A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Gilberto Sudré confirma presença no 6º Fórum Espírito Livre
17 de Abril de 2014, 0:45 - sem comentários aindaEstamos na era da Tecnologia da Informação. Com o uso da Internet, celulares e computadores podemos ter acesso a aplicações e informações a qualquer tempo e local. Estas são algumas das vantagens e benefícios amplamente conhecidos por usuários e empresas. O problema é quem nem tudo é tão simples. Todos estes benefícios vêm acompanhados de novos desafios na forma de riscos e vulnerabilidades a bens preciosos como a Privacidade e
informações corporativas. Na palestra “As informações da sua empresa estão realmente seguras?” serão apresentadas as ameaças do mundo virtual como Vírus, Crackers, Pirataria e Engenharia social, assim como as melhores práticas para aumentar a proteção contra estes ataques.
Além da palestra, Sudré estará no dia 30 ministrando dois minicursos:
Minicurso 1: TOR
A privacidade é um bem e um patrimônio valioso para cada um de nós. Estudar e aprender formas de protegê-la é fundamental nos tempos atuais onde nossas informações trafegam livremente pela Internet. Neste workshop vamos aprender como instalar e usar o TOR, um mecanismo de navegação anônima e criptografada pela Internet.
Minicurso 2: Truecrypt
A privacidade é um bem e um patrimônio valioso para cada um de nós. Estudar e aprender formas de protegê-la é fundamental nos tempos atuais onde nossas informações estão armazenadas em discos rígidos e pendrives. Neste workshop vamos aprender como instalar e usar o TrueCrypt. um aplicativo que pode criar um disco virtual, uma partição do disco rígido ou dispositivo de armazenamento do tipo USB todos criptografados.
Gilberto Sudré é professor, consultor e pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense – LABSEG do IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA – Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Apresentador do quadro Conexão Digital na WebTV Espírito Livre. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores, Internet: O encontro de 2 Mundos e Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital.
O 6º Fórum Espírito Livre acontece nos dias 29 e 30 de maio em Vitória e Serra, no Espírito Santo. Inscreva-se gratuitamente através do link http://forum.espiritolivre.org.
Confira a segunda parte da entrevista com Frederico Gonçalves Guimarães no Programa Livre Saber na TV Espírito Livre
17 de Abril de 2014, 0:09 - sem comentários aindaO Programa Livre Saber é apresentado por Sandro Brasileiro que é especialista em tecnologias educacionais e professor da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Vitória/ES.
Neste programa você vai acompanhar uma segunda parte da entrevista com Frederico Gonçalves Guimarães, professor da rede pública municipal de Belo Horizonte/MG. Fred também está envolvido em diversas iniciativas relacionadas com o uso do software livre na educação.
Assim como os outros programas da TV Espírito Livre, o Programa Livre Saber irá discutir sobre temas relacionados a software livre e código aberto aplicados à educação, incluindo assim padrões abertos, Creative Commons, novas tecnologias aplicadas ao ensino, entre outros.
Os episódios estão hospedados no Youtube e também no Internet Archive.
Você também encontra todos os episódios dos programas lançados pela TV Espírito Livre em nosso site oficial.
Abaixo você confere o episódio do Programa Livre Saber:
Eduardo Lucas confirma presença no 6º Fórum Espírito Livre
16 de Abril de 2014, 14:42 - sem comentários aindaO minicurso “webtv.tar.gz – construindo um estúdio de webTV que cabe em sua mochila” tem como proposta apresentar materiais, equipamentos, acessórios e softwares utilizados para configuração de diferentes cenários de produção audiovisual para web, com a premissa de que todos esses componentes tenham, preferencialmente, alternativas de baixo custo; e ainda, que sejam versáteis, portáteis e compactos o suficiente para serem transportados numa mochila, facilitando assim o deslocamento, dando agilidade à produção, e ao mesmo tempo garantindo uma boa qualidade do conteúdo produzido.
Então, se você está interessando em saber como a TV Espírito Livre captura seus materiais em vídeo para os programas, esta é a oportunidade.
Eduardo Lucas é formado em design e pesquisador de tecnologias multimídias livres. Ativista de software livre, desde 2009 ministra oficinas e promove eventos de software livre e mídia livre. É colaborador da Rede Espírito Livre e participa da comunidade de streaming livre Landell. É membro-fundador do grupo LibrePlanet Espírito Santo.
O 6º Fórum Espírito Livre acontece nos dias 29 e 30 de maio em Vitória e Serra, no Espírito Santo. Inscreva-se gratuitamente através do link http://forum.espiritolivre.org.
Evento: Chamada de trabalhos para FLISOL-DF
16 de Abril de 2014, 13:25 - sem comentários aindaEstá aberta a chamada de trabalho do FLISOL-DF 2014 (Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre), encaminhem propostas de palestras através do site: http://flisoldf.blog.br/2014/palestrantes/
Os trabalhos propostos devem ser sobre software livre, os palestrantes serão voluntários.
Fonte: FLISOL-DF
Tim Berners-Lee, Manuel Castells e Gilberto Gil na #ArenaNETmundial
16 de Abril de 2014, 13:22 - sem comentários aindaNos dias 22, 23 e 24 de abril acontece no Centro Cultural São Paulo a #ArenaNetMundial, que trará uma série de atividades para discutir os rumos da Internet no Brasil e no mundo, a democracia na era digital e a sociedade em rede. Entre os debatedores confirmados estão grandes nomes como Tim Berners-Lee (físico e cientista da comunicação britânico, criador do WWW – world wide web), Manuel Castells (sociólogo espanhol, um dos principais acadêmicos do mundo na área da comunicação e autor do livro “Redes de Indignação e Esperança”, que falará desde a Califórnia por webconferência) e Gilberto Gil (músico, ex-Ministro da Cultura e um dos pioneiros no debate sobre cultura digital e democracia 2.0).
Além dessas personalidades, a #ArenaNETmundial ParticipaBR trará outros grandes pensadores, ativistas, gestores públicos e comunicadores de diversos países. Também já estão confirmados nomes como Frank La Rue (relator especial da ONU para o direito à liberdade de expressão e opinião e advogado de direitos humanos), Laura Citlali Murillo (integrante do #soy132 do México) e Javier Toret (integrante do movimento 15M na Espanha e investigador da Universitat Oberta de Catalunya).
Alguns nomes nacionais também já estão confirmados para a #ArenaNETmundial. Entre eles, estão Demi Getschko (um dos criadores do Comitê Gestor da Internet no Brasil e considerado um dos “pais” da Internet no país), Sérgio Amadeu (sociólogo, professor e pesquisador, ligado ao CGI.br e de forte atuação como ativista da liberdade na rede) e Beá Tibiriçá (diretora-geral do Coletivo Digital, integrante do projeto Telecentros.BR e engajada em projetos de internet cidadã e inclusão digital).
Você pode conferir mais informações sobre cada um dos debatedores aqui. Mais nomes serão confirmados em breve, então fique atento à comunidade no ParticipaBR e aos perfis no Facebook e Twitter para atualizações.
Os diálogos da #ArenaNetMundial vão discutir questões ligadas a Governança da Internet, democracia na sociedade em rede, Direitos Humanos na Internet, privacidade x espionagem, direitos autorais e novos movimentos na era da Internet, entre outras. Cada uma das oito mesas terá debatedores presenciais, um debatedor via webconferência e um mediador.
Além dos debates, a programação do evento – que é gratuita e aberta ao público em geral – inclui shows musicais, oficinas para uso de tecnologias livres e um Hub linkado diretamente com a Conferência NETmundial, que acontece também em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril. Os shows e diálogos da #ArenaNetMundial serão transmitidos em tempo real pela internet, com cobertura colaborativa via redes sociais e espaço para ampla participação de internautas.
O evento é realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Com informações de Participa.br.