A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
NVIDIA lança a versão beta 340.17 dos seus drivers de vídeo para GNU/Linux
12 de Junho de 2014, 9:15 - sem comentários aindaNVIDIA lançou a versão 340.17 dos seus drivers gráficos para os usuários GNU/Linux, trazendo várias melhorias e alguns correções de bugs.
Algumas das novidades deste lançamento incluem várias melhorias das informações reportadas por aplicações GL através das extensões KHR_debug e ARB_debug_outpu, suporte para Fast Approximate Antialiasing (FXAA), suporte para o G-SYNC em monitores, entre outros.
Esta versão beta já está disponível através do canal de downloads da NVIDIA. Vale lembrar que, com este lançamento, a NVIDIA completa o principal suporte para todas as placas de vídeo anteriores à série 400.
Detalhes do lançamento no site da NVIDIA.
Da Redação.
Lançado Manjaro 0.8.10
12 de Junho de 2014, 9:00 - sem comentários aindaPhilip Müller anunciou através do blog oficial da distribuição Manjaro o lançamento da versão 0.8.10 trazendo inúmeras melhorias e desenvolvimentos.
Müller delas destaca várias melhorias e novas funcionalidades que estão nesta versão:
- Um novo e moderno bootsplash gráfico
- Um novo tema chamado “Menda”, assim como uma nova tela de início
- Melhorias no framework de instalação “Thus”
- Melhorias na ferramenta de detecção de hardware MHWD
- Kernel Linux Linux 3.12.20
- Mesa 10.1.4
- Xorg-Server 1.15.1
- Gstreamer 1.2.4
- LibreOffice 4.2.4
- MHWD 0.3.901
- libdrm 2.4.54
- Catalyst 14.04
- Nvidia 331.79
Se você quiser saber todos os detalhes do lançamento, basta visitar o site do Manjaro, onde está publicado o anúncio oficial. O download desta versão também pode ser feito diretamente no site oficial. No referido site, o usuário também encontra um manual em PDF.
Mais informações no site Manjaro Linux.
A engine de games PlayCanvas 3D WebGL agora é opensource
12 de Junho de 2014, 8:45 - sem comentários aindaPlayCanvas é considerada por muitos como a “engine de games em WebGL mais fácil do mundo”. É grátis, é open source e é apoiado por “surpreendentes” ferramentas para desenvolvedores.
A engine amadureceu durante os últimos três anos e agora está sob a licença MIT, cabendo ao desenvolvedor fazer com ela o que achar melhor! Que venham mais games opensource por aí
É uma ferramenta bastante interessante para desenvolvedores que desejem torná-la grande, com jogos na web. Pode inclusive ser muito divertido para brincar e se familiarizar com jogos em WebGL e programação.
A engine está disponível no Github ou testá-la com um plano gratuito disponível no site oficial.
Um demo jogável pode ser jogado aqui, mas existem várias outras no site oficial https://playcanvas.com.
Da Redação.
Honda força FlightGear a remover seu avião por violação de marca
12 de Junho de 2014, 8:30 - sem comentários aindaO simulador de voo popular e de código aberto, FlightGear, recebeu uma notificação da Honda solicitando a remoção do Honda Jet de seu programa, alegando sua utilização infringe marcas registradas da Honda.
O FlightGear é um dos mais antigos e populares simuladores de voo. O simulador tem código aberto e está disponível para os principais sistemas operacionais, sendo utilizado inclusive em treinamentos profissionais.
O simulador sempre se preocupou em seguir as leis e verificar com atenção os termos de uso de todos códigos fonte e dados utilizados, por isso foram pegos de surpresa pela notificação da Honda.
Até onde eu sei, esta é a primeira solicitação deste tipo que o FlightGear teve que responder.” – Declarou Curtis Olson, Gerente de projetos da FlighGear.
Eu não sou advogado e nem especialista em leis de marcas registradas. Mas o FlightGear está apenas tentando criar uma simulação acurada do mundo real. Se algo existe no mundo real, parece ser justo que criemos uma simples representação disso no nosso simulador.” – continuou Olson.
Em sua notificação os advogados da Honda alegam que o FlighGear está violando marcas registradas da empresa. Eles argumentam que a forma e aparência do avião são marcas registradas, assim como os logotipos e nome utilizados.
Inicialmente Olson pensou em comprar a briga para continuar usando o avião em seu simulador, mas depois mudou de ideia e informou aos desenvolvedores de que a nave deveria sair do FlightGear.
Eu pessoalmente não tenho tempo, advogados, experiência e inteligência suficientes para brigar por algo assim, e embora isso me deixe triste, uma batalha jurídica provavelmente não interessa a ninguém, mesmo que a gente acredite ter alguns argumentos legais para este caso.” – concluiu Olson
Não foram divulgados os motivos que levaram a Honda a tomar esta atitude, e embora a empresa provavelmente está certa do ponto de vista legal, é difícil compreender como a presença da aeronave no simulador de voo pode prejudicar a empresa.
Com informações de TorrentFreak e LivreNavegar.
Voo de drones para fins comerciais é liberado pela FAA nos EUA
12 de Junho de 2014, 8:20 - sem comentários aindaA Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana anunciou nesta terça-feira (10) uma medida inédita. A agência do governo aliviou as restrições de voo de drones e permitiu, pela primeira vez, que um avião não tripulado voasse sobre seu território.
De acordo com o noticiado pelo CNET, a permissão foi cedida à fabricante de drones AeroVironment e à empresa de energia BP, que poderão ter seu modelo Puma sobrevoando a região de Prudhoe Bay, no Alasca. Na área, está localizado o maior campo de petróleo da América no Norte e o voo tem como objetivo inspecionar oleodutos, estradas e equipamentos para a BP.
Para o presidente e CEO da AeroVironment, Tim Conver, a liberação do governo permitirá que a BP gerencie melhor as operações em Prudhor Bay com aumento na segurança, nos benefícios para o meio ambiente e na produtividade da empresa. Segundo ele, esta é uma importante conquista da parceria entre as empresas e prova de como o uso de drones é seguro e eficaz, podendo também ser utilizado agora para fins comerciais. A FAA já havia permitido anteriormente o uso de drones voando sobre as águas do Ártico, mas esta é a primeira vez que aprova o uso sobre a terra.
O estudo detalhado da região de Prudhoe bay será possível principalmente devido às especificações técnicas do modelo drone Puma. A capacidade de voar baixo, entre 200 e 400 metros do solo, e a uma velocidade reduzida, menos de 40 nós, permite que o drone seja extremamente preciso na coleta de dados. O Puma possui 4,5 m de comprimento e envergadura de 2,7 m, com um sensor embutido que permite captar imagens e dados a serem processados em 3D.
Além da permissão cedida à AeroVironment, declarações recentes do secretário de transportes, Anthony Foxx, dão a entender que a FAA pode restringir ainda menos o uso de drones para fins comerciais. Segundo ele, as pesquisas no Alasca seguem uma direção importante e as oportunidades de uso da tecnologia estão crescendo rapidamente.
A FAA também informou recentemente que estuda permitir que estúdios de cinema e TV possam utilizar drones no céu de todo o país.
Fonte: Canaltech