A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Google Play celebra o seu primeiro aniversário
7 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaCom um post em seu blog oficial, o Google marca o primeiro aniversário da loja Google Play. Google renomeou o seu Android Market para o Google Play em 6 de Março de 2012 para unificar seus serviços de livros, música e revistas com sua loja de aplicativos. A loja Play é também a central utilizada pelo Google para medir a penetração do Android, ao monitorar os números de versão e status de ativação de dispositivos que se conectam a ele.
A empresa diz que a loja agora acolhe mais de 700.000 aplicativos, 5 milhões de ebooks e 18 milhões de canções. Para fornecer o conteúdo, o Google diz que tem uma parceria com “todas as principais empresas de música, estúdios de cinema e editoras”.
Segundo a empresa, o aplicativo mais popular durante o primeiro ano da loja Play foi o Angry Birds Star Wars, o álbum mais baixado foi Good Kid, M.A.A.D City de Kendrick Lamar. Gone Girl de Gillian Flynn foi o livro mais lido, enquanto a Popular Science (a qual não está disponível no Reino Unido), de acordo com o Google, foi a revista mais lida pela maioria dos usuários inscritos.
Nesta ocasião de celebração do aniversário também existem algumas seleções variadas de conteúdo livre de programas de televisão, como o primeiro episódio de Breaking Bad. Jogos como Royal Revolt terão conteúdos relacionado com esta data importante para o Google e para todos que de alguma forma usufruem do serviço.
Além do conteúdo gratuito, o Google por estar celebrando a ocasião, conta ainda com um número de ofertas exclusivas na loja Play. A empresa também está dizendo que vai permitir que os pagamentos seja feitos através de contas de telefone e gift cards no Reino Unido. Os gift cards estarão disponíveis a partir de uma série de grandes varejistas em todo o país.
Detalhes sobre esta celebração de aniversário, podem ser vistas neste link.
Com informações de ING.
Conheça Devana, um jogo opensource de estratégia que pode ser jogado via browser
7 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO desenvolvedor Andrei Busuioc, responsável pelo Devana, um jogo de estratégia de código fonte aberto que pode ser jogado via browser.
Devana é um tipo de jogo onde você pode construir estruturas, tecnologias de pesquisa, componentes de artesanato, recursos comerciais, unidades de trem e lutar contra outros jogadores em um ambiente online.
O que torna este projecto único é que ele é um motor para estes tipos de jogos. Pode-se fácil modificar um arquivo de configuração e criar um jogo totalmente novo, sem a necessidade de reescrever código. O jogo é executado automaticamente com base no que ele encontra no arquivo de configuração.
O desenvolvedor já vem trabalhando neste projeto a um tempo e última versão alfa (alpha 3), que foi marcada como uma versão beta estará disponível em breve.
Imagens de Devana podem ser encontradas no site oficial, que também conta com uma versão online jogável do projeto. O jogo está cerca de 60% concluído. Você encontra ainda no site oficial o código para que você olhe ou teste localmente.
A campanha de financiamento coletivo foi iniciada no IndieGoGo para completar o projeto e criar a documentação e tutoriais sobre como criar outros jogos baseados nesta plataforma. O lançamento da versão final está prevista para junho de 2013.
Com informações de Gaming on Linux e Devana.
Revista LibreOffice Magazine convida colaboradores
6 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA próxima edição da revista LibreOffice Magazine será lançada em Abril/2013. Quem tiver interesse em escrever sobre os temas LibreOffice, ODF ou temas relacionados a softwares de código aberto, envie o seu texto até o dia 25 de março de 2013 para o e-mail redacao@libreoffice.org .
As seções da revista você encontra aqui: LibreOffice Magazine
Por Eliane Domingos
Instalador do LibreOffice 4 para Ubuntu em shell script
6 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaEste shell script foi criado para instalação do LibreOffice 4 em
computadores que utilizam o sistema Ubuntu GNU/Linux. Foram utilizados
os recursos do Zenity (http://help.gnome.org/users/zenity/stable/),
biblioteca do Gnome que permite a criação de caixas de diálogo via
shell.
A motivação para criação deste script é facilitar a instalação para
usuários que não usam linha de comando e querem atualizar o LibreOffice
em seu Ubuntu. Para utilizar o script, basta clicar com o botão direito
no arquivo e na opção “Propriedades”. Na aba “Permissão” deve ser
marcada a opção “Permitir execução do arquivo como programa”. Após
isso, basta dar 2 cliques no arquivo e escolher qualquer uma das opções
“Executar…”.
O script baixará os pacotes para um diretório temporário, removerá a
versão atual do LibreOffice ou OpenOffice.org e instalará a nova versão.
Os testes foram feitos no Ubuntu 12.04 e 12.10.
O script está distribuído com a licença GPLv2 e pode ser baixado no
link:
https://gitorious.org/libreoffice-deb-install/libreoffice-deb-install/commits/master
Por Rafael Raposo
PressBooks: publique ebooks com o WordPress
6 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO PressBooks é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que exporta livros em vários formatos: ebooks, webbooks, PDFs prontos para impressão* e vários sabores XML. PressBooks é construído para ser usado com uma nova instalação do WordPress multi-site, e faz mudanças significativas como na interface de administração, personalizando-a para livros e documentos estruturados e uma camada web de apresentação.
O PressBooks exporta o PDF que é acionado por HTML + CSS. As saídas XML não têm estilo.
Importante ressaltar que o PressBooks é um software livre, distribuído sob a licença GPL v.2.0, porém utiliza o PrinceXML software não-livre para exportação PDF. Existem alternativas de software livre para exportação de PDF, incluindo Wikipublisher e Weasyprint.
Os usuários que por ventura não desejam instalar e/ou manter o plugin por sua conta, também podem contratar uma versão hospedada no site do PressBooks que inclui suporte.
O download do plugin pode ser feito através da página do PressBooks no Google Code.
Com informações de PressBooks.