A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Confira a programação no espaço multiuso do FISL
2 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO espaço multiuso do FISL, que fica no espaço de exposição em frente ao café, vai ter uma programação bastante diversificada, de exibição de filmes de cultura livre a shows, passando por performances, oficinas e encontros de grupos.
Os horários vagos podem ser usados para desconferência, é só chegar no local e se inscrever.
Veja a programação completa. Informações sobre as festas de cada dia, bem como os bares parceiros, você confere aqui.
Quarta-feira, 3/7
11h – Retransmissão do Debate Copyfight (11h – 13h)
13h30 – Show de mágica com Alex Meyer
16h – Oficina de WordPress (com Tatiane Pires)
18h – Ciclo copy, right? “The Pirate Bay: Away from the Keyboard (2013, 82 min)”
Quinta-feira, 4/7
10h – Lançamento Hackatoon MCTI
11h – Feira de Trocas
13h – Demonstração de Rádio Digital com SL (Rafael, Chico e Thiago)
14h – Bate Papo sobre Dados Abertos: Quem são os proprietários do brasil? (Adriano Belisário)
16h – Produção Cultural com software livre (Pedro Jatobá)
18h – Show - André DeMarco, o Homem Banda, apresentando o disco “Terra à Vista: O primeiro Capítulo de uma História Sem Fim”, todo gravado em SL.
18h30 – Ciclo copy, right?: “We are a Legion: The Story of Hackativists” (EUA, 2012, 95 min)
Sexta-feira, 5/7
10h- Lançamento da Rede InovaCom
12h - Show - André DeMarco, o Homem Banda, apresentando o disco”Terra à Vista: O primeiro Capítulo de uma História Sem Fim”, todo gravado em SL.
13h – Meninas Acrobatas “Garganimações”
14h – Encontro dos tradutores de Esperanto no Brasil
14h30 – Hackday Transporte Público – Casa da Cultura Digital Porto Alegre e Matehackers
17h30 – Sessão de questões e fotos com Richard Stallman
18h30 – Ciclo copy, right? “Copyright Criminals” (2009, 56 min)
Sábado, 6/7
13h – Roda de Samba com Instituto Brasilidades
14h – Apresentação dos projetos do Matehackers, hackerspace de Porto Alegre.
15h – Encontro dos Pontos de Cultura RS
18h – Acústico Banda 10KPRN
Com informaçoes do FISL14
Compartilhamento e direitos autorais em destaque no primeiro dia
2 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaAs disputas de “propriedade intelectual” possuem impactos não só no campo da cultura e no chamado “mundo virtual”, mas também em uma dimensão bastante real de nossas vidas, como a produção de máquinas, objetos ou mesmo de alimentos. No painel “Copyfight: muito além do download grátis”, ativistas do conhecimento livre e compartilhado discutem os impactos das tecnologias e licenças restritivas na inovação e criatividade.
A mesa irá reunir Tobias Andersson, do Pirate Bay, Adriano Belisário e Bruno Tarin, organizadores do livro “Copyfight”, Tadzia de Oliva Maya, ativista do movimento agroecológico e autora de um artigo do Copyfight, Lucas Alberto, da ASL, e Leonardo Foletto, editor do BaixaCultura e integrante da Casa da Cultura Digital Porto Alegre.
A conversa vai ser realizada na sala 40T, com capacidade para 536 pessoas, às 11h de quarta-feira 3/7. Não perde!
Com informações do FISL14
PHP no Google App Engine
1 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO PHP é a mais recente adição à gama de linguagens suportados na App Engine, do Google. O PaaS (Platform as a Service) já suporta Python, Java e GO, como algumas linguagens, antes disso, o PHP está sendo introduzido pela primeira vez como uma característica experimental pré-visualização limitada.
A implementação PHP no App Engine funciona atualmente aplicações PHP usando PHP 5.4 em um ambiente de modo seguro que impede a escrever para o sistema de arquivos, abrindo soquetes ou acessar hosts diretamente ou fazer chamadas de sistema. Os aplicativos também devem responder rapidamente, em poucos segundos, para se encaixar com a arquitetura App Engine. Para o armazenamento, aplicações PHP pode usar o Google Cloud Storage para arquivos persistentes e para o acesso a outros hosts, uma URL App Engine Fetch API está disponível para solicitações HTTP e HTTPS. O serviço também oferece acesso à MySQL-5.5 compatível com Google Cloud SQL e muitos estabelecida App Engine inclui APIs Memcache, filas de tarefas, os usuários API ea API Mail. Também há suporte para os recursos do Google App Engine padrão para segurança e desempenho web.
Os usuários que querem fazer uso do serviço de tempo de execução do App Engine no Google cloud precisa se registrar para ter seu aplicativo na lista branca. Desenvolvimento, porém, pode ocorrer offline usando a SDK PHP que emula localmente serviços do Google App Engine. A Guia de Introdução funciona através ficando esta funcionando e desenvolvendo App Engine aplicativos compatíveis.
Com informações de : The H Online
Aparelhos com o Firefox OS chegam a Espanha
1 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaTelefónica anunciou o lançamento comercial do primeiro telefone Firefox OS (sistema operacional para dispositivos móveis desenvolvido pela Mozilla), o ZTE Open, na Espanha. O aparelho estará disponível a partir de amanhã, 2 de julho, por 69 € através Movistar lojas da empresa. O dispositivo ZTE Open tem um “HVGA tela 3.5, 256MB de RAM, 512MB de ROM e uma câmera de 3.2 megapixel. Pelo preço, Movistar também estão incluindo um cartão microSD de 4GB. O dispositivo inclui um rádio FM, aplicativo da câmera com filtros, Nokia AQUI mapas e navegador Firefox.
Telefónica após o lançamento espanhol nas próximas semanas, fará lançamentos na Colômbia e na Venezuela. “Nós acreditamos que os telefones inteligentes precisam de ser mais aberto e que a web é a plataforma para tornar isso possível”, disse o CEO da Telefónica España Luis Miguel Gilpérez acrescentando: “Este primeiro dispositivo web aberta é um marco significativo em tornar isso possível. Este é apenas o começando como pretendemos trazer uma ampla gama de dispositivos do sistema operacional do Firefox para os nossos clientes. ”
Firefox OS prepara-se para garantir a abertura por ser totalmente baseado em tecnologias HTML5, o ambiente telefone inteiro é construído usando HTML 5, CSS e JavaScript de modo que não há aplicativos nativos do dispositivo, ao contrário, por exemplo, com o Tizen. Aplicações para dispositivos SO Firefox também são construídas como código HTML5 embalados com bens e recursos ou realizadas localmente no dispositivo ou baixados pela web, conforme necessário.
Deutsche Telekom deve lançar seu primeiro telefone OS Firefox, o Alcatel One Touch Fire, nos mercados da Europa Central em breve. O aparelho Alcatel tem especificações similares a ZTE Open. Os dispositivos SO Firefox estará competindo com baixo custo, similar ou telefones ligeiramente superiores especificação Android, que chegaram em uma série de mercados nos últimos meses. Mozilla está esperando que seus parceiros de conteúdo, incluindo TMZ, AOL, Huffington Post, The Weather Channel e outros, e aplicativos do Facebook, Airbnb, Twitter e SoundCloud vai ajudá-la a desenvolver um ecossistema em um ambiente competitivo. Mozilla também está destacando a capacidade de pesquisa no Firefox OS, onde passando à direita e entrar em um termo de busca vai dar “toda uma nova experiência de telefone personalizado baseado em suas necessidades instantaneamente”.
Com informações de : The H Online
Lançado Kernel Linux 3.10
1 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaApós um curto período de nove semanas de desenvolvimento, Linus Torvalds disponibilizou a versão 3.10 do kernel Linux. O lançamento introduz o Bcache, um segundo framework para acelerar a leitura de drive utilizando SSD como um cache para acelerar a mídia de armazenamento. Outra novidade é o suporte para aceleradores de vídeo em chips gráficos modernos da Radeon projetados pela AMD.
O Linux 3.10 também inclui um grande número de drivers, sendo um deles para o acesso a receptores infravermelho em hardware Mac moderno. Para prevenir erros que possam causar perda de dados, o sistema de arquivos XFS agora já é capaz de criar shceksums para seus metadados. Mudanças na pilha de rede também melhoraram o desempenho das conexões HTTP.
Com informações de The H Online