Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Snowden: ‘Agentes da NSA repassam entre si fotos íntimas de pessoas comuns’

20 de Julho de 2014, 9:15, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

63066.90444-Edward-Snowden

Pouco mais de um ano se passou desde que Edward Snowden divulgou ao mundo o mega esquema de ciberespionagem comandado pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos. Mas, ao que tudo indica, as revelações estão longe de acabar, pois o ex-técnico da entidade contou mais um segredo bastante perturbador: analistas da agência costumam repassar fotos íntimas interceptadas entre si.

A declaração foi feita em mais uma entrevista para o jornal britânico The Guardian, que tornou público o escândalo do monitoramento online no ano passado. Snowden afirma ter testemunhado “inúmeros casos” de funcionários que possuem acesso a registros privados e trocavam entre si imagens contendo nudez e sexo. Todo esse conteúdo, segundo o ex-analista, é de milhões de pessoas comuns, que costumam armazenar essas fotos em dispositivos móveis.

“Você tem caras jovens, de 18 a 22 anos de idade. De repente é confiada a eles uma posição de extraordinária responsabilidade que agora fornece acesso a todos os seus arquivos privados. No decorrer do trabalho diário, eles encontram algo que é completamente não relacionado ao seu trabalho. Por exemplo, uma foto íntima de alguém nu em uma situação sexualmente comprometedora, mas que é uma pessoa extremamente atraente”, explicou Snowden.

“O que eles fazem? Eles viram e mostram para seu colega de trabalho. Então o colega diz: ‘Oh, isso é muito bom!’. E então Bill envia a foto para George, que envia para Tom, e mais cedo ou mais tarde a vida inteira dessa pessoa foi vista por todos”, completa. O americano diz que o mais surpreendente é que nenhum funcionário suspeito dessas atitudes é descoberto, já que não há segurança e “o sistema de auditoria é incrivelmente falho”.

Em nota ao site Ars Technica, Vanee Vines, um porta-voz da agência de inteligência, disse que a NSA possui uma equipe altamente treinada composta por homens e mulheres dedicados. “Como já dissemos antes, a agência tem tolerância zero para violações intencionais das autoridades ou padrões profissionais”, afirmou. Caso as alegações de Snowden sobre compartilhamento interno de conteúdo sexual sejam verdadeiras, elas vão de encontro a um caso que chamou atenção em setembro de 2013, quando alguns agentes da NSA admitiram ter espionado arquivos de antigos interesses amorosos.

Asilo na Rússia

Edward Snowden também falou na entrevista sobre sua situação na Rússia. No próximo dia 31 de julho termina seu asilo temporário no país, e a decisão se ele será renovado ou não deve sair na próxima semana. Snowden negou novamente ter qualquer acordo com o governo russo e repetiu que talvez nunca mais volte aos Estados Unidos.

Fonte:  Canaltech


Google lança Chrome 36 com novo app launcher para GNU/Linux

20 de Julho de 2014, 9:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

google-chrome-os

O Google anunciou na última semana o Chrome 36 para Windows, Mac, Linux e Android. Entre as mudanças estão alterações no visual da página de navegação anônima, a chegada do Chrome App Launcher para Linux, além de diversas melhorias, como correções de segurança e ajustes de desempenho.

De acordo com o changelog do Chrome 36.0.1985.122 fornecido pelo Google, as duas principais mudanças da atual versão estão nas notificações, que foram ligeiramente ajustadas com um visual mais plano, além da alteração na aparência da página de navegação anônima. Este último recurso permanece o mesmo, trazendo somente uma aparência mais limpa e moderna.

Apesar de o changelog não mencionar isso, o Google confirmou que os recursos de desenvolvedor, presentes no Chrome 36 beta, estão na versão final do Chrome 36. Entre eles estão incluídos os suportes para o element.animate(),HTML Imports e Object.observe().

O element.animate() é uma API que permite que os desenvolvedores criem animações CSS simples usando JavaScript. O HTML Imports oferece uma maneira de incluir documentos HTML em outros arquivos HTML, enquanto o Object.observe() permite que os desenvolvedores observem alterações em objetos de JavaScript.

Além disso, o update traz o Chrome App Launcher para Linux, que só existia nas versões para outros sistemas operacionais suportados pelo navegador (Windows e Mac). Em breve, a versão chegará também ao sistema Android.

Por fim, o Chrome 36 também inclui 26 correções de segurança e várias melhorias de desempenho.

Fonte: IMasters e Google.



Firefox OS terá expansão na Europa, América Latina e Ásia

20 de Julho de 2014, 8:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

43900.61010-Firefox-OS

Hoje, em seu blog oficial, a Mozilla anunciou o plano de expansão de seus aparelhos equipados com Firefox OS. Atualmente existem sete smartphones com o sistema operacional móvel integrado. São eles: LG Fireweb, ZTE Open, ZTE Open C, Open II ZTE, Alcatel One Touch Fire, One Touch Fire E, One Touch C e Huawei Y300 II.

Na América Latina, o Firefox OS irá ampliar sua atuação em parceria com a operadora TEF. América Central, Argentina e Equador já estão na lista.

Já na Europa, a Deutsche Telekon vai começar a oferecer aparelhos equipados com o sistema da Mozilla nos próximos meses. Croácia, República Checa, Macedônia e Montenegro serão os mercados que receberão os novos aparelhos. A espanhola Telefónica, que é uma das sócias da Mozilla em ampliar a atuação do Firefox OS, irá inserir o sistema no mercado alemão.

A O2 começou a pré-venda do Alcatel One Touch Fire E, enquanto a ZTE planeja lançar o Open C na França no final deste mês.

A Mozilla também fará parcerias com mais 20 operadoras no mundo todo para baratear os valores do Firefox OS por meio de ofertas. A norueguesa Telenor confirmou que vai oferecer telefones com Firefox OS na Ásia até o final do ano. Em Taiwan, a Chunghwa Telecom também terá dispositivos com o sistema para o mercado do país.

Fonte: Canaltech


Falso positivo: Chrome rotula uTorrent como malicioso e bloqueia seu download

19 de Julho de 2014, 18:21, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

63002.90298-uTorrent

O uTorrent tem um longo histórico de sucesso desde que foi criado e não demorou muito tempo para se tornar o cliente BitTorrent mais popular do mundo. Sua leveza, agilidade e funcionalidades deixaram concorrentes de peso para trás, e hoje o navegador angaria milhares de novos usuários diariamente.

Contudo, desde o último fim de semana a BitTorrent Inc., empresa por trás do cliente, disse ter percebido uma redução drástica no número de downloads do aplicativo. O problema, conforme noticiou o TorrentFreak, é que o Google Chrome começou a disparar falsos positivos sobre uma possível ameaça de software malicioso quando se tenta baixar o executável do uTorrent.

Procurada, a equipe de desenvolvimento do navegador alegou que não se trata de um falso positivo. “O arquivo uTorrent.exe é malicioso e o Chrome está bloqueando-o”, diz o navegador quando tentamos fazer o download do arquivo. Caso o usuário insista, um novo aviso, mais alarmado, é exibido no computador: “Esse arquivo danificará o seu computador. Mesmo que você já tenha baixado arquivos deste site no passado, pode ser que ele tenha sido comprometido. Tente fazer o download depois”, diz o aviso que salta em uma pop-up.

Os primeiros relatos de que o famoso cliente do protocolo de compartilhamento de arquivos começou a ser bloqueado surgiram no domingo (13) e desde então os avisos têm aparecido quando se tenta baixar a última versão do aplicativo, a 3.4.2.32354. Apesar de tudo isso, não há sequer um documento ou página de suporte do Chrome que indique os motivos ou quais atividades maliciosas foram detectadas no executável do uTorrent.

O TorrentFreak, por sua vez, disse ter vasculhado o arquivo com mais de 50 softwares antivírus e nenhum deles foi capaz de identificar qualquer comportamento suspeito. A página de diagnósticos do Google, que faz um vasculhamento automático em sites em busca de arquivos maliciosos, indica que o uTorrent já infectou alguns domínios, mas nenhuma informação adicional é fornecida.

Agora resta saber se a equipe de desenvolvimento por trás do uTorrent consertará o possível problema para que esses avisos parem de aparecer ou se isso se trata apenas de um falso positivo do Chrome mesmo. Vamos esperar para ver.

Com informações do Canaltech.


Instalando o Selene Media Encoder no Ubuntu e derivados

19 de Julho de 2014, 18:20, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

selene

Muitos de nós precisamos converter arquivos multimídia de diferentes formatos. Então, se você está nesta situação, experimente instalar e usar o Selene Media Encoder.

O Selene Media Encoder, permite converter arquivos multimídia de um jeito fácil e rápido. Selene é uma ferramenta de conversão de mídia, desenvolvido por Tony George (que também está por trás Conky Manager) usando GTK3/Vala. O programa tem como objetivo fornecer uma interface gráfica simples para converter arquivos para os formatos populares, juntamente com opções de linha de comando poderosa para/codificação autônoma/automatizada.

O aplicativo está em constante desenvolvimento, com a versão mais recente (2.4) sendo liberado cerca de 10 dias atrás, com o suporte a SOX Audio Processing, uma opção para verificar se há encoders desaparecidos (ver imagem abaixo) e correções de bugs.

Além de suportar os formatos de áudio e vídeo mais populares, Selene suporta 2 tipos de presets: presets JSON (que determinam o formato de áudio/vídeo, codecs, bitrate, qualidade e assim por diante), bem como Bash presets de script que pode ser usado para converter arquivos usando qualquer utilitário de linha de comando, úteis para a integração de ferramentas que não são suportadas diretamente pelo Selene, bem como para a codificação automática/automática.

Também é importante notar que Selene pode ser usado para cortar, redimensionar e fazer resample de vídeos ou incorporar legendas.

Ficou interessado? Então visite o site oficial e saiba mais.

A seguir você encontra um passo a passo que lhe ajuda a instalar o Selene Media Encoder no Ubuntu e derivados:

Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);

Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo apt-add-repository ppa:teejee2008/ppa

Passo 3. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install selene

Se você não deseja adicionar o repositório ou se você estiver usando o Debian, baixe o arquivo DEB do Selene Media Encoder clicando nesse link. Depois de baixar, basta dar um clique duplo no arquivo e instalar.

Como instalar o encoder NeroAAC, para poder encodar no formato AAC/MP4:

Para encodar no formato AAC/MP4, o programa precisa do encoder NeroAAC, que você pode instalar, fazendo o seguinte:

Passo 1. Se não estiver sendo executado, abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);

Passo 2. Vá para a pasta tmp;

cd /tmp

Passo 3. Baixe o arquivo de instalação do encoder com o comando:

wget http://ftp6.nero.com/tools/NeroAACCodec-1.5.1.zip

Passo 4. Descompacte o arquivo baixado usando o comando a seguir:

unzip -j NeroAACCodec-1.5.1.zip linux/neroAacEnc

Passo 5. Execute o instalador, com este comando:

sudo install -m 0755 neroAacEnc /usr/bin

Passo 6. Para finalizar, execute o comando abaixo:

sudo apt-get install gpac

Uma vez que tudo já está instalado, inicie o programa digitando no Dash: selene.

Com informações do WebUpd8, Blog do Edivaldo Brito e Selene Media Encoder.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource