A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado o primeiro PC-BSD rolling release
6 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOs desenvolvedores do PC-BSD lançaram a primeira versão rolling release de sua distribuição, baseado no FreeBSD 9.1.
Os usuários da versão original 9.1 do PC-BSD, no futuro, serão capazes de usar um sistema de atualização online para converter seu sistema para a rolling release.
Mais informações sobre como converter um sistema FreeBSD 9.1 existente em um PC-BSD rolling release está disponível no Wiki do PC-BSD.
Com informações de The H Online.
Tutorial sobre o SDK para open webOS
5 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaDepois de muitas mudanças, seja de dono ou de licenciamento, o sistema operacional móvel webOS é agora de propriedade da LG.
Por enquanto não sabemos a posição da empresa quanto ao que farão com a versão OPEN do sistema, lançada pela HP. Um dos incentivos que podemos dar a empresa para que continue mantendo e o melhor, apoiando a versão comunitária, é o surgimento de novos APPs para a plataforma.
O portal Software Livre Mobile publicou um tutorial de como instalar o SDK do open webOS em http://openapps.com.br/294.
Caso alguém esteja interessado em criar um guia de como programar, basta entrar em contato!
Cliente WhatsApp desenvolvido para Ubuntu Phone
5 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaQuem achou que iriam faltar aplicativos para o Ubuntu Phone, pode estar enganado. Os aplicativos começam a aparecer, afinal uma boa parte da comunidade em torno do Ubuntu está na direção deste novo mega projeto da Canonical.
Matthias Gehre anunciou no Launchpad que ele está trabalhando em um cliente WhatsApp chamado “WhosThere”. Segundo ele, é construído em C++ / QML / Javascript, yowsup e a biblioteca de fonte aberta do WhatsApp para N9.
A versão atual está em Alpha, mas existem alguns recursos que já funcionam: registrar um número de celular com o serviço WhatsApp, envio e recebimento de mensagens (não há imagens, grupo de bate-papo ou outro material extravagante), poupando credenciais e mensagens no armazenamento local, e um modo demo que você pode experimentar sem se registrar.
Instalá-lo no telefone Ubuntu é um assunto completamente diferente, mas Matthias deu algumas indicações sobre como fazê-lo.
Se você está interessado sobre esse projeto ou se você quiser participar, dê uma olhada na mensagem publicada por ele no Launchpad.
Com informações de Softpedia.
Instalando o Linux Kernel 3.8.2 no Ubuntu, Linux Mint e derivados
5 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaNeste breve tutorial, vamos ver como instalar o Linux Kernel 3.8.2 no Ubuntu / Linux Mint e derivados, que foi lançado recentemente, com mais mudanças e correções de bugs. Você pode verificar o changelog completo do kernel aqui. Se você não quiser usar nosso script bash para instalar o kernel, você pode instalar o kernel, indo nesta página e baixando os pacotes DEB apropriados.
Linux Kernel 3.8.2 Instalação
Abra o terminal e execute estes comandos em sua própria conta e risco:
cd /tmp
wget http://dl.dropbox.com/u/47950494/upubuntu.com/kernel-3.8.2 -O kernel-3.8.2
chmod +x kernel-3.8.2
sudo sh kernel-3.8.2
sudo reboot
Se você encontrar problemas usando este novo kernel, você pode removê-lo com o comando:
sudo apt-get purge linux-image-3.8.2*
Com informações de UpUbuntu.
LibreOffice 4.0.1 RC2 já está disponível com correções de bugs no Ubuntu 12.10
5 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA The Document Foundation anunciou que a versão final para o LibreOffice 4.0.1 RC2 já está disponível para a plataforma GNU/Linux, trazendo uma série de correções de bugs e melhorias.
De acordo com a The Document Foundation, a partir da versão 4.0.0, os arquivos de instalação do LibreOffice tem um novo esquema de nomeação. O mais importante é que “Libo” é substituído por “LibreOffice” nos nomes – por isso, se você utiliza scripts para fazer o download dos pacotes, você terá que atualizá-los para o novo esquema.
O novo LibreOffice 4.0.1 RC2 é uma pequena atualização que o anterior, o que poderia ser um sinal de que outra versão estável estará disponível em breve. Não há informações sobre quantas RCs estarão disponíveis.
Os desenvolvedores informam que os pacotes do Linux podem ser instalados em paralelo com o LibreOffice 3.6, mas não executados simultaneamente.
Destaques do LibreOffice 4.0.1 RC2:
• A implementação do Basic EMF + foi feita;
• Selected Glue Point está agora em destaque;
• Plugin do Firefox agora é reconhecido no Libo 3.6;
• Todos os dados pessoais são agora importados, durante a instalação;
• Escala de largura do texto não está mais quebrada no Impress e Draw;
• LibreOffice 4,0 não trava mais no construtor LanguageTag, ao iniciar no Ubuntu 64 bits 12.10;
• As opções “Colar Especial” e “inserção de objeto do Visio: imagem” já não são invisíveis;
• A planilha agora mostra barras de erro;
• Gráficos agora estão plotados automaticamente;
• Entre outros.
Confira o changelog oficial para uma lista completa de atualizações e novas funcionalidades.
Com informações de Softpedia.