A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Platzi oferece curso grátis sobre criação de web apps com Node.js
26 de Abril de 2015, 22:37 - sem comentários aindaA plataforma Node.js cresce cada vez mais em popularidade desde o seu lançamento, em 2009. Baseada em JavaScript, ela tem sido a ferramenta de escolha de muitas startups e desenvolvedores na hora de escrever aplicações, por sua flexibilidade e capacidade de lidar com requisições simultâneas.
Programadores que buscam se manter atualizados e construir um currículo variado têm no Node.js uma excelente referência. Mas por onde começar? A plataforma de educação online Platzi publicou um curso gratuito de Node.js para quem quiser aprender mais sobre o framework.
As aulas em vídeo são voltadas para iniciantes, explicando como a plataforma opera no servidor até a criação de um primeiro app, mas também podem ser úteis àqueles que já têm alguma familiaridade com a ferramenta. Por enquanto, o conteúdo está disponível apenas em inglês.
Além do curso sobre Node.js, a Platzi oferece aulas gratuitas sobre outros tópicos, sempre voltados a programação e empreendedorismo digital. Há, por exemplo, um guia com as 5 leis para design de interfaces, e outro sobre bancos de dados distribuídos.
Saiba mais sobre os cursos da Platzi no site do projeto.
Com informações de Hackpédia.
Codecademy lança curso grátis de AngularJS
26 de Abril de 2015, 21:59 - sem comentários aindaA Codecademy, um dos maiores e mais completos portais de ensino de programação, lançou um novo curso grátis de AngularJS, o popular framework JavaScript desenvolvido e mantido pelo Google. Seu objetivo é ensinar o aluno a construir aplicações web utilizando AngularJS 1.x. Ele promete que, ao final, o estudante será capaz de criar seus próprios apps.
Se você ainda não estiver familiarizado com o framework, a página oficial vai lhe dar uma ideia geral de como ele funciona. De forma simples, o AngularJS conecta o HTML de um projeto a objetos JavaScript, cuidando dessa “conversa” entre models e views. Se os valores em uma das pontas mudam, o outro lado se atualiza automaticamente.
Com os conceitos básicos em mente, a Codecademy permite ao aluno colocar a mão na massa, graças à sua plataforma baseada no aprendizado prático. O curso tem duração estimada em 5 horas, e mais de 100 mil pessoas já se inscreveram. Ao todo, são cinco unidades com três ou quatro lições cada.
O primeiro exercício consiste na criação de um app do zero, desde a instalação das tags necessárias no HTML. Depois disso, o guia passa a se focar em aspectos específicos do processo de desenvolvimento, como diretivas e rotas. O curso requer conhecimento técnico intermediário, e julga que o aluno já tenha familiaridade com JavaScript.
Quem quiser buscar mais fontes de aprendizado sobre AngularJS pode recorrer também à Code School, que oferece outro curso grátis sobre o framework.
Saiba mais sobre o curso de Angular JS na Codecademy.
Com informações de Hackpédia.
Alternativa opensource ao Sublime, editor Atom ganha suporte a múltiplas pastas
26 de Abril de 2015, 21:50 - sem comentários aindaO Atom é um editor de texto moderno, gratuito e open source, que funciona muito bem como alternativa a softwares como o Sublime. Criado pelo GitHub como o “editor de texto que eles sempre quiseram usar”, o programa acaba de ganhar suporte para múltiplas pastas dentro de um único projeto.
A novidade deve agradar aos que trabalham com arquivos espalhados por diferentes endereços. Agora, eles podem ser organizados no mapa de diretórios, à esquerda. Para adicionar uma pasta, basta acessar o menu File
e Add Project Folder
, na barra do topo, ou usar os atalhos cmd-shift-o
no Mac ectrl-alt-o
no Linux e no Windows.
Além da óbvia vantagem de ser gratuito e de ter código aberto, o Atom tem algumas características únicas que devem agradar àqueles que gostam de hackear e customizar suas ferramentas. Por exemplo, ele tem integração com Node.js e acesso direto a 50 mil libraries do repositório da plataforma. É possível até lançar servidores a partir dele.
O design do software é modular, construído a partir de um núcleo mínimo que se conecta a 50 pacotes open source. Eles podem ser alterados de acordo com a vontade do desenvolvedor, e até compartilhados com o resto da comunidade.
E claro, é possível customizar a aparência do editor com diversos temas que vêm junto ao pacote de instalação. O usuário pode também criar seu próprio design utilizando HTML e CSS, já que o Atom roda com tecnologia web.
Saiba mais sobre o Atom no site do projeto.
Com informações de Hackpédia.
Lançado Toutou Linux 6.0 “SlaXen RCX”
26 de Abril de 2015, 21:16 - sem comentários ainda
Toutou Linux é um sistema operacional leve baseado na distribuição do Puppy Linux. Ele é otimizado para usuários de língua francesa e oferece uma interface de usuário bastante amigável baseada em Openbox. A última versão do Toutou, SlaXen 6.0 RCX, oferece aos usuários o Openbox 3.5.2 e um novo painel lateral para a disponibilidade de novos aplicativos, de forma rápida e prática. Embora SlaXen 6.0 não disponibilize um navegador Web padrão, há seis diferentes navegadores disponíveis para o usuário no momento da instalação. SlaXen 6.0 vem com mtPaint, Foxit Reader, AbiWord e Gnumeric. Os softwares adicionais podem ser adquiridos a partir de packages PET disponíveis.
A distribuição Toutou Linux é um sistema open-source com base em Linux, com raízes na distribuição minimalista, mas poderosa e popular Puppy Linux, que foi especialmente projetada para ser compatível com hardware antigo. O sistema utiliza o Openbox como gerenciador de janelas padrão e LXPanel como principal barra de tarefas. Além disso, ele possui várias opções de personalização. Toutou Linux utiliza OCI, uma aplicação de custom-built que automatiza a instalação, um assistente de primeira inicialização para configurar vários aspectos do ambiente de trabalho, e o Opera como navegador padrão. Toutou Linux é distribuído como uma imagem de Live CD única, com suporte apenas a arquitetura de 32 bits. Seu idioma padrão é o francês, mas outros idiomas podem ser adicionados.
Com informações de Toutou Linux e Under-Linux.
KickAss Torrent perde novo domínio menos de 24 horas depois de se registrar
26 de Abril de 2015, 20:56 - sem comentários aindaO KickAss Torrents (KAT) está sob os olhos atentos de vários grupos antipirataria. Na última quinta-feira (23), a equipe do site anunciou uma mudança para o novo domínio KickassTorrents.im, que pertence à Ilha Man, que fica no mar da Irlanda, entre a Irlanda e o Reino Unido.
Visto que a ilha tem uma política de tolerância zero contra a violação de direitos autorais, a escolha do site de torrents parece não ter sido das melhores. Certamente vários defensores de direitos autorais entraram em ação contra o serviço, visto que algumas horas após a mudança o domínio foi tirado do ar, forçando a equipe do KAT a preparar uma nova mudança, agora para a Costa Rica, com domínio .cr.
Mr. Pink, um dos administradores do portal, confirmou o impedimento do registro do domínio na Ilha Man e que o “novo domínio será KAT.cr”.
O portal de arquivos piratas ainda não confirmou, mas é bem provável que além do impedimento o site também tenha sido alvo de uma ação oficial da justiça. “O domínio entrou na violação das regras .im e, consequentemente, foi revogado”, declarou um porta-voz do órgão responsável pelo registro de domínios .im no país.
Apesar da rapidez da Ilha Man em agir contra o domínio do site “chutador de bundas”, o serviço de torrent sabe que em outros lugares, como na Suécia (.se) e na Islândia (.is), é necessário uma ordem judicial para que os nomes de domínio sejam revogados.
Com esta mudança, o KickAss Torrents voltará a estar disponível em muitos países onde o serviço havia sido bloqueado, ainda que uma simples troca de DNS seja o suficiente para que o site consiga permanecer acessível.
Com informações de TorrentFreak e Canaltech.