Stoq 1.11, nova versão da suíte de aplicativos de gestão comercial e industrial
30 de Junho de 2016, 19:43 - sem comentários aindaÉ com grande prazer que a equipe de desenvolvimento do Stoq informa o lançamento da versão 1.11 do Stoq, que traz melhorias importantes no modelo de dados e cadastro de produtos, assim como diversas outras adaptações e correções. Veja as novidades completas aqui.Após uma fase privada com um pequeno número de usuários que trabalharam de perto para prover feedback intenso, estamos oferecendo em beta público uma extensão online, chamada Stoq.link. O Stoq.link é uma plataforma em nuvem que criamos para complementar a funcionalidade e alcance do Stoq. Além de prover backup transparente e zero-knowledge, o Stoq.link inclui integração multi-filiais em tempo real, relatórios avançados e suporte ao SAT fiscal homologado para uso no estado de São Paulo. O Stoq.link está sendo oferecido com preços promocionais iniciando em R$49,90 mensais, e inclui suporte helpdesk e acesso especial à equipe de engenharia.
Se você estava esperando por um produto interessante que pudesse adquirir para complementar o seu uso do Stoq, e de quebra apoiar e promover o seu desenvolvimento e manutenção, este é o momento perfeito. Visite stoq.link para mais informações.
O Stoq foi construído com participação ativa de sua base de usuários; no Stoq.link os desenvolvedores gostariam de contar com seu feedback e apoio. O projeto está em fase final de implementação de emissão de NF-e e NFC-e, diretamente do Stoq, sem a necessidade de utilizar o emissor gratuito da Sefaz. Gostaria de fazer parte de um teste privado? Entre em contato para participar ou tirar quaisquer dúvidas!
Endless inicia vendas de seu computador mini no Brasil
30 de Junho de 2016, 19:32 - sem comentários aindaA Endless está iniciando esta semana no Brasil as vendas de seu premiado computador Endless mini. Com um design inovador, premiado na última feira CES em Las Vegas, o Endless mini vem com o sistema operacional Endless OS e um pacote de mais de 100 aplicativos acessíveis off-line.
O Endless mini foi desenvolvido para a grande parcela da população mundial que não tem acesso fácil e constante à internet. É portanto a opção ideal para quem quer o melhor da tecnologia em um ambiente amigável, simples de usar e que não depende de conexão constante à internet.
O computador tem o formato de uma pequena bola que cabe na palma da mão e pode ser conectado à TV por meio de um cabo HDMI ou RCA, transformando até mesmo televisores antigos em uma TV inteligente.
A Endless é uma empresa com sede em San Francisco e escritório no Brasil, e desenvolveu o sistema operacional Endless OS após três anos de pesquisa com usuários na Rocinha e zonas rurais do Rio de Janeiro, e também na Guatemala e na Índia.
O sistema foi desenhado levando em consideração as deficiências de infraestrutura de banda larga em países emergentes: da concepção dos aplicativos e seu desempenho nos modos on-line e off-line, à forma como as atualizações de software, gratuitas, são realizadas. A interface é simples e intuitiva e a experiência de uso é parecida com a de um smartphones. Uma loja de aplicativos própria, nos mesmos moldes de Android e iOS, oferece aplicativos gratuitos, fáceis de instalar e usar.
São mais de 100 aplicativos e ferramentas para trabalho, escola e lazer, incluindo uma enciclopédia completa com mais de 80 mil artigos, jogos educativos para crianças, ferramentas para redigir documentos, planilhas e apresentações, compatíveis com o pacote Microsoft Office®, e programas para editar vídeos e fotos, criar protótipos em 3D e ouvir música.
“A característica principal é promover uma experiência de internet sem internet, permitindo aos usuários acessar conteúdos comumente disponíveis na internet, como Wikipedia, vídeo aulas da Khan Academy, notícias, dicas de saúde e receitas, por exemplo, quando lhe for conveniente, sem limitações de planos de dados”, diz Roberta Antunes, diretora geral de Brasil da Endless.
O mini vem com 32 GB de disco rígido, 2 GB de memória RAM, Quad Core CPU até 1.50 GHz, 3 entradas USB, Bluetooth, Ethernet e WiFi. O computador está disponível na loja da Endless (comprar.endlessm.com/ ao custo de R$ 899,00, valor que pode ser parcelado em 10x sem juros. O preço não inclui o monitor nem teclado e mouse.
Além de estar disponível no mini, o Endless OS pode ser baixado gratuitamente da Internet em endlessm.com. O Endless OS também está disponível de fábrica no notebook Z550MA da Asus. O notebook da Asus vem equipado com processador Intel Quad Core Celeron, memória RAM de 4 GB, placa gráfica integrada Intel HD 3000 com saída HDMI, tela de 15,6 polegadas com resolução HD (1366 x 768 pixels) e armazenamento de 500 GB. Estão disponíveis ainda leitor de cartões, leitor e gravador de DVD e teclado numérico dedicado. O notebook Z550MA-XX005 com o Endless OS pode ser adquirido na Americanas.com e na Submarino.com e na Loja ASUS na internet e tem preço sugerido de R$ 1.999,00.
Com informações da Assessoria da Endless.
Facebook revela informações sobre seu sistema open source de deep learning
29 de Junho de 2016, 18:16 - sem comentários aindaO Facebook publicou em seu blog oficial uma pesquisa acadêmica detalhando o Torchnet, um novo software open source que foi criado para elaborar uma linha que organiza elementos de deep learning. O relatório sobre a tecnologia foi apresentado nesta quinta-feira (24) na ICML 2016 (Conferência Internacional de Aprendizado de Máquina, em tradução livre).
O deep learning é um tipo de processo em que a inteligência artificial trabalha em diversos tipos de dados (como fotos e textos) e adquire conhecimentos por si só. Ao invés de construir um novo equipamento de deep learning do zero, o Facebook decidiu utilizar a biblioteca open source Torch, que já havia recebido contribuições da própria rede social no passado.
A Torchnet, que é escrita em Lua e pode rodar em chips padrão x86 ou unidades de processamento gráfico (GPUs), também permite que seu programador reutilize um determinado código, o que significa menos trabalho e menores chances de bugs no sistema.
O Facebook também não é a única empresa que está criando ferramentas para o Torch. O Twitter também está trabalhando na biblioteca. Por outro lado, a Torchnet também pode não ficar restrita à biblioteca: seus elementos podem ser implementados em outros tipos de redes de deep learning, como a Caffe e o TensorFlow, do Google.
A primeira versão do Torchnet foi lançada há sete meses pelo Facebook. Segundo o cientista Lars van der Maaten, do grupo de pesquisa de Inteligência Artificial do Facebook, várias equipes na companhia utilizam o Torchnet para finalidades diversas, desde reconhecimento de imagem até processamento natural de linguagem.
Aliás, a rede social anda bem animada com o Torchnet, pois ele pode transformar a experiência dos usuários em algo muito mais fluído e atraente que qualquer outro conteúdo na internet. E, pelo visto, promete.
Ficou curioso? Saiba mais acessando o relatório completo sobre o Torchnet!
Com informações de Venture Beat e Canaltech.
Bug no Chrome permite download de filmes da Netflix
29 de Junho de 2016, 16:52 - sem comentários aindaUma das maiores preocupações dos serviços de streaming é, e sempre foi, a pirataria. As empresas investem milhões em tecnologias de segurança que permitam a visualização do conteúdo sem interrupções, mas ao mesmo tempo, que impeçam que eles sejam copiados e compartilhados ilegalmente – uma batalha que, agora, pode ter sido colocada ainda mais a perder por causa de um problema no Google Chrome.
Uma falha no sistema Widevine EME/CDM, usado pelo navegador para permitir a transferência e reprodução de conteúdo de vídeo criptografado, parece permitir o download de filmes e séries de serviços como Netflix e Amazon Prime. A descoberta é de dois pesquisadores de segurança, Alexandra Mikityuk e David Livshits, que trabalham respectivamente no Telekom Innovation Laboratories, de Berlim, na Alemanha, e em um departamento de segurança digital da Universidade de Ben-Gurion, em Israel.
O funcionamento do bug não foi revelado, de forma que ele não possa ser usado por usuários mal-intencionados. Entretanto, uma prova de conceito foi exibida pelos especialistas e mostra um arquivo criptografado sendo baixado normalmente para o HD, como realmente acontece. Mas, aqui, ele é salvo também em uma versão sem proteção, que permite sua cópia e reprodução uma vez que todo o conteúdo seja exibido por meio da janela de streaming.
De acordo com a dupla, a falha foi revelada ao Google no dia 24 de maio, mas até agora a empresa não a corrigiu. Foi o que levou Mikityuk e Livshits a abrirem sua existência para o público, não de maneira a permitir que ela seja explorada, mas sim para aumentar a pressão – principalmente por parte dos serviços de streaming – para que a empresa trabalhe em uma solução.
Os pesquisadores afirmam ainda que o problema, na verdade, existe no Chromium, o browser de código aberto no qual o Chrome é baseado. E que, por mais que a empresa consiga corrigir a falha em sua própria solução, qualquer desenvolvedor malicioso poderia criar uma nova versão de navegador onde a falha seria explorada. Ainda assim, devido à popularidade do software da gigante das buscas, uma solução aplicada a ele já mitigaria o bug de forma bastante abrangente.
O sistema de proteção Widevine é utilizado também em outros aplicativos, como o Firefox e o Opera. Entretanto, a mesma falha não está disponível neles. O Google não se pronunciou a respeito do caso nem deu informações sobre quando, ou se, uma atualização para resolver o problema será liberada.
Nova versão do emulador Dolphin requer OpenGL 3 e sistema operacional de 64 bits
29 de Junho de 2016, 16:49 - sem comentários aindaApós quase um ano de trabalho duro, a galera do Dolphin, um dos grupos mais dedicados quando o assunto é o desenvolvimento de emuladores de consoles, anunciaram recentemente mais uma nova versão open source do emulador, a 5.0, na qual eles acreditam ser a mais rápida já lançada do software para computadores, permitindo uma melhor emulação de títulos do GameCube e Wii.
De acordo com os desenvolvedores, para que o emulador atingisse um novo nível de eficiência, todo o código teve que ser limpo. Do lado da GPU, o suporte para ambas as APIs OpenGL e D3D11 (no caso do Windows) recebeu várias otimizações e melhorias. Além disso, para rodar a nova versão do software, será necessário possuir um sistema operacional de 64 bits e uma placa de vídeo com suporte ao OpenGL 3.x (no caso da plataforma Linux), o que inclui, no mínimo, uma GPU AMD Radeon 4xxx, NVIDIA GeForce 8xxx ou gráficos integrados Intel HD 2xxx.
Como você pode conferir no vídeo acima, Dolphin 5.0 também tem correções para textura, suporte para zFreeze, emulação de CPU mais rápida, saída 3D estereoscópica, código de áudio reescrito, suporte nativo expandido para controle, emulação de saída de vídeo, um carregador de vértices JIT e muitas outras novas funcionalidades.
Outra novidade que também merece destaque é que, futuramente, o emulador irá ganhar suporte à API Vulkan. Os desenvolvedores já estão trabalhando na implementação do Vulkan, que ainda está em seus estágios iniciais, e todo o progresso pode ser conferido na página do projeto no GitHub. Contudo, infelizmente, a novidade ainda não está utilizável, mas não deixa de ser uma boa notícia.
Para mais novidades sobre o Dolphin 5.0, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.
Instalando o Dolphin 5.0 no Ubuntu 16.04 LTS ou em distros derivadas
Para obter o Dolphin 5.0 no seu Ubuntu 16.04 LTS (64-bits) ou em distros derivadas será necessário adicionar o PPA Dolphin Emulator, só para depois instalar o emulador. Para fazer tudo isso de forma rápida, abra o Terminal (no Unity, use o atalho de teclado CTRL+ALT+T) e execute o comando abaixo. É só copiar, colar, pressionar Enter no teclado e informar a sua senha (senha root) quando for solicitada:
sudo add-apt-repository ppa:dolphin-emu/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get install dolphin-emu-master -y
Quando todo o processo estiver concluído, basta pesquisar por dolphin no menu de aplicativos. Caso você queira desinstalar o emulador, execute o seguinte comando:
sudo apt-get remove dolphin-emu-master && sudo apt-get autoremove -y
Com informações de Phoronix[1] [2], Dolphin e LinuxBuzz.
Huawei pode trocar Android por sistema operacional próprio, aponta rumor
29 de Junho de 2016, 16:45 - sem comentários aindaDe acordo com rumores, a Huawei está preparando um sistema operacional alternativo ao Android para tentar se livrar do domínio do Google sobre seus smartphones. O desenvolvimento do sistema estaria em fase inicial e envolveria até mesmo alguns ex-funcionários da Nokia. As informações partem do mesmo documento que revelou a contratação de um ex-designer da Apple por parte da empresa.
Não é a primeira vez que rumores acusam a Huawei de estar desenvolvendo um sistema para substituir o Android em seus smartphones: no ano passado, boatos similares surgiram afirmando que a chinesa lançaria um novo SO com base no CyanogenMod, que por sua vez não é nada além de uma modificação do SO apresentado pelo Google todos os anos. A novidade dos rumores mais recentes é que, neste novo sistema, a Huawei se desligaria completamente do Google em alguns de seus aparelhos, algo parecido com o que a Samsung faz na sua linha de aparelhos com o Tizen OS.
Ainda de acordo com o relatório, a mudança de sistema ocorreria de forma gradual nos lançamentos da empresa. No início da transição, a Huawei continuaria a desenvolver sua interface para o Android e o seu sistema proprietário de forma simultânea. Atualmente, a Huawei utiliza o Android customizado com sua própria interface, batizada como ‘Emotion UI’.
Com informações de The Information e Canaltech.
Canonical mostra como é fácil criar lojas independentes de apps no formato snap
29 de Junho de 2016, 16:29 - sem comentários aindaRecentemente, Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, revelou que aplicações desenvolvidas com o formato snap (Snappy) não estão presas a uma única loja, o que significa que qualquer pessoa da comunidade Linux pode criar suas próprias lojas com os seus próprios termos. Além disso, Mark também deixou claro que não espera que outras distros possam querer buscar pacotes snap na Ubuntu Snappy Store.
“Em certo sentido, snaps estão sendo punidos por estar à frente – é claro que há uma loja sofisticada no Ubuntu, já vinhamos trabalhando em lojas mobile e IoT [Internet das Coisas] e comercial há vários anos. Mas isso não é motivo para denegrir snaps, muito pelo contrário”, diz Mark Shuttleworth.
Ainda, de acordo com Mark Shuttleworth, a maneira mais simples para que os desenvolvedores de aplicativos possam oferecer seus apps como snaps para os usuários em suas próprias lojas é através do HTTPS (Secure HTTP). Mark acredita que isso deve ser implementado no código do snap para que o formato seja mais óbvio para aqueles que querem escolher o snap para a distribuição de aplicações em várias distros Linux. Claro, você também é livre para escolher qualquer outra solução similar existente, incluindo o recém-anunciado Flatpak ou AppImage.
Loja de apps no formato Snappy rodando no Fedora 24
Agora, para demonstrar que qualquer pessoa pode criar sua loja de apps snap de maneira fácil com servidores web HTTP, Dustin Kirkland, da Canonical, escolheu uma instância AWS (Amazon Web Services) com o recém-lançado Fedora 24 para demonstrar seu exemplo, mas você pode fazer o mesmo em qualquer outro sistema operacional baseado no kernel Linux que suporta o formato Snappy.
“Primeiro, eu iniciei uma instância na AWS. É claro que eu poderia ter iniciado uma instância do Ubuntu 16.04 LTS, mas na verdade, eu iniciei uma instância do Fedora 24! Na verdade, você pode executar sua loja SNAP em qualquer sistema operacional que suporta atualmente SNAPs, realmente, ou até mesmo apenas criar um fork deste repo no GitHub e instalá-lo sozinho”, diz Dustin Kirkland.
O melhor de tudo, Dustin Kirkland está nós demonstrando um conceito de loja de apps no formato snap criada pelo desenvolvedor Bret Barker e publicada no GitHub como um projeto de código aberto sob a licença Apache. Você pode criar um fork do repositório do GitHub (clique aqui) e instalar em qualquer distribuição Linux que suporte Snappy.
Para mais detalhes, recomendamos que você confira a postagem original de Dustin Kirkland, através deste link.
Com informações de Softpedia[1] [2], Dustin Kirkland, Ubuntu e LinuxBuzz.
Snowden revela que NSA rastreia localização de celulares em todo o mundo
29 de Junho de 2016, 15:29 - sem comentários aindaA NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) tem reunido diariamente cerca de 5 bilhões de registros de celulares em todo o mundo, permitindo acompanhar os movimentos das pessoas, mapear seus relacionamentos e colher informações sensíveis sobre esses indivíduos. As informações foram reveladas em mais um documento divulgado por Edward Snowden, ex-funcionário da NSA, e confirmado por alguns funcionários da agência.
Os registros alimentam um vasto banco de dados que armazena informações sobre a localização de centenas de milhões de dispositivos. Um funcionário da NSA afirmou que a agência está “recebendo grandes volumes” de dados de localização a nível mundial, tanto de celulares estadunidenses quanto de aparelhos no exterior. Além disso, os dados de milhões de norte-americanos que viajam para o exterior com seus dispositivos móveis todos os anos são frequentemente colhidos e analisados pela agência.
Os analistas da NSA podem encontrar celulares em qualquer parte do mundo, analisar informações e registros de localização e expor relações ocultas entre pessoas, bem como realizar interceptações telefônicas. As autoridades norte-americanas afirmam que os programas utilizados na coleta e análise dos dados de localização são legais e destinados estritamente a desenvolver inteligência sobre alvos estrangeiros. Robert Litt, conselheiro-geral do escritório do Diretor de Inteligência Nacional, que supervisiona a NSA, declarou que “não há nenhum elemento da comunidade de inteligência que, sob qualquer autoridade e intencionalmente, recolha informações de localização em massa de celulares nos Estados Unidos”.
Ainda que a NSA não tenha nenhuma razão para suspeitar da esmagadora maioria dos usuários de celulares no mundo, a agência recolhe dados de localização em massa, já que suas ferramentas de análise, conhecidas como Co-Traveler, permitem esse tipo de trabalho e cruzam informações de diferentes indivíduos na busca por informações que sejam importantes para a segurança do país.
No entanto, como alguns dos documentos publicados por Snowden afirmam, a aquisição de dados de localização de clientes que utilizam duas redes móveis diferentes não são tão simples de correlacionar. Em um experimento realizado em outubro de 2012 como parte do treinamento de análise de contraterrorismo da NSA, os analistas declararam ser difícil relacionar um usuário na rede T-Mobile com um da Verizon. Questionado sobre o assunto, um funcionário da inteligência dos EUA disse que o exemplo não condiz com a finalidade do programa. As empresas mencionadas também se recusaram a comentar sobre o assunto, ressaltando que não há nenhuma confirmação de que qualquer empresa coopera com a NSA.
Os documentos disponibilizados por Snowden não fornecem o número exato de americanos e pessoas no exterior que tenham suas localizações rastreadas como parte do programa de coleta de dados da NSA. De acordo com especialista de inteligência e um porta-voz da agência, é difícil “tentar fornecer quaisquer números específicos” sobre quantas pessoas estão sendo rastreadas. Chris Soghoian, tecnólogo da American Civil Liberties Union, disse que a “única maneira de ocultar a sua localização é se desconectar do nosso moderno sistema de comunicação e viver em uma caverna”.
Com informações de The Washington Post e Canaltech.
Projeto RaspAnd traz o Android 6.0 Marshmallow para o Raspberry Pi 3
29 de Junho de 2016, 15:23 - sem comentários aindaFoi anunciado no último sábado, 25 de junho, o RaspAnd Build 160625, sistema operacional baseado no Android-x86 que promete levar o Android 6.0 Marshmallow para o Raspberry Pi 2 e Pi 3. Quem decidir se aventurar no SO irá encontrar os apps tradicionais da Google já pré-instalados, o que permite acessar praticamente todos os serviços da empresa de Mountain View, como a própria Play Store, Gmail, YouTube, Maps e Hangouts.
Além disso, outra boa notícia para quem é dono de um Raspberry Pi 3 e está interessado no sistema operacional é que também é possível encontrar suporte para as tecnologias Wi-Fi e Bluetooth já presentes no pequeno computador.
Entre outros aplicativos úteis adicionados, além dos já citados no inicio do artigo, está o Aptoide App Manager como uma alternativa para a Google Play Store, navegador Opera (versão 36.2.2126), AIDA64 para exibir informações do sistema, fazer diagnóstico e avaliação comparativa, Spotify (versão 5.6.0.674), Bluetooth File Transfer, WinZip, ES File Explorer e o game Clash of Clans.
A imagem binária mais recente do RaspAnd Build 160625 está disponível no site do projeto, onde você também irá encontrar mais informações detalhadas sobre como instalar o sistema operacional em seu dispositivo Raspberry Pi.
Com informações de Softpedia e LinuxBuzz.
Linus Torvalds anuncia o Linux Kernel 4.7 RC 5 com mais atualizações de drivers
29 de Junho de 2016, 15:21 - sem comentários aindaFoi lançado no último domingo (26) a quinta build RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.7 para download e teste. Segundo Linus Torvalds, as coisas permanecem tranquilas, ou seja, sem muitos bugs que mereçam destaque. Contudo, 50% são atualizações de drivers, em particular para GPUs, e há melhorias para algumas arquiteturas, como PowerPC (PPC), x86 e ARM64 (AArch64).
Claro, há também os habituais patches para corrigir vários problemas em alguns dos sistemas de arquivos suportados, bem como para alguns drivers de som, general-purpose input/output (GPIO), Xen, hwmon, bem como RDMA (remote direct memory access).
“Hmm. Eu acho que as coisas estão se acalmando, embora com quase dois terços dos commits vindo desde sexta-feira pela manhã, ele não se pareça assim -. Minhas sextas-feiras acabam sendo muito ocupadas, mas olhando para os números, estamos praticamente onde normalmente deveríamos estar para a série rc”, diz Linus Torvalds em seu anúncio.
Se o ciclo de desenvolvimento do Linux Kernel 4.7 continuar avançando nessa velocidade e nada fora do comum acontecer, Linus Torvalds provavelmente vai anunciar mais duas builds RC (Release Candidate) e a última poderá ser lançada em 10 de julho. Então, o lançamento final do kernel deve acontecer no dia 17 do mesmo mês.
No entanto, caso seja necessário o lançamento da build RC 8, algo que é considerado raro nos dias de hoje, o Linux Kernel 4.7 será lançado em 24 de julho. Mas, até lá, você pode baixar o código fonte do kernel diretamente do site kernel.org.
Com informações de Softpedia, LKML e LinuxBuzz.