A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Game de terror Whispering Willows será lançado para GNU/Linux
24 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaNo game Whispering Willows, Elena deve controlar o seu espírito para salvar seu pai. Ela conta com a ajuda de fantasmas para resolver enigmas para desvendar os segredos da Mansão Willows. É com base neste enredo (e também com o belo trabalho de arte, entre outros) que o game Whispering Willows foi totalmente financiado via KickStarter para ser lançado para GNU/Linux ainda este ano!
Whispering Willows é um jogo de terror que é caracterizado pela narrativa escura e rica, belos gráficos 2D e melodias inesquecíveis que vão deixar saudade. O jogo será lançado para OUYA, PC, GNU/Linux e Mac.
Com informações de Gaming on Linux.
Twitter Core App cancelado para Ubuntu Touch
24 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Canonical, através de software engenheiro Robert Bruce Park, confirmou planos de cancelar o aplicativo do Twitter para o Ubuntu Touch.
O aplicativo Twitter foi um dos principais aplicativos direcionados pelo desenvolvimento colaborativo de contribuintes que desempenham um papel importante na comunidade.
Na lista de discussão sobre o Ubuntu Phone, Robert Park informou:
“Até agora, o Twitter Núcleo App foi cancelado devido às negociações com o Twitter. Então, infelizmente, o aplicativo oficial do twitter será um navegador apontado para m.twitter.com”.
Sr. Park em conversas anteriores na lista de discussão destacou o fato de que os usuários que eventualmente comprassem os primeiros Ubuntu Phones iriam reagir mal à falta de um Twitter oficial ou aplicativo do Facebook e que era bastante crítico que a Canonical comprasse os direitos de usar a marca Twitter na plataforma próxima.
Não está claro como as negociações falharam e qual o impacto disso sobre a Ubuntu Touch UI, considerando que a exibição da quantidade de tweets recebidos foi uma das características mais marcantes da nova crisp UI.
Com informações de OMG!Ubuntu!
Ubuntu torna-se o sistema operacional oficial da China
24 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Canonical, fabricante do Ubuntu, anunciou que estará oficialmente filiada ao governo chinês para trazer um novo sistema operacional baseado no Ubuntu para a população chinesa.
Em um post recente no blog da Canonical, que passou a explicar que o Ubuntu Kylin (o nome oficial do novo sistema operacional) vai muito além de apenas uma versão do Ubuntu com pacotes da língua chinesa instalados. A nota no blog informou:
“O Ubuntu Kylin vai além de localização de idioma e inclui recursos e aplicativos que servem para o mercado chinês. Na versão 13.04, métodos de entrada chineses e calendários chineses estão suportados, há um novo indicador de previsão do tempo, e os usuários podem fazer buscas rapidamente através dos mais populares serviços de música chineses através do Dash.”
Ele não pára por aí: o Ubuntu Kylin será uma versão completamente separada do Ubuntu que é projetada especificamente para o mercado chinês. Bem como o Kubuntu ou Xubuntu, o Ubuntu Kylin terá um desenvolvimento separado do núcleo de desenvolvimento do Ubuntu. O blog continua a dizer …
“Lançamentos futuros incluem a integração com o serviço de mapas do Baidu e o serviço de compras Taobao, processamento de pagamentos para os bancos chineses, e informações em tempo real de trem e voos.
A equipe do Ubuntu Kylin está cooperando com WPS, a suíte de escritório mais popular na China, e está criando ferramentas de edição de fotos e gerenciamento de sistema que poderiam ser incorporados a outros sabores do Ubuntu em todo o mundo.”
Esta é uma grande oportunidade para a Canonical e o Ubuntu como um todo. Nós todos sabemos como a China é enorme, e o fato do governo chinês estar alavancando a criação de um Ubuntu oficial para a população pode ser um excelente e incrível bônus para o mundo Linux.
Com informações de OMG!Ubuntu!
Lançado FreeNAS 8.3.1, apresentando criptografia Full Disk ZFS
24 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOs desenvolvedores e mantenedores do FreeNAS, lançaram a primeira atualização da versão 8.3, a 8.3.1, que introduziu a versão 28 do sistema de arquivos ZFS e o FreeBSD 8.3. FreeNAS 8.3.1 apresenta a capacidade de configurar todo o processo criptográfico de disco (ZFS), além de trazer várias outras melhorias de menor relevância. FreeNAS é um Network Attached Storage (NAS) baseado em FreeBSD, que permite aos usuários facilmente configurar e controlar o seu próprio armazenamento e servidores de arquivos.
O FreeNAS 8.3.1 usa ferramenta do FreeBSD GELI para implementar a criptografia ZFS full disk e faz uso de aceleração de hardware para este fim, quando disponíveis. Segundo os desenvolvedores, “este tipo de criptografia é destinado principalmente a usuários que armazenam dados sensíveis e queiram manter a capacidade de remover os discos do pool sem ter que primeiro limpar o conteúdo do disco.” O wiki do FreeNAS inclui uma seção sobre criptografia ZFS para ajudar os usuários a decidir qual o método de criptografia é o melhor para eles. Os desenvolvedores do FreeNAS pedem aos utilizadores que consultem a documentação sobre os recursos de criptografia que eles estão prestes a usar, antes de criptografar dados, para evitar que os usuários fiquem com um volume criptografado protegidos por criptografia AES de 256 forte sem meios para acessá-lo.
Além dos recursos de criptografia completa de disco, a nova versão do FreeNAS também inclui outras melhorias no ZFS e também na interface Web da distribuição. O novo suporte a hardware foi adicionado também. A lista completa de alterações está disponível no wiki FreeNAS, e a distribuição está disponível para download para sistemas de 32 e de 64 bits. Lembrando que FreeNAS é liberado sob a licença BSD e seu processo de desenvolvimento é patrocinado pela iXsystems.
Com informações de The H Online.
Lançado CAINE 4.0, uma distribuição GNU/Linux focada em perícia forense e investigação
24 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaCAINE (Computer Aided INvestigative Environment) é uma distribuição GNU/Linux italiana criada como um projeto de forense digital. Atualmente o project manager é Nanni Bassetti. CAINE oferece um ambiente forense completo, organizado para integrar ferramentas de software existentes como módulos de software e para fornecer uma interface gráfica bastante amigável. Os objetivos principais do projeto CAINE incluem um ambiente interoperável que oferece suporte ao investigador digital durante as quatro fases da investigação, um ambiente amigável para ferramentas de investigação e uma compilação semi-automatizada do relatório final.
As políticas de uso do CAINE podem ser conferidas aqui.
Recentemente foi anunciado o lançamento do CAINE 4.0. Esta versão apresenta o kernel Linux 3.2, LibreOffice 4.0.1, Sqliteman, mounter (remote file system), sdparm, netdiscover, NirSoft Launcher com FTK e Sysinternals, novo RBFstab e Mounter. Vale lembrar que o Rbfstab é um utilitário que é ativado durante o processo de inicialização ou quando um dispositivo é plugado no sistema.
CAINE representa plenamente o espírito da filosofia Open Source, porque o projeto é completamente aberto, todos podem assumir o legado do desenvolvedor anterior ou gerente de projeto. A distro é de código aberto, o lado do Windows (Wintaylor) é de código aberto e, o último, mas não menos importante, a distro é instalável, dando assim a oportunidade de reconstruí-lo em uma nova versão, dando assim uma vida longa a este projeto.
O download desta nova versão pode ser feito no site oficial do CAINE: http://www.caine-live.net.
Com informações de CAINE.