Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Lançamentos

3 de Maio de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Lançamentos ou Edições anteriores da Revista Espírito Livre

XyBot, um bot XMPP que permite aos usuários interagirem com o Asterisk

27 de Abril de 2016, 14:58, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

asterisk

O pessoal do Mundo Opensource criou o XyBot, um bot XMPP que conecta-se em uma sala de conferência (MUC) e permite aos usuários interagirem com o Asterisk. Você pode usá-lo para efetuar chamadas, enviar SMS ou até mesmo para entrar e sair de filas (estes são alguns dos plugins já disponíveis). De fato, você pode usá-lo para o que você quiser, pois o XyBot usa o sistema de plugins Yapsy do Python para prover uma estrutura de plugins, e isso torna simples a criação de novos recursos.

Além disso, o XyBot tem agentes de monitoramento que permitem aos SysAdmins monitorar os recursos de seus sistemas. Você irá encontrar alguns exemplos que monitoram o status de peers IAX e SIP, o status do processo Asterisk e o tempo médio de espera em uma fila. Esses agentes enviam mensagens quando algo inesperado acontece (ex: o processo do Asterisk para, o tempo médio de espera na fila excede os 30 segundos).

O projeto está disponível no GitHub e no repositório você irá encontrar mais documentação sobre o mesmo. Para testá-lo, basta acessar a sala de conferência site@conference.jabber.mundoopensource.com.br.

O desenvolvedor informa ainda que dúvidas, sugestões e comentários são bem vindos, bastando enviar um e-mail para mhterres at mundoopensource.com.br.

Com informações de Mundo Opensource.



Intel disponibiliza fontes do firmware da placa Arduino 101

27 de Abril de 2016, 14:51, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

abx00005front-e1461226866918-48307

Agora você pode modificar o firmware do Arduino 101, usando como base o código-fonte original disponibilizado pela Intel.

O Arduino 101 é uma placa Arduino que inclui hardware Intel Curie e traz recursos adicionais como Bluetooth LE onboard e um acelerômetro de 6 eixos.

O código-fonte disponibilizado pela Intel corresponde ao RTOS e ao firmware que gerencia atualizações e o bootloader. Ele vem pronto para ser compilado em um host rodando Ubuntu de 64 bits, e vale alertar: se as suas alterações prejudicarem o funcionamento do bootloader, pode ser necessário o uso de hardware adicional para enviar à placa eventuais correções posteriores.

Com informações de Lwn.net e Br-Linux.



Conheça algumas alternativas para a nova loja de aplicativos do Ubuntu 16.04 LTS

27 de Abril de 2016, 14:42, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

central-software-ubuntu

Com o recém lançado Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) estreia a nova loja de aplicativos, o GNOME Software, que chega no sistema operacional da Canonical com o nome de Ubuntu Software. A ideia é substituir a antiga “Central de programas do Ubuntu” (Ubuntu Software Center) por uma aplicação mais leve, moderna e bonita. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito.

Entre os bugs da nova loja de aplicativos do Ubuntu que mais incomodam — ou pelo menos o mais perceptível — é a incapacidade de instalar novos programas .deb, o que é inaceitável, principalmente para um usuário iniciante, já que diversos programas tidos como essenciais não estão disponíveis no repositório padrão do sistema operacional, tendo que ser baixados a partir do site oficial do desenvolvedor. Para solucionar esse e outros problemas, separamos algumas alternativas para você.

A Central de programas do Ubuntu

Está é, sem sombra de dúvida, a primeira sugestão em mente. Apesar de não ser muito moderna e, em alguns casos, um tanto lenta, a Central de programas do Ubuntu ainda pode ser muito útil e completa, se comparada com o Ubuntu Software. Se você é um daqueles que está com saudade da aplicação, saiba que é possível instalá-la sem muitos problemas, bastando apenas pesquisar por Ubuntu Software Center na nova loja de plicativos.

Contudo, se você está contente com o Ubuntu Software, mas precisa apenas de uma aplicação para instalar novos programas .deb, o GDebi ou o Software Boutique, do famoso Ubuntu Mate, são uma boa pedida. Ambos podem ser instalados a partir da nova loja de aplicativos.

Para instalar um novo programa .deb com a sua aplicação preferida, clique com o botão direito do mouse em cima do pacote e, no menu de contexto, vá na opção Abrir com.

O infatigável Synaptic

Além de não poder instalar novos programas .deb, com o Ubuntu Software, os usuários também estão impossibilitados de adicionar ao sistema operacional bibliotecas e codecs multimídia, simplesmente porque a busca da nova loja de aplicativos do Ubuntu não exibe esses itens nos resultados. Outros softwares específicos também não são exibidos, como é o caso do KSnapshot, aplicação que utilizei para tirar prints dos programas para este artigo.

Nesses casos, uma boa alternativa ao Ubuntu Software, principalmente se você optar por aplicações leves como o GDebi, é o Synaptic, que também pode ser instalado a partir da nova loja de aplicativos. O programa é bastante conhecido por ser uma interface gráfica amigável para o apt-get, o gerenciador de pacotes do Ubuntu. Com ele, o usuário pode visualizar pacotes por tipo, estado, origem, resultados de busca e filtros, que podem ser criados e editados. Para cada tela de visualização, os pacotes podem ser ordenados por nome, versão, estado, entre outros dados.

O Synaptic também possui opções de busca por nome de pacote, descrição, versão, dependências, entre outros dados. A interface do programa ainda possibilita a visualização de informações e propriedades de cada pacote, suportando download da documentação completa através da internet.

Vale ressaltar que o Ubuntu Software ainda está dando os seus primeiros passos e, provavelmente, em breve a Canonical irá lançar uma atualização para corrigir alguns dos problemas que assombra a nova loja de aplicativos do Ubuntu. Mas, até lá, espero que essas dicas possam lhe ajudar em seu dia a dia. Qualquer dúvida, não deixe de comentar.

Com informações de LinuxBuzz.



Site emula PC DOS 5 e permite executar Wolfenstein 3D

27 de Abril de 2016, 14:32, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

Wolfenstein-3D-600x375

Sempre que podemos mostramos por aqui alguns dos muitos emuladores de diferentes sistemas operacionais disponíveis na Internet. Agora, porém, apresentamos um interessante emulador de PC DOS 5 em um 286 IBM PC que os mais veteranos, com certeza, se lembrarão.

Basta acessar o link da ferramenta, esperar uns poucos segundos, para carregar tudo que for necessário para que o emulador funcione corretamente, logo em seguida já aparecerá aquela interface característica de DOS, simples assim!

Além de poder utilizar todos os comandos do PC DOS 5 (pode usar o comando help para ver todos os disponíveis), o emulador permite utilizar clássicos jogos como Wolfenstein 3D, Civilization ou a demo de Monkey Island. Para isso, é só utilizar os comandos indicados à direita do site. Por último, vale mencionar que podemos utilizar o emulador em tela cheia.

Sem dúvida, se trata de um projeto super interessante. E quem quiser, pode testar seu funcionamento aqui.

Vale ressaltar que o código fonte do projeto está disponível em GitHub.

Com informações de Wwwhat’s New.



CERN libera 300 TB de dados do Grande Colisor de Hádrons

26 de Abril de 2016, 1:23, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

132901.228073-Grande-Colisor-de-Hadrons

Na última sexta-feira (22),  a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) liberou uma quantidade impressionante de dados brutos do maior acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisor de Hádrons (da sigla em inglês, LHC). São 300 terabytes de informação a disposição na internet para quem quiser acessá-las.

Os dados incluem 100TB de “dados de colisões entre prótons a 7 TeV, o que representa a metade dos dados recolhidos no LHC pelo detector de CMS desde 2011”. Outras informações divulgadas dizem respeito apenas a dados brutos que os próprios cientistas do CERN têm utilizado, enquanto uma parte segmentada conta com informações processadas que visam ser utilizadas em aulas de ciências do ensino médio. As informações estão disponíveis no CERN Open Data Portal.

“Uma vez que já esgotamos nossa exploração destes dados, não vemos qualquer razão para não disponibilizá-los ao público. Os benefícios são inúmeros, incluindo a inspiração de estudantes do ensino médio para a formação de novos físicos”, disse Kati Lassila-Perini, uma física que trabalha no Solenoide de Múon Compacto ( da sigla em inglês, CMS),  um dos detectores de partículas construídos no Grande Colisor de Hádrons.

Com informações de Gizmodo e Canaltech.



Lançado o Linux Kernel 4.6 RC 5, versão final chega em algum momento de maio

26 de Abril de 2016, 1:20, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

19-02-2013_tux

Foi lançado neste domingo (24) a quinta build RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.6 para download e teste. As coisas continuam parecendo estar tranquilas no ciclo de desenvolvimento desta nova versão do kernel. O Linux Kernel 4.6 RC 5 é consideravelmente maior do que o RC anterior, mas ainda permanece na faixa normal, pelo menos aos olhos de Linus Torvalds. A série 4.6.x do kernel pode ser mais um daqueles raros lançamentos que nem mesmo obtêm um sétimo RC.

“E enquanto estamos de volta à contagem razoavelmente normal de commit para esta época na janela de lançamento, os tipos de erros que as pessoas estão encontrando continuam sendo de um grau muito baixo: não há absolutamente nada de assustador aqui”, diz Linus Torvalds em seu anúncio.

“Se as coisas continuarem desta forma, este pode ser um daqueles raros lançamentos que nem sequer chega ao rc7. Pelo menos é assim que se parece agora, embora para ser honesto eu suspeito que, mesmo se as coisas continuarem nesta calma, eu faria um rc7 só porque não há, particularmente, pressa ou razão para não fazer”, concluiu.

Ainda, segundo Linus Torvalds, o Linux Kernel 4.6 RC 5 inclui as atualizações habituais para os drivers (driver de Ethernet são cerca de 60%), melhorias para a rede, correções e várias outras pequenas mudanças para arquiteturas e sistemas de arquivos.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no Linux Kernel 4.6 RC 5, confira o anuncio oficial acesse este link. Para fazer download dos arquivos, clique aqui.

Com informações de Softpedia, LKML e LinuxBuzz.



OpenStack Foundation cria exame para ajudar empresas a acharem talentos em cloud

26 de Abril de 2016, 1:09, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

95155.155055-OpenStack

A OpenStack Foundation anunciou nesta segunda-feira (25), durante a abertura da conferência anual OpenStack Summit, em Austin, no Texas, o lançamento de seu novo exame virtual de avaliação online para administradores em OpenStack, o Certified OpenStack Administrator (COA). O teste tem como objetivo ajudar empresas a identificarem talentos qualificados para aplicação de computação em nuvem e OpenStack em suas organizações.

OpenStack é umas das plataformas de código aberto mais utilizadas por pequenas, médias e grandes organizações para a implementação e integração de sistemas de computação em nuvem, e tem acelerado a demanda por novos profissionais capacitados na tecnologia conforme ganha espaço no mercado.

De acordo com dados da plataforma norte-americana de busca de empregos Indeed, o número de vagas que buscavam por capacitação em OpenStack cresceu em mais de 50% entre dezembro de 2014 e 2015. Nos Estados Unidos, a média de salário de profissionais de TI capacitados em nuvem deverá crescer 4,6% neste ano, atrás apenas da especialização em ERP, de acordo com o levantamento anual IT Salary Survey, promovido pela ComputerWorld.

“Como qualquer grande mudança de panorama tecnológico, a computação em nuvem tem desafiado companhias e reabilitar engenheiros e redefinir suas culturas e processos. O exame COA criará um alvo para administradores de nuvem, que estão em alta demanda conforme o número de organizações adotando OpenStack continua a crescer”, comentou Jonathan Bryce, diretor executivo da OpenStack Foundation.

O teste foi desenvolvido em parceria com empresas colaboradoras do código OpenStack e já pode ser aplicado virtualmente através do marketplace de treinamento da fundação. Empresas como Canonical, Firefly, Hewlett-Packard Enterprise, Linux Foundation, Mirantis e Rackspace também oferecerão cursos de treinamento em administração OpenStack além da aplicação do exame.

O lançamento do exame de avaliação em capacitação em OpenStack foi anunciado pela primeira vez em outubro do ano passado, durante a OpenStack Summit em Tóquio. O teste faz parte da iniciativa OpenStack Academy, um novo espaço criado pela OpenStack Foundation dedicado a workshops e treinamento intensivo no uso da tecnologia.

Com informações de Canaltech.



Chrome OS pode receber suporte para a Google Play Store muito em breve

26 de Abril de 2016, 0:59, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

chromebook

Parece que a Google está planejando lançar uma grande novidade para o Chrome OS através de uma atualização maciça, algo que pode ocorrer muito em breve. Estamos falando da implementação do suporte para a loja de apps do Andorid, a Google Play Store, no que resultará na chegada de mais de 1 milhão de aplicativos no sistema operacional dos Chromebooks, dispositivos que atualmente dependem apenas de algumas aplicações offline e várias extensões para o navegador.

Contudo, não se trata de uma unificação de ambas as plataformas, como foi sugerido pelos rumores do ano passado, fazendo com que a própria Google desmentisse algum tempo depois. Na verdade, trata-se de um grande passo na transformação do Chrome OS em algo ainda mais familiar para os usuários do próprio Android.

A novidade foi descoberta pelos usuários do Reddit, que encontraram uma nova opção na tela de configurações, juntamente com a seguinte mensagem: “Escolha entre mais de 1 milhão de games e aplicativos da Google Play para instalar e usar no seu Chromebook”. Confira a imagem abaixo:

Vale ressaltar que a Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Contudo, o evento para desenvolvedores Google I/O acontece em menos de 1 mês onde, provavelmente, a empresa deve se pronunciar sobre o assunto.

Com informações de TecMundo, Reddit e LinuxBuzz.



Lançado o ambiente gráfico Cinnamon 3.0 com melhor suporte para GTK+ 3.20

26 de Abril de 2016, 0:56, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

linux-mint-logo

Foi lançado nesta segunda-feira (25) o ambiente gráfico Cinnamon 3.0. Entre as novidades, podemos citar novas funcionalidades, como uma opção que permite exibição de usuários ou ocultar a favbox no applet Menu, a adição de novos botões padrões de aplicações, bem como o suporte para GTK+ 3.20.

Além disso, as configurações de som foram reescritas em Python e há uma página personalizada que mostra aos usuários quando não existem dispositivos de entrada disponíveis ou se quaisquer aplicativos estão reproduzindo e o painel de som recebeu uma caixa de opções personalizadas.

No Cinnamon 3.0, os usuários agora podem silenciar todos os controles de volume de uma só vez, como também poderão tirar o máximo proveito do touchpad graças a novas configurações para laptops. Além disso, há um melhor suporte para Viber e para o Spotify 0.27, que agora é corretamente identificado no applet Sound, o componente cinnamon-bluetooth foi substituído por Blueberry e diversas melhorias foram implementadas para o gerenciador de janelas Muffin.

Claro, existem inúmeras outras pequenas correções e melhorias de desempenho. O Cinnamon 3.0 será o ambiente gráfico padrão do Linux Mint 18 “Sarah” em sua edição Cinnamon, que deve ser lançado por volta do mês de junho ou julho.

Instalando o Cinnamon 3.0 no Ubuntu 16.04 LTS
Atualmente, o Cinnamon 3.0 não está disponível no repositório oficial do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) para instalação, mas é possível obter a nova versão do ambiente gráfico adicionando um PPA no sistema operacional.

Para instalar o Cinnamon 3.0, basta executar o comando abaixo no seu Terminal (use o atalho de teclado Ctrl+Alt+T, caso esteja no Unity). É só copiar, colar e pressionar Enter no teclado, mas não se esqueça de informar a senha root quando for solicitada:

sudo add-apt-repository ppa:embrosyn/cinnamon && sudo apt-get update && sudo apt-get install cinnamon cinnamon-core

Quando o processo de instalação estiver concluído, basta encerrar a sessão e, na tela de login do sistema, clicar no ícone do Ubuntu para selecionar o ambiente gráfico desejado, no caso o Cinnamon. Em seguinda, basta fazer login novamente.

Caso você deseje remover o ambiente gráfico Cinnamon 3.0, execute no seu Terminal:

sudo ppa-purge ppa:embrosyn/cinnamon

Com informações de Softpedia, Segfault, OMG! Ubuntu! e LinuxBuzz.



Navegador Firefox também estará disponível via Snappy para o Ubuntu 16.04 LTS

23 de Abril de 2016, 4:48, por Lançamentos – Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

mozilla-firefox

A Mozilla anunciou no último dia 21 de abril, que as futuras versões do seu navegador, o Firefox, estarão disponíveis também no formato snap para o Ubuntu 16.04 LTS, o novo sistema operacional da Canonical que estreou a novidade em sua versão para desktop, que é o suporte para Snappy. A boa notícia vem graças a renovação da parceria entre a fundação sem fins lucrativos e a companhia de Mark Shuttleworth.

“Hoje, Mozilla e Canonical estão renovando a sua parceria para tornar o Firefox o navegador padrão para os usuários do Ubuntu. Estamos orgulhosos de termos sido um parceiro de eleição para o Ubuntu para mais de uma década. Canonical e Mozilla compartilham uma herança semelhante ao open-source e organizações apoiadas pela comunidade”, diz o anúncio oficial.

A Canonical sempre ofereceu aos usuários do Ubuntu a mais recente versão do Firefox dois dias após ela ter sido lançada; por vezes, até mesmo no mesmo dia, mas isso acontece raramente. Com o navegador da Mozilla distribuído no formato snap, significa que você terá sempre as ultimas versões do browser assim que estiverem disponíveis.

“Tal como nossa engenharia rápida de ciclo de lançamento, o formato snap vai nos permitir fornecer aos usuários Linux [referindo-se aos usuários do Ubuntu] a maioria dos recursos mais recentes, em patches de segurança particulares, mesmo após uma longa data de lançamento do sistema operacional”, diz Nick Nguyen, da Mozilla.

De acordo com a Mozilla, a primeira versão do navegador Firefox com o formato snap pode estar disponível ainda este ano. Mas, claro, a fundação ainda pretende fornecer o navegador nas suas versões de 32 e 64 bits, bem como um arquivo fonte para os usuários de outras distribuições Linux. Atualmente, a versão do Firefox disponível no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) é a 45.0.2.

Com informações de Softpedia, Mozilla e LinuxBuzz.



Tags deste artigo: edições revista livre ebook