A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Telebras levará o PNBL a Rondônia
17 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Telebras e o Governo de Rondônia assinam nesta quinta-feira (18), em Porto Velho, um termo de ajuste para execução de projetos relacionados à cooperação técnica envolvendo intercâmbio de conhecimentos e informações, apoio para a cessão e compartilhamento de espaços físicos, de infraestrutura, de capacidade e de serviços de telecomunicações para implantação local do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e da Infovia do governo do estado. Participarão da solenidade o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o presidente da Telebras, Caio Bonilha; e o governador de Rondônia, Confúcio Moura.
Com a parceria, a Telebras disponibilizará conexão e banda de alta velocidade em sua rede de fibra óptica ao governo de Rondônia que, em contrapartida, disponibilizará em torno de 116 km de anéis ópticos municipais para o governo federal avançar com o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na região Norte. Participa também do projeto a Eletronorte.
A Infovia (backbone) Rondônia é uma infraestrutura de comunicação, por meio de fibra óptica, atualmente em desenvolvimento para fornecer um conjunto de serviços convergentes de voz, dados e imagens em alta velocidade, desempenho e disponibilidade aos órgãos do governo estadual. O desempenho e a confiabilidade da atual infraestrutura de comunicação governamental serão ampliados para suportar diversas tecnologias emergentes que requerem troca de informações em tempo real e em benefício do bem-estar da população de Rondônia, com a entrada no PNBL em todo o estado.
Ao longo da execução do Termo de Ajuste do projeto da Infovia Rondônia, a rede de fibra óptica de 26 mil km será interligada entre a estrutura do Poder Executivo, em todos os municípios rondonienses, com melhor tráfego de dados (Intranet e Internet), voz (Voz sobre IP – VoIP e Telefonia IP), vídeo-monitoramento, controle de acessibilidade e maior segurança. Corpo executivo, secretarias estaduais, órgãos de apoio direto à execução governamental serão contemplados, além de 428 escolas estaduais, 13 Coordenadorias Regionais de Ensino, 187 postos da Polícia Militar, 71 da Polícia Civil, nove hospitais estaduais, seis Escritórios Regionais da Saúde, seis centros de saúde, 26 postos da Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron) e nove Agências de Vigilância Sanitária – Agevisa.
Com informações de Tele.Síntese.
Governo federal lança Participatório, uma rede social pública voltada aos jovens
17 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO PARTICIPATÓRIO – Observatório Participativo da Juventude é um ambiente virtual interativo, voltado à produção do conhecimento sobre/para/pela a juventude brasileira e à participação e mobilização social. Inspirado nas redes sociais, pretende promover espaços e discussões com foco nos temas ligados às políticas de juventude.
Funciona de forma integrada com as redes sociais e blogs, de forma que os diálogos que estão ocorrendo nesses outros espaços possam alimentá-lo e vice-versa. Todos podem participar. Para isso, basta se cadastrar e começar a debater os assuntos que podem ser propostos por você ou por outros usuários do Participatório.
Participam deste espaço, além dos jovens, redes, coletivos, movimentos sociais, gestores, pesquisadores, parlamentares, todos que queiram contribuir e integrar-se às discussões propostas. O que for debatido poderá auxiliar, por exemplo, para o aperfeiçoamento ou a criação de políticas públicas, legislação, produção de conhecimentos e outras questões relevantes para a juventude brasileira.
Essa iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná, por meio do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da sua Escola de Comunicação (ECO/UFRJ).
O material do Participatório (imagens, vídeos, reportagens, dados estatísticos e demais conteúdos) é disponibilizado conforme a licença CC-SA-BY.
A plataforma virtual foi desenvolvida em software livre e com o código aberto. Seu desenho e atributos foram construídos colaborativamente em oficinas que reuniram gestores e segmentos importantes da juventude, ao longo de 2012 e 2013.
O Participatório é baseado no software livre ELGG, licenciado sob as licenças GPL2 e MIT.
Para acessar a rede, basta visitar este link.
Com informações de Parcipatório.
Votação do Marco Civil da Internet fica para a segunda semana de agosto
17 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaApesar da pressão do governo, a votação do Marco Civil da Internet ficou para a segunda semana de agosto. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (16), após reunião de líderes dos partidos, que definiu a pauta de votação de hoje e amanhã. Na quinta, começa o recesso parlamentar.
Até lá, durante o recesso, o texto passará por pequenos ajustes e pode incorporar a exigência de que grandes provedores guardem cópias dos dados de brasileiros no país, informa assessores do relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ). Não há previsão de alteração significativa no artigo que trata da neutralidade da rede, mas é possível que seja mudada uma palavra ou outra, admite o parlamentar.
O artigo sobre a neutralidade de rede é o ponto de maior atrito com as operadoras de telecomunicações e que, no final, emperrou a votação do projeto de lei. As denúncias de espionagem eletrônica feita pelos Estados Unidos despertaram o interesse do governo em ver a matéria aprovada.
A apreciação do Marco Civil da Internet somente acontecerá depois que o plenário da Câmara conclua a votação do projeto (PL 323/07) que destina os royalties do petróleo para educação e saúde. A previsão dos líderes partidários é de que isso aconteça na primeira quinzena de agosto.
Com informações de Tele.Síntese.
SoLiSC agora conta com canal na rede IRC na freenode.net – #solisc
16 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO pessoal da SoLiSC – Associação Software de Santa Catarina criou recentemente um canal na rede IRC freenode.net, e lá poderão ser discutidos assuntos relacionados ao evento SoLiSC, fazer reuniões abertas e descontraída.
Portanto se você usa IRC conecte-se ao servidor freenode.net e entre no canal #solisc.
Você pode usar o seu navegador para se conectar ao freenode - http://webchat.freenode.net/ou mesmo usar um client como xchat, konversation, thunderbird, entre outros.
Aberta a Chamada de Trabalhos para a Latinoware 2013
16 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOs interessados em apresentar trabalhos na Latinoware 2013 podem inscrevê-los até o dia 08 de setembro. As apresentações, feitas em forma de palestra, devem atender a um dos macro temas da 10° edição do evento, são eles:
- Big Data
- Mobilidade
- Cloud
- Virtualização
- Privacidade
- Comunidades
- Segurança
- Georeferenciamento
- Desenvolvimento
- Automação/robótica
Os responsáveis pelos dois melhores trabalhos, escolhidos pela comissão da Latinoware 2013, receberão patrocínio para apresentá-los, incluindo passagem, hospedagem e alimentação durante o evento.
Para inscrever um trabalho é necessário ter efetuado a inscrição de participação no site lapsi.latinoware.org, e acessar o link “Papers”.
Inscreva-se!