Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Comunidade

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

O que se precisa saber antes de usar o GNU/Linux.

16 de Agosto de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 78 vezes

Evite esbarar com as principais dúvidas dos iniciantes.

Antes de embarcar nessa jornada, seguem algumas dicas:

Não estou aqui pra dizer que Linux é melhor ou pior que outros Sistemas Operacionais. Cada um tem sua parte boa e ruim, pois não existe programas perfeito. Com isso quero deixar claro que, antes de se aventurar a usar o GNU/Linux você precisa saber algumas coisas:

Tire da cabeça que o GNU/Linux é difícil e para nerds. Isso é coisa do passado, e com a evolução constante das interfaces gráficas e de todo o sistema e seus aplicativos cada vez fica mais fácil.

A maioria das coisas que você sabe fazer no Windows ou Mac-OS pode e vai ser utilizado no GNU/Linux querendo ou não. Os aplicativos comuns que tudo usuário utiliza como por exemplo as suítes de escritório, são usadas da mesma maneira, como, teclas de atalho, alguns menus etc.

O GNU/Linux é diferente de Windows, não vai querer usar achando que tudo igual. Por exemplo “.exe” não é pra GNU/Linux e sim pra Windows. Sua conta de usuário tem alguns privilégios de administrador, porém é limitada, então tarefas como instalação, acessos a algumas pastas e alterações de arquivos vão exigir a senha do administrador (root).

O usuário root é o Todo Poderoso no GNU/Linux ele é quem manda e desmanda, como ele você pode tudo inclusive ferrar com o sistema (lembre-se ainda não criaram um sistema anti-usuário). No GNU/Linux por padrão de segurança você não loga mais como root, e em algumas distribuições ele vem desabilitado, justamente para evitar acidentes. Se for usar o root use com moderação e sempre encerre a sessão depois que terminar de usar.

O terminal, a famosa linha de comando não é nenhum bicho de 7 cabeças, tem horas que é melhor e mais rápido usá-lo.

Crie usuários para cada pessoa que for usar o GNU/Linux e senhas fortes, nada de data de nascimento, nome de cachorro, placa de veiculo. Misture letra maiúscula com minúscula, números e caracteres especiais. Ex. *L1nUx?=31, ou seja, usei a palavra Linux misturando letras, números e caracteres especiais e tem mais de 8 dígitos. (claro isso vale pra qualquer senha, Sistemas Operacionais, orkut, e-mail etc.).

Uma das mais importantes, se vai usar o GNU/Linux não tire seu Windows, use o que chamamos de dualboot, você mantém o Windows e separa uma parte do seu HD (Disco Rígido) para instalar a distribuição de sua preferência. Quando se sentir seguro, estará pronto para fazer a migração completa ou até mesmo manter os dois sistemas.

Se não leu a primeira parte desse post clique aqui.


Fonte: http://softwarelivre-rj.org/2011/o-que-se-precisa-saber-antes-de-usar-o-gnulinux/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.