Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Conheça o Raspberry Pi e as possibilidades de servidores de baixo custo!

18 de Setembro de 2015, 18:18, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

raspberry_pi_

Venha participar do 11º Fórum Espírito Livre e conheça o Raspberry, um computador do tamanho de um cartão de crédito e que permite a possibilidade de criação de servidores de baixo custo. O Raspberry Pi é uma placa que trás todos os componentes necessários para se conectar a um monitor de computador ou TV, usando um teclado e um mouse padrão.

O pequeno dispositivo permite que as pessoas de todas as idades possam explorar a computação para aprender a programar em linguagens como Python, Scratch, C e muito mais. É capaz de fazer tudo que você esperaria de um computador desktop, como navegar na internet, reproduzir vídeo de alta definição, fazer planilhas, processamento de texto, e jogar jogos. É usado por crianças de todo o mundo para aprender como funcionam os computadores, como manipular o mundo eletrônico ao redor deles, e como programar.

A palestra irá fazer uma apresentação mínima sobre a placa e as infinidades de serviços que podemos utilizar em um servidor de baixo custo.

O palestrante será Mikael Hadler, que é técnico em Informática, aluno de Técnico de Redes no CEET Vasco Coutinho e aluno de Sistema de Informação na Faesa. Atua principalmente com desenvolvimento Java, nas horas vagas Python, Shell Script, ativista livre, utiliza Linux faz 5 anos. Colaborador Code Club Brasil projeto brasileiro que ensina crianças e adolescentes a programar desenvolvendo jogos com Scratch.

Não perca o 11º Fórum Espírito Livre. O evento ocorre nos dias 24 e 25 de setembro, nas instalações do IFES Campus Santa Teresa. Mais detalhes no site http://forum.espiritolivre.org. A entrada é franca.



Conheça o Firefox OS, um sistema operacional mobile que promove a liberdade além da web

18 de Setembro de 2015, 18:02, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

firefoxos

Participe do 11º Fórum Espírto Livre e conheça o Firefox OS, um sistema operacional mobile que promove a liberdade além da web. A palestra será apresentada pelo desenvolvedor Jonathan Lamim e consiste em apresentar o sistema operacional para  dispositivos móveis Firefox OS, as tecnologias utilizadas no seu  desenvolvimento, suas características, facilidades, como contribuir com o desenvolvimento do projeto e principalmente como ele pode dar mais liberdade no uso do celular, e a base dos aplicativos que compõem o sistema operacional.

O palestrante também ministrará o minicurso “Desenvolvendo aplicativos para Firefox OS” onde o participante terá uma visão geral de como funciona o processo de desenvolvimento de aplicações mobile em HTML5, e que futuramente poderão rodar no Firefox OS ou em outras plataformas compatíveis.

Jonathan Lamim é desenvolvedor web & mobile com 10 anos de experiência,  voluntário e representante da Mozilla no Brasil, com foco em Firefox OS, Open Web Apps e programação. Durante os anos de  experiência já atendeu e atende agências no Brasil e exterior, já tendo desenvolvido projetos de expressão, como por exemplo, hotsites  promocionais para Bic e Samsung.

Não perca o 11º Fórum Espírito Livre. O evento ocorre nos dias 24 e 25 de setembro, nas instalações do IFES Campus Santa Teresa. Mais detalhes no site http://forum.espiritolivre.org. A entrada é franca.



Não dá para inovar sem mudar, afirma Marcos Mazoni em palestra no FTSL 2015

18 de Setembro de 2015, 17:26, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

marcos-mazoni

O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, em palestra na tarde de hoje na solenidade de abertura do VII Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL), em Curitiba, ressaltou a importância que a inovação tem nos novos serviços e negócios que a empresa está levando à frente no momento. “Nós estamos tentando pensar diferente, não queremos copiar os outros. Não queremos essa coisa de inovar e manter tudo como está”, destacou Mazoni.

Na ocasião, ele apresentou dois velhos conhecidos da empresa – o framework de desenvolvimento Demoiselle e a suíte de comunicação Expresso – e dois produtos que recentemente entraram no portfólio da empresa – o Noosfero, que é a base de redes sociais como o Dialoga Brasil e o Participa.br; e o Centro de Informações Serpro (CIS), que possibilita a disponibilização de dados para tomada de decisões governamentais. Segundo o diretor-presidente, tais produtos são um reflexo de um novo rumo, mais proativo, que o Serpro está tomando.

Mazoni explicou a forma como pretende tornar o Serpro uma empresa ainda mais dinâmica. “Vamos trabalhar cada vez mais em equipes, com métodos ágeis, conversando mais com nossos clientes, e usando ferramentas novas”, enumerou, deixando claro também que há a necessidade de pensar em soluções para o futuro, mas sem apegar-se àquilo que faz sucesso hoje. “Temos que entender que riscos existem, mas isso deve ser um instigador”, finalizou.

FTSL

O Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL) é um evento anual que tem como propósito a disseminação de novas tecnologias baseadas em software livre, bem como a troca de experiências com comunidades, universidades, empresas públicas e privadas, por meio de palestras, painéis, mesas redondas, oficinas e minicursos. O evento conta com o patrocínio do Serpro e acontece até sexta-feira, 18, no campus Centro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Com informações do SERPRO.



Microsoft anuncia a sua própria distribuição Linux

18 de Setembro de 2015, 15:09, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

microsoft_loves_linux

Isso mesmo! Você não leu errado e a notícia não é 1º de Abril. A Microsoft revelou que criou sua própria distribuição Linux para utilizar nos servidores Azure da empresa.

O Linux da Microsoft foi desenvolvido pensando nos servidores Azure da empresa, uma plataforma de computação em nuvem mantida pela Microsoft, a descrição do sistema que foi feita por eles é esta:

“Um sistema operacional modular multi-plataforma para data center networking construído sobre Linux” e “nossa incursão na construção de nosso próprio software para a execução de dispositivos de rede, como switches.”

“Na Microsoft, acreditamos que há muitas excelentes plataformas de hardware disponíveis no mercado, a ideia é termos uma concorrência saudável com outras plataformas aumentado a velocidade e reduzindo custos.”

Comentou Kamala Subramanian, principal arquiteto da tecnologia Azure, a distribuição se chama Azure Cloud Switch, ele ainda afirma que uma plataforma construída desta forma permite uma maior velocidade em hardwares diferenciados, há também uma maior velocidade na correção de eventuais problemas.
Apesar de revelar que a Microsoft agora está usando Linux não foi dada uma explicação do por quê da decisão, mas isso mostra que a nova direção de Satya Nadella como CEO mudou drasticamente o conceito de uso de tecnologia pela empresa, algo que seria impensável há tempos atrás agora torna-se verdade, a Microsoft prefere abrir mão do Windows em alguns setores para ter um produto de maior qualidade.
Com informações de The Register e DioLinux.


Firefox começa a exibir publicidade com base no histórico do usuário

18 de Setembro de 2015, 15:01, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

firefoxmozilla_625

Agora é oficial: o Firefox está exibindo anúncios direcionados na página Nova Aba do navegador. Mas antes de você se desesperar, vale avisar que não é tão ruim quanto parece.

A Mozilla lançou sem alarde o chamado “Suggested Tiles” (algo como Blocos Sugeridos, em tradução livre) no início de agosto, anunciou recentemente o VP de serviços e conteúdo, Darren Herman. Enquanto os anúncios Directory Tile que apareceram no Firefox no fim de 2014 são apenas display ads padrão, os Suggested Tiles usam seu histórico de navegação para mostrar publicidade que (teoricamente) te interessa.

Os Suggested Tiles não representam um novo momento Big Brother. Eles aparecem com uma identificação clara, e a Mozilla alega não reter ou compartilhar seus dados individuais de usuários – todos os dados do Suggested Tiles são entregues aos anunciantes de forma agregada, e todos os Tiles potenciais são baixados a partir dos servidores da Mozilla no formato completo com base no seu país e idioma.

A decisão sobre quais Suggested Tiles específicos são mostrados ao usuário acontece dentro do próprio Firefox, com base no seu histórico de navegação, e você mesmo controla o seu histórico de navegação como sempre fez.

“Com os Suggested Tiles, queremos mostrar ao mundo que é possível fazer publicidade relevante e recomendações de conteúdo ao mesmo tempo em que se respeita a privacidade dos usuários e lhes dá controle sobre seus dados”, afirmou Herman ao apresentar o novo conceito, em maio deste ano.

Saiba mais

A Mozilla afirma que os Suggested Tiles serão baseados na “navegação mais recente e frequente” do usuário para entregar anúncios mais relevantes. A Mozilla acredita que a novidade vai beneficiar os anunciantes, uma vez que mostra publicidade baseada no histórico logo no começo a experiência de navegação quando “o usuário é receptivo a ouvir sobre isso”, de acordo com um post do VP de serviços de conteúdo da Mozilla, Dan Herman.

Apesar de os anúncios serem baseados no histórico de navegação do usuário, a decisão sobre quais anúncios serão mostrados acontece no browser e não em um servidor terceirizado, aponta a Mozilla. De acordo com a fundação, apenas uma quantidade mínima de dados pessoais chega a deixar o navegador, como atividade de cliques.

A Mozilla então torna os dados anônimos antes de usá-los para relatórios compartilhados com os anunciantes. É possível ver um passo-a-passo do processo neste infográfico da Mozilla.

Com informações do IDGNow.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource