A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Guarux: Prefeitura Municipal de Guarulhos disponibiliza distro voltada à educação especial e com foco na acessibilidade
1 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaIncluir digitalmente pessoas com deficiência visual, tetraplégicos e crianças com Transtorno de Desenvolvimento Global. Este é o objetivo do Guarux, solução de Tecnologia da informação (TI) que foi disponibilizada neste sábado, 27, durante o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre de Guarulhos. Criado em 2009 pela Prefeitura Municipal de Guarulhos a partir do Linux Ubuntu, a utilização do sistema operacional gerou uma economia de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos do município.
Em Guarulhos, o sistema é utilizado por cerca de 22 mil usuários da prefeitura. Além disso, o Guarux atinge uma grande parcela da população através dos centros de inclusão digital, que na cidade são chamados de Telecidadanias. Estes locais têm mais de seis mil acessos mensais e mais de sete mil usuários cadastrados. Os Telecidadanias fornecem ainda cursos profissionalizantes e cursos básicos de informática.
Com a disponibilização do Guarux no Portal do Software Público Brasileiro, o diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações da administração da cidade paulista, Leandro Gramulha, espera que outros municípios possam se beneficiar das ações que foram desenvolvidas e economia gerada. “Queremos ajudar outras prefeituras e colaborar com outros projetos de inclusão digital. Também queremos receber ajuda e debater a evolução da ferramenta”, disse.
As prefeituras de Matão e Osasco, do estado de São Paulo, já utilizam a solução em seus projetos de inclusão digital.
A Solução Guarux é uma distro voltada à educação especial ou até mesmo a usuário final, visando, principalmente a acessibilidade de deficientes visuais e tetrapelegia com mecanismos(jogos) próprios voltados ao desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down e TDG – Transtorno Global do Desenvolvimento. (Autismo, Asperger, Síndrome do cromossomo X, entre outros). Além disso, contém uma gama de softwares educacionais e pedagógicos que auxiliam os estudos de crianças, adolescentes, adultos e docentes bem como profissionais na área da saúde que estejam envolvidos com estes temas.
Principais softwares embarcados:
- Eviacam (interface que permite ao usuário mover e clicar o ponteiro do mouse utilizando movimentos da cabeça, o movimento é acionado por uma web cam. http://viacam.org)
- Orca (Leitor de tela destinado a deficientes visuais, o software fornece acesso a aplicativos e kit ferramentas que suportem AT-SPI como o ambiente GNOME, informando ao usuário, por meio de voz, qual aplicativo está sob a mira do ponteiro. http://live.gnome.org/orca)
- Tuxtype (jogo educacional de datilografia. http://tux4kids.com)
- TDGrux (sistema voltado para o TDG – Transtorno do Desenvolvimento Global (autismo). Tem o intuito de facilitar a interação das crianças com o ambiente, possibilitando maior aproximação das pessoas que as cercam)
- dentre outros.
Principais Características Técnicas:
- Sistema Base: Distro Linux Ubuntu, versão: 10.04 (lucid) kernel: 2.6.32-21-generic.
Acesse a comunidade Guarux: http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=66594611
Informações sobre o Guarux podem ser obtidas também no site oficial: http://guarux.guarulhos.sp.gov.br/
Unicamp lança portal e ferramenta de autoria com foco em Tecnologias Educacionais
1 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e as Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas lançou no dia 29/04/2013, o Portal e-Unicamp, cujo objetivo é disseminar o conhecimento gerado pela Instituição por meio da disponibilização de vídeos, animações, simulações, ilustrações e aulas de diversas disciplinas, criadas por professores da Unicamp. Todo o conteúdo do Portal e-Unicamp é de livre acesso.
O desenvolvimento do e-Unicamp busca encorajar o uso de Tecnologias Educacionais e incentivar novos relacionamentos entre professores, alunos e a comunidade em geral, de modo a instigar a aprendizagem e compartilhar conhecimentos.
Todo o conteúdo disponível no Portal está sob licença do Creative Commons e das condições estabelecidas pela Lei 9.610/98 quanto aos direitos autorais.
Para acessar basta visitar o endereço: www.ggte.unicamp.br/e-unicamp
Em conjunto com o Portal e-Unicamp, o GGTE disponibiliza a ToolDo, ferramenta de autoria que contribui para a ampliação de possibilidades de ensino e de aprendizagem. Trata-se de um software livre (open source) que proporciona a criação de conteúdo multimídia, cujas funcionalidades são acessadas via Internet.
A ferramenta organiza as etapas de editoração (workflow) em fases e estágios dinâmicos e customizáveis, antes da publicação final do conteúdo. Os perfis de cada usuário também são customizáveis e podem ser associados aos estágios do workflow.
O produto final gerado é um endereço web de exibição do conteúdo de navegação fácil e dinâmica.
Sua comunidade está disponível no site http://code.google.com/p/tooldo/, no qual é possível participar de fóruns de discussão e acessar funcionalidades que estão sendo desenvolvidas, além de baixar a ferramenta gratuitamente.
Com informações da Unicamp.
Evento: 30 anos de informática na educação no Brasil
1 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comemora os seus 30 anos de existência com a realização de um Fórum Permanente de Ciência e Tecnologia.
Intitulado “30 Anos de Informática na Educação no Brasil”, o evento será realizado no dia 2 de maio, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.
A organização é dos professores Maria Cecília Calani Baranauskas e José Armando Valente, ambos do Nied-Unicamp, núcleo que desde 1983 esteve envolvido em praticamente todas as ações de implantação da informática no ensino público no Brasil.
O objetivo do encontro é promover um espaço de reflexão sobre o que tem sido feito em termos do uso das tecnologias na educação no Brasil, bem como discutir novos desafios e seus impactos relacionados ao desenvolvimento e uso de tecnologia em contextos educacionais na sociedade contemporânea.
A palestrante convidada será Edith Ackermann, professora visitante no Massachusetts Institute of Technology School of Architecture, Estados Unidos, e professor honorária na Universidade de Aix-Marseille 1, na França.
Mais informações: http://foruns.bc.unicamp.br/foruns/descricaoevento.php?idEvento=93 e (19) 3521-7136.
Programação:
Confira a programação:
8h30 – Credenciamento
9h30 – Abertura
Prof. Dr. Edgar Salvadori De Decca – Coordenador Geral da Coordenadoria Geral da UNICAMP
Profa. Dra. Itala Maria Loffredo D’Ottaviano – Coordenadora COCEN
Profa. Dra. M. Cecilia C. Baranauskas – Coordenadora NIED
Prof. Dr. José Armando Valente – GGTE & NIED & IA, Unicamp
10h00 – Palestra Convidada
Profa. Mônica Gardelli Franco, Secretaria de Educação Básica (SEB) – MEC
Título: Perspectivas e tendências da educação com tecnologia
11h00 – Cofee Break
11h30 – Palestra Convidada
Profa. Dra. Edith Ackermann, Visiting Scientist, MIT School of Architecture / The Media Laboratory Senior Research Associate, Harvard Graduate School of Design / Responsive Environments
Titulo: Programming For The “Natives”: What is it? What’s In It For The Kids?
12h30 – 14h30 – Almoço
14h30 – Mesa Redonda
Título: Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea
Mediador: M. Cecilia C. Baranauskas, NIED & IC UNICAMP
Palestrantes/Debatedores:
Prof. Ig Ibert Bittencourt (UFAL) Vice-coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação – http://www.br-ie.org/ – Desafio 4 da SBC: Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento
Profa. Maria Elizabeth Bianconcini T. M. P de Almeida, PUC-SP – Curriculo, Tecnologias e Narrativas na Educação
Profa. M. Teresa E. Mantoan (FE-UNICAMP) – A Diferença na Escola.
Prof. Victor Pellegrini Mammana (Diretor do Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer)
16h30 – Encerramento
Com informações da Agência Fapesp.