Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Software de músicas desenvolvidas através de imagens foi apresentado no FISL

10 de Maio de 2014, 23:53, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

223031_403471_musictablematheus_piccini

Cada vez mais o mundo musical usa tecnologias que podem oferecer um diferencial ao ouvinte e telespectador. Um dos apelos mais comuns entre os DJ’s pelo mundo é a interação com o público. A ideia inicial do estudante de Sistemas de Informação, Leonardo Gemelli Machado, era finalizar a faculdade com um bom trabalho de conclusão. Com este intuito, ele desenvolveu o ReacTVIsion, uma mesa de som que tem imagens e uma webcam que faz o reconhecimento dessa imagem e a partir de um reconhecimento, executa faixas de áudio. A novidade foi apresentada em palestra realizada no último dia do Fórum Internacional Software Livre (FISL), no sábado (10/05).

- Demostrei como é o funcionamento e como foi construído esse protótipo. Apresentei todo o processo, desde os materiais até a utilização dos softwares. Estou me formando na faculdade e agora a ideia é tentar financiamento no BNDES ou no CNPQ para conseguir evoluir e ter uma estrutura melhor e tentar vender isso futuramente – relatou Leonardo Gemelli Machado, estudante da Unoesc.

O ReacTVIsion é um Open Source responsável por oferecer uma variada opção de trabalhos como a confecção de uma Music Taable (ReacTabel), exibida aos presentes na palestra. O Fórum Internacional Software Livre ocorreu entre os dias 07 e 10 de maio, no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações podem ser obtidas no site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria do FISL. Foto: Matheus Piccini



Serpro anuncia no FISL novidade em backup com código aberto

10 de Maio de 2014, 8:59, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

222918_403125_serpro_guilherme_almeida

Além do lançamento em nuvem que já está pronto e em funcionamento o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) anunciou a criação de uma ferramenta capaz de fazer em torno de 150 mil backups por dia e gerenciamento de banco de dados. Segundo o diretor de operação do Serpro, Wilton Motta, o código do programa foi aberto para o mercado, a fim de que outras empresas ou desenvolvedores possam usufruir das vantagens e benefícios.

- É um software diferenciado porque não encontramos nada parecido no mercado. A ideia é deixar a disposição da sociedade – afirmou

O elemento atua na administração do centro de dados, quando é preciso controle e automação de um número grande de máquinas para backup. Existem ferramentas que dão suporte a isso e esse software faz o gerenciamento e controle de tudo.

- Imagine fazer o gerenciamento de 150 mil backups. Trabalhamos muito e conseguimos reduzir a margem de erro para menos de 1% – completou Wilton.

O 15º Fórum Internacional do Software Livre será realizado entre os dias 7 e 10 de maio, no Centro de Eventos da PUCRS, situado na Avenida Ipiranga, 6681, em Porto Alegre (RS). Informações adicionais sobre a programação e inscrições podem ser feitas através do site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Foto: Guilherme Almeida



Espaço Paulo Freire reúne projetos de educação e tecnologia no FISL15

10 de Maio de 2014, 8:54, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

222956_403257_13944812249_49ea38c4b2_o

O 15º Fórum Internacional Software Livre (FISL15) está sendo marcado por motivação, debates de qualidade e intensa procura pelas atividades do Espaço PauloFreire. A importância da educomunicação para a  construção de um conhecimento livre, a prática da robótica como ferramenta de motivação de jovens e crianças no uso de softwares livres, a prática da educação como política, acessibilidade na web, a história da Internet e uso de tecnologias  livres na educação foram abordados por um qualificado time, incluindo palestrantes internacionais.

O Fórum Internacional Software Livre trabalha na preparação de equipes para o futuro, incentivando que desde jovens, as pessoas se interessem pela tecnologia como aliada no processo de educação. A organização do evento espera a participação de aproximadamente 1.600 pessoas nos quatro dias de evento, no espaço Paulo Freire.

- Trabalhamos na busca da participação de comunidades e jovens com apelo na participação popular. O espaço Paulo Freire tem mais de 36 horas de palestras e temos percebido o interesse não só dos jovens, mas também dos educadores. A lógica é de educação colaborativa com ideias de todos. Essa medida é importante porque os professores têm a prática da escola e ele entra para discutir um outro mundo, que é relacionado ao dos softwares  -explica a coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação do FISL15, Clarice Abrahão.

Um dos palestrantes do segundo dia de FISL15 foi o desenvolvedor web Wille Marcel que apresentou ao público o OpenStreetMap que é um banco de dados cartográficos open source que as pessoas podem editar on-line contribuindo para a melhoria dos mapas ou fazer o download dos dados para trabalhar em projetos próprios.

- Muitos chamam o OpenStreetMap de Wikipedia Cartográfica, pois qualquer pessoa pode consultar e editar através do site www.opentreetmap.org. Além da cartografia em si, é possível marcar lugares e objetos como lojas de comércio, hospitais, escolas, bares postes, orelhões, paradas de ônibus, entre outros. Tudo que podemos ver pode-se marcar no OpenStreetMap. Não há limite nele.

Marcel explica que professores podem utilizar o OpenStreetMap levando alunos à campo e analisar e aumentar o banco de dados como forma de se interessar pela cartografia além de contribuir para uma plataforma livre. Os educadores podem também fazer download do sistema e trabalhar off-line criando projetos específicos para uso somente em sala de aula, sem a intenção de upload de informações para o banco de dados do OpenStreetMap.

A programação da Sala Paulo Freire segue até o final do evento, no sábado (10/05), e é uma construção colaborativa do GT de Educação do FISL15 e do Gabinete de Inovação e Tecnologia-Inovapoa.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Foto: Cristiano Sant’Anna



Teoria da informática deve ser a base do conhecimento para resolução de problemas

10 de Maio de 2014, 8:49, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

222983_403326_palestra_marlon_dutra_larissa_machado3

Enquanto uma rede de computadores é pequena são difíceis os questionamentos sobre a origem de onde vem o problema do sistema. Já quando se entra na computação em larga escala qualquer problema pode gerar muitas dúvidas então é necessário estar preparado para o crescimento das redes de uma empresa ou de um sistema.

Na manhã do terceiro dia do 15º Fórum Internacional Software Livre (FISL15), o production engineer no time de infraestrutura de tráfego e CDN (content delivery network) do Facebook, Marlon Dutra, explicou sobre análise de performance e sistema de escala e deu dicas de como evitar as principais armadilhas de crescer o sistema e se precaver de problemas.

- O mais importante é conhecer o próprio sistema. Quando não se conhece é fácil buscar o problema nos locais errados e perder muito tempo com isso. A principal dica é para a nova geração de cientistas da computação para que eles busquem o conhecimento teórico além do prático. Tem que entender a teoria, assim se a ferramenta muda a pessoa se adapta e continua trabalhando. Esse é o ponto fundamental – explica.

Além de Dutra, o terceiro dia do FISL contou com palestra do engenheiro de software Rafael Aquini sobre gerenciamento de memória em Linux. Aquini apresentou aos administradores de sistema como eles podem interagir com o Linux para configurá-lo de maneira que lhes proporcione melhores resultado.

O FISL segue até dia 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681. A programação completa, outras informações e inscrições podem ser obtidos no site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Fonte: Larissa Machado



Rede Espírito Livre tem palestras confirmadas no stand do SERPRO no FISL15

9 de Maio de 2014, 11:18, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

scaled_full_3896265c917efdd2b551

Duas atividades relacionadas a Rede Espírito Livre estão confirmadas na grade de atividades do stand do SERPRO no FISL15.

Quem estiver no evento está convidado!

 



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource