A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançada edição n.27 da Revista Espírito Livre!
6 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaRevista Espírito Livre - Ed. n #027 - Junho 2011
Ainda recuperando do tombo do mês passado, cá estamos novamente. A edição deste mês apresenta um tema que por muitos é considerado polêmico por justamente ir contra a alguns conceitos enraizados em nossa sociedade, de que só é possível aprender diante de um professor e se transpormos essa ideia para o universo real significaria dizer que a educação, de um modo geral, só se dá através de alguém sentado, frente a um professor, real e físico. Mas o tutor a distância e o professor que estão a distância não são físicos e reais? E as aptidões? Eles as têm? E se não as têm como verificar estando a distância? Os alunos aprendem, ou fingem aprender só para alcançar a tão sonhada “nota”? Ele vai “colar”, já que o professor “não está vendo”? Como avaliar, medir e constatar se houve absorção e troca de conhecimento? As dúvidas e questionamentos continuam, já que a EAD, apesar de não ser tão nova assim (desde o século XIX já se praticavam metodologias neste sentido). O ensino por correspondência, tele-aula, vídeo-aula, manuais, ensino pelo rádio, e tantos outros métodos já foram utilizados (e em alguns lugares ainda continuam sendo), mas com a ressalva de que agora a tecnologia envolveu-os de novas possibilidades, além de diminuir os custos e as distâncias. O EAD proporciona, mesmo a distância, o que nem sempre conseguimos compreender presencialmente: a soma de nossas experiências pode resultar em uma terceira experiência, e o meio digital é propício para isso, dada a quantidade de novos recursos disponíveis, dentro e fora dos ambientes de estudo.
Mas que ferramentas utilizar? Já temos soluções maduras o suficiente para suprir o espaço ocupado por uma sala de concreto e um quadro branco com pincel? E os profissionais estão preparados para todas essas mudanças? Eles estão acompanhando? Estão interessados em acompanhar? O perfil do profissional de educação nesta (nova) era de certa forma muda, e os pré-requisitos enquanto conhecimentos também. Agora não basta dominar a matéria e saber manusear um livro, também deve-se dominar “o bicho de sete cabeças”, chamado computador. Claro que vários de nossos professores estão sabiamente preparados e dispostos a apontar nesta direção, entretanto diante de todas as políticas públicas que hoje percebemos a nossa volta, direcionadas ao ensino como um todo, ainda temos muito a caminhar. E mesmo diante das medidas atualmente tomadas pelos governos, sabemos que tal metodologia ainda atinge uma parcela relativamente pequena da população.
Entretanto, na iniciativa privada, nas empresas a realidade mostra-se diferente, e caminhando a passos largos. Cursos, treinamentos, reciclagens profissionais, seminários, e tantas outras medidas já são realidade em diversos nichos. O treinamento que antes demandava uma sala física em um local específico dentro da empresa, hoje demanda um servidor, softwares específicos e ambiente mudou, agora é virtual, como os ambientes virtuais de aprendizagem. E nesta edição tratamos de acompanhar vários, entre eles o Amadeus, um projeto brasileiro em meio a tantas soluções criadas originalmente fora de nosso país, como é o caso do popular Moodle, amplamente utilizados por universidades e empresas. Vários colaboradores, e entre eles, vários convidados, apresentaram de forma primorosa soluções em código aberto que podem ser utilizadas nas mais variadas situações.
Além do tema principal, a edição 27 está repleta de outras matérias igualmente importantes: Fabrício Araújo continua com o tema LTSP, bem como a coluna sobre LibreOffice. Birgitta Jonsdottir, ativista e membro do parlamento islandês também participa desta edição com uma reflexão bastante pertinente sobre o uso de nossas informações por diversas empresas.
As promoções continuam e se você ainda não participou, não perca tempo. O convite ainda está aberto: quer se juntar ao time e contribuir? Basta entrar em contato conosco.
Um forte abraço a todos, colaboradores e leitores!
Encontro em Mariana destaca a relevância da cultura livre
6 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaMariana será palco, de 11 a 16 de julho, do I Encontro de Cultura Livre (ECL 2011). O evento acontece dentro da programação do tradicional Festival de Inverno promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto e será realizado no Centro de Convenções de Mariana e no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Na programação, cujo tema é “A cultura livre hoje”, estão oficinas, ciclo de debates, uma série de painéis, mostras e shows que abordam diversas facetas do assunto.
O ECL é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto, o Circuito Fora do Eixo (http://foradoeixo.org.br/) e o Coletivo Muzinga, de Ouro Preto e Mariana. O Circuito Fora do Eixo é uma rede que reúne produtores e coletivos culturais de várias partes do Brasil, do qual o Muzinga é integrante.
A programação do I Encontro está organizada em três grandes linhas de atividades voltadas para temas importantes da cultura livre, da cultura digital.
O ponto alto do evento será o ciclo de debates que trará grandes nomes da pesquisa e do ativismo nacional para discutir temas gerais da cultura livre. A ideia do ciclo é compor um panorama do que é a cultura livre nos dias de hoje, sua importância para a sociedade e suas questões e expressões relevantes na atualidade. Os temas do debate vão da visão geral do que é a cultura livre até o compartilhamento de arquivos de músicas e filmes pela internet e a atual a legislação de direitos autorais, passando pelas alterações nas políticas para a área de cultura do governo federal.
Entre os debatedores estão Marcelo Branco, ex-coordenador da campanha em redes sociais na internet da então candidata a presidente Dilma Rousseff, Sérgio Amadeu da Silveira, pesquisador e militante da cultura livre, que atuou durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula na adoção de políticas governamentais do uso de software livre no Brasil.
O ciclo conta ainda com a presença de César Piva, diretor do programa Cultura Viva e representante do Ministério da Cultura no debate, Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora da cultura livre e também com a participação de diversos integrantes do Fora do Eixo, como Camila Cortielha, Leonardo Barbosa Rossato, Rafael Rolim e Pablo Capilé, integrantes da coordenação nacional do Circuito. Os debates ocorrem nos dias 14, 15 e 16, no Centro de Convenções de Mariana. Nos dois primeiros dias, a partir de 19h. No terceiro e último, a partir de 14h.
De 11 a 15, acontecem quatro oficinas: Midialivrismo, Software livre e produção de áudio e trasmissão em web-rádio, Cultura Remix – Discotecagem e produção musical (oficina de DJ), e Cultura Remix – Live Cinema (oficina de VJ).
Ainda de 11 a 15, estão os painéis, que incluem, nos primeiros três dias, a apresentação de aspectos fundamentais para a organização de coletivos culturais: “Formação e planejamento de coletivos culturais”, “Distribuição e circulação nos coletivos” e “Coletivos e sustentabilidade”. Os painéis serão apresentados por membros de coletivos ligados ao Circuito Fora do Eixo. A segunda parte dos painéis traz apresentações mais conceituais sobre o papel dos coletivos e da cultura livre hoje, com os temas “Coletivos, economia solidária e cultura livre” e “Software livre”.
Está programado também um debate seguido de mostra de poesias e manifestações literárias no Sagarana Café Teatro, na noite do dia 13, às 20h, com o tema “Letras Livres: o digital e as novas expressões da literatura”.
Durante todo o I Encontro, as pessoas que participarem do Festival de Inverno em Mariana e também em Ouro Preto poderão assistir à Mostra de de Vídeos Antropofágicos, uma coleção de produções realizadas dentro do espírito contemporâneo da mestiçagem digital: vídeos remixados que são uma importante expressão da cultura emergente. A mostra será exibida em telões e espaços diversos onde acontecem os eventos do Festival.
Nas noites dessa semana ainda, os participantes contarão com uma programação especial de shows com bandas e grupos musicais no Sagarana Café Teatro e no CAEM.
Saiba mais sobre o I Encontro de Cultura Livre, os eventos e seus participantes no blog: http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2011/culturalivre/.
Projeto Boletophp liberou sua nova versão [1.0 Beta]
5 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Projeto Boletophp anunciou a nova versão [1.0 Beta] de seu API Boleto Bancário, que foi totalmente re-escrito. A versão anterior era a 0.17. O anúncio foi feito em primeira mão à revista Espírito Livre por seu autor, Francisco Luz. A Espírito Livre deseja sucesso ao projeto e recomenda a todos os desenvolvedores e entusiastas de programação de software a conhecer o API de grande utilidade, sobretudo no ambiente de crescimento dos serviços on-line [ou e-commerce].
Nesta nova versão foram incluídas varias técnicas de desenvolvimento colaborativo, entre elas: 1) O código foi totalmente re-escrito usando o conceito de OOP; 2) Ficou muito mais fácil de integrar a qualquer aplicação externa utilizando-se do conceito de API – o usuário (desenvolvedor) não precisa mexer nas bibliotecas do pacote, o que facilita ainda as atualizações; 3) Ficou mais simples de se implementar novos bancos, bem como novas carteiras, pois a classe principal (Boleto) faz todo o trabalho pesado.
O Boletophp tem um arquivo com amplas orientações que facilitam o desenvolvedor na instalação do API em seus projetos, bem em feedback com o Projeto-Boletophp-API, para melhorar e corrigir bugs.
Para baixar o Boletophp, acesse: https://github.com/drupalista-br/Boleto/wiki/Projeto-Boletophp-API
Fonte: Revista Espírito Livre, com informações do Projeto-Boletophp-API.
Projeto Boletophp liberou sua nova versão [1.0 Beta]
5 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Projeto Boletophp anunciou a nova versão [1.0 Beta] de seu API Boleto Bancário, que foi totalmente re-escrito. A versão anterior era a 0.17. O anúncio foi feito em primeira mão à revista Espírito Livre por seu autor, Francisco Luz. A Espírito Livre deseja sucesso ao projeto e recomenda a todos os desenvolvedores e entusiastas de programação de software a conhecer o API de grande utilidade, sobretudo no ambiente de crescimento dos serviços on-line [ou e-commerce].
Nesta nova versão foram incluídas varias técnicas de desenvolvimento colaborativo, entre elas: 1) O código foi totalmente re-escrito usando o conceito de OOP; 2) Ficou muito mais fácil de integrar a qualquer aplicação externa utilizando-se do conceito de API – o usuário (desenvolvedor) não precisa mexer nas bibliotecas do pacote, o que facilita ainda as atualizações; 3) Ficou mais simples de se implementar novos bancos, bem como novas carteiras, pois a classe principal (Boleto) faz todo o trabalho pesado.
O Boletophp tem um arquivo com amplas orientações que facilitam o desenvolvedor na instalação do API em seus projetos, bem em feedback com o Projeto-Boletophp-API, para melhorar e corrigir bugs.
Para baixar o Boletophp, acesse: https://github.com/drupalista-br/Boleto/wiki/Projeto-Boletophp-API
Fonte: Revista Espírito Livre, com informações do Projeto-Boletophp-API.
Revista Espírito Livre e Tempo Real Eventos anunciam descontos para leitores
3 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaLeitores da Revista Espírito Livre agora tem 10% de desconto em qualquer um dos cursos da Tempo Real Eventos. Isto mesmo, você não leu errado! Basta ser leitor da revista e se inscrever na promoção. Ficou interessado? Basta buscar pela promoção na edição n. 27 que será lançada nos próximos dias.
Todas as atividades da Tempo Real Eventos são integrantes desta parceria! Antes de escolher sua atividade, visite o site http://temporealeventos.com.br/ e confira a programação completa, que está dividida nas seguintes áreas:
- Desenvolvimento Web
- Gestão de TI
- Infraestrutura de TI
- Mobile & Desktop
- Marketing e Vendas
- Comportamento & Produtividade
- Motivacional
Existem turmas com “Datas Definidas” e “Turmas em Formação”. Caso você tenha interesse em participar de uma turma que está em “Formação”, o desconto de 10% será concedido somente na definição da data da atividade. O pagamento do sinal (conforme valor de investimento de cada atividade informado no site) se faz necessário para garantir sua inscrição.
* Promoção válida apenas para Pessoas Físicas.
Equipe Tempo Real Eventos e Profissionais TI
Dúvidas: (11) 3487-6046 ou rel@temporealeventos.com.br