Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Bitcoin: a Revolução Digital que chegou à economia, será tema de palestra da FISL

5 de Maio de 2014, 10:43, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

fisl-logo

A moeda digital, batizada de Bitcoin, será um dos temas apresentados pelo Fórum Software Livre que acontece em Porto Alegre a partir do dia 7 de maio. O assunto será trazido pelo ativista da liberdade na rede e Usuário GNU/Linux desde 99, Wladimir Crippa. O palestrante é vice-presidente da Associação Software Livre de Santa Catarina e coordenador do FLISOL 2013 em Florianópolis. É também, desenvolvedor de sistemas web, membro da primeira e atual Executiva Nacional do Partido Pirata do Brasil e administrador da comunidade Bitcoin Brasil. Ele estará presente e será um dos palestrantes da edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL) de 2014, que ocorre de 7 a 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS.

O Bitcoin é uma criptomoeda (moeda cujas operações são protegidas com criptografia) online, ou seja, uma moeda virtual, cuja criação e transferência é baseada em protocolos. É diferente de uma moeda convencional, não há uma instituição financeira por trás. Todas as transações são feitas de uma pessoa para a outra, sem intermediários e quanto mais pessoas usarem, maior valor ela terá.

A palestra de Wladimir Crippa corre no dia 8 de maio, às 16h, na sala 41D, no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações do FISL podem ser obtidas através do site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL.



Sony inventa fita magnética capaz de armazenar 185TB

5 de Maio de 2014, 10:42, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

tapebackup-640x369

As gerações mais recentes poderão olhar com curiosidade para todo o tipo de cassetes e cartuchos de fita magnética que noutros tempos eram tão habituais – sendo que ter enormes armários com bobines de fita a rodar ainda são uma das principais formas de nos mostrarem computadores antigos. Mas em breve a fita poderá estar de regresso.

Embora a fita tenha sempre as suas desvantagens no que diz respeito à velocidade de acesso (lembram-se dos tempos de rebobinar as cassetes VHS antes de as devolverem aos videoclubes?) há muitas situações onde o factor mais importante é o factor custo/capacidade, e nesse aspecto esta nova fita da Sony deverá ser bastante atractiva, ao permitir o registo de 148GB por polegada quadrada.

Para se ter uma ideia do avanço que isto representa, o anterior recorde de densidade em fita magnética era de 29.5GB por polegada quadrada. Com esta nova densidade, será possível criar-se um cartucho com capacidade para 185TB – o equivalente a 3700 discos Blu-ray dual-layer de 50GB!

Parece que afinal não vai ser complicado arranjar forma de ir mantendo backups de toda a internet… e nas velhinhas e tradicionais fitas magnéticas.

Fonte: Aberto até de Madrugada



Lançada edição n.61 da Revista Espírito Livre

3 de Maio de 2014, 23:07, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Revista Espírito Livre - Ed. #061 - Abril 2014

Revista Espírito Livre – Ed. #061 – Abril 2014

Revista Espírito Livre - Ed. n #061
Revista Espírito Livre - Ed. n #061

O mês de Abril foi bastante especial. Especial pois tivemos a oportunidade de participar de uma iniciativa bastante ousada e ao mesmo tempo promissora. Mas como assim? Vamos lá: você consegue imaginar um FISL fora de Porto Alegre? Pois é nesta direção que caminhou o Pré FISL Amazônia. Mas antes que alguns pensem que o evento mudará de local, acalmem os ânimos. A proposta é fazer um evento irmão. Isso mesmo! Um evento que se comunicará com a edição do sul do nosso grandioso Brasil. E foi com essa premissa que aconteceu nos dias 10 e 11 de Abril em Belém/PA o primeiro passo para realização desta ousada tarefa.

O evento aconteceu, em dois dias, dentro de uma unidade do Instituto Federal e contou com a participação de um grande número de pessoas nas mais variadas atividades. Houve apresentações culturais, debates sobre temas importantes, encontro com os amigos distantes, roda de conversa e tudo que um bom evento deve oferecer.

A Rede Espírito Livre esteve presente durante o evento, traçando estratégias para as regiões Norte e Nordeste. Ministramos uma palestra e um minicurso sobre Produção Editorial com Software Livre, onde demonstrou-se a produção da Revista Espírito Livre. Conforme a palestra foi sendo apresentada, dúvidas dos participantes iam surgindo e eram prontamente solucionadas.

Várias atividades ocorreram simultaneamente e como sempre, não deu pra participar de tudo. O que é uma pena, já que este é um bom momento para se reciclar e aprender novas coisas.

Aos realizadores do Pre FISL Amazônia, deixamos o nosso muitíssimo obrigado pelo convite e em especial a Antônio Carlos e ao Davis Victor. Vocês mostraram que é possível a realização de um evento de qualidade no Norte. Que venham novos projetos e novos FISLs. A comunidade de Software Livre agradece!



O mundo no FISL: palestrantes internacionais trocam experiências e dividem conhecimento

3 de Maio de 2014, 22:17, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

fisl-logo

O debate sobre novas tecnologias e liberdade não tem limites geográficos, pois o mundo todo discute a importância do software livre e como ele pode se adaptar à qualquer tarefa. Durante o Fórum Internacional Software Livre (FISL), que ocorre de 7 a 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, diversos palestrantes internacionais vão trazer suas experiências sobre o assunto com o intuito de compartilhar conhecimento para que o tema siga em expansão. O eslovaco Fridrich Strba, os franceses Kévin Ottens e Jérémie Zimmermann, e os norte-americanos Sascha Meinrath e Jon “maddog” Hall estarão presentes no FISL.

Entusiasta do Software Livre, o eslovaco Fridrich Strba trabalhou com código base do LibreOffice durante anos, melhorando vários aspectos dos filtros de arquivos, começando com o filtro Wordperfect. Posteriormente, migrou para questões de segurança e filtros para outros formatos tais como Wordperfect Graphics, MS Works e Visio. Atualmente, trabalha para SUSE em SUSE Linux Enterprise. Fridrich continua dedicando seu tempo livre para liberar documentos proprietários do bloqueio dos fornecedores. Ele também se destaca como mentor alimentando e incluindo novos programadores no projeto.

O francês Kévin Ottens é um experiente desenvolvedor na comunidade KDE. Ele contribui ativamente com a comunidade, com uma forte ênfase no design de API e arquitetura de frameworks. Possui PhD em inteligência artificial que o levou a concentrar-se em ontologias de engenharia e sistemas multiagentes. O trabalho de Kevin em KDAB envolve trabalhar diariamente com Qt. Ele ainda vive em Toulouse, onde ele atua como professor em parte do seu tempo em sua antiga universidade.

Jérémie Zimmermann também é oriundo da França. Ele é co-fundador da La Quadrature du Net (Squaring the Net), um grupo de cidadãos informando sobre projetos legislativos que ameaçam a liberdade civil, bem como o desenvolvimento econômico e social na era digital. É vice-presidente de April, uma organização não-governamental francesa para promover e defender o Software Livre.

O norte-americano Sascha Meinrath foi um dos pioneiros nas comunidades e cultura da internet. Sascha é vice-presidente da New America Foundation e diretor da Open Technology Institute. Lidera o projeto “Internet in a Suitcase”, esforço para popularizar as tecnologias wireless em redes descentralizdas ad hoc (redes mesh). É desse assunto que ele vem falar no FISL15.

Vindo dos Estados Unidos, Jon “maddog” Hall é diretor executivo da Linux Internacional, uma associação de grandes empresas de relevância internacional na área de Tecnologia de Informação que promovem sistemas operacionais baseados em Linux. É um dos ativistas de tecnologia mais conhecidos do mundo.

O FISL ocorre de 7 a 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681. A programação completa, outras informações e inscrições podem ser obtidos no site www.softwarelivre.org/fisl15.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL.



Google diz que ameaça de vírus a celulares é desprezível

3 de Maio de 2014, 22:13, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

android-malware

A Google tem investido cada vez mais em segurança para a plataforma Android. Por outro lado, em declaração dada nesta semana, um dos engenheiros de segurança do sistema operacional mobile deu a entender que as preocupações com o assunto são excessivas e que não se justificam.

“Desenvolver software malicioso e explorar falhas dos sistemas operacionais é muito mais difícil em celulares do que em computadores convencionais”, explica Charles Miller, pesquisador de segurança do Twitter que trabalhou na NSA. “Há uma atenção excessiva voltada para malwares em dispositivos móveis”, afirma.

Segundo ele, os poucos vírus existentes na plataforma Android são resultado da fragmentação do sistema operacional, uma vez que a grande variedade de fabricantes que trabalha com o SO costuma atrasar as atualizações dos aparelhos. “Apenas a Google está interessada em fazer um upgrade no Android, pois as fabricantes e operadoras preferem que você compre um novo aparelho”, finaliza.

Fonte: Tecmundo e Folha de S.Paulo



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource