A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Bug no Android deixa o celular vulnerável a ataques
18 de Setembro de 2014, 11:58 - sem comentários aindaUm grave problema de segurança foi descoberto na versão 4.4 do Android e pode deixar o seu celular nas mãos de hackers e criminosos. Apesar de sério, o problema é menos grave do que parece, já que afeta apenas o navegador nativo do software, uma opção bem menos popular que a própria edição do sistema operacional, que hoje está disponível na maioria dos aparelhos com a plataforma.
A descoberta foi taxada pelo especialista Rafay Baloch, o responsável pela descoberta, como um “desastre para a privacidade”. Ao utilizar o browser padrão do Android e acessar um site malicioso criado para disseminar a praga, a execução de um javascript malicioso causa a infiltração no sistema e, a partir daí, permite que terceiros acessem remotamente todas as funções do smartphone.
De acordo com informações da Forbes, que publicou sobre a falha, o problema está em uma proteção SOP que ainda não existe no navegador padrão. O acesso indevido abre as portas para todo tipo de uso do celular, mas nesse caso, a alternativa preferida dos hackers é o roubo de dados. Contas em redes sociais, serviços de email e até informações bancárias podem ser obtidas a partir da brecha na segurança, sem que o usuário saiba que seu dispositivo que está vulnerável.
Segundo Baloch, diversos celulares de ponta já foram testados e acabaram suscetíveis à vulnerabilidade. É o caso, por exemplo, do Samsung Galaxy S3, do Motorola DROID RAZR e de diversos modelos da linha Sony Xperia, além de aparelhos da HTC. Em todos os casos, os celulares se mostraram vulneráveis à falha.
O que parece ser um problema maior é que o Google, quando informado sobre o problema, considerou a situação como rumores e especulação, dizendo que não comentaria sobre o caso. A aparente ausência de comprometimento em relação à busca por uma solução levou o especialista a fazer o upload da falha no Metasploit, uma ferramenta usada por hackers – independente de que lado da Força eles estejam – para invadir sistemas e buscar falhas de segurança.
Por enquanto, não existem relatos de como resolver a falha. A orientação é buscar navegadores mais seguros, como o Chrome, do próprio Google, e evitar acessos a sites suspeitos pelo celular ou tablet. As mesmas medidas tomadas no seu computador valem também aqui: tenha sempre um antivírus atualizado, não clique em links desconhecidos e baixe aplicativos apenas a partir de fontes confiáveis.
Curso de Marco Civil em vídeo
17 de Setembro de 2014, 11:55 - sem comentários aindaO público-alvo do canal é de estudantes de Direito, mas eu acho que é um assunto de interesse de todos, especialmente para aqueles que lidam com TI.
São 5 vídeos de mais ou menos 40 minutos que já estão no Youtube e podem ser consultados aqui:http://saber-direito.blogspot.com.br/2014/08/marco-civil-da-internet.html
Vem aí o I DevFest Centro-Oeste
17 de Setembro de 2014, 10:44 - sem comentários aindaQuer saber mais sobre Android, AngularJS, Maps API, Google Wear, Google Glass (e finalmente usar um), Material Design, Linguagem GO, Google Cloud Platform, Chrome, ferramentas de SEO e todo o ecossistema Google? Você não pode ficar fora do DevFest Centro-Oeste 2014!
O evento ocorre em todo mundo e no Centro-Oeste acontecerá no dia 27 de Setembro (Sábado), das 08:00 às 18:00, no auditório da ACIEG, em Goiânia, contando com a participação de Googlers, GDGs e muitos especialistas em Android e Web. Serão mais de 12 horas de palestras, muitos palestrantes e também ótimos brindes. A inscrição já garante camiseta, pasta e caneca especial!
A organização é do GDG Goiânia. Não perca tempo e faça inscrição pelo site: www.devfestcentrooeste.com.br.
As vagas são limitadas.
Semana do Software Livre no Tecnopuc ressalta a importância de investir em políticas públicas para desenvolver setor de tecnologia
17 de Setembro de 2014, 10:00 - sem comentários aindaEvento recebeu ativistas para pensar em novos modelos de negócios. Atividade marca os 11 anos da ASL.Org e a entrada da instituição no Tecnopuc.
A sustentabilidade financeira de startups focadas no desenvolvimento de soluções livres é o principal desafio dos jovens empreendedores. A conclusão é do embaixador da Associação Software Livre.Org (ASL.Org), Sady Jacques, durante o segundo dia de atividades da Semana do Software Livre no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O evento foi realizado em comemoração aos 11 anos da entidade.
De acordo com Jacques, é importante encontrar saídas para que as soluções desenvolvidas em código-aberto possam ser viáveis tanto para empresas inovadoras quanto para as comunidades que trabalhem de forma colaborativa para o desenvolvimento. O modelo de cobrança por serviços é uma das formas sinalizadas como alternativa para obtenção de renda. “Existem possibilidades de venda de hardware livre também, mas a maior parte dos lucros deste tipo de iniciativa vem da prestação de serviços”, analisa. Ele acrescenta que modelos de consultoria em larga escala, estabelecimento de linhas de financiamento público e incentivo de criação de cooperativas, também podem impulsionar o setor.
Um dos principais objetivos da atividade “Startup Livre Dojo” foi pensar em formas para que os empresários não sejam reféns de fontes de financiamento que comprometam a liberdade de licenciamento das criações. “O principal em uma empresa é sua inteligência e negócio”, diz Jacques.
Na primeira parte da atividade, os participantes foram divididos em grupos de 7 pessoas, que utilizaram folhas coladas nas paredes para planejar visualmente seu projeto. A plateia foi estimulada a dar ideias em processo de brainstorm e depois votar na que possuísse maior potencialidade de execução com sucesso. Após, iniciou-se o processo de Business Model Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico para novos negócios criado por Alexander Osterwalder.
“Nós precisamos nos desafiar a sermos inovadores na inovação. Não vamos fazer a mesma coisa que os outros, que é o estado em que todos estão hoje”, afirma o consultor em metodologias ágeis Jorge Audy. Ele complementa que a popularização do termo Startup faz com que diversas empresas tentem ter atitudes novas, mas mantendo os mesmos processos. “Precisamos pensar fora da caixa”, alerta.
Além de estar aberto a procedimentos diferentes do padrão, Audy esclarece que o empreendedor deve levar em conta sua experiência de vida. “Você deve ter uma ‘bagagem’ para poder inovar. Ler muito e viver muitas coisas é fundamental. Não é só acordar, entrar numa sala e ser inovador”, sentencia.
O método utilizado na atividade é voltado principalmente para empreendimentos que fogem ao padrão. É comum neste trabalho que os participantes tenham dúvidas em relação a quem seriam os seus concorrentes, quem poderiam ser seus clientes, onde encontrar parceiros e desenvolver o modelo de negócio que seja sustentável, diferente de empreendimentos que já tenham um modelo estabelecido.
No final da atividade os grupos apresentaram suas propostas. Surgiram ideias como um aplicativo que acompanhe em tempo real a lotação de ônibus e gere relatórios para usuários e empresas, plataformas voltadas a desenvolvimento de jogos, hospedagem temporária de animais com possibilidade de reservas pela internet, equipamentos de auxílio para deficientes visuais, aplicações para consultas de dados públicos e produção de computadores de baixo custo com foco em pequenas empresas.
O evento também contou com lightning talks do coordenador geral da ASL.Org, Ricardo Fristsch, e dos ativistas Niccholas Vidal, Junior Goergen e Er Galvão Abbott. Eles falaram sobre a importância de criar novos empreendimentos e sobre o Fórum Internacional Software Livre, que em 2015 chega em sua 16ª edição. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Newton Braga Rosa também falou sobre sua experiência como empreendedor e estimulou que os jovens tenham coragem para executar suas ideias.
Com informações da ASL.Org.
Abrindo o Firefox com múltiplas abas a partir da linha de comando
17 de Setembro de 2014, 9:51 - sem comentários aindaInvocando o Mozilla Firefox com a diretiva -newtab
, podemos abrir diversas abas. O script abaixo pode ser usado com esta finalidade:
while read urls do firefox -new-tab $url & 2>/dev/null sleep 5 done < urls.txt
O arquivo urls.txt
contém a lista de urls a serem abertas nas diferentes abas do browser Mozilla Firefox.
O intervalo entre a abertura de uma url e outra é para impedir que o browser tente abrir todas as urls ao mesmo tempo, o que pode ocasionar alguns erros.
O processo deve ser executado em background, caso contrário apenas a primeira url da lista será aberta e as demais não serão processadas.
Fonte: Open multiple tabs in Firefox from a file containing urls e Dicas-L.