A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
SuperTuxKart com suporte nativo para o WiiMote
2 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOs desenvolvedores do SuperTuxKart têm trabalhado em uma feature bastante interessante: suporte para o Wiimote da Nintendo.
Em um vídeo postado no YouTube, o suporte nativo para o Wiimote é mostrado, tanto para conectar e quanto para controlar a corrida na tela.
Ficou interessado?! Pois é, você vai precisar esperar. O suporte ao WiiMote deverá estar disponível na próxima atualização do SuperTuxKart, versão 0.8.1, que ainda não tem data para lançamento.
Recentemente o SuperTuxKart foi coroado como o Projeto do mês no Sourceforge e revelou o trabalho em dois novos modos de jogo, futebol e Easter Egg Hunt, que serão incluídos em futuras versões.
Com informações de OMG!Ubuntu.
Ubuntu Touch estará utilizável em ‘algumas semanas’, diz Shuttleworth
2 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO Ubuntu Touch estará estável o suficiente para que os desenvolvedores usem-no diariamente dentro de “algumas semanas”, segundo Mark Shuttleworth.
O atual preview para desenvolvedores, que recentemente ganhou o apoio de builds diários, vem preenchido com dados fictícios e alguns aplicativos úteis. Desenvolvedores não são aconselhados a usá-lo como seu principal sistema operacional.
Mas não por muito tempo, diz Shuttleworth. Em uma entrevista com Ben Woods, da ZDNet, ele disse:
“… Você realmente não pode usá-lo [o atual preview para desenvolvedores] como o seu motorista de todos os dias, mas em algumas semanas, você será capaz de usá-lo.”
Será que ‘algumas semanas’ soa otimista para você? Talvez sim, mas com a construção dinâmica subjacente do Ubuntu Touch, certamente isto não é improvável.
O pessoal do OMG!Ubuntu fez um hands-on com o Ubuntu Touch Developer Preview. Confira no vídeo abaixo:
Com informações do OMG!Ubuntu.
FLISOL 2013 em Marília/SP
2 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaSoftware Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição.
Baseando-se em tal filosofia, o Centro Universitário Eurípides de Marília, por meio do Computing and Information Systems Research Lab –COMPSI, mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, sediará o FLISOL 2012 – Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre, maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. O evento acontece desde 2005 em diversas sedes nacionais e internacionais, e seu principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando seu ideal, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.
Com esta finalidade, diversas comunidades locais de software livre (em cada país, em cada cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes. Há também a distribuição de mídias com sistemas operacionais, aplicativos e ferramentas livres.
Paralelamente, são oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos envolvendo Software Livre, de âmbito acadêmico e empresarial, movimentando um público de centenas de entusiastas.
O FLISOL 2013 acontece no dia 27 de abril em mais de 80 cidades. No estado de São Paulo serão 10 cidades e Marília será sede pela terceira vez.
Esta é uma oportunidade da comunidade técnica de software livre de Marília e região mostrar sua força e o Univem apoiará o evento para que todos os seus objetivos sejam alcançados.
Prestigie o evento e contribua para a divulgação da filosofia de software livre.
E o melhor o evento é gratuito!
Visite o site oficial para mais informações ou através do email compsi@univem.edu.br.
Emulando o Super Nintendo com o Snes9x no Ubuntu, Linux Mint e derivados
2 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO fim de semana chegou e você está com aquela vontade de matar saudade dos seus jogos de Super Nintendo. Mas no Ubuntu, Linux Mint ou outra distribuição derivada isto é possível com o Snes9x.
O Snes9x é um emulador para Super Nintendo que vem com diversas características e configurações que visam deixar a experiência de jogar os games do SNES o mais próximo possível da realidade. É como se você tivesse o console de video-game mas sem os inconvenientes de ter que “assoprar o cartucho para pegar” (que era desse tempo vai entender).
Portanto, basta seguir os comandos a seguir para ter um SNES instalado em seu computador. Como o Snes9x não está nos repositórios oficiais do Ubuntu, você terá que adicionar um PPA, antes de qualquer coisa. Mas em resumo, basta abrir o Terminal e digitar:
sudo add-apt-repository ppa:bearoso/ppa -y
sudo apt-get update
sudo apt-get install snes9x-gtk -y
Isto é tudo. Se agora é só se divertir! Não se esqueça que são necessárias ainda as ROMs dos jogos.
Se quiser saber mais sobre o Snes9x, visite o site oficial: http://www.snes9x.com
Jogando Pacman no Ubuntu via Terminal
2 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaAh! Quem não gosta de um clássico?! Esta é uma dica rápida sobre como jogar o famoso game Pacman no Terminal do seu Ubuntu. Vale a pena para passar o tempo!
Vamos a instalação. Abra o Terminal e digite o seguinte comando:
$ sudo apt-get install pacman4console
Pronto. O game já está instalado. Agora para jogar, ainda no terminal, digite:
$ pacman4console
Caso o seu Terminal não esteja em uma janela que suporte o tamanho do visual do game, irá aparecer a seguinte mensagem:
Sorry.
To play Pacman for Console, your console window must be at least 32×29
Please resize your window/resolution and re-run the game.
Isto quer dizer que para caber o game na janela, deve-se expandí-la, maximizando ou aumentando o tamanho da janela. Feito isso, o game abrirá normalmente.
Com informações do Blog do Danniel Lara.