A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
WWW 2013 chega ao final com mais de mil participantes de 46 países
18 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA 22ª World Wide Web Conference (WWW 2013) chegou ao final nesta sexta feira com números expressivos. A conferência, que pela primeira foi realizada em uma cidade na América Latina, reuniu 1097 participantes, de 46 países diferentes. Segundo os organizadores do evento, estes números correspondem à expectativa inicial de participantes. O Brasil liderou o número de participantes, com 248 pessoas, seguidos pelos EUA, que contou com 199.
Iniciado no último dia 13, a WWW 2013 contou com a participação de nomes como Luis von Ahn, fundador do site Duolingo, o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que falou sobre a interação entre o cérebro humano e máquinas, e Jon Kleinberg, pesquisador americano que abordou pesquisas relacionando fenômenos sociais provindos da Web.
O principal destaque da conferência foi a discussão em torno do projeto do Marco Civil da Internet, que contou a participação do criador da Web, Sir Tim Berners-Lee, e do deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), relator do projeto. Durante um painel realizado na quinta feira para todos os participantes, Berners-Lee declarou seu apoio ao projeto, ressaltando o caráter vanguardista no mundo e incentivou a sociedade a pressionar para que a votação tenha inicio o quanto antes, já que, segundo Molon, o texto já está concluido.
A próxima edição da conferência World Wide Web será realizada em Seul, na Coreia do Sul, em 2014.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.
Com informações de Assessoria de Imprensa CGI.br
Raspberry Pi: módulo de câmera já está disponível
16 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaEm desenvolvimento desde o ano passado, o módulo da câmera Raspberry Pi está finalmente disponível. O módulo pode ser comprado da RS Components ou Element 14 e é baseado em um sensor Omnivision 5647 de 5MPixel que é configurado para oferecer uma resolução de imagem de 2592×1944 ou ainda entregar vídeo com resolução de 1080p a 30fps (frames por segundo). Isso tudo é gerenciado em um pacote de 20x25x10mm que se conecta ao Pi através de um cabo de fita plana.
O suporte de software está incluso na distribuição Raspbian do Debian para o Pi; os usuários precisam atualizar para a versão mais recente, executar raspi-config, e selecionar “camera” para habilitar o suporte. Os utilitários fornecidos – raspistill e raspivid – permitem aos usuários capturar instantâneos e imagens de vídeo; instruções adicionais cobrem como alimentar o vídeo através da rede para Windows e Mac OS X. A placa custa £19,24 no Reino Unido, incluso VAT da RS Components.
Com informações de The H Online
Anonymous lança a AnonySocial.com, a rede social Anonymous
16 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaAnonymous lançam mais uma ferramenta para melhorar a comunicação entre os Anonymous de todo o mundo, a AnonySocial tem como principal objetivo centralizar os conteúdos da Anonymous e facilitar o manuseio de operações, aproximando pessoas que compartilham da mesma causa.
O cadastro é gratuito e rápido, com apenas informações como nome, e-mail é senha já é possível começar a utilizar a rede social que conta com uma aparência muito familiar para quem já está acostumado a utilizar redes como Facebook, Orkut dentre outras.
Para se cadastrar, não é necessário usar nomes e e-mails reais, não proibimos o uso de contas “fakes”, até porque grande parte de nossos membros utilizam para sua própria segurança.
A versão ainda é inicial, então como informou a equipe de desenvolvimento, ainda podem haver falhas, porém melhorias serão feitas todos os dias para torná-la cada vez mais eficaz para todos os usuários.
Você que compartilha da causa Anonymous e quer um espaço apenas seu para poder conversar com seus companheiros, compartilhar informações, eventos e qualquer ideia relacionada a Anonymous, crie seu usuário e divulgue para seus amigos.
Para acessar a AnonySocial basta clicar neste link.
Também é possível acessar pelo celular com o endereço http://www.anonysocial.com.
Com informações de Anonymous Brasil.
Enviando dinheiro anexado no Gmail através do Google Wallet
16 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaÉ isso mesmo! Você não leu errado. Daqui a alguns meses, o Google possibilitará que os usuários do Gmail possam enviar anexo aos seus e-mail não apenas arquivos, como áudio, vídeo, fotos e outros. Além dos envios já suportados, também será possível anexar dinheiro e enviar através das mensagens eletrônicas. Você anexa uma certa quantia e seu amigo recebe diretamente em sua conta do Google Wallet. De acordo com informações divulgadas, os usuários terão disponível em seu Gmail um botão para “anexar dinheiro”.
Esse processo se dará a partir do sistema de transferência da Google Wallet, e a pessoa terá de pagar uma taxa de 2,9% por operação. O valor mínimo a ser enviado – mesmo para emails que não sejam do Gmail – é de US$ 0,30; a quantia pode ser debitada da sua conta corrente, caso ela seja vinculada ao Google Wallet, ou via cartão de crédito ou débito – nestes dois últimos casos, naturalmente, você estará sujeito a cobrança de taxas.
Uma vez que alguém receba o dinheiro, ele pode depositá-lo numa conta bancária ou usá-lo em qualquer lugar onde o Wallet seja aceito. Embora o Google ofereça transferências de dinheiro, esta atualização com o novo recurso através do Gmail irá abocanhar uma fatia de clientes de seus concorrentes, como o PayPal. O Google diz que o recurso estará em breve disponível no Gmail, para usuários acima de 18 anos.
Abaixo, um vídeo demonstrando o serviço:
Com informações de The Verge e Under-Linux.
Publicações digitais da Unesco serão totalmente livres
16 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Unesco decidiu tornar suas publicações digitais disponíveis grratuitamente para milhões de pessoas ao redor do mundo, sob licença aberta. Seguindo uma decisão da equipe executiva da Organização, em abril, a Unesco passou a ser a primeiro braço das Nações Unidas a adotar esse tipo de política — que permite a qualquer pessoas baixar, traduzir, adaptar distribuir e compartilhar os conteúdos do banco de publicações e informações, sem qualquer pagamento.
Janis Karklins, diretora para Comunicação e Informação da Unesco, anunciou a nova política durante a Cúpula Mundial no Forum da Sociedade da Informação, em Genebra, dia 13 de maio.
“Os pesquisadores de todos os países, especialmente dos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento se beneficiarão do acesso livre ao conhecimento”, disse Janis. “A nossa nova política permitirá aumentar a visibilidade, a acessibilidade e a distribuição rápida de nossas publicações”.
Ao adotar esta nova política, a UNESCO alinha a sua prática ao seu trabalho de defesa do acesso aberto e reforça o seu compromisso com o acesso universal à informação e ao conhecimento.
O movimento de Acesso Aberto (OA) nasceu na comunidade científica para enfrentar os custos crescentes da literatura científica, que é essencial para os pesquisadores. Uma vasta gama de universidades, instituições e governos o apoiam como uma alternativa ao modelo tradicional de disseminação de conhecimento por meio de publicações acadêmicas caros.
A partir de julho de 2013, centenas de publicações digitais da Unesco estarão disponíveis para os usuários em um novo repositório de acesso aberto com uma interface multilíngue. Todas as novas publicações serão lançadas com licença aberta. A Unesco também vai buscar formas de aplicar a decisão de forma retroativa, ou seja, para obras já publicadas. Co-editores serão fortemente incentivados a aderir aos requisitos da nova política.