A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
O mundo opensource: um mapa ilustrado
17 de Maio de 2014, 19:35 - sem comentários aindaUma imagem que está circulando nas redes sociais ilustra de uma forma diferente, diversas ações relacionadas ao opensource. Veja onde você se encaixa:
Fonte: G+
12º CertForum: Inscrições já estão abertas
17 de Maio de 2014, 19:29 - sem comentários aindaJá estão abertas as inscrições para o 12º CertForum – Fórum de Certificação Digital, que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, em Brasília. O evento reúne, anualmente, diversos gestores dos setores público e privado e estudiosos para debates e apresentações sobre os usos, cases e benefícios da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
A participação nos dois dias do evento é gratuita mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no sítio do Fórum. Há possibilidade de inscrever-se para um ou dois dias do evento. Ao final, os participantes receberão certificados de participação.
O certificado digital ICP-Brasil é uma ferramenta que garante praticidade e segurança às transações feitas via internet. Por isso, o CertForum tornou-se um importante espaço para apresentar as boas iniciativas, reunir público qualificado para debates e propor novas parcerias para o setor.
Neste ano, os participantes terão a oportunidade de assistir palestras e participar de mesas temáticas sobre a utilização e os avanços dos certificados digitais ICP-Brasil, além de encontrar amplo espaço para troca de ideias, um dos momentos mais ricos do evento. Em breve divulgaremos a grade completa de palestrantes do 12ª CertForum no sítio do evento – http://certforum.iti.gov.br/
Faça sua inscrição: http://certforum.iti.gov.br/inscricoes/
Serviço – 12º CertForum
Data: 27 e 28 de maio
Horário: 09h às 12h e das 14 às 17h
Local: Centro de Eventos da CNTC – SGAS 902 Sul – Bloco C – Brasília – DF
Contato: Assessoria de Comunicação – ASCOM/ITI
E-mail: comunicacao@iti.gov.br
Telefone: 55 (61) 3424-3892
Fonte: 12º CertForum
Ativista OSI, saia do armário!
17 de Maio de 2014, 19:20 - sem comentários aindaToda ação tem uma reação de igual força, mas no sentido contrário. A máxima não se mostra verdadeira somente nas questões físicas, mas nas ideológicas também. Desde as revelações do Snowden tenho me empenhado ainda mais no ativismo do Software Livre e seus ideais filosóficos, porque acredito que somente ele pode nos salvar da dominação global. Nunca antes essa dominação foi tão evidente, esteve tão clara e nunca tivemos uma arma tão poderosa nas mãos.
A medida que acirro meu compromisso com o os preceitos do Software Livre fica claro que o movimento e suas manifestações estão infestadas de ativistas do Open Source que agem como agentes duplos e desqualificam, de forma sistemática, qualquer tentativa de politizar o tema. Quem sabe adotando um tom mais didático consigamos fazer com que os enrustidos do OSI se libertem e sejam felizes sendo o que são: ativistas pró Open Source!
Não há nada de errado em ser defensor do Open Source. A linha ideológica que cada um adota é uma escolha pessoal e vivemos em um mundo que prega a liberdade de escolhas, alinhamento ideológico, credo, orientação sexual, enfim, não se prive de exercer sua liberdade. Não se apegue ao conservadorismo moral do Software Livre, liberte-se, mostre-se, abra seu coração e mente, e aceite-se como você é: meio lá, meio cá. Hora defender a liberdade dos usuários, hora defender a liberdade das empresas de fechar os códigos, hora achar que privacidade é fundamental, hora achar que o Facebook é inevitável, hora publicar código pela GPL e hora palestrar contra os que criaram essa licença, hora escrever GNU/Linux e depois usar iPhone. Assuma sua “OSIbiedade”. Quanto antes melhor para todos.
Há um grupo de pessoas que não tem a menor dúvida sobre o que defende. Trata-se daqueles que entendem o que é o Software Livre, o praticam, o defendem, o exercem, o difundem e especialmente, o vivem. Não há margem a interpretações dúbias na definição ideológica do Software Livre pois a FSF deixa isso claro. Richard Stallman se encarregou de deixar isso claro. Software Livre não é a mesma coisa que Open Source, não pretende ser e não adianta berrar, agredir, discordar, sabotar, palestrar, apontar dedos, acusar ou confundir. São conceitos ideológicos diferentes.
Taxar os defensores do Software Livre de radicais é um eufemismo. É mentira. É uma ação deliberada para confundir os que não conhecem bem o conceito. Serve para assustar os iniciantes e os que não entendem de tecnologia. Software Livre é um movimento social e político que combate o mal, os podres poderes, a manipulação das massas, o acúmulo exacerbado de poder nas mãos de quem quer que seja. E o faz perpetuando a liberdade na sua licença de uso.
Se você acha que esse conceito não te representa, saia. Assuma-se OSI ou qualquer outra coisa. Só não faz sentido algum se proclamar ativista de algo que você não concorda e criticar quem concorda, por concordar.
Meus textos não visam os iniciantes. Visam você que esta em cima do muro jogando pedras em todos que estão em baixo, seja de um lado, seja do outro. Esse é o tamanho da sua incoerência: não usa Windows mas cospe na FSF. Você sabe bem o que está fazendo. Suas ações são pensadas e milimetricamente definidas. As vezes até por convicção de que suavizando o conteúdo ideológico se atingirá o objetivo de libertar as pessoas. Mas essa complacência não é Movimento Software Livre, tem outro nome: OSI.
Infelizmente o Movimento Software Livre ao redor do mundo apostou nessa complacência como meio de popularizar o seu uso, na esperança de que uma vez usuários, a consciência lhes chegaria por osmose. Estávamos errados, Ubuntu e Android são bons exemplos de massificação sem nenhuma consciência libertária.
Creio que está na hora dessa massa de OSIstas fazer o Fórum Internacional de Código Aberto e convidar anualmente, o sempre simpático Eric Raymond, e tê-lo como modelo ideológico. Assim poderiam fazer uma área de comunidades com Windows e Jogos proprietários, desfilar com seus iPhones, MacOS, fazer palestras criticando os “radicais livres”, divulgar pelo Facebook com milhares de “likes” e exercer todas as outras liberdades que tanto pregam e curtem. Honestamente acho que seria o ideal. Mas ir a eventos de Software Livre para criticar seus defensores, tentar forçar a barra para terem sua doutrina ideológica imposta sobre a dos demais, não me parece adequado. No fundo são vocês “OSIanos” que tentam impor sua liberdade de mercado e redes sociais devassas sobre os libertos. São vocês os que desrespeitam um evento com uma proposta clara de difundir os ideais do Software Livre. São vocês os que incitam os iniciantes a usarem software proprietário. São vocês os que fazem mal ao movimento Software Livre!
Hora dos assumidos, de ambos os lados deixarem claro suas preferências.
Hora dos enrustidos saírem do armário, sem medo, sem dubiedade, sem desculpas para assumir que não são Software Livre. Uni-vos!
Saudações Livres!
Por Anahuac.
Fonte: Anahuac.eu
CGI.br promove curso sobre Governança da Internet
17 de Maio de 2014, 19:12 - sem comentários aindaO Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), no intuito de fomentar e incentivar a capacitação, pesquisa e estudos sobre a Governança da Internet, lança a Escola de Governança da Internet no Brasil e promove a primeira edição do seu Curso de Curta Duração a ser realizado no período de uma semana, no início de agosto. As inscrições, que tiveram início hoje, seguem até o dia 08 de junho e podem ser realizadas através do sítio web da Escola de Governança (http://egi.nic.br/).
A escola contribuirá para aprofundar o debate em torno do modelo multissetorial e pluriparticipativo de governança da Internet, discutindo todos os temas relacionados aos Princípios para Governança e Uso da Internet no Brasil. Além disso, a iniciativa será importante para mobilizar as redes de pesquisa e de atuação ao promover a interlocução com os diversos setores e a ampliação do diálogo do CGI.br com a sociedade.
“O Brasil tem desempenhado papel de destaque no debate sobre a governança global da Internet. O CGI.br é referência internacional no modelo multissetorial. O curso vai reunir profissionais de diversos setores, que poderão ampliar os seus conhecimentos na área, além de compartilhar informações a partir das suas experiências profissionais e expandir seu círculo de relacionamentos”, considera Hartmut Glaser, diretor do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e coordenador do Núcleo Diretivo da Escola de Governança.
Esta primeira edição do curso é gratuita e voltada a gestores públicos, formuladores de políticas públicas, empresários, pesquisadores, acadêmicos, membros da comunidade técnica e de organizações da sociedade civil que atuam com temas relacionados à Internet. Para concorrer a uma das 35 vagas é necessário participar do processo seletivo que envolve análise curricular e a produção de um texto sobre temas relacionados à governança da Internet.
Entre os professores que integram o corpo docente do curso, estão: Hartmut Richard Glaser, Diretor do NIC.br, Carlos A. Afonso, Conselheiro do CGI.br e José Luiz Ribeiro Filho, Diretor da RNP.
O Curso de Curta Duração da Escola de Governança da Internet no Brasil é realizado pelo NIC.br e acontecerá anualmente, obedecendo um programa de 40 horas, distribuídas em seis dias. Neste primeiro ano, o curso será realizado entre os dias 10 e 15 de agosto. Os candidatos selecionados serão notificados até o dia 23 de junho e terão até o dia 30 de junho para confirmar a matrícula pelo sistema online. Antes das aulas presenciais, o curso prevê atividades a serem realizadas à distância e que serão informadas com antecedência aos candidatos.
Para mais informações sobre o processo de seleção acesse http://www.egi.nic.br/.
Com informações da Assessoria de Imprensa do CGI.Br.
Gustavo Martinelli confirma presença no 6º Fórum Espírito Livre
16 de Maio de 2014, 14:30 - sem comentários ainda
A sua empresa está preparada para estar na Internet? Você sabe quais os cuidados que você deve ter? O Brasil possui várias leis aplicáveis ao que acontece na Grande Rede e é preciso entender o que é se pode fazer para evitar problemas com processos ou, principalmente, com a insatisfação de clientes. As principais regras serão tratadas nessa apresentação, além de casos reais enfrentados pela Justiça brasileira, com o objetivo de informar ao público empresarial sobre os pontos que realmente merecem atenção na hora de trabalhar com o Mundo Virtual. A palestra “Marco Civil: como evitar que sua empresa vá parar na Justiça?” que será ministrada no dia 29 de maio visa tratar deste e de outros temas relacionados.
Já no dia 30 de maio, a palestra “Computação em Nuvem: uma abordagem técnica e jurídica sobre sua utilização” visa apontar em uma direção igualmente interessante.
A Internet está repleta de serviços de Computação em Nuvem disponíveis gratuitamente para a nossa utilização. Mas algumas questões precisam ser respondidas antes de usá-los: esses serviços são realmente gratuitos? É seguro colocar nossas informações e, muitas vezes, a de nossos clientes na Nuvem? Essa apresentação abordará os riscos e as vantagens de se utilizar os serviços de Nuvem, fomentando, inclusive, a utilização de uma Nuvem privada com o Software Livre e gratuito conhecido como ownCloud.
Gustavo Gobi Martinelli: é Graduado em Ciências da Computação e Direito. Advogado (OAB/ES 17.364) especializando em Direito Digital. Mestrando em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV. Professor Universitário do Curso de Engenharia Elétrica. Apresentador do Programa Liberdade Digital da Web TV Espírito Livre. Atuou durante 15 anos com TI com foco em gerenciamento eletrônico de documentos.
O 6º Fórum Espírito Livre acontece nos dias 29 e 30 de maio em Vitória e Serra, no Espírito Santo. Inscreva-se gratuitamente através do link http://forum.espiritolivre.org.