A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Fundador do Pirate Bay deixa prisão
29 de Setembro de 2015, 10:39 - sem comentários aindaApós cumprir três anos de prisão, Gottfrid Svartholm está livre de novo. Um dos fundadores do Pirate Bay, um dos maiores serviços de torrent do mundo, ele cumpria sentença por crimes de quebra de direitos autorais e hacking em complexos penitenciários da Suécia e Dinamarca. Sua aguardada soltura aconteceu neste final de semana e coloca fim nos processos originais contra o serviço.
A família de Svartholm, também conhecido como Anakata, preferiu não emitir declarações sobre o assunto. Tudo o que se sabe é que ele está bem e em casa, de acordo com postagens feita por sua mãe no Twitter, confirmando a soltura e agradecendo ao apoio de partidários do Pirate Bay, que protestavam em favor da libertação dele.
Svartholm foi preso em setembro de 2012, no Camboja, onde morava desde que os problemas com o serviço de torrent começaram. Ele foi mandado para a Suécia de forma a cumprir sua sentença original de um ano pelo envolvimento com o site, mas logo depois de sua chegada ao país, foi acusado também de fraude, pirataria e invasão de sistemas, em um julgamento que durou até 2013 e também motivou protestos ao redor do mundo.
Toda a questão terminou em uma segunda sentença, de mais dois anos de prisão, que acabou não sendo modificada mesmo após os apelos de Svartholm, que sempre alegou ser inocente. Apenas uma das acusações de hacking, contra o banco Nordea, foi derrubada, enquanto outras tiveram suas penas reduzidas devido ao bom comportamento do acusado e sua cooperação com o processo.
Nesse meio tempo, Anakata também teve de cumprir parte de sua sentença na Dinamarca, onde também foi condenado a três anos e meio de prisão pelos mesmos crimes, além de invasão aos sistemas internos da empresa de TI CSC. Aqui, ele chegou a passar algumas semanas em celas solitárias, até ser libertado por bom comportamento no final de agosto, sendo transferido novamente para a Suécia de forma a completar sua pena por lá.
O drama, agora, finalmente chegou ao fim. Svartholm ainda não deu as caras publicamente, mas não está mais envolvido com a administração do Pirate Bay. Seus passos futuros ainda são desconhecidos, mas ele nem mesmo deve estar pensando nisso agora, e sim em aproveitar seus novos dias, agora como um homem livre.
Fonte: Torrent Freak e Canaltech.
Faculdade Multivix de Cachoeiro de Itapemirim envia caravana de alunos para o 11º Fórum Espírito Livre
23 de Setembro de 2015, 3:31 - sem comentários aindaA Faculdade Multivix de Cachoeiro de Itapemirim enviará caravana composta de alunos residentes em vários municípios do sul do estado do Espírito Santo para o 11º Fórum Espírito Livre, de Santa Teresa/ES.
Augusto Fim Altoé, um dos participantes da caravana, que conta com outras 14 pessoas, conta que participar do evento permitirá conhecer as ferramentas baseadas em Linux que são fundamentais para o estudante estar atualizado na era da informação, principalmente no que se refere aos recursos ligados ao desenvolvimento de sistemas e outras ferramentas para serem utilizadas como um diferencial no mercado local em que atuamos na área de TI.
O participante conta ainda que espera aprender algumas novas linguagens de programação, como o Python.
Augusto espera aproveitar a oportunidade da caravana para conhecer os envolvidos na Revista Espírito Livre e aprender o máximo possível.
Faça como o Augusto! Não perca o 11º Fórum Espírito Livre. O evento ocorre nos dias 24 e 25 de setembro, nas instalações do IFES Campus Santa Teresa. Mais detalhes no site http://forum.espiritolivre.org. A entrada é franca.
Hackathon irá oferecer uma bolsa integral para curso de pós-graduação
22 de Setembro de 2015, 19:24 - sem comentários aindaO I Hackathon Espírito Livre, que está ocorrendo durante o 11ª Fórum Espírito Livre, irá oferecer diversos prêmios aos ganhadores, mas um destes prêmios merece destaque: uma bolsa integral de estudos para um curso de pós-graduação ofertado pela FAVENI, parceira do evento.
A FAVENI é uma instituição de nível superior que tem como missão:
“Ser uma Instituição de Ensino de excelência em educação, disseminadora de conhecimentos científico, tecnológico, social, econômico e político, em prol do bem-estar da sociedade e da valorização do ser humano em suas dimensões.”
A missão institucional valoriza a pessoa humana entendida como um todo, um ser em relação com o seu semelhante e o mundo sócio-cultural que o cerca, tendo como base de relação o diálogo, como princípios, o respeito e a promoção dos direitos humanos, a educação e a integralidade na assistência nas ações e no trabalho.
No que se refere a excelência em educação a FAVENI desenvolve as suas atividades direcionadas a formação de profissionais dotados de competências e habilidades necessárias a inserção e permanência no mercado de trabalho, contribuindo para a evolução da humanidade.
A Rede Espírito Livre faz coro junto a FAVENI em acreditar que a educação move (e muda) o mundo.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de se inscrever no hackathon! Visite esta página e saiba mais. O hackathon visa o desenvolvimento de aplicações mobile (ou não) totalmente baseadas em HTML5.
Não perca o 11º Fórum Espírito Livre. O evento ocorre nos dias 24 e 25 de setembro, nas instalações do IFES Campus Santa Teresa. Mais detalhes no site http://forum.espiritolivre.org. A entrada é franca.
Mais de 70 milhões de brasileiros usam smartphones para acessar a internet
21 de Setembro de 2015, 21:20 - sem comentários aindaUm estudo realizado pela Nielsen IBOPE mostrou que 72,4 milhões de pessoas utilizam smartphones para ter acesso à internet no Brasil. O número diz respeito ao segundo trimestre de 2015 e representa um aumento de 4% em relação aos 68,4 milhões do primeiro período do ano.
De acordo com os dados levantados, adultos, idosos e mulheres foram os maiores responsáveis pelo aumento do uso do smartphone como meio de acesso à internet. Pessoas com mais de 35 anos de idade representavam 35% dos usuários de smartphones conectados no quarto trimestre de 2014, mas chegou a 38% no segundo trimestre de 2015. Já as mulheres representam 52% dos usuários de smartphones no segundo trimestre.
A pesquisa também indicou dados interessantes sobre os hábitos dos brasileiros que usam seus dispositivos móveis para acessar a internet. Uma das descobertas é que seis dos 20 aplicativos mais usados em smartphones do país são de redes sociais ou de troca de mensagens, indicando que a comunicação é o foco principal.
Quando questionados sobre os momentos em que mais usam seus smartphone com internet, 48% dos usuários entrevistados disseram que o fazem antes de dormir, enquanto 46% usam mais o dispositivo enquanto esperam. O hábito de assistir TV e usar smartphones ao mesmo tempo também continua forte, com 34% dos usuários admitindo que fazem isso com frequência. Curiosamente, 20% dos pesquisados disseram que o momento em que mais usam seus smartphones é quando estão no banheiro.
A pesquisa que identificou os aplicativos e os momentos de uso do smartphone foi realizada pela internet com 898 usuários de smartphones de todo o Brasil entre 28 de julho e 5 de agosto de 2015.
Deixando os smartphones de lado, a pesquisa também mostrou que o número de brasileiros que moram em domicílios com acesso a um computador com internet chegou a 96,1 milhões em julho de 2015. Quando se considera todo o conjunto de pessoas com acesso ao computador com internet em casa ou no local de trabalho, o número é de 103,4 milhões.
Com informações de Nielsen e Canaltech.
Para Edward Snowden, mensagens alienígenas são criptografadas
21 de Setembro de 2015, 21:18 - sem comentários aindaDepois de trazer à tona a política de espionagem do governo dos Estados Unidos, Edward Snowden volta à cena com algumas novas polêmicas. Desta vez, no entanto, ele pouco tem a dizer sobre monitoramento ou outras estratagemas políticas, mas soltou o verbo sobre a existência de vida extraterrestre. Segundo ele, aliens não apenas existem como estão tentando se comunicar neste exato momento.
Parece algo bem fantasioso, mas é algo que até faz bastante sentido e que conta com o respaldo de um dos cientistas mais renomados da atualidade: Neil DeGrasse Tyson. Os dois conversaram durante o podcast StarTalk, pertencente ao astrofísico, e um dos tópicos levantados no bate-papo foi exatamente a criptografia — e foi aí que Snowden deu sua explicação do porquê de nunca encontrarmos nada fora da Terra.
Segundo ele, a preocupação com a segurança durante uma comunicação não é algo exclusivamente nosso e é possível que os aliens estejam transmitindo suas mensagens a partir de um sistema de criptografia tão bem feito que esses sinais passam despercebidos por nós.
Soa como uma resposta forçada? Pois essa é uma solução bastante lógica e crível para algo que muitos pesquisadores chamam de Paradoxo de Fermi, que questiona por que um universo tão grande e antigo quanto o nosso não apresenta outro tipo de vida. Segundo o pivô do escândalo da NSA, esses outros seres existem e nós é que somos incapazes de localizá-los.
Para Snowden, uma comunicação bem encriptada pode passar despercebida por nós. De acordo com ele, em um nível teórico, não há como diferenciar o que é uma mensagem cifrada de um barulho aleatório e que essa é a razão para nunca termos captado nada de uma raça alienígena.
Ele explica que, ao longo do tempo, todas as sociedades perceberam que a criptografia é uma necessidade e que a única forma de acontecer essa detecção de sinais é no breve período antes daquele povo se dar conta da importância de ocultar o que estão dizendo.
Assim, tudo aquilo que os nossos satélites captam podem ser desde uma mensagem enviada de uma nave a outra até mesmo algo que um ET está vendo em sua TV em seu planeta natal. O problema é que nós somos incapazes de perceber isso como algo diferente de um simples ruído.
Isso não quer dizer, porém, que seres extraterrestres estão tentando se comunicar conosco neste exato momento. Quer dizer, até podem, mas que não a partir de uma espécie de linguagem universal, mas do seu jeito.
Diante disso, Neil DeGrasse Tyson destaca que, a partir desse ponto de vista, é possível imaginar que os aliens têm os mesmos problemas de segurança que nós. E, segundo Snowden, se isso realmente acontecer, é possível que eles sejam politicamente mais iluminados que nós. Pelo menos disso é difícil de duvidar.
Com informações de The Verge, CNET e Canaltech.