Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Editor de fotos GIMP não vê restrições aos sistemas concorrentes

8 de Maio de 2014, 16:10, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

222853_402970_gimp_larissa_machado2

Um dos mais conhecidos softwares livres para uso em imagens, o GIMP, foi um dos temas abordados em palestra na manhã desta quinta-feira (08/05) no Fórum Internacional Software Livre (FISL), em Porto Alegre. O palestrante João S. O. Bueno apresentou detalhes da estrutura interna e roadmap do projeto imagem com 4 canais de 32 but. O especialista também orientou os participantes de como usar a infraestrutura do GIMP em seus projetos de tratamento de imagem.

- Há alguns anos eu levei um choque quando percebi que o sistema operacional que mais baixava o GIMP era o Windows. Hoje, entendo que nosso público é composto por pessoas que não conseguem baixar outros programas de edição de fotos, por ter que pagar ou pela complexidade do programa, e acaba aderindo ao GIMP. É ótimo contar com mais de cinco milhões de usuários no mundo – relatou João S. O. Bueno.

De acordo com o palestrante, o GIMP é compatível com Linux, com Windows e com Mac, o que facilita a utilização do programa. O futuro do GIMP, segundo Bueno, é seguir sendo um programa acessível que realize modificações de forma não destrutiva. A vantagem do sistema é a opção de pincelar uma imagem hoje e conseguir recuperar o arquivo em alguns anos. O Fórum Internacional Software Livre (FISL) ocorre até sábado (10/05), no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações podem ser obtidas no site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Foto: Larissa Machado



Moeda digital pode ser o caminho para ganhar dinheiro e divertir investidores

8 de Maio de 2014, 16:03, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

222847_402952_bitcoin_larissa_machado

Para ganhar dinheiro ou para diversão, a Bitcoin atrai cada vez mais seguidores. A moeda digital foi tema de palestra durante a 15a edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL), que ocorre até sábado (10/05), no Centro de Eventos da PUCRS. De acordo com o community manager do eMasters, Kemel Zaidan, o interesse pela moeda tem diversos motivos. O palestrante, porém, garantiu que prefere estudar a tecnologia empregada neste sistema.

- A comunidade de usuários da Bitcoin tem de tudo. Tem especulador tentando ganhar dinheiro, capitalista selvagem pensando que esta é uma boa oportunidade de investimento para ganhar mais, tem ativista achando que é uma forma de diminuir a dependência da economia em relação aos bancos e governos – afirmou Kemel Zaidan, que respondeu a uma série de questões dos interessados após a palestra no FISL.

A palestra de Kemel Zaidan demonstrou o que é a Bitcoin, como essa moeda funciona e quais as características. O profissional destacou que o sistema da Bitcoin é um ótimo exemplo de software livre.

- A Bitcoin é puro software livre. O protocolo é aberto, os softwares são livres e desenvolvidos de maneira aberta e colaborativa. As decisões também são tomadas de forma aberta e colaborativa. É um bom exemplo de software livre e aberto, caso de sucesso – ressaltou.

A Bitcoin é uma criptomoeda (moeda cujas operações são protegidas com criptografia) online, ou seja, uma moeda virtual, cuja criação e transferência é baseada em protocolos. É diferente de uma moeda convencional, não há uma instituição financeira por trás. Todas as transações são feitas de uma pessoa para a outra, sem intermediários e quanto mais pessoas usarem, maior valor ela terá.

O FISL segue até dia 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681. A programação completa, outras informações e inscrições podem ser obtidos no site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Foto: Larissa Machado



Venezuela exibe avanços na cultura do Software Livre

8 de Maio de 2014, 15:59, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

222845_402938_software_livre_venezuela_guilherme_almeida

País marcado por forte produção petroleira a Venezuela também vive de avançada tecnologia. Com 29 milhões de habitantes o cenário politico é conturbado com protestos que sacodem a nação. O palestrante Carlos Figuera fez questão de demonstrar a outra revolução que é de desenvolvimento da cultura de software livre.

Assim como no Brasil, houve avanços no Marco Legal. A história do movimento software livre teve origem em 2002 num momento em que a estatal PDVSA decidiu parar a empresa e tirar o comando das mãos de Hugo Chávez. A comunidade de software livre teve importante protagonismo na recuperação de sistemas que haviam sido destruídos. Outro marco foi o decreto 3990 que estabeleceu o software livre como prioritário em instituições públicas.

- Hoje o software livre está praticamente em todas as instituições e é parte da cultura do país – disse.

A maioria dos serviços web na Venezuela estão em GNU Linux com algumas exceções em empresas públicas grandes que usam Oracle e SAP.

O Fórum Internacional Software Livre (FISL) ocorre até sábado na PUCRS. Outras informações podem ser obtidas através do site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria do FISL. Foto: Guilherme Almeida



Sistemas usados em órgãos públicos ganham em segurança com a utilização do software livre

7 de Maio de 2014, 23:37, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

222752_402634_seguranca_em_governo_guilherme_almeida

O número de revelações de casos de espionagem cresce a cada ano. Denúncias de órgãos de segurança de diversos países do mundo mostram a fragilidade dos sistemas utilizados. O assunto foi tema da palestra “Software Livre e Segurança em Governo” na tarde desta quarta-feira (07/05) durante o Fórum Internacional Software Livre (FISL). Trabalhando com software livre, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) defende a a utilização do software livre no governo. De acordo com o coordenador estratégico de software livre do Serpro, Deivi Lopes Kuhn, esse é um tema que não deveria ter tabu.

- Nós implantamos o software livre em quatro mil estações de trabalho do Serpro em 2004. Quase dez anos depois, nós nunca tivemos casos de vírus ou de de invasão no sistema. Isso demonstra a eficácia deste sistema. Não existe 100% de segurança. O que existe é o local com mais ou menos segurança, e o software livre apresenta os melhores números para se trabalhar sem medo – destacou Deivi Lopes Kuhn.

O Serpro está realizando a migração para software livre em diversos órgãos do Governo Federal. Segundo o diretor operacional do Serpro, Wilton Motta, ainda existe muita resistência dos funcionários na troca de sistema.

- Ainda existe muita gente que diz que o software livre não funciona e que é ruim. Porém, só no último ano, percebemos crescimento de 60% no uso do software livre. O que as pessoas não sabem é que esses sistemas possuem muitas facilidades de implementar soluções – garantiu Wilton Motta.

A dupla acredita que existe a cultura da falta de privacidade na população e que essa mentalidade está enraizada em alguns representantes do governo. Dentre os órgãos que estão recebendo melhorias com a implementação do software livre estão a Presidência da República, Receita Federal, Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça, Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento e Ministério do Desenvolvimento. O Fórum Internacional Software Livre (FISL) ocorre até sábado na PUCRS. Outras informações podem ser obtidas através do site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Foto: Guilherme Almeida



Especialista ensina lições valiosas para evitar falhas em sistemas em larga escala

7 de Maio de 2014, 23:29, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

222732_402583_palestra_fernanda_cassiana_martins

Militante da cultura de software livre e funcionária do Facebook, a palestrante do Fórum Internacional Software Livre (FISL), Fernanda G. Weiden, trouxe dicas valiosas para prevenção de falhas em sistemas de larga escala. A palestrante é administradora de sistemas e Engenheira de Tráfego no Facebook e trabalha com infraestrutura de grande escala, atualmente nos EUA no time de Production Engineering do Facebook, que é responsável por caching e segurança. Entre as lições, a palestrante chamou a atenção para necessidade de softwares estarem preparados para desastres, já que hardwares e outras estruturas são suscetíveis.

- Estar prevenido de dependências é importante. As vezes é uma simples questão de conversa entre equipes que evitam falhas- comentou.

A especialista falou também sobre a necessidade de testes sucessivos procurando reproduzir exatamente a situação que será colocada em prática na realidade. Ela alertou que em alguns casos, nos quais a produção está repleta de testes, é preciso organizar grupos evitando que as falhas sejam coletivas e afetem todo o sistema.

A outra polêmica é o momento certo de fazer o chamado “release”, ou seja, de finalizar e colocar o serviço ou produto no mercado.

- Uma maçã podre é suficiente para estragar uma caixa inteira. Se toda semana saem “releases” é normal que saiam com imperfeições – completou Fernanda.

A palestra abordou ainda a nova realidade com relação às transformações e correções nos sistemas. Janelas de manutenção são praticamente obsoletas porque as evoluções e ajustes são feitos com os sistemas em funcionamento.

O Fórum Internacional Software Livre (FISL) ocorre de 7 a 10 de maio no Centro de Eventos da PUC-RS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681. A programação completa, outras informações e inscrições podem ser obtidos no site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Foto: Cassiana Martins



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource