux da história? Clique aqui! (link em ingles)
Instalando o LibreOffice no Ubuntu pelo terminal (mais rápido e prático)
27 de Setembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO primeiro passo é remover o OpenOffice, para isso, abra o terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal), na tela que abriu digite o comando abaixo.
$ sudo apt-get remove –purge openoffice*.*
(antes do comando purge existem dois hifens juntos “-”)
Entre com a senha para continuar o processo.
Agora precisamos adicionar o LibreOffice nos repositórios do Ubuntu.
$ cd
$ cd Download/LibO_3.4.3rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR/DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb
Aguarde a instalação dos pacotes até voltar ao prompt do terminal.
Feito isso, terá o LibreOffice instalado no seu Ubuntu ou qualquer distribuição baseada no Debian, para quem usa distribuições baseadas em .rpm, basta escolher na caixa de seleção a opção rpm.
Como pode perceber a instalação via terminal é muito mais prática e rápida e não cai a mão.
Instalando o LibreOffice no GNU/Linux Ubuntu (modo gráfico).
27 de Setembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaVeja como é fácil instalar no novo LibreOffice em seu computador.
Na edição 28 da Revista Espirito Livre, teve uma série de reportagens sobre uso da suíte de escritório LibreOffice. A partir disso criei um passo a passo de como instalar o LibreOffice no seu GNU/Linux Ubuntu.
Instalando o LibreOffice no Ubuntu pelo modo Gráfico (8.04, 10.04 e 10.10).
O primeiro passo é remover o OpenOffice, para isso abra o Central de programas do Ubuntu (Aplicativo > Central de programas do Ubuntu), Pesquise por OpenOffice, em seguida clique em cada item do OpenOffice e remova.
Agora precisamos adicionar o LibreOffice nos repositórios do Ubuntu, para isso abra o Canais de software (Sistema > Admistração > Canais de software)
No Canais de software clique na aba Outro Software e clique no botão adicionar.
Na janela que abriu entre com o texto: deb http://ppa.launchpad.net/libreoffice/ppa/ubuntu lucid main(copie esse texto e cole na caixa de texto) e clique no botão adicionar fonte.
Abra a central de programas e pesquise por LibreOffice e instale os pacotes libreoffice-gtk, libreoffice-core, libreoffice-base-core, libreoffice-calc, libreoffice-write, libreoffice-impess, libreoffice-math, libreoffice-commom, libreoffice-emailmerge, libreoffice-gnome, libreoffice-style-human, ure, uno-libs3, libreoffice-presentation-minimizer1, libreoffice-l10n-pt-br, libreoffice-help-pt-br.
1 O libreoffice-presentation-minimizer é o pacote responsável por comprimir os seus slides. Para usar basta ir no menu ferramentas > Minimize Presentation no LibreOffice Impress.
ALERJ Debate – Padrões abertos, software livre, LibreOffice e The Document Foundation
23 de Setembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaConfira o debate na TV ALERJ, que foi exibido no dia 21/09/2011 com o Deputado Robson Leite (autor da Lei de ODF no Estado do Rio de Janeiro), Olivier Hallot e Eliane Domingos.
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=v0OWOwDk9lU&feature=BFa&list=PL089A1EFCB6BC5881&lf=autoplay
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=ZV6Y2R1tUNE&feature=autoplay&list=PL089A1EFCB6BC5881&playnext=1