Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Entrevista Coletiva : Fórum Software Livre

5 de Maio de 2014, 11:34, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

fisl-logo

A organização do Fórum Software Livre convida para entrevista coletiva a ser realizada no dia 7 de maio, às 10h. A comissão organizadora do evento apresentará as novidades que estarão presentes na 15ª edição do FISL.

A entrevista será realizada no espaço 40 A do Centro de Eventos da PUC-RS, localizado na Avenida Ipiranga, 6681. Outras informações do FISL e o credenciamento de imprensa podem ser obtidos através do site www.fisl.org.br.

Fontes:

Coordenador geral do FISL – Ricardo Fritsch
Embaixador da ASL.Org – Sady Jacques
Coordenadora do GT-Educação do FISL – Cllarica Lima
Coordenador de infraestrutura do FISL – Thomas Soares
Coordenador do GT-Robótica do FISL Eloir J. Rockenbach
Coordenador de programação do FISL – Rodrigo Troian
Coordenador do GT-Negócios do FISL – Junior Goergen

Com informações da Assessoria do FISL.



Instalando o Android Studio no Ubuntu 14.04 e derivados

5 de Maio de 2014, 11:21, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

android-studio

Pensando em desenvolver aplicações para Android no Linux? Então conheça o Android Studio e veja como instalar ele no Ubuntu e seus derivados, de um jeito bem fácil.

Android Studio é o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Google para quem quer construir aplicações para o Android. Assim como o Eclipse (com o plugin ADT), ele oferece uma ferramenta completa para o desenvolvimento e a depuração de aplicações para o sistema operacional do Google para dispositivos móveis.

O procedimento a seguir é apenas para a instalação do Android Studio, e portanto, não serve para atualizá-lo. Isso porque o programa tem a seu próprio “Update Manager” (gerenciador de atualizações). Com isso, para atualizar o Android Studio para a última versão, basta clicar em  “Check for updates now” (Verificar atualizações agora), na tela de boas-vindas e quando aparecer a informação da atualização, clique em “Update and Restart” (Atualizar e reiniciar).

É importante notar que o pacote tenta instalar um dos seguintes JDKs: default-jdk, oracle-java7-installer ou oracle-java8-installer. É recomendável usar o Android Studio com o Oracle Java 7 ou Oracle Java 8, por isso, antes de iniciar o processo faça a instalação de um dos dois e depois faça a instalação do programa.

Para saber mais sobre as características do programa e o que ele pode fazer, visite o site oficial.

Instalando o Android Studio

Para instalar o Android Studio no Ubuntu 14.04 e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal usando o Dash ou pressionando as teclas Ctrl+Alt+T;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:paolorotolo/android-studio

Passo 3. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o programa com o comando:

sudo apt-get install android-studio

Uma vez instalado, execute o programa digitando no Dash: studio

Fonte: WebUpd8 e Blog do Edivaldo Brito.



Espionagem e segurança na web pautam encontro do Fórum Software Livre em Porto Alegre

5 de Maio de 2014, 11:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

fisl-logo

A descoberta de espionagem na rede mundial de computadores pelos Estados Unidos sacudiu relações internacionais e não ficará de fora dos debates do Fórum Software Livre que acontece em Porto Alegre a partir do dia 7 de maio, no Centro de Eventos da PUC.

- Existe o monitoramento desde a década de 90 e é ingênuo acreditar que haverá algum tipo de privacidade na internet. Eles estão gravando tudo. Há uma elite global que se uniu e trabalham juntos com objetivos particulares – afirma o coordenador de infraestrutura do FISL, Thomas Soares.

Países como Brasil, Alemanha e México reagiram às denúncias de que Washington teria espionado mensagens de grandes autoridades nacionais. O fato chegou a motivar o cancelamento de uma visita da Presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos no ano passado.

O fenômeno tem modificado a realidade daqueles que acreditam permanentemente serem investigados. Se no passado, o auge era o FBI e a CIA, hoje as instituições que estão no alvo são NSA (National Security Agency) e NRO (National Reconnaissance Office)

- Muitos falam da NSA, mas poucos falam da NRO. Ela existe há muito tempo e seu funcionamento pode ser comparado com batedores que vão na frente antes das tropas chegarem e descobrem onde estão os líderes e o que fazem os seus comandantes usando meios digitais – completou Thomas.

O FISL ocorre de 7 a 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681. A programação completa, outras informações e inscrições podem ser obtidos no site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL.



SanDisk lança SSD de 4TB e promete 8 e 16TB para breve

5 de Maio de 2014, 10:57, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

SanDisk-Optimus-MAX-SAS-SSD-(2.5)-HR

Quem experimenta um SSD não quer voltar a utilizar discos convencionais. Mas para quem necessitar obrigatoriamente de grandes capacidades, não tinha muitas alternativas… até agora. A SanDisk lança um SSD de 4TB e diz que para o próximo ano terá versões de 6 e 8TB, e de 16TB nos anos seguintes.

Como se deverá imaginar, o preço destes SSDs não deverá ser muito atractivo para o utilizador comum, e por isso mesmo a SanDisk está a comercializá-los para o mercado profissional e dos data centers, onde seja necessário grande quantidade de dados que estejam acessíveis de forma quase instantânea.

A SanDisk diz que estamos no ponto em que os discos SSD irão ultrapassar rapidamente os discos magnéticos convencionais, prevendo duplicar a sua capacidade a cada um ou dois anos. Para o próximo ano espera trazer para o mercado discos de 6 e 8TB, mas nos anos seguintes deveremos ver chegar discos SSD de 16TB!

Mesmo se os seus preços forem incomportáveis para o público por agora, é de prever que estes discos gigantes ajudem a reduzir o custo dos modelos actuais, fazendo com que os SSDs de 1TB possam começar a ter preços bem mais acessíveis, e fazer com que os utilizadores desejosos de acelerar as suas máquinas não tenham que se limitar a escolher discos SSD de 128/256GB por causa do seu custo.

Fonte: Aberto até de Madrugada



Instalando o leitor de e-books Cool Reader 3 no Ubuntu 14.04 e derivados

5 de Maio de 2014, 10:55, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

cool-reader-ubuntu1404

CoolReader é um leitor de e-Book XML/CSS multiplataforma, bastante rápido e pequeno para desktops e dispositivos portáteis. Ele lê livros nos formatos FB2, TXT, RTF, DOC, TCR, HTML, EPUB, CHM, PDB, MOBI. Ele funciona em Windows, Linux, Android e possui versões para alguns dispositivos baseados na tecnologia eInk. Neste simples tutorial você verá como instalar o Cool Leitor 3 no Ubuntu 14.04 Trusty Tahr, e também em versões anteriores, pois ele é compatível com o Ubuntu 13.10, 12.10, 12.04 e 10.04.

Importante ressaltar que o Cool Reader está licenciado sob GPL.

Para saber mais sobre as características do programa e o que ele pode fazer, visite o site oficial do Cool Reader.

Instalando o Cool Reader

Para instalar o Cool Reader no Ubuntu 14.04 e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal usando o Dash ou pressionando as teclas Ctrl+Alt+T;

Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:vovansrnd/coolreader

Passo 3. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o programa com o comando:

sudo apt-get install cr3

Uma vez instalado, você pode executar o programa digitando no Dash: cool

Via UbuntuHandbook e Blog do Edivaldo Brito.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource