A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado CruxEX Linux Live USB 3.0 2014
23 de Março de 2014, 16:26 - sem comentários aindaCruxEX é uma distribuição Linux de código aberto baseado no sistema operacional CRUX, sendo este bastante conhecido e projetado para ser usado em computadores portáteis mais antigos, que não possuem unidades de CD-ROM. Foi construído em torno de um ambiente desktop LXDE e vem com suporte em modo out-of-the-box para “todas as formas de hardware”. O projeto é distribuído como um arquivo zip, contendo todos os arquivos necessários para a implantação do ambiente live para um flash USB ou um disco rígido externo.
Esta versão suporta apenas a plataforma de hardware de 64 bits. Todo o processos de instalação, assim como instruções detalhadas sobre como escrever este sistema operacional para um pen drive USB são fornecidos a partir de http://cruxex.exton.net/cruxex-3.0-pen-drive/ .
Com informações de Softpedia e Under-Linux.
Lançado o Wine 1.7.15 que traz suporte para mais jogos e aplicações
23 de Março de 2014, 16:24 - sem comentários aindaNo dia 21 de março, Alexandre Julliard anunciou uma nova versão de desenvolvimento do aplicativo Wine, que vem com um pequeno número de mudanças e suporte para mais jogos e aplicações. O número de novas adições e correções de bugs na versão de desenvolvimento do Wine (Wine Is Not an Emulator) é tão grande quanto qualquer um da versão anterior, mas não é tão extraordinário. Ele não possui recursos extras, com a exceção de correções para várias aplicações e jogos.
Wine pode ter perdido um pouco de seus usuários no ano passado, após a ascensão do Steam para Linux e depois de um grande número de jogos ter recebido portas nativas; mesmo assim, ainda há muitas aplicações que os usuários do Windows precisam que sejam executadas no Linux. Os mais importantes novos recursos do Wine 1.7.15 são um novo serviço Agendador de tarefas, muitas correções de testes de regressão, um suporte que envolve VBScript, e correções de bugs menores.
Com informações de Softpedia e Under-Linux.
Prorrogadas as inscrições para o XI Evidosol/VIII Ciltec-online
23 de Março de 2014, 16:20 - sem comentários aindaFavor acessar o site para mais detalhes: http://evidosol.textolivre.org/site/inscricoes
Tarrafa Hacker Clube – O primeiro Hackerspace de Florianópolis
23 de Março de 2014, 16:13 - sem comentários aindaImagine um laboratório para você pôr em prática ideias e projetos, onde se compartilhe conhecimentos e o foco não seja necessariamente a construção de algo comercializável.
Com programação fixa de atividades, porém aberto a utilização criativa do ambiente e do tempo, conforme os interesses dos frequentadores que montam, desmontam e transformam velhos aparelhos eletrônicos em máquinas inéditas.
Esta é uma descrição resumida das possibilidades de um Hackerspace e engana-se quem pensa que esse tipo de espaço reúne apenas entendidos em eletrônica e programação.
Em Florianópolis, o Tarrafa Hacker Clube está completando dois anos. A localização é o pavilhinho do bloco da Arquitetura na UFSC, sala com o número 42 na porta (referência ao Mochileiro das Galáxias). Começou sem local fixo para os encontros dos participantes e foi crescendo em palestras e eventos promovidos pela turma, como a favorito de mentes criativas e experimentadores de técnicas , em português . O termo maker significa autor, criador, e pode ser empregado na substituição do termo hacker, utilizado muitas vezes para designar invasores mal intencionados de softwares de computador. É um equívoco considerar que todos os hackers utilizam os conhecimentos para atos criminosos. Gilberto Gil, cantor e ex ministro da cultura, declarou em entrevista durante a gestão no ministério: “Trabalho inspirado pela ética hacker. Uma ética de doação permanente da capacidade e do trabalho para o diálogo enriquecedor com todas as outras formas de linguagem. Uma ética de criação coletiva, de solidariedade”.
Na agenda semanal do Hacker Clube florianopolitano constam atividades de corte e costura, programação em softwares livres, engenharia reversa arduíno e há planos de reservar um dia para a criação de stêncil e estamparia de roupas. “Nosso objetivo é aproximar as pessoas da tecnologia ou de algum projeto que elas queiram executar, o Tarrafa sempre teve essa proposta. Ninguém precisa vir pra cá exclusivamente para fazer o que está programado para aquele momento. Por exemplo, o Piteco está ali agora costurando”, explica Maykon Chagas, participante do coletivo. Lucas Luedels Espírito Santo, o Piteco, é desenhista e, no momento em que conversamos com Maykon, recarrega o carretel interno de uma das máquinas de costura.
Como outros hackerspaces, o Tarrafa Hacker Clube é mantido por associados, interessados e quem quiser chegar.
Há um sensor de presença na porta da sala que muda o status no tarrafa.net/wiki sempre que tem alguém no espaço.
Para discussões e atualização da agenda de atividades semanais, além de reuniões periódicas, o Tarrafa mantém um grupo de emails e uma fanpage no Facebook.
Com informações Ganesha.org.br.
Festa de lançamento do Java 8
23 de Março de 2014, 15:38 - sem comentários aindaO Java 8 já está disponível e para comemorar, no dia 25 de março, será celebrado o seu lançamento. No período da tarde, 14 horas no horário de Brasília, haverá um WebCast online para todo o mundo.
Faça sua inscrição no site do evento.
Também haverá a festa de lançamento pela equipe do SouJava no mesmo dia 19 horas, o evento acontecerá presencialmente pela Global Code e transmitido para todo o Brasil.
- Local: Global Code São Paulo/ Online
- Endereço: Avenida Bernardino de Campos, 327, São Paulo – SP, 04004-050
- Horário: 19:00
- Inscrições: http://goo.gl/OlRKAZ
Obs.: Caso opte pela inscrição online o link para transmissão será enviada por e-mail e divulgado no twitter do SouJava 10 minutos antes da transmissão.
Confira abaixo a programação:
- Título: O projeto OpenJDK
- Descrição: O OpenJDK é um projeto da JVM baseado totalmente em software livre e de código aberto. Começou a ficar mais conhecido na versão anterior, Java 7, por se tornar a implementação de referência. Esse projeto tem apoio de várias empresas e comunidades, conheça um pouco mais sobre o projeto e as novas funcionalidades que vão além das JSRs no Java 8. Além dos próximos passos no Java 9.
- Palestrante: Bruno Souza
- Mini-Bio: Bruno Souza é Presidente do SouJava. Conhecido como o “JavaMan”, é evengelista Java e open source, e trabalhou na criação e fortalecimento de comunidades em toda sua carreira. Foi diretor mundial de Comunidades Open Source, coordenou importantes comunidades como NetBeans e OpenSolaris e ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java. Desenvolvedor Java desde os primórdios da tecnologia, participou de alguns dos maiores projetos Java do país, e realizou centenas de apresentações em todo o mundo. Bruno é também Diretor da Open Source Initiative (OSI), onde discute a evolução do movimento open source.Quando não está em um computador, Bruno curte o seu tempo com a família em um pequeno esconderijo próximo a São Paulo. Amador em varias atividades — fotografia, fantoches, pai — ele tenta ter sucesso em algumas delas.
- Palestrante: Otávio Santana
- Mini-Bio: Desenvolvedor entusiasta do mundo Open-Source. Praticante da filosofia ágil e do desenvolvimento poliglota na Bahia, JUG Leader do JavaBahia, membro do SouJava, um dos fomentadores do grupo LinguÁgil. Presente nos maiores eventos Java e ágil em nível nacional, contribui para o projeto openjdk e a plataforma JSE, criador do Apache Easy-Cassandra, presente na comunidade Java mundial além de escrever artigos para DevMedia, revista espírito livre e java.net
- Título: Novidades do Java 8
- Descrição: Java Is Back – o Java 8 disponibiliza uma série de funcionalidades com destaque maior para Lambda, Type Annotations, motor JS Nashorn e nova API para manipular Data e Hora.
- Palestrante: Eder Magalhaes
- Mini-bio: Trabalha profissionalmente com desenvolvimento de sistemas desde 2000. Atuou com diversas tecnologias, destaque para Java, no desenvolvimento de soluções para os segmentos: logística, call center, bancário, e-commerce, educacional. Instrutor da Globalcode desde 2006, aonde já ministrou mais 3000 horas-aula.
- Título: Java Next (o futuro do Java SE e Java EE)
- Descrição: Nesses dois últimos anos tivermos o lançamento das duas principais plataformas do mundo Java, SE e EE, conheça um pouco mais sobre elas além dos próximos passos das plataformas mais utilizadas no mundo.
- Palestrante: Bruno Borges
- Mini-Bio: Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic, é profissional da área há 10 anos. Atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa e Neociclo. Desenvolveu softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), web e Android. Participante de comunidades de software livre incluindo a Apache Software Foundation e contribui para projetos open source da ASF.
Fonte: Comunidade OpenJDK no Brasil