A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado KaOS Linux 2014.04
22 de Abril de 2014, 15:42 - sem comentários aindaKaOS Linux é uma distribuição Linux para desktop, que foi originalmente inspirada no poderoso Arch Linux, mas foi construída de forma independente e mantida através de um modelo de desenvolvimento rolling-release. Ele apresenta o mais recente lançamento do KDE, a suíte de escritório Calligra e muitas aplicações populares KDE / Qt. Uma nova versão comemora o primeiro aniversário do projeto, que foi lançado oficialmente no dia 18 de abril.
Portanto, KaOS é uma distribuição Linux que apresenta a mais recente versão do ambiente desktop KDE e outras aplicações de software populares que usam o toolkit Qt. Seus desenvolvedores construíram seus próprios pacotes, que estão disponíveis a partir de repositórios in-house. Além disso, Kaos é construído exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.
Com informações do KaOS Linux e Under-Linux.
Lançado Simplicity Linux 14.4
22 de Abril de 2014, 15:32 - sem comentários aindaSimplicity Linux 14.4 já está disponível para download. Ele baseia-se no Puppy Linux “Slacko” 5.6.5, e usa o LXDE como um ambiente de trabalho. Existem três versões diferentes deste ciclo de lançamento: Netbook, desktop e X. A edição Netbook 14.4 é projetada para ser rápida e leve, para pessoas que querem apenas um sistema operacional, um navegador, e não muito mais que isso. Ele vem com o Chrome como navegador padrão (Firefox está disponível no gerenciador de pacotes). Além disso, você também pode acessar o MPlayer para reproduzir arquivos de mídia (VLC está disponível no gerenciador de pacotes).
A edição desktop é projetada para ser um Linux mais “hard”. Ele também usa o ambiente desktop LXDE, e vem pré-instalado com o Dropbox, Chrome, Skype, LibreOffice, Thunderbird, e um mixer de áudio mais refinado. Todos estes aplicativos estão disponíveis a partir do dock, tornando o acesso fácil. E a edição X surge como versão experimental. Ela usa o KDE, e vem com o Chrome, o LibreOffice, Skype, Dropbox, e várias outras aplicações. X não é projetado para o dia-a-dia; trata-se de uma experiência para ver o que pode ser feito com Puppy Linux e se pode tê-lo como base para usar em lançamentos padrão.
Com informações de Simplicity Linux e Under-Linux.
Empresa portuguesa responsável por projeto de tecnologia eletrônica impressa atinge objetivo no kickstarter em 72 horas
22 de Abril de 2014, 15:20 - sem comentários aindaA Ynvisible, empresa Portuguesa spin-out da YDreams, submeteu, na passada quinta-feira, um projeto na plataforma de crowdfunding Kickstarter. O projeto, Printoo, é uma plataforma modular baseada em tecnologias de eletrônica impressa, compatível com Arduino, open-source, flexível e com a espessura de uma folha de papel.
O projeto tem sido um êxito, sendo que o objetivo de $20.000 foi atingido nas primeiras 72h da campanha, a qual tem tido uma forte cobertura pelos media internacionais.
A campanha irá decorrer até ao dia 17 de Maio e o financiamento recebido tem como objectivo implementar a cadeia de produção e distribuição do Printoo, reforçando a posição da Ynvisible como um player internacional na área da eletrônica impressa.
O Printoo é uma plataforma modular compatível com o software do Arduino, permitindo criar projectos interativos de uma forma extremamente simples.
Os primeiros kits do Printoo contêm novos módulos impressos, incluindo uma fita de LEDs do VTT, baterias impressas da Blue Spark Technologies e Enfucell, foto-detectores do ISORG, células fotovoltaicas impressas da Mekoprint e ecrãs impressos da Ynvisible. Os pacotes irão também incluir módulos como Bluetooth LE, Motores DC, matrizes de LEDs flexíveis e um conjunto de sensores. “Esperamos que, ao disponibilizar esta plataforma de prototipagem para a comunidade crescente de makers e entusiastas de interactividade, poderemos ajudar a levar estas novas tecnologias de electrónica impressa para fora dos laboratórios de I&D, para toda a comunidade”, expõe Inês Henriques, CEO da Ynvisible. “Ao tornar estas tecnologias acessíveis, open source e fáceis de trabalhar e brincar, esperamos gerar uma onda de inovação, tornando o universo dos objectos e produtos físicos mais inteligente e divertido”. O núcleo do Printoo é alimentado por um microcontrolador Atmel ATmega328. Os pacotes do Printoo têm um preço de lançamento que varia entre $45 e $525 e podem ser usados para uma variedade de projectos.
Uma lista dos componentes pode ser encontrada aqui: http://www.printoo.pt
O Printoo está disponível na plataforma de crowdfunding Kickstarter para pré-compra: https://www.kickstarter.com/projects/1030661323/1377524810?token=e7f05e66
O vídeo do Kickstarter também pode ser encontrado no youtube: http://youtu.be/Xgsp_xm08W8
A Ynvisible tem como visão dar vida aos objectos do dia-a-dia tornando-os mais úteis e divertidos. A empresa combina componentes de electrónica impressa com elementos gráficos e electrónica tradicionais para desenhar e desenvolver soluções interactivas que trazem experiências e funcionalidades digitais para o mundo físico. A Ynvisible é uma spin-out da YDreams, uma empresa de tecnologias e produtos interactivos. O Printoo é o primeiro produto de consumo da Ynvisible. Para mais informações, por favor visite o site oficial: http://www.ynvisible.com/
Com informações de Ynvisible.
Telefônica Vivo promoverá segunda edição de evento voltado ao desenvolvimento de games
22 de Abril de 2014, 15:07 - sem comentários aindaA Telefônica Vivo promoverá, nos dias 26 e 27 de abril, a segunda edição do Firefox OS Game Hackathon, primeiro evento do país voltado para o desenvolvimento de games para Firefox OS.O 2ºFirefox OS Hackathon consistirá em um ciclo de palestras sobre games, além de um concurso de desenvolvimento com duração de 24 horas. Com divisão por categoria profissional e amadora, o evento premiará os três melhores games de ambas as categorias.
As inscrições para o evento já estão abertas pelo site http://bit.ly/1m5e4Fi, até o dia 25 de Abril. A inscrição é gratuita e a participação é limitada a 150 participantes. Para acessar os termos do concurso, acesse http://bit.ly/1kYsh2M.
Com informações da Telefônica Vivo.
CGI.br divulga resultado final da eleição para representantes da sociedade civil
22 de Abril de 2014, 15:04 - sem comentários aindaA Comissão Eleitoral do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulga nesta terça-feira (22) a lista final dos candidatos eleitos para compor o comitê no triênio 2014-2016. Em março, foram divulgados os nomes dos candidatos mais votados, mas um empate entre os representantes titulares e suplentes da Comunidade Científica e Tecnológica resultou no segundo turno para estas vagas.
A lista com o resultado do segundo turno está disponível em http://cgi.br/pagina/resultado-do-2o-turno-das-eleicoes-2013/147. Os novos candidatos eleitos tomarão posse a partir da divulgação no Diário Oficial da União.
O processo eleitoral do CGI.br ocorre a partir dos votos de um colégio composto por entidades representativas do Setor Empresarial, Terceiro Setor e Comunidade Científica Tecnológica. Desde 2003, o CGI.br é composto por 21 integrantes, sendo 11 representantes eleitos pela Sociedade Civil, nove representantes de órgãos de governo e um representante de notório saber em assuntos de Internet.
Para mais informações acesse http://cgi.br/.
Fonte: CGI.br