A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Anonymous cumprem promessa e começam ataques contra Copa do Mundo
13 de Junho de 2014, 21:44 - sem comentários aindaO grupo hacktivista Anonymous cumpriu com a promessa de realizar uma série de ataques cibernéticos durante a Copa do Mundo para atrapalhar o andamento do evento. No primeiro dia de jogo, que foi ontem (12) à noite, uma série de sites em todo o país foi derrubada.
Ainda essa semana o Anonymous fez a promessa de derrubar diversos outros sites durante os próximos dias, em especial os dos patrocinadores da Copa do Mundo. De acordo com um hacker que diz conhecer os planos do grupo, os próximos alvos seriam Adidas, Budweiser, Coca-Cola e Emirates Airlines. No entanto, até o momento, apenas sites brasileiros foram alvos das ações do grupo, como informa o site Tech Guru Daily.
O Anonymous iniciou na quarta-feira (11) a campanha #OpHackingCup, com vários sites sendo desfigurados e com o site do governo sendo colocado fora do ar temporariamente. Entre os sites que foram atingidos pelo grupo nessa primeira onda de ataque estão: Sistema Brasileiro de Inteligência, Hyundai Brasil, Confederação Brasileira de Futebol, Departamento de Justiça, Polícia Militar de São Paulo, Banco do Brasil e Africa.com.br – todos com negação de serviço distribuída (DDoS) .
Em uma entrevista à Reuters, um hacker conhecido como “Che Commodore” disse que o grupo já realizou testes para identificar quais sites são mais vulneráveis. Ele ainda confirmou um plano de ataque voltado para os patrocinadores da Copa do Mundo.
Na última semana o Anonymous invadiu o site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty, e vazou uma série de e-mails confidenciais. Segundo Che Commodore, o ataque foi realizado por um hacker chamado AnonManifest por meio de phishing.
O Anonymous afirma que está descontente com a realização da Copa do Mundo principalmente devida às altas quantias de dinheiro que foram gastas para a realização do torneio.
Fonte: Canaltech
Tesla Motors libera uso de patentes para incentivar produção de carros elétricos
13 de Junho de 2014, 21:24 - sem comentários aindaElon Musk, CEO da Tesla Motors, anunciou nesta quinta-feira (12) uma novidade importante e que mudará os rumos de sua companhia. Segundo o presidente-executivo, a empresa quer estimular a inovação e, a partir de agora, permitirá que qualquer pessoa ou corporação usem sua propriedade intelectual para ajudar no desenvolvimento de carros elétricos.
Em um comunicado no blog oficial da Tesla, Musk explica que qualquer entidade, seja ela pequena ou grande, poderá se apropriar da tecnologia patenteada em veículos movidos por energia elétrica e que nenhuma dessas empresas sofrerá processos de patentes desde que a tecnologia seja usada “de boa fé”. Musk afirma que tomou essa decisão em parte porque o mercado de automóveis elétricos ainda é limitado e representa menos de 1% das vendas de grandes montadoras.
Além disso, o executivo acredita que a liberação das patentes a qualquer um vai beneficiar a indústria como um todo no compartilhamento de tecnologias de código aberto e acelerar o crescimento do transporte sustentável. “Se abrirmos caminho para a criação de veículos elétricos atraentes, mas impormos obstáculos de propriedade intelectual atrás de nós para inibir outros, estaremos agindo de maneira contrária a esse objetivo”, revelou. A decisão inclui todas as patentes da Tesla Motors.
Musk ainda disse que a ideia não é competir com outras fabricantes na indústria de veículos elétricos, mas sim se focar em tirar das ruas os milhões de carros movidos a gasolina. Como destaca o site The Verge, permitir que outras pessoas usem patentes da Tesla – e de outras companhias que tomem a mesma atitude no futuro – pode tornar o cenário dos automóveis elétricos muito mais atratente, fazendo com que evolua mais rápido e incentive que mais consumidores possam adquiri-los.
“A liderança tecnológica não é definida por patentes, cujo histórico tem mostrado repetidamente ser uma pequena proteção contra determinados concorrentes, mas sim pela capacidade de uma empresa para atrair e motivar os engenheiros mais talentosos do mundo. Acreditamos que o uso da filosofia open source em nossas patentes vai reforçar ainda mais a posição da Tesla nesse sentido”, concluiu o CEO.
E os planos de Elon Musk para revolucionar a indústria automobilística parecem estar apenas começando. Nesta semana, o executivo concedeu uma entrevista ao jorna britânico The Independent na qual não descartou a produção de um veículo que voa. “Nós definitivamente poderíamos fazer um carro voador”, disse. O presidente da Tesla Motors também possui um projeto chamdo Hyperloop, um transporte terrestre movido a energia solar capaz de atingir velocidade máxima de 1.220 quilômetros por horas – quase a mesma velocidade do som, que é de 1.234 km/h.
Intel é multada em R$ 3,2 bilhões por conduta desleal com a AMD
13 de Junho de 2014, 21:22 - sem comentários aindaA gigante Intel vai ser obrigada a pagar uma multa de 1,06 bilhões de euros, o equivalente a R$ 3,2 bilhões, por comportamento desleal no continente Europeu, principalmente em relação à sua principal competidora, a AMD. O processo transita pela corte da Comissão Europeia há mais de cinco anos.
Segundo o órgão, a empresa violou o Regulamento Antitruste da União Europeia, que controla a concorrência do mercado, ao conceder descontos na compra de chips fabricados por ela para grandes empresas como Dell, HP e Lenovo. Além disso, a companhia teria desembolsado dinheiro para Acer, HP e Lenovo buscando retardar ou deter o lançamento de produtos que utilizassem os chips AMD.
Em 2009 a Intel foi considerada culpada, mas alegou que a punição era muito rígida. Desde então, os recursos vêm sendo julgados. Nesta quinta-feira, a Comissão Geral da Corte julgou a multa apropriada, considerando que a posição de liderança no mercado da empresa.
Por meio de um porta-voz, a Intel declarou estar decepcionada com a decisão, mas não informou se deseja apelar na última chance que terá. Já a Comissão Europeia revelou estar satisfeita com o resultado, informando que é totalmente contra as práticas anticompetitivas da companhia.
Fonte: The Verge e Olhar Digital.
Amazon continua a usar o TrueCrypt mesmo com o fim do projeto
12 de Junho de 2014, 9:30 - sem comentários aindaDuas semanas após o popular software de criptografia ter sido abruptamente descontinuado por seus criadores, supostamente por razões de segurança, o TrueCrypt continua sendo a única opção para importar e exportar dados seguramente no Amazon S3, conjunto de serviços de computação em nuvem fornecido pela Amazon. As informações são da PC World.
De acordo com a documentação online da Amazon Web Services (AWS): “o TrueCrypt é o único dispositivo de criptografia suportado pela AWS”. Em uma página separada referente à segurança do serviço, a companhia diz que os dados importados dos dispositivos são sempre apagados após a conclusão do trabalho, mas os dados exportados serão sempre encriptados, e para isso é utilizado o TruCrypt. Questionada sobre a confiabilidade do software com o encerramento do suporte, a empresa não quis se manifestar.
Os criadores do TrueCrypt, cujas identidades permanecem desconhecidas, encerraram o projeto no último dia 28 de maio com uma mensagem repentina alertando os usuários de que “usar o TrueCrypt não é seguro, pois pode conter problemas de segurança não corrigidos”. Na página inicial do projeto os usuários são aconselhados a migrar para tecnologias de criptografia integradas diretamente a sistemas operacionais modernos, como o BitLocker Drive Encryption, em versões recentes do Windows, ou o FileVault, no Mac OS X.
A versão 7.2 do software, que só pode ser usada para desencriptar os dados, foi lançada pouco antes do anúncio do fim do projeto, e todas as versões anteriores, que incluíam a funcionalidade de criptografar, foram removidas do repositório oficial.
A autenticidade do anúncio tem sido questionada por alguns usuários e várias hipóteses foram levantadas, incluindo a de que o anúncio teria sido postado por hackers ou que os autores teriam sido identificados por um governo e forçados a encerrar o projeto. Fato é que nenhuma novidade a respeito do caso surgiu, e com isso o abrupto fim do projeto permanece misterioso.
A Open Crypto Audit Project (OCAP), uma iniciativa da comunidade que estava em processo de análise da segurança do TrueCrypt quando seu desenvolvimento foi interrompido, configurou um repositório esta semana com o código fonte do TrueCrypt 7.1a, última versão do software que permite criptografar dados.
A OCAP planeja completar a sua auditoria no TrueCrypt, que está agora na fase dois e envolve a análise de funções criptográficas do software. A primeira fase, que envolveu busca de vulnerabilidades em componentes críticos do programa, como o código do kernel do Windows, foi concluída em abril, sem problemas críticos identificados.
Fonte: Canaltech
Lançado 0 A.D. Alpha 16 Patañjali
12 de Junho de 2014, 9:30 - sem comentários aindaWildfire Games, um grupo internacional de voluntários desenvolvedores de games, anunciaram o lançamento do “0 A.D. Alpha 16 Patañjali”, a décima-sexta versão alpha version do 0 A.D., um game de guerra, livre e código aberto.
Esta versão está disponível a mais de 10 idiomas, uma IA melhorada, uma nova GUI, grandes mudanças e muito mais!
O download e instruções para instalação estão disponíveis para GNU/Linux, Windows e Mac OS X.
Mais detalhes podem ser obtidos diretamente no site oficial do game http://play0ad.com.
Da Redação.