A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
1ª Semana de Educação e Arte Digital do Tocantins
14 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaVem aí a 1º Semana de Educação e Artes Digitais, uma realização da Casa da Arvore – Projetos Sociais que reunirá do dia 5 a 9 de abril deste ano em Palmas, pesquisadores, educadores, alunos e artistas representantes de projetos inovadores desenvolvidos em várias partes do Brasil. São iniciativas que têm provocado profundas reflexões sobre o universo de possibilidade de produção de conhecimento na era digital, através da arte e da educação.
A programação conta com três oficinas voltadas para artistas, estudantes, profissionais liberais e demais interessados em experimentar novas possibilidades de criação a partir de novas tecnologias de informação, comunicação e mobilidade. Para fazer sua inscrição envie um email com o nome, idade, telefone, área de atuação para os e- mails abaixo e aguardar instruções:
Jornalismo na web 2.0 – Nacho Duram (SP) jornalismoweb2.0@gmail.com
Animação Básica em Blender 3D – Erick Henrique (TO) anima.blender.3d@gmail.com
Processamento de som e imagem em tempo real – Jarbas Jácome (PE) processamento.tempo.real@gmail.com
Os painéis serão gratuitos e aberto a toda sociedade.
As oficinas serão cobradas R$ 10,00 e o limite de vagas é 15 pessoas por oficina.
1ª Semana de Educação e Artes Digitais – Palmas – TO
de 05 a 09 de Abril na Av. Teotônio Segurado, 402 Sul, Área Verde, Palmas-TO
Divulgue seus eventos na Revista Espírito Livre
14 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA Revista Espírito Livre é uma publicação mensal que visa abordar temas da cultura livre digital, focando-se principalmente em softwares livres e seu ecossistema. O formato da revista é digital e suas 12 edições podem ser baixadas em PDF em http://www.revista.espiritolivre.org/.
Eu já contribui com relatos para algumas edições da revista, que conta com um grande time de colaboradores.
Atualmente, estou dedicada também à coleta de dados sobre eventos de TI e software livre para a seção "Agenda" da Revista Espírito Livre. Portanto, conto com a colaboração da comunidade para o envio de dados dos eventos a serem realizados por todo o Brasil. Entre em contato pelo email monicapazz@gmail.com ou pelo Twitter @monicapazz . As informações normalmente divulgadas são: Título, Data e Local.
Outra maneira de divulgar seus eventos é colaborando com a Agenda Livre do portal do Projeto Software Livre Brasil. Faça parte dessa rede!
OBS: O contato com os responsáveis pela revista é feito através do email: contato@espiritolivre.org ou @EspiritoLivre.
Lançada edição n.12 da Revista Espírito Livre!
28 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaRevista Espírito Livre - Ed. n #012 - Março 2010
Pedras pelo caminho… batalhas. A gente sempre as encontra. Mais cedo ou mais tarde. Não é e nem seria diferente com a Revista Espírito Livre. Ainda mais quando estamos a completar nosso primeiro ano, não mais um recém-nascido… De qualquer forma, aqui estamos, firmes e fortes, já comprando as velinhas do bolo, com a certeza que ainda há muito a se fazer, muito a mostrar, muito a ensinar, a proporcionar.
Nossa capa ilustra um tema bem polêmico, bem/mal falado, muito discutido e pouco conclusivo. A liberdade na Internet, seja através da liberdade de expressão, seja no uso de softwares e alternativas ainda é alvo de muita discussão. Muitas delas produtivas como esperamos apresentar ao leitor. Para tanto trouxemos como principal entrevistado alguém que conhece bem a internet, Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, que está no negócio de ligar as coisas: pessoas, ideias, tudo. Um ativista comunitário de tecnologia há quase 20 anos, com foco em inventar novas maneiras de promover a abertura e as oportunidades na Internet. Mark convoca discussões sobre “tudo aberto” em sua cidade natal de Toronto e em todo o mundo. Em sua passagem pelo Brasil neste mês de março para a divulgação do Mozilla Drumbeat, Mark concedeu esta entrevista exclusiva à Revista Espírito Livre, que você confere aqui. Na mesma linha vários de nossos colunistas também atingiram a internet como seu principal foco. Jomar Silva levanta um questionamento interessante: até que ponto a internet é culpada pelas falhas do usuário? Será que a rede tem culpa? Francilvio Alff faz uma análise sobre as restrições feitas pelo dragão chinês em relação a grande rede. Fernando Leme apresenta em detalhes questões sobre DRM – Digital Rights Management. Walter Capanema apresenta ainda um manual de sobrevivência sobre a liberdade de expressão na Internet.
Como convidado especial, o sociólogo Sérgio Amadeu, já conhecido pela comunidade de software livre do Brasil, fala de como a indústria do copyright ataca a privacidade e as redes P2P. Também temos colunista nova na área. Krix Apolinário estará conosco nas próximas edições trazendo ainda mais feminilidade nas discussões já apresentadas aqui na publicação. O time feminino está aumentando…
Cristiano Furtado apresenta as novidades da última versão do Ekaaty Linux, um GNU/Linux feito por mãos brasileiras e um time bem coeso. Farid e Nara, figuras conhecidas nas comunidades onde se encontram designer e ilustradores, trazem um panorama sobre as ferramentas de código aberto para computação gráfica em suas várias óticas. Jorge Augusto e o estreante Fernando Medeiros falam sobre empregabilidade, tema importante que precisa ser recorrentemente mencionado. Leandro Leal Parente termina seu artigo sobre o Jack e Patrick Amorim também finaliza seu artigo sobre o Linux FTDK.
André Farias estreia a seção de quadrinhos com a tira SUPORTE_, que retrata o dia-a-dia de muitos que leem a revista. A agenda de eventos ainda não apresenta tantos eventos e em nossa busca pela web não conseguimos sondar outros além daqueles publicados na seção.
E na próxima edição, de número 13, que para muitos é um numeral amaldiçoado, um símbolo de supertição, sorte e tantos outros predicados, para nós, da equipe da Revista Espírito Livre, e principalmente para mim, será só alegria, uma vitória alcançada.
Revista Espírito Livre será tema de palestra em DFD 2010 em Vitória/ES
15 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaÉ isso aí, a Revista Espírito Livre será tema de uma palestra no Document Freedom Day 2010, que vai acontecer em Vitória/ES. Assim como Vitória, tantas outras cidades ao redor do mundo estarão com eventos simultâneos, que terão como objetivo a conscientização da necessidade de utilização dos formatos abertos e padrões de arquivo.
A palestra sobre a revista terá como título “Construindo uma publicação com software livre e formatos abertos: Um case da Revista Espírito Livre“, será proferida pelo seu idealizador e responsável geral, João Fernando Costa Júnior, trazendo como conteúdo informações sobre o processo de produção da revista utilizando software livre e como os formatos abertos de arquivos fazem parte de todo esse mecanismo.
A grade de programação do Document Freedom Day 2010 em Vitória está definida da seguinte forma:
19:00 – 19:40 — Palestra: Soluções Livres!
19:40 – 20:20 — Palestra: Construindo uma publicação com software livre e formatos abertos: Um case da Revista Espírito Livre
20:20 – 21:00 — Palestra: Um case de sucesso: O desafio da Refrigerantes Coroa na adoção do BrOffice.org
21:00 – 21:40 — Palestra: Sistema de Gerenciamento de Atendimento Livre: acabe com as filas
Serviço:
Evento: Document Freedom Day 2010
Data: 31/03/2010
Local: Miniauditório na FAESA – Campus 1, Rua Anselmo Serrat, 199, próximo a Av. Vitória e Av. Marechal Campus, no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória/ES.
Inscrição: 1 kilo de alimento não-perecível, a ser entregue no dia do evento.
Dia da Liberdade dos Documentos 2010 – Liberte seus documentos, salve sua informação!
5 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPor Fernanda Weiden (nandaΘfsfeurope·org):
Qualquer pessoa pode salvar documentos em Open Document Formats, que são baseados em padrões abertos, e ter certeza que qualquer pessoa poderá ler esses arquivos, independente do aplicativo que elas usem. Qualquer pessoa pode criar aplicativos que lêem e salvam documentos nesses formatos. A Internet foi construída baseada em padrões abertos, e este é um dos motivos pelos quais há tanta inovação online.
No Dia da Liberdade dos Documentos, nós organizaremos atividades no mundo inteiro com ajuda de nossas organizações parceiras e voluntários popularizar Open Document Formats e padrões abertos.
Durante todo o mês de março, vamos divulgar informação sobre Open Document Formats padrões abertos. Vamos publicar artigos, conversar com a imprensa, com amigos, e espalhar o logo da campanha por toda a Internet. Existem várias maneiras de participar da campanha, então escolha uma e junte-se a nós:
* Coloque um banner na sua página, com link para o site da campanha. Você pode encontrar banners na Página de artes gráficas[0].
* Publique algo o seu blog sobre a campanha ou sobre padrões abertos, e ajude a divulgar a campanha. Envie-nos um link, e adicionaremos na
nossa página.
* Use seu microblog para divulgar artigos e notícias sobre a campanha! Use as tags !dfd e #dfd2010
* Organize alguma atividade, no dia 31 de março, em sua cidade. Para idéias em tipos de atividades, visite a página da campanha.
* Faça uma doação[2]. Sua contribuição torna o Dia da Liberdade dos Documentos possível!
* Torne-se uma organização parceira. Contate nossa Equipe Organizadora[3] para obter mais informação.
Quer aprender mais sobre padrões abertos? Acesse:
http://documentfreedom.org/Open_Standards
O Dia da Liberdade dos Documentos serve para ajudá-lo a ser dono dos seus dados. Você não deve estar amarrado a um aplicativo em particular para poder viver no mundo digital, e você também não deve estar preso a nenhum aplicativo para poder interagir com o seu governo, escola, ou quem quer que seja.
Para mais informações sobre o Dia da Liberdade dos Documentos, visite nossa página: http://www.documentfreedom.org
[0] http://documentfreedom.org/Artwork
[1] http://documentfreedom.org
[2] http://documentfreedom.org/Support
[3] http://documentfreedom.org/About#Coordination_Team”
Fonte: [referência: fsfe.org]