Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


A Free Software Fundation está desenvolvendo programa alternativo ao Skype

24 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O portal da Free Software Fundation noticiou, em 17/5, que o projeto GNU está desenvolvendo um software alternativo ao Skype, em função das diversas interrogações geradas sobre o futuro da popular ferramenta de comunicação, comprada recentemente pela Microsoft.

Para a FSF, há muitas ponderações sobre a compra do Skype pela Microsoft . Por exemplo, as pessoas se perguntam como o negócio afetará o sucesso do Skype de spyware? Foi uma boa estratégia para um ou o outro? A Microsoft pagou demais? Como isso afeta o possível sucesso dessa ou daquela empresa?

Diante dessas e de muitas outras interrogações, o projeto GNU está desenvolvendo um software livre para fazer mais ou menos o mesmo trabalho.



Red Hat anuncia o Red Hat Enterprise Linux 6.1

23 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A distribuição Linux Red Hat anunciou a disponibilidade do Red Hat Enterprise Linux 6.1, a primeira atualização para a plataforma desde a entrega do Red Hat Enterprise Linux 6, em novembro de 2010. A notícia é do portal e-Week, de 19/5, último.

O Red Hat Enterprise Linux 6.1 foi disponibilizado para os principais parceiros em sua Red Hat Summit, no início de maio. O anúncio dá conta de que com o Red Hat Enterprise Linux 6.1, a Red Hat prossegue com o padrão de desempenho, flexibilidade e qualidade que os clientes dependem em seus ambientes corporativos de código aberto, que engloba aspectos físicos, virtuais e implantações de nuvem.

O Red Hat Enterprise Linux 6.1 fornece aos clientes melhorias na confiabilidade do sistema, a escalabilidade e o desempenho, juntamente com suporte para hardware. O novo sistema também oferece “patches” e atualizações de segurança, mantendo a compatibilidade de aplicativos e fabricantes de equipamentos originais e fornecedores independentes de software (OEM / ISV).

A seguir algumas atualizações tecnológicas do RHEL 6.1:

  • Outras opções para configurações avançadas de armazenamento, com melhorias na FCoE, Bridging Datacenter e descarregar iSCSI, que permitem o armazenamento em rede para oferecer qualidade de serviço geralmente associadas ao armazenamento conectado diretamente.
  • Melhorias em virtualização, sistemas de arquivos, agenda, gerenciamento de recursos e alta disponibilidade.
  • As novas tecnologias que permitem implementações e maior integração com sistemas heterogêneos.
  • Uma prévia da tecnologia da Red Hat Enterprise Identity (IPA) de serviços, com base no código aberto do projeto FreeIPA.
  • Suporte para o “failover” automático, para máquinas virtuais e aplicativos usando o Red Hat High Availability Add-On.
  • Ferramentas de desenvolvimento integrados que fornecem a capacidade de escrever, depurar perfil, e implantar aplicativos sem sair do ambiente gráfico.
  • Melhorias para o processamento do tráfego de rede para servidores de alavanca multi-processador, que estão ficando cada vez mais comum.

O vice-presidente e gerente geral de negócios da Red Hat destacou, em comunicado, que com a crescente adoção do Linux em todas os diversos ramos de trabalho, o RHEL 6.1 fornece às empresas um sistema operacional mais confiável, com desempenho e controle de todo processamento de dados.

De acordo com funcionários da empresa Red Hat, o RHEL 6.1, como líder em desempenho, serve tanto como uma máquina virtual hóspede e anfitrião hypervisor em benchmarks SPECvirt.

A Red Hat e a IBM anunciaram, recentemente, que as empresas apresentaram uma referência à SPEC, em que uma combinação do Red Hat Enterprise Linux, Red Hat Enterprise Virtualization e sistemas IBM entregues tiveram uma capacidade 45% melhor que os concorrentes, nos testes de desempenho realizados pela Red Hat e IBM.



A (in)segurança de dados da Sony

23 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A segurança de dados continua a ser uma preocupação importante para os clientes da Sony, mesmo depois que a destacada empresa do entretenimento começou a reativar o seu PlayStation Network (on-line), após uma enorme violação dos dados do usuário desligá-lo por quase um mês. A eWeek, de 23/5, falou de algumas das dolorosas lições aprendidas, até o momento da violação da PlayStation Network.

Para a e-Week, a violação de dados do usuário a ser uma grande preocupação para milhões de pessoas no mundo. E a questão não só a ver com informações pessoais nas mãos de hackers mal-intencionados, mas a decisão da Sony de oferecer proteção contra roubo de identidade, gratuitamente, para os assinantes não necessariamente inspirar confiança.

Há muitas lições a serem aprendidas, no rastro dessa violação de dados, que afeta mais de 101 milhões de clientes da Sony. A e-Week sublinhou, ainda, que ambos (os consumidores e as empresas que operam serviços online), precisam prestar atenção ao que aconteceu na Sony.

A primeira lição que todo mundo tem que aprender é que os dados pessoais e de negócios é insegura na nuvem, a menos que seu provedor de serviços possa provar o contrário. Essas e outras análises constam de uma apresentação disponível no site da e-Week (http://www.eweek.com).



Revista Espírito Livre está confirmada para grade de palestras do 1º ENTRÍ

22 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Revista Espírito Livre está confirmada para a grade de palestras do 1º Encontro Trinacional de Software Livre (ENTRÍ), que acontece em Foz do Iguaçu/PR, como um aquecimento para a Latinoware 2011. A palestra sobre a Revista Espírito Livre acontecerá no dia 27/05/2011, às 21:00hs.

O 1º Encontro Trinacional de Software Livre (ENTRÍ) é uma iniciativa conjunta da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu, que tem como objetivo proporcionar a oportunidade de seus participantes realizarem cursos e assistirem palestras a respeito de tecnologias livres.

Software livre está presente no nosso dia-a-dia, em toda parte, em toda a Internet.

A frase acima é de Marcos Siríaco Martins, idealizador e organizador do evento, ressaltando a importância de os acadêmicos da área de informática conhecerem tecnologias livres, já que o mercado de trabalho exige isso.

Todas as grandes empresas, principalmente as de tecnologia, usam software livre em alguma área do seu negócio. – Marcos Siríaco Martins.

O 1º Entrí será realizado entre os dias 25 e 27 de Maio, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. As inscrições são gratuitas.

Visite o site oficial: http://www.latinoware.org/entri/



Jon Maddog Hall confirma presença no III FSLDC

21 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A primeira vez que Jon “maddog” Hall esteve no Brasil para falar sobre software livre foi em Recife, em setembro de 2001, logo após o atentado às torres gêmeas nos Estados Unidos. Entretanto, bem antes disso, “maddog” já preocupava-se com a tecnologia como agente de geração de emprego e renda e de seu potencial na diminuição de desigualdades.

Maddog compartilhará com todos os participantes do III FSLDC as estratégias do Projeto Cauã, uma ideia de diminuição no consumo de energia em computadores, aumento na satisfação e experiência das pessoas ao lidar com equipamentos realmente fáceis de serem utilizados, possibilidade de criação de três milhões de postos de trabalho no Brasil e demais países da América Latina, melhoria significativa na educação e economia mundial de dez bilhões de reais por dia.

Jon Maddog Hall é um dos fundadores do movimento Open Source internacional. Trabalha com informática desde 1969, é utilizador de Unix desde 1977 e de Linux desde 1994. Desde 1995 é Diretor executivo da Linux International, uma associação sem fins lucrativos patrocinada por empresas de grande relevância internacional na área de TI. A Linux International tem sede nos Estados Unidos e tem por objetivo dar apoio à adoção do sistema operacional Linux.

Fonte: http://forumsoftwarelivre.com.br/

Apresse-se para se inscrever no FSLDC (no endereço acima), pois as inscrições estão terminando.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource