Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Assista a filmes no Popcorn Time anonimamente

10 de Junho de 2014, 15:30, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

popcorn_time_vpn

Usar o Popcorn Time agora ficou mais seguro – pelo menos do ponto de vista legal. É que a partir de agora, com a nova versão do aplicativo, o serviço implementou também uma Rede Privada Virtual (VPN) que, de acordo com o site Torrentfreak, mascara o endereço IP do usuário.

A VPN funciona como um intermediário entre o computador e a Internet. Tradicionalmente, quando você visita um site, existe um registro que diz que seu computador solicitou o acesso a esse site usando o identificador único da sua conexão, chamado endereço IP. Com uma VPN habilitada, o computador se conecta a um servidor externo primeiramente, que atribui um endereço IP aleatório e, em seguida, solicita acesso ao site em seu nome, sem deixar vestígios da parte do usuário.

Tecnicamente, os serviços de VPN ainda podem ser rastreados, mas a empresa que executa o serviço para o Popcorn Time, a Kebrum, não está localizada nos Estados Unidos e não mantém registro dos acessos realizados. Dessa forma não será possível pedir legalmente informações dos usuários à Kebrum por parte das autoridades norte-americanas – e mesmo que de alguma forma pudesse, não haveria qualquer informação dos usuários registrada.

O download da versão 4.2 Alpha do Popcorn Time já está disponível no site oficial do serviço e é bom aproveitar pois não se sabe até quando o serviço irá resistir ao poderio implacável dos detentores de direitos autorais.

Com informações do Canaltech e TorrentFreak.


Google aposta no Docker para a computação distribuída

10 de Junho de 2014, 15:25, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Docker-logo-011

A maioria das pessoas que visita um site como o Google ou o Facebook não faz sequer ideia de toda o “maquinário” que estas empresas têm nos bastidores, e que permitem que essas páginas apareçam nos ecrãs dos utilizadores em poucos instantes… para milhões de pessoas em simultâneo. O Google quer agora ajudar a que todos tenham acesso simplificado ao mesmo tipo de sistemas que utiliza, apoiando o Docker.

Vivemos num mundo bem diferente do que era o paradigma da computação de há algumas décadas. Em tempos, a aposta era feita em máquinas únicas – servidores que ficavam cada vez mais potentes para dar resposta às necessidades crescentes. Só que as necessidades iam subindo de forma mais rápida do que as máquinas iam aumentando de potência, e empresas como o Google em breve mudavam o sistema optando por maior quantidade de máquinas menos potentes (mas mais econômicas), e em breve fazendo da eficiência um factor mais importante do que apenas a potência ou o custo de forma indiferenciada.

O problema é que quando se passa de um computador para centenas ou milhares, mudam também todas as filosofias de trabalho. Como é que se faz com que um programa ou tarefa se espalhe por centenas de máquinas? Como se lidam com as eventuais falhas? Como se ligam e desligam máquinas em função das necessidades?

O Docker é um projecto opensource que vem facilitar uma parte crítica de todo este processo, permitindo “encaixotar” as tarefas dentro de contentores independentes que podem depois ser executados pela quantidade de máquinas que forem necessárias, de forma standard e (teoricamente) compatível entre múltiplos sistemas. É precisamente o que empresas como o Google já fazem há muito, e portanto não é de admirar que sejam fortes apoiantes do Docker - que em poucos meses já se tornou numa das tecnologias mais “quentes” da internet.

Para a maioria dos usuários, o Docker continuará a ser algo com que dificilmente irão ter contato direto; mas para aqueles que tiverem curiosidade em saber como as coisas funcionam “nos bastidores”, podem ter a certeza que muitos dos serviços na “cloud” que usamos a cada dia, recorrem a este Docker como forma de distribuir o seu trabalho pela internet.

Com informações de Aberto até de Madrugada.



Lançado Kernel Linux 3.15! Confira as novidades e aprenda a instalá-lo

10 de Junho de 2014, 15:22, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

19-02-2013_tux

Linus Torvalds, pai do Linux, anunciou que a mais nova versão 3.15 do kernel do sistema operacional livre está disponível. Para quem não sabe, o kernel é uma camada do sistema operacional responsável por intermediar a comunicação entre o software e o hardware do computador e permitir que os inúmeros processos se comuniquem de maneira transparente com os diversos componentes da sua máquina.

O anúncio foi feito neste domingo (08) e pegou a comunidade do software livre de surpresa, já que a expectativa é que houvesse um novo release candidate do kernel. “Eu realmente fiz um novo release candidate porque estava preocupado com alguns problemas que surgiram de última hora e que precisavam de correção, mas acabou que aparentemente ninguém os notou”, disse Torvalds em um comunicado oficial. “É claro que tivemos alguns problemas nesta última semana, mas conseguimos contorná-los”, completou o criador do sistema assegurando sua estabilidade.

As novidades são inúmeras e uma boa parte delas é bastante complexa. Apesar disso, listamos abaixo algumas delas.

  • Adição de suporte ao Netgear AirCard 341U;
  • Adição de suporte para o modo “misto” da interface EFI que possibilita executar uma máquina Linux 64 bits em um sistema 32 bits;
  • Melhorias significativas nos tempos de suspensão do sistema e na função “acordar”;
  • Adição de suporte para GPU’s Maxwell da Nvidia;
  • Adição de suporte aos codificadores de vídeo VCE 2.0;
  • Adição de suporte ao joystick DualShock 4 do PlayStation 4;

A lista e descrição completa de novidades pode ser conferida no changelog oficial do Kernel Linux 3.15 aqui.

Aprenda a instalar o Kernel 3.15 no Ubuntu

Antes de dar início à atualização, é preciso se certificar sobre a arquitetura do seu sistema operacional, se ele é 32 bits ou 64 bits. Certo disso, acesse “System Settings” (ou “Configurações do Sistema” e logo em seguida “Details” (ou “Detalhes”). Na sequência, execute os seguintes comandos:

Para 32 bits 

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.15-utopic/linux-headers-3.15.0-031500-generic_3.15.0-031500.201406081435_i386.deb 

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.15-utopic/linux-headers-3.15.0-031500_3.15.0-031500.201406081435_all.deb 

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.15-utopic/linux-image-3.15.0-031500-generic_3.15.0-031500.201406081435_i386.deb 

sudo dpkg -i linux-headers-3.15.0-*.deb linux-image-3.15.0-*.deb 

Para 64 bits 

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.15-utopic/linux-headers-3.15.0-031500-generic_3.15.0-031500.201406081435_amd64.deb 

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.15-utopic/linux-headers-3.15.0-031500_3.15.0-031500.201406081435_all.deb 

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.15-utopic/linux-image-3.15.0-031500-generic_3.15.0-031500.201406081435_amd64.deb 

sudo dpkg -i linux-headers-3.15.0-*.deb linux-image-3.15.0-*.deb 

Caso ocorra algum problema durante ou após a instalação, é possível reverter a alteração executando o seguinte comando:

sudo apt-get remove linux-headers-3.15.0-* linux-image-3.15.0-* 

Para finalizar, basta atualizar o grub com o comando abaixo:

sudo update-grub 
Fonte: Canaltech


Meizu MX3 com Ubuntu Touch deve ser anunciado na próxima quarta-feira

9 de Junho de 2014, 10:59, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Meizu_MX3

Essa semana ocorre a Mobile Asia Expo 2014 e  no dia 11, quarta-feira, a Meizu planeja anunciar o MX3 com Ubuntu Touch.

Durante o MWC 2014 a Canonical havia anunciado que a Meizu e a Bq seriam as duas primeiras fabricantes a criar smartphones que rodassem o Ubuntu Touch. Pouco menos de seis meses depois, parece que a empresa de Mark Shuttleworth vai entrar de verdade no mercado mobile.

Segundo o LinuxG, o Ubuntu Touch ainda não é considerado estável o suficiente para ser utilizado comercialmente, mas por conta do anúncio que será feito pela Meizu os desenvolvedores devem trabalhar em uma “versão” separada, que será focada em correção de bugs e melhoria de estabilidade.

E não são só os bugs. A Canonical também precisará contornar a falta de aplicativos para seus sistema mobile. Segundo a fonte, ainda não existe muita coisa além dos aplicativos básicos. Shuttleworth havia afirmado que até o lançamento, os 50 melhores aplicativos para Android e iOS estariam disponíveis. Vamos ver se a profecia do dono da empresa se confirma.

O Meizu MX3 tem tela de 5.1” com resolução de 1800×1080, processador Samsung Exynos 5410 Octa-Core, GPU PowerVR SGX, 2GB de RAM, 16GB de espaço para armazenamento de arquivos e câmera de 8 megapixels. O Ubuntu Touch atualmente é baseado no Ubuntu 14.10.

Com informações LinuxG e Espaço Liberdade.



Mozilla planeja oferecer dinheiro para fabricantes manterem o Firefox OS atualizado

9 de Junho de 2014, 10:54, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

mascote-do-firefoxos

Parece que não são só os usuários que estão preocupados com a falta de atualização dos primeiros aparelhos com Firefox OS. Segundo o CNet, o diretor de produto do Firefox OS, Chris Lee disse que a Mozilla está “estruturando as parcerias” para que tanto fabricantes quanto a Fundação compartilhem do interesse de manter os aparelhos lançados atualizados.

E se você pensou em amizade ou idealismo está… redondamente errado. A ideia é que a coisa funcione no modo capitalista: a Mozilla quer compartilhar parte dos lucros obtidos com o Firefox OS com as fabricantes dos aparelhos, desde que as mesmas mantenham o compromisso de manter seus aparelhos atualizados.

Segundo Chris Lee, os fabricantes obtém um lucro ao vender o aparelho, mas mantê-lo atualizado custa dinheiro para eles e a Mozilla quer compartilhar os benefícios e lucros que os updates podem gerar.

É bom saber que a Mozilla está preocupada com a falta de atualizações dos aparelhos lançados com o seus sistema. Parece que o problema vai ser resolvido, nem que para isso a Fundação precise pagar. Literalmente.

Com informações de CNET e Espaço Liberdade.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource