A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Navegador Firefox 4 está mais rápido e com abas novas e menores
23 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaNova versão adota barra única para endereço do site e para buscas. Recurso permite acessar dados do browser do desktop no celular.
A velocidade de navegação é um dos pontos altos da versão final do Firefox 4, afirmou a Mozilla. O browser, que foi lançado oficialmente nesta terça-feira (22), recebeu uma enorme melhoria no seu desempenho. O navegador já pode ser baixado pelo site da Mozilla.
Além de um tempo de inicialização mais veloz, a empresa afirma que o browser melhorou o carregamento das páginas e dos gráficos. O Firefox 4 também promete melhorias significativas na velocidade de processamento de códigos Javascript, com o novo motor “JägerMonkey”.
Novas abas
Para tornar a interface mais limpa, as abas do Firefox 4 ficam em cima da AwesomeBar, barra de endereços que autocompleta as buscas do usuário. Com o Apps Tab, o browser elege os sites que o usuário mais utiliza, como o webmail, e os remove da barra de abas, colocando-os em um botão permanente no navegador – como uma aba menor. O botão é pequeno, aparece sempre que o browser é aberto e muda de cor quando há alguma atualização naquele site – como um e-mail novo. O usuário também pode, manualmente, colocar a aba de um site que visita com frequência como "aplicativo". Isso garante que ela estará sempre lá, mesmo após a reinicialização do navegador.
separar abas por assunto (Foto: Divulgação)
Outra novidade é que toda vez que o usuário abrir uma nova aba, o Firefox irá verificar se já existe alguma aba aberta com aquele site. Se existir, o browser irá direcionar o usuário para aquela aba.
Já o recurso Panorame permite que o usuário organize as abas em diferentes grupos, separadas por assunto. Para trocar de grupo, o usuário deve apenas clicar no botão "Agrupar abas" e escolher o outro grupo. As abas abrem automaticamente no navegador.
Esse recurso é bastante útil para aqueles usuários que gostam de abrir diversas abas simultaneamente, já que ajuda a gerenciar várias abas e até dar nomes para os grupos.
(Foto: Reprodução)
Menus
Já que a barra de menu, por padrão, não fica visível, uma maneira de evitar seu uso, que atrapalharia em termos de espaço de navegação, foi a criação de um novo botão de menu no canto superior esquerdo, chamado de "Botão Firefox", que permite acessar várias opções como os Favoritos, Histórico Complementos, navegação privativa, etc.
Firefox no celular
Uma das inovações é o Firefox Sync, que permite sincronizar as informações do navegador no desktop com aparelhos móveis. O usuário poderá acessar os marcadores, histórico de navegação e, inclusive, abas abertas em um smartphone, por exemplo. No momento que a nova versão é instalada, o usuário é solicitado a criar uma conta no próprio navegador, na guia "Sync", em Ferramentas.
Personalização do layout
Através de um clique como botão direito no topo do navagador é o usuário pode optar por exibir ou esconder as diversas barras de conteúdo, como menus, navegação, favoritos, extensões e também o posicionamento das abas. Nesse último caso, a posicionamento pode ser em cima, para ocupar menos espaço, ou embaixo da barra de endereços como era até a versão 3.6.
Sessões
Ao reiniciar o navegador ele abre com um aba padrão vazia e pergunta se deseja restaurar a sessão anterior, ou seja, as abas que estavam abertas na última vez que o usuário fechou Firefox. Até a última versão essa opção era definida nas opções de configuração e não era habilitada por padrão. Para usuários leigos facilita bastante porque não precisam mais descobrir aonde fica esse ajuste e podem usufruir da recuperação de abas no primeiro uso.
Outros recursos
Se alguma extensão estiver causando problemas de travamento, por exemplo, é possível reiniciar o navegador sem carregá-las, basta escolher a opção "reiniciar com extenções desativadas", sob o menu "Ajuda".
* fonte: G1 Globo
Firefox 4 bate IE 9 e recebe mais de 6 milhões de downloads em 24 horas
23 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Internet Explorer 9 alcançou 2,3 milhões de downloads no primeiro dia.Navegador da Mozilla foi lançado oficialmente na terça-feira (22).
O navegador Firefox 4 recebeu o dobro de downloads que o rival Internet Explorer 9 nas primeiras 24 horas após o lançamento na terça-feira (22). O navegador pode ser baixado pelo site da Mozilla ou pelo Baixatudo.
Enquanto o browser da Microsoft alcançou 2,3 milhões de downloads, o Firefox 4 atingiu mais de 6 milhões de arquivos baixados antes de completar um dia de lançamento. No entanto, a Mozilla não bateu o recorde da versão Firefox 3, que recebeu 8 milhões de downloads no primeiro dia.
A Mozilla criou um site em que mostra as estatísticas de download do Firefox 4 em tempo real. Em um mapa, é mostrado onde o navegador está sendo baixado e os números a cada minuto. O Firefox possui mais de 400 milhões de usuários ativos no mundo.
Segundo a Mozilla, a velocidade de navegação é um dos pontos altos da versão final do Firefox 4. O browser recebeu uma enorme melhoria no seu desempenho. Além de um tempo de inicialização mais veloz, a empresa afirma que o browser melhorou o carregamento das páginas e dos gráficos.
* fonte: G1 Globo
LibreOffice 3.3.2 final - Já Está Disponível para download
22 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA The Document Foundation mantém a sua agenda de lançamento, graças a uma crescente comunidade de desenvolvedores e vibrante, lança o LibreOffice 3.3.2
A Internet, 22 março de 2011 - A Fundação documento anuncia LibreOffice 3.3.2, o micro segunda versão da suíte de escritório livre para a produtividade pessoal, o que melhora ainda mais a estabilidade do software e define a plataforma para a próxima versão 3.4, devido em meados de Maio. A comunidade de desenvolvedores tem sido capaz de manter a agenda apertada , graças ao aumento do número de contribuintes, e ao fato de que aqueles que começaram com hacks fácil em setembro de 2010 estão agora trabalhando em recursos substanciais. Além disso, eles têm quase concluído o processo de limpeza do código, se livrar dos comentários e funcionalidades do Alemão obsoleto.
"Eu comecei a hackear o código LibreOffice em 28 de setembro de 2010, poucas horas após o anúncio do projeto, e eu encontrei uma comunidade muito acolhedora, onde os desenvolvedores sênior saiu do seu caminho para ajudar os novatos como eu se torne produtivo. Depois de algumas horas me apresentou uma pequena mancha a remoção de 5 ou 6 linhas de código morto ... o suficiente para colocar meus pés molhados e aprender o "fluxo de trabalho, diz Norbert, um desenvolvedor francês que vivem nos Estados Unidos. "Em um curto espaço de tempo, acabei de remover a biblioteca VOS - substituído por uma década - desde LibreOffice, e encontrar e corrigir diversos problemas no processo de segmentação".
LibreOffice 3.3.2 está sendo liberado apenas um dia após o encerramento da primeira rodada de financiamento lançado pela Fundação de documentos de arrecadação de donativos para a capital 50 mil euros necessários para estabelecer uma Stiftung na Alemanha. Em cinco semanas, a comunidade doou o dobro, ou seja, cerca de 100.000 euros. Todos os fundos serão usados para despesas operacionais, como custos de infra-estrutura e de registo de nomes de domínios e marcas, bem como para despesas de desenvolvimento da comunidade, tais como financiamento de viagens para os representantes TDF falar em conferências, as taxas de stand para feiras e financiamento inicial de merchandising itens, DVDs e material impresso.
Italo Vignoli, um dos fundadores e membro do comitê de direção da Fundação de documentos, serão de anotação na Flourish 2011, em Chicago, no domingo, 3 de abril, às 10:30, cerca de se tornar independente do OpenOffice e Oracle, a partir da Fundação de documentos, aumentando o capital e do orçamento comunitário em primeiro lugar, organizar os desenvolvedores e outros trabalhos, e que define um roteiro para as futuras versões e funcionalidades.
Site da The Document Foundation: http://www.documentfoundation.org Site da LibreOffice: http://ww.libreoffice.org
O LibreOffice 3.3.2 final já está disponível, clique aqui e pegue a sua cópia
Sobre a The Document Foundation
A The Document Foundation tem a missão de facilitar a evolução do LibreOffice comunitário em uma nova organização, aberta, independente, e meritocrática dentro dos próximos meses. Uma fundação independente é a melhor reflexão dos valores de nossos colaboradores, usuários e simpatizantes, e vai permitir que uma comunidade seja mais eficaz, eficiente e transparente. TDF irá proteger os investimentos passados, com base nas realizações da primeira década, irá incentivar a participação ampla no seio da comunidade, e que a atividade de coordenar toda a comunidade.
Contatos coma TDF:
Florian Effenberger (Germany)
Mobile: +49 151 14424108 – E-mail: floeff()documentfoundation.org
Olivier Hallot (Brazil)
Mobile: +55 21 88228812 – E-mail: olivier.hallot ()documentfoundation.org
Charles H. Schulz (France)
Mobile: +33 6 98655424 – E-mail: charles.schulz()documentfoundation.org
Italo Vignoli (Italy)
Mobile: +39 348 5653829 – E-mail: italo.vignoli()documentfoundation.org
traduzido pelo Google Translator
* fonte: The document Foundation Blog
Padrão Aberto de Documento e Declaração Universal dos Direitos Humanos
18 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Declaração de Haia
Adoptada e proclamada
pelos fundadores da Organização dos Padrões Digitais1
em Haia, 21 de Maio de 2008.
Quando há quase 60 anos a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabeleceu na lei internacional estes direitos e liberdades:
- Ser livre de discriminação pelo governo ou lei (Artigo 2, Artigo 7).
- A livre circulação dentro das fronteiras de cada nação (Artigo 13.1).
- O direito de participar no governo (Artigo 21.1).
- O direito de igualdade no acesso aos serviços públicos (Artigo 21.2).
Quando estes direitos e liberdades são hoje aceitos por todos os governos democráticos e acolhidos nas constituições da maioria das nações;
Considerando que todos os países se movem, a ritmos diferentes e de pontos de partida diferentes, para uma sociedade na qual a participação completa e efetiva no governo e na sociedade, e no acesso a serviços públicos, educação e oportunidades, estão cada vez mais dependentes do acesso a comunicações electrônicas;
Considerando mais especificamente que:
- Informação governamental, serviços e recursos são cada vez mais providenciados virtualmente em vez de fisicamente;
- As liberdades de expressão e associação são cada vez mais exercidas on-line em vez de presencialmente;
- A Internet e a Web providenciam uma via sem precedentes para a igualdade na educação e oportunidade para todas as pessoas de todo o mundo;
Considerando que os benefícios da Internet podem apenas ser garantidos, e os nossos direitos humanos duramente conquistados apenas podem ser preservados na transição para uma sociedade digital, assegurando igualdade e baixo preço no acesso à Internet, se a natureza aberta da Internet também for preservada;
Considerando o papel único que os padrões digitais livres e abertos podem tomar para assegurar este resultado ao fomentar a concorrência e a inovação, baixando custos e aumentando a escolha;
Considerando que governos, através do exemplo e das licitações públicas, estão especialmente capacitados a assegurar que todos usufruam obtém os benefícios que os padrões digitais livres e abertos podem providenciar;
Considerando que estes benefícios são de particular importância para as pessoas do mundo com desvantagens econômicas, sociais e geográficas;
Considerando que existe consenso crescente nos atributos de um padrão digital livre e aberto;
Apelamos a todos os governos para que:
- Apenas realizem licitações públicas de tecnologias da informação que implementem padrões digitais livres e abertos;
- Apresentem serviços de governo eletrônico baseados exclusivamente em padrões digitais livres e abertos;
- Utilizem apenas padrões digitais livres e abertos nas suas próprias actividades.
Dr. Stallman diz que Android é exemplo de sucesso do seu movimento, e que “celulares são o sonho de Stálin”
17 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaAs manifestações do bom Dr. Stallman, fundador do projeto GNU e autor de 2 obras de ficção científica, foram colhidas em entrevista telefônica por celular.
Segue apenas o trecho inicial da matéria da NetworkWorld traduzida pelo IDGNow – a íntegra você encontra clicando no link de referência:
Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim, afirma o pai do movimento de software livre.
Há quase três décadas na luta contra as plataformas proprietárias, Richard Stallman vê uma nova ameaça à privacidade dos usuários: smartphones.
“Não tenho e não levarei celulares comigo” afirma o fundador do movimento software livre e criador da plataforma GNU. “O celulares são o sonho de Stalin, são miniaturas a serviço do Big Brother (do romance “1984” de George Orwell). Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim”, diz.
Stallman acredita piamente que o software livre é única maneira de salvar a humanidade das presas tecnológicas, esteja nos celulares, nos PCs, tablets ou qualquer outro dispositivo digital. É preciso explicar que, na concepção de Stallman, o termo “livre” não se refere ao custo do software (free, em inglês, também pode significar grátis) e, sim, à liberdade de aplicar, modificar e de distribuir o programa da maneira que o usuário julgar melhor. (…) (via idgnow.uol.com.br)